DeLuiz Membro Novato |
# set/16
Olá Toco em uma guitarra estilo strato, e estava procurando uma nova. Não tenho como ir em uma loja testar as guitarras, por isso pesquiso na internet. Há algum tempo notei que como tenho 1,70 de altura, tenho que mover a mão muito pra tocar minhas músicas (metal), então notei que o ex-guitarrista do Megadeth Marty Friedman tem a mesma altura que eu, e usa guitarras com escala reduzida, em torno de 25 polegadas ao invés de 25'5, comum na strato. Algum dia quero chegar perto do nível dele, e tenho medo da escala maior dificultar isso, principalmente porque no início tive muita dificuldade pra começar a tocar. Alguém tem experiência nisso? Obrigado
|
JoeCruzGuitar Veterano |
# set/16
· votar
Não me leve a mal, mas é interessante como as pessoas se preocupam com a marca da corda, o material da palheta, sua altura, quanto pesa a guitarra, etc.
Acho isso tudo um grande desperdício de tempo, caso você ainda esteja aprendendo a tocar e lapidando sua tecnica, o mais importante é focar no estudo.
Como o estilo que você curte é virtuose, tão importante quanto o estudo academico é o tempo que você vai passar com a bunda na cadeira e um metronomo do lado. O Friedman teve uma epoca da vida dele que tocava 12horas dia, só esmiralhando na tecnica.
Um sujeito que dedica tanto tempo de treino assim, vai conseguir tocar em qualquer guitarra que se mantenha minimamente afinada.
Mas tentando responder sua duvida sobre comprimento da escala, sim, muda um pouco a relação de tensionamento das cordas e isto pode ser benéfico para uns e não tão legal para outros.
Se voce colocar lado a lado uma lespaul e uma strato, com o mesmo calibre e marca de encordoamento, provavelmente a lespaul vai ser um pouco mais facil para dar um bend.
Tem alguns fabricantes que fazem guitarras super-strat, para quem gosta de tocar shred com a escala um pouco menor, por exemplo, a serie FUSION da Jackson.
Aqui no Brasil, a guitarra Zaganin assinatura do Serj Buss também tem a escala nesta medida.
Inclusive o Serj é um cara que diz que não se adaptava bem as guitarras do Steve Vai, por que o Vai é um cara alto, tem mãos compridas, etc..., para quem não sabe, o Sergio Buss trabalhou com o Steve Vai num periodo dos anos 90.
Isto não quer dizer que o Serj não conseguia tocar extremamente bem numa JEM, é este o meu ponto.
|