Dúvida de improvisação na música Eu Creio em Deus - Sarah Farias

    Autor Mensagem
    Claudio_Chapolin
    Membro Novato
    # set/16


    Olá pessoa, tenho uma dúvida na música Eu Creio em Deus - Sarah Farias.
    A música no tom de A usa as notas Fm D A E.
    Eu peguei a música toda de ouvido na guitarra solo. Até hj foi a música mais facil de aprender de ouvido e a minha dúvida é quando ela faz um falseteantes de entrar no ultimo refrão para fechar a música e a partir daí eu queria fazer uma improvisação, para diferenciar, nao fica sempre no riff do refrão, então tentei improvisar nessa escala de F

    e---------------------------------------------12--14--15
    B----------------------------------12--13--15-----------
    G-----------------------11--12--14----------------------
    D------------10--12--14---------------------------------
    A-10--12--14--------------------------------------------
    E-------------------------------------------------------

    Quando estava tendo aulas de guitarra meu professor me ensinou essa escala 1/2 tom abaixo que seria uma escala de E e disse que nessa música eu poderia improvisar nessa escala que coloquei a tab ai em cima, porém ja nao tenho mais aulas com ele pq achei ele bastante pratico mas quase nada teórico, eu tinha dúvidas sobre as notas e ele nao sabia explicar direito mas era bastante prático (segundo ele apenas estudava ouvido músicas na juventude dele e nao estudava nada de teoria, ele tira as músicas tudo ouvindo mas para explicar complica tudo) Então queria saber se alguém poderia me dar umas dicas sobre essa escala que se encaixasse nesse tom de A, e se para eu improvisar em alguma música sabendo o tom eu improviso na escala do tom ou na escala seguindo as notas que a base esta tocando?

    Stav
    Membro Novato
    # set/16 · Editado por: Stav
    · votar


    Nessa progressão que é claramente modal(não tem resolução sensivel-tonica) você na verdade não pensa na tonalidade em si, mas sim nos modos, para a dar a coloração que você quer ao acorde, mas essa abordagem é bem ampla, então vamos de pensamento meramente horizontal:

    Se você usar A maior:

    Campo Harmonico:
    A Bm C#m D E F#m G#m(b5)

    (A B C# D E F# G#)
    F# vai chocar com o F em Fm, assim como o A tbm vai chocar com a 3ªm de Fm (Ab)

    O G# vai agir como 3ªM do E(nota do acorde) como 7ªM de A(nota do acorde) e 3ªm(enarmonico de Ab) de Fm(nota do acorde) e vai atuar como #11 em D(ótima tensão nesse caso)

    C# vai ser (#5/b6) de Fm tensão qual não é interessante se utilizar para repousar sobre o acorde(só de passagem), mas em contrapartida ele é tambem 3ªM de A(nota do acorde) 7ªM de D(nota do acorde visto que claramente ele está como IV grau de A maior aqui) e 6ªM de E(boa nota de tensão)

    Apontadas as problematicas o resto tudo encaixa, mas já se viu que a escala de A maior é ótima para se utilizar nos acordes A D E, o Fm pertence a outras tonalidades que não A, quais são elas?

    Eb maior(Fm como II grau, ou seja Dorico [6ªM 9ª]) Sugiro essa
    Eb Fm Gm Ab Bb Cm Dm(b5)

    Ab maior(Fm como VI grau, ou seja Eolio [6ªm 9ª])
    Ab Bbm Cm Db Eb Fm Gm(b5)

    Db maior(Fm como III grau, ou seja Frigio [6ªm 9ªm])
    Db Ebm Fm Gb Ab Bbm Cm(b5)


    Sabendo-se que no Fm vc vai ter que modular vc vai escolher uma dessas escalas pensando na cor que você quer dar nesse Fm, essas são só algumas possibilidades existem algumas outras poderiamos conversar o dia inteiro sobre possibilidades e ferramentas para improvisar na progressão em questão.

    Uma outra questão, por ser uma progressão modal, você deve esvitar na sua melodia os passos de sensivel-tonica, que acabem por afirmar uma tonalidade, por exemplo G#->A

    Filippo14
    Veterano
    # set/16
    · votar


    É mesmo Fm ou é F#m? Por ser uma música simples como você disse, eu duvido muuuuito que seja Fm.

    Improvise na pentatônica de F#m, ou F# eólio/ A jônio que dará certo durante a música inteira se no lugar do Fm um F#m. Se realmente for Fm, entao faça como o colega acima.

    Abraco

    Claudio_Chapolin
    Membro Novato
    # set/16
    · votar


    É F#m mesmo, errei ali. Eu sou inciante, como ultimamente estou estudando com tudo com vejo na internet sei poucas coisas sobre modos gregos que estudei por aqui pelo forum, e pentatonia eu decorei todos os desenhos que tem no youtube do Cifraclub, mas nao sei em que tom usar eles.

    Pra mim esse "ensino" de pentatônica que colocar no youtube deixa muito vago.
    Ex.: Eu vou ficar improvisando no mesmo desenho a música toda?
    como vou faço para mudar de escala para baixo e para cima? como os guitarristas usando muito mais do braço da guitarra do que 4 trastes.

    Acabei de ver uma video-aula
    e ele mostrou um padrão:

    e----------------------------------------------5---8-----
    B-------------------------------------5---8--------------
    G----------------------------5---7-----------------------
    D--------------------5---7-------------------------------
    A-----------5---7----------------------------------------
    E--5---8-------------------------------------------------

    (Acho que escrevi certo essa tab)
    Então, se eu quiser tocar mais agudo, sem ser uma oitava dessa escala o que faço?

    Essa tab ai começa em com a nota A, porém (segundo o carinha do youtube) é para improvisar em musica com o tom em C ai eu uso esse padrão de escala, mas se eu quiser descer um pouco para as notas ficar mais agudas, no caso eu posso usar qualquer nota do braço da guitarra que seja as notas que tem na escala?

    sandroguiraldo
    Veterano
    # set/16
    · votar


    Claudio_Chapolin

    Da forma mais simples possível, use:

    No F#m as escalas de F#m e de A

    No D use as escalas de D, Bm e F#m

    No A use as escalas de A, F#m e C#m

    No E use as escalas de E, C#m e G#m

    Nesse tipo de música, dificilmente terá algo muito fora disso, é claro, pra começar.

    Claudio_Chapolin
    Membro Novato
    # set/16
    · votar


    Filippo14

    No pelo que entendi de modos gregos F# eólio seria:

    e-----------------------------------------------4--5--7---
    B--------------------------------------3--5--7------------
    G-----------------------------2--4--6---------------------
    D--------------------2--4--6------------------------------
    A-----------2--4--5---------------------------------------
    E--2--4--5------------------------------------------------

    T-S-T-T-S-T-T (Gb-Ab-A-B-Db-E-Gb) eu usaria essa escala?
    Se eu quiser tocar essas mesmas notas a partir da casa 9 5ª corda eu posso também? e posso usar essas notas em qualquer lugar no braço?

    Claudio_Chapolin
    Membro Novato
    # set/16
    · votar


    Eu tava improvisando com essas duas escalas de E e B

    e------------------------------------------9--11--12---
    B-------------------------------9--10--12--------------
    G---------------------8--9--11-------------------------
    D-----------7--9--11-----------------------------------
    A-7--9--11---------------------------------------------
    E------------------------------------------------------
    [T]

    [T]
    e---------------------------------------12--14/16---------
    B-------------------------------12--14--------------------
    G---------------------9--11/13----------------------------
    D---------------9--11-------------------------------------
    A-------7--9/11-------------------------------------------
    E--7--9---------------------------------------------------


    Usando esse Backing
    Pra mim deu para brincar com o que sei, usando as técnicas que eu sei.
    Obs.: Eu nao sei sobre teoria dessas duas escalas, meu ex-professor era muito prático e pouco teórico e eu decorei essas duas escalas que ele me passou e tentei ficar improvisando com elas.

    sandroguiraldo
    Veterano
    # set/16
    · votar


    Claudio_Chapolin

    A forma básica pra você começar a entender como se improvisa seria usando as relativas menores

    Pra C use a escala de Am
    Pra D use a escala de Bm
    Pra E use a escala de C#m
    Pra F use a escala de Dm
    Pra G use a escala de Em
    Pra A use a escala de F#m
    Pra B use a escala de G#m

    Exemplo

    Uma música que tem a base Em C G D (milhares de música gospel)
    Você poderia usar as escalas de Em, C, Am, G, Em, D, Bm
    Terão alguns acidentes no meio do caminho mas você vai perceber e vai achar as notas corretas.

    Lembrando que isso é apenas um guia, uma orientação. Solar, improvisar, é muito mais que ficar repetindo uma sequência de notas, mas parta daí que vai conseguir algo já.

    Filippo14
    Veterano
    # set/16
    · votar


    Ta todo mundo dizendo para você improvisar em cada acorde uma coisa, NÃO FAÇA ISSO! Ainda não é a hora para pensar assim. Os quatro acordes estão no tom de A, então toque as NOTAS, que são desse tom.

    F#m é o RELATIVO MENOR do A, ou seja, existem muitas notas em comum entre esses dois acordes, o que faz com que um possa ser substituído pelo mesmo. Partindo desse princípio, podemos em uma música em A usar a pentatônica de F#m porque elas tem as mesmas notas.

    Digo para você usar a pentatonica de F#m por outros motivos que são a simplificação da escala de A maior e a melhor visualização por você ser iniciante. Soará muito bem e você não terá que se preocupar com mais nada que não seja tocar se soltar.

    A resolução dos colegas acima está certa também, mas ficar mudando de escala vai te atrapalhar agora.


    Quanto as notas que você colocou, estão "certas". Se estamos falando em F#, use o # nas notas e não o bemol (b). Isso fica correto de fato, pode-se dizer que é só algo burocratico, mas que deve ser seguido (na teoria isso que você escreveu dos bemóis querendo falar de F# estaria errado e existem instrumentos que Gb é diferente de F#).

    Toque as notas daquela escala que você colocou lá em cima e seja feliz

    Stav
    Membro Novato
    # set/16 · Editado por: Stav
    · votar


    Se é F#m é só usar, F# menor ou A em tudo.e-----------------------------------------------4--5--7---
    B--------------------------------------3--5--7------------
    G-----------------------------2--4--6---------------------
    D--------------------2--4--6------------------------------
    A-----------2--4--5---------------------------------------
    E--2--4--5------------------------------------------------

    T-S-T-T-S-T-T (Gb-Ab-A-B-Db-E-Gb) eu usaria essa escala?
    Se eu quiser tocar essas mesmas notas a partir da casa 9 5ª corda eu posso também? e posso usar essas notas em qualquer lugar no braço?


    Uma dica para estruturar escalas, evite repetir as cifras das notas, nas escalas maiores se você tiver coisas como Ab e A na mesma escala é pq vc está pensando na escala de forma equivocada.(Eu sei que o som é o mesmo entre Ab e G# por exemplo, mas isso complica sua compreensão harmonica)

    A escala que você escreveu ai é A maior (A B C# D E F# G#) se quiser entender isso melhor procure coisas sobre o ciclo das quintas/quartas.

    E sim você pode e deve saber usar essa escala ao longo de todo o braço do instrumento.

    E como o amigo acima disse, se é F#m, é só usar A maior/F# menor em tudo, pois o campo harmonico dessa escala abrange todos os acordes que você tem na harmona.

    Claudio_Chapolin
    Membro Novato
    # set/16
    · votar


    Certo, obrigado a atenção de todos e a ajuda. Já aprendi mais um pouco com vocês, vou tentar "decorar" toda escala de F#m em todo o braço da guitarra para quando tiver tocando nao tocar nota fora e fazendo isso me faz ate "decorar" um pouco onde estão todas notas do braço.
    E me desculpem o erro de digitação das notas xD

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida de improvisação na música Eu Creio em Deus - Sarah Farias