Nova linha de guitarras GBS Pro

Autor Mensagem
renatocaster
Moderador
# set/16


Já viram???

http://www.gbspro.com.br/guitarras

https://www.facebook.com/GBSpro.instrumentos/

Fugitivo
Veterano
# set/16 · Editado por: Fugitivo
· votar


Não sei se as madeiras são boas (Basswood sólido) mas gostei da strato verde relicada.

renatocaster
Moderador
# set/16
· votar


Fugitivo

Penso que numa guitarra de baixo custo, essa questão da madeira acaba não influenciando muito. Acho que a proposta da GBS é de fabricar instrumentos simples, porém ao mesmo tempo oferecer acabamento e construção diferenciados.

Parecem ser instrumentos bem legais, e os preços são bem atrativos.

Luis A.
Membro Novato
# set/16
· votar


renatocaster

Os preços são atrativos msm... mas senti falta de modelos inspirados nas Gibsons....

Normalmente em instrumentos baratos, oq eu mais levo em consideração é o conforto, se o braço me agradar ja tá bom, afinal nao dá pra ficar exigindo demais nessa categoria.....

JJJ
Veterano
# set/16
· votar


O mais engraçado nessas marcas é que eles cagam e andam pra eventuais processos da Fender. Ou será que quem caga e anda é a Fender? kkkkk

renatocaster
Moderador
# set/16
· votar


JJJ

Pô...acho que se a Fender parar para ficar processando todo fabricante que copia os instrumentos dela, ela que não vai ter mais tempo de fabricar nada, kkkkkkk!

Luis A.
Membro Novato
# set/16
· votar


JJJ
renatocaster

Mas patente nao expira??? Quando esses designs serão de domingo público??? srsrrsr

vintagentleman
Veterano
# set/16
· votar


renatocaster
Fugitivo

O basswood sólido é muito boa madeira. Com boa captação então... Não parece ser o caso, mas sempre há uns Malagoli de ALNICO, né?
Parecem ser ótimas para mexer. Consigo imaginar uns ups.
Agora, justamente fica difícil tirar som de Fender dessa madeira, nunca vi dar certo. Fica bom, mas não fica típico, entendem?
É bem mais fácil tirar som de LP de uma LP genérica de basswood do que som de Fender de uma strato genérica de basswood.
Agora, esteticamente achei elas tesudas, principalmente a tal Red Fiesta relicada.
Meu projeto para ela seria ponte e tarraxas Wilkinson e captação Malagoli Custom Dallas. Ficaria ótima, mas sem som de Fender, com twang e tals. Não adianta.
Já "fiz" uma Fender de uma SX de ash, muito típica em termos de sonoridade. Com alder também dá, mas sem um TOP fica muito aguda. Pelo menos essa é a minha experiência com stratos de diversas madeiras.

JJJ
Veterano
# set/16 · Editado por: JJJ
· votar


Luis A.

Tanto continua valendo que a tagima, a giannini e a condor tiveram que mudar detalhes (notadamente o headstock) pra não sofrerem processos.
E os nomes tambem... É TL, ST... não telecaster, stratocaster...

Até São Leo mudou detalhes quando saiu da Fender e foi trabalhar em outras marcas!

Mas algumas marcas, pelo visto, não estäo nem aí pra peteca... (se bem que a telecaster dessa gbspro está ligeiramente diferente... mas a strato parece praticamente igual ao padrão).

Luis A.
Membro Novato
# set/16
· votar


JJJ

Pois, eu nao entendo nada desse assunto, apenas levantei o questionamento...

Eu tenho uma strinberg thin line q só se diferencia da fender em mínimos detalhes, ate o headstock é bem parecido.... Posso dizer q o nível de imitação é o msm q vemos nas Gibsons chinesas, só quem conhece bem encontra as diferenças....

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/16
· votar


JJJ
Exatamente.
A patente em vigor incide apenas no design da "mão".
O problema dessas guitarrinhas é o controle de qualidade. Principalmente o braço e o posicionamento da ponte tem que ser muito bem observados (dentre outros detalhes) ao se comprar; levá-las imediatamente a um bom luthier para a regulagem geral inicial, pois algumas vezes é necessário a adequação do braço.
"Up grades" devem sempre seguir uma boa relação custo-benefício - De nada adianta instalar capts Lollar, Aero ou Van Zandt ou tarraxas Schallers por exemplo numa guitarra dessas. É gastar de mais para estrutura de menos.
Abç

JJJ
Veterano
# set/16
· votar


Luis A.

A Strimberg costuma fazer diferente... eu não conheço esse seu modelo, mas tive uma Lespa que tinha corpo mais fino, headstock diferente, desenho do cut diferente e mais alguns detalhes menores, em relação ao padrão Les Paul.

Luis A.
Membro Novato
# set/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

A patente em vigor incide apenas no design da "mão".

Entendi.... Imagino então q a patente do corpo ja deve ter expirado, porem o headstock é como uma logo ou identidade da marca, e isso não deve expirar....

JJJ

SIm, no caso da minha o corpo é alguns milímetros mais fino msm... nas Lespas e SG as diferenças são mais perceptíveis msm.... mas isso na minha opinião continua sendo uma cópia descarada rsrsrsr

vintagentleman
Veterano
# set/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

"Up grades" devem sempre seguir uma boa relação custo-benefício

Por isso propus um up econômico para ela. E reitero: com essas madeiras, som de Fender pode esquecer...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/16
· votar


vintagentleman
Por isso propus um up econômico para ela.
Sim, também penso dessa forma...
som de Fender pode esquecer
Aqui é preciso ser um pouco mais específico...
O que, ou qual é o som de Fender?
Tem tantos exemplos (só falando de músicos consagrados/profissionais), que é preciso mais precisão para definir isso...
Abç

vintagentleman
Veterano
# set/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Refiro-me às sonoridades de stratos e teles tradicionais da Fender, modelos copiados, ao menos esteticamente pela GBS. "Clanks", "twangs", agudos brilhantes etc. Você sabe exatamente o que é.
Com basswood não dá. Não que eu não goste da madeira...

renatocaster
Moderador
# set/16 · Editado por: renatocaster
· votar


vintagentleman

Refiro-me às sonoridades de stratos e teles tradicionais da Fender, modelos copiados, ao menos esteticamente pela GBS. "Clanks", "twangs", agudos brilhantes etc.

Não quero ser leviano, mas pelo tanto que já li sobre esse assunto de madeiras e coisa e tal, eu cheguei a uma conclusão PESSOAL de que essa questão é mais filosófica do que técnica. Repito, é uma conclusão pessoal, um achismo de minha parte.

Prefiro acreditar que esses elementos característicos que vc mencionou estejam mais relacionados à configuração da parte elétrica (caps single-coil, chave de 5 posições, etc...).

Eu já tive uma Fender MIJ do início da década de 90 e depois fui descobrir que ela fazia parte de uma série que foi produzida com corpos em basswood. E, sinceramente: Não senti nenhuma diferença relevante em relação à outras stratos que já tive com corpos em alder e ash.

vintagentleman
Veterano
# set/16
· votar


renatocaster

Pode.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/16
· votar


renatocaster
vintagentleman
Som de Strato "padrão":
https://www.youtube.com/watch?v=AaAE33rMTSk
Essa discussão pode levar à uma outra, meio que sem fim, que é a se a madeira influência, ou não, a sonoridade de uma guitarra elétrica...
Sou de opinião (como luthier), de que sim. Embora não considere isso fundamental para uma boa sonoridade...
Abçs

renatocaster
Moderador
# set/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Embora não considere isso fundamental para uma boa sonoridade...

Basicamente é isso, penso praticamente da mesma forma.

LeandroP
Moderador
# set/16
· votar


As guitarras são bonitas e tudo mais. Mas eu prefiro, com as ofertas que temos hoje, comprar um corpo e um braço e a parte elétrica e ferragens à parte. Não vejo muito sentido comprar um captador (que vem junto da guitarra) que não vou usar, tarraxas que vou substituir. Me parece mais adequado, no momento, comprar as partes e montar (tomando muita atenção em relação às medidas de tróculo, distância da ponte, etc). Posso estar errado, mas acho que é isso que muitos fabricantes vem fazendo.

bruno_novatorj
Membro Novato
# set/16
· votar


LeandroP

Eu acho muito mais caro e complicado montar uma guitarra dessa forma, se for pra tirar um som em casa ou ensaio com amigos é o suficiente. se for exigente no máximo troca o captador por um melhor, de resto ta bom o preço.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/16
· votar


LeandroP
Pegar uma guitarra já pronta e mudar isso ou aquilo é bem mais fácil e rápido. Um bom luthier faz isso em um dia tranquilamente.
Já montar uma guitarra à partir de peças compradas em separado é mais caro e demora bem mais (mesmo para alguém experiente como eu). Se a preocupação não for o tempo e o sujeito tiver a "espertize", pode ficar melhor mesmo...
Abç

Luis A.
Membro Novato
# set/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Ha uma outra vantagem, com a guitarra pronta vc pode ir tocando com ela até comprar todas peças....

Eu tenho uma tele baratinha q os componentes sao de baixa qualidade, mas enquanto eu nao substituo tudo nela, dá pra ir brincando de boa.... Se fosse na decada de 90, quando eu comecei a tocar, muita gente ia falar q ela é top....

O nivel de exigência subiu muito.... antes o pessoal so trocava peça quando estragava srsrsrsrsr

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/16
· votar


Luis A.
Pódiscrê!
Abç

LeandroP
Moderador
# set/16 · Editado por: LeandroP
· votar


Mauricio Luiz Bertola
bruno_novatorj

Eu sempre pensei dessa forma como vocês descreveram, ainda penso um pouco assim. Até perceber que quando você vai substituir os pickups você troca logo os 2 ou 3, nessa linha de guitarra. E ninguém quer comprar essas porcarias originais depois. Então, tipo, pra quê comprar? O mesmo com as tarraxas (se bem que essas ainda podem quebrar um galho).

EDIT: se bem que numa circunstância de dureza financeira vendi um trio de single "qualquer nota" por cem pilas na loja, e faz tempo. Juro que até hoje não entendi essa proeza rsrs

renatocaster
Moderador
# set/16
· votar


LeandroP

Até perceber que quando você vai substituir os pickups você troca logo os 2 ou 3, nessa linha de guitarra. E ninguém quer comprar essas porcarias originais depois. Então, tipo, pra quê comprar? O mesmo com as tarraxas (se bem que essas ainda podem quebrar um galho).

Isso já aconteceu comigo várias vezes, e em todas elas eu consegui dar uma solução. Ou vendia, ou usava como moeda de troca, ou como peças de reposição em outras guitarras...

bruno_novatorj
Membro Novato
# set/16
· votar


LeandroP

Se for pensar em revenda só fender é Gibson compensa... hoje em dia só strato , tele e no maximo LP o resto o pessoal torce o nariz. Digo isso pq tive Jackson e não consegui vender, só troca. Tive Golden LP vendi mas só tive uma proposta. tive a Memphis telecaster e quando anunciei choveu proposta! troquei ela em uma LP memphis que não consigo vender nem a pau e só surge proposta de troca por guitarra pior! Agora fender e Gibson você vê toda original por preço de carro usado, e outra de luthier parece mais dificil de vender ainda, já que é uma guitarra do seu gosto.

vintage_man
Membro Novato
# set/16
· votar


Muito lindas essas guitarras, realmente...
Pensei que fossem chinesas, mas vi que são fabricadas aqui no Brasil...

Tava vendo o Facebook deles... Parece que eles fazem com a configuração desejada pelo cliente.

É bom... Mais uma opção...

To pensando em cotar um relic com eles... Pois parecem ser muito bons !

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/16
· votar


vintage_man
São chinesas. A marca é que é brasileira...
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Nova linha de guitarras GBS Pro