Não gaste, invista!

Autor Mensagem
Claudio_Chapolin
Membro Novato
# set/16


Iaee pessoal, tudo bom com vocês?
Vim aqui falar um pouco com vocês.
Bom, sempre tive em mim essa frase "não gaste, invista!" e levei isso para meus instrumentos.
Minha guitarra é uma Michael Stratocaster, peguei ela envelopada de preto (ela era vermelha), apesar de ser uma marca "ruim" e baratinha, tenho um sonho de ser luthier, mas infelizmente onde moro nao tem cursos nem nada para isso, então tento aprender com meus instrumentos.
Foto de como deixei a guitarra após pegar ela de segunda mão toda acabada e suja (até os parafusos do escudo estava colocados tortos).
Foto 1
Fotos 2
E ai comecei a usar ela como cobaia, retifiquei os trastes e limpei a escala e lixei com lixa 1500 o headstock (quem tirou o nome da marca, certeza que tirou com uma chave de fenda) e logo comecei a querer personalizar ela e testar algumas coisas.
Primeiro quis pintar a capinha dos captadores e knobs, resultado (uma tragédia):
Detalhes laranjas
E logo me arrependi, mas veja só fiz uma besteira ainda maior... Quis pintar ela tipo bullseys:
Decalque com pepal contato transparente
Durante a pintura: Secando
(Obs.: Pintura com tinta Spray branca de horrivel qualidade que ficava com chiclete mesmo seca e para lixar ela seca era impossível)
Guitarra pronta
(Pintei o escudo pq achei que ficaria legal...)
De longe parece q ta bem bacana para algumas pessoas, mas de perto ta uma tragédia, até pq nao passei verniz por ter pintado por cima do envelopamento. Por fim, tomei vergonha e mandei um profissional de pintura de carro pintar ela escamada e pra mim ta perfeita.
Parte de traz (Branco perolado)
Frente
Guitarra inteira
Reflexo e brilho

A pintura custou 200 reais + 40 para deixar com as escamas + 20 para envernizar o braço.
Comprei um kit fender (Chave, condutores, potenciômetros e capacitores) por R$ 280,00 no mercado livre e coloquei o escudo vermelho tortoise que comprei aqui na cidade por R$ 53,00.

Investi em minha guitarra que foi R$ 250,00 usada e pra mim está uma ótima guitarra, agora só falta comprar um tril de captadores malagoli e pronto ;)
Espero que tenham gostado e ao invés de ficarem mudando de guitarra comprando outra nova ou trocando, peguei a sua e dê um "upgrade" nela ^^

Claudio_Chapolin
Membro Novato
# set/16
· votar


Desculpem pelas ultimas fotos gigantescas, abram em outra aba xD

Jube
Veterano
# set/16
· votar


Claudio_Chapolin
Rapaz, você gastou 843,00 na guitarra. Financeiramente é muito mais fácil comprar uma guitarra mediana nova. Mas pelo lado da experiencia em mexer com o instrumento já que você quer ser luthier, vale a pena.

JJJ
Veterano
# set/16 · Editado por: JJJ
· votar


Não gaste, invista!

A pintura custou 200 reais + 40 para deixar com as escamas + 20 para envernizar o braço.
Comprei um kit fender (Chave, condutores, potenciômetros e capacitores) por R$ 280,00
escudo vermelho tortoise que comprei aqui na cidade por R$ 53,00
guitarra que foi R$ 250,00
agora só falta comprar um tril (SIC) de captadores malagoli e pronto ;)

200+40+20+280+53+250+ (JOGO COM 3 CAPTADORES TRADITIONAL TEXAS = 387,00 - o mais barato da malagoli e sem contar frete).

Total: 1230 reais.

Cara, me perdoe pela sinceridade, mas isso tá mais com cara de "gasto" do que "investimento". Não tenho nada contra, pois já fiz coisas semelhantes... mas esse seu "slogan" aí tá meio furado... hehehehe

Ismah
Veterano
# set/16
· votar


me perdoe pela sinceridade, mas isso tá mais com cara de "gasto" do que "investimento". Não tenho nada contra, pois já fiz coisas semelhantes... mas esse seu "slogan" aí tá meio furado...²

Ainda com seu perdão... Investimento no contexto financeiro que coloca, é conceituado como um meio para obtenção de algum lucro. Não é bem o que acontece, mas não cabe a mim segurar o martelo.

A questão do preço no caso do instrumento, implica em mais coisas que a estética. A experiência vale muito a pena sim e é maravilhosa, mas financeiramente não. Como os colegas disseram, com este caixa poderia ter uma guitarra superior em mais pontos que apenas o estético - talvez não estivesse tão feliz com ela como está com essa, mas aí é outra novela.

Cup Noodles
Veterano
# set/16
· votar


200+40+20+280+53+250+ (JOGO COM 3 CAPTADORES TRADITIONAL TEXAS = 387,00 - o mais barato da malagoli e sem contar frete).

Total: 1230 reais.


Com esse valor.. tem mt opção melhor:

Por exemplo uma ibanez RG350 dx
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-737779922-ibanez-rg-350-dx-_JM


mas se vc realmente ficou satisfeito.. é isso que importa!!!
principalmente pelo fato que voce pretende ser um luthier.
só tem que tomar cuidado pra ver até onde compensa investir em uma guitarra..

6Strings
Membro Novato
# set/16 · Editado por: 6Strings
· votar


Consegue vender por R$ 1500,00 agora?

Sim - Investiu
Não - Gastou

*Apenas financeiramente falando.

Stav
Membro Novato
# set/16
· votar


Entedi a mensagem, mas sinceramente, tem guitarra que não vale o investimento

Claudio_Chapolin
Membro Novato
# set/16
· votar


Pra mim valeu o investimento, até pq nao quero vende-la por ter sido minha primeira guitarra, então ai também vai um valor sentimental. Claro que não é toda guitarra que deveremos fazer um investimento desse...

w3s1eyB
Membro Novato
# set/16
· votar


gostei do visual...
ja fiz coisas piores na minha primeira guitarra do que as que você fez... gastei grana com tinta, verniz, fiz buraco nela, fiz nivelamento dos trastes, zuei geral mesmo... no final das contas me diverti pra caramba, sempre gostei de fuçar as coisas, e de quebra aprendi a dar manutenção na minha guitarra... só o que eu não tinha feito ainda era a troca de captador, nunca tinha fuçado a parte elétrica por medo de estragar e não conseguir tocar mais com ela... mas depois que adquiri a minha guitarra atual, como a velha já não era mais usada fiz uns testes, e recentemente troquei os caps da minha por outros melhores já sabendo como fazer, nivelei os trastes dela, regulei tensor quando troquei para cordas 0.10... são coisas simples mas e se eu fosse gastar grana com cada um desses serviços? fora que... ainda tem que encontrar um luthier de confiança, depois do que já passei com alguns bem no começo aprendi que muitas não saem em conta.
Mas é isso ae, gostei do acabamento da tua guitarra, espero que tenha se divertido também... quanto ao dinheiro gasto, foi pra sua felicidade, se teve retorno ou não, isto não importa. Pense o seguinte, alguns se divertem comprando 300 reais de bebida e se embriagando em casa e no dia seguinte só dor de cabeça ressaca (nada contra), outros fazendo loucuras com suas guitarras, assim a vida segue , cada um gasta com o que lhe dá prazer.

bruno_novatorj
Membro Novato
# set/16
· votar


Pensei que fosse um topico sobre investimentos financeiros....rs

Claudio_Chapolin
Membro Novato
# set/16
· votar


w3s1eyB

Pow man, falou tudo kkkk é verdade... Eu tenho uma LP Epiphone Special-II que também personalizei, coloquei captadores malagoli Custom 57 no braço e Hot Vintage na ponte, coloquei um escudo de LP Jr sendo que cortei para encaixar no captador, mudei o esquema eletrico dela e escalopei (sim, eu escalopei uma Les Paul heuheuheuhe) e com isso aprendi muita coisa, principalmente que não se deve escalopar uma guitarra na mão se tiver apressado, eu queria terminar logo e acabei destruindo o inlay da casa 5 por ter lixado demais. Mas isso tudo é experiencia.
E também tenho uma Washburn X-50Q e tipo, essa strato Michael vc olhando por marca, nem se compara com a LP mais barata da Epiphone nem com a Warshburn, mas o valor sentimental e eu tendo consciência do que investi nela é o que faz eu nao querer ela principalmente pelo valor sentimental de ser minha primeira guitarra.

sobrevivente
Veterano
# set/16
· votar


Pensei que fosse um tópico sobre parar de pensar em comprar guitarras/pedais/acessórios e investir em estudos. Já entrei no tópico cabisbaixo, haha.

Iversonfr
Veterano
# set/16
· votar


Claudio_Chapolin

Muito bacana, imagino que tenha sido um aprendizado e tanto, porém está muito longe de ser um investimento, ainda mais numa Michael.

Você não consegue nem sequer recuperar o valor gasto, quanto mais ter lucro para chamar de "investimento". Acho que o ideial seria chamar de "excelente aprendizado"

Calime
Veterano
# set/16
· votar


De fato o título está equivocado. Acho válido a experiência, se for esse o seu intento, porém como já disseram, olhando SOMENTE pela ótica financeira, vc não fez um bom negócio não.

Claudio_Chapolin
Membro Novato
# set/16
· votar


As vezes (ou sempre), acho que as pessoa vão muito por marca. Não entendo porque pagar numa guitarra de 7 mil reais, se eu posso comprar uma baratinha e trocar todas as peças e não vou chegar a 7 mil reais...

Aposto que se e um bom luthier pegar uma guitarra GBSPRO que tem as medidas da fender (Se não for é parecido), e modificar apenas a aparência dela parecendo uma fender original e colocando os captadores fender. Vão olhar a guitarra, tocar em um amp bom com ela e dizer que é uma fender...

As pessoas olham muito pela marca da guitarra, ao invés da qualidade do som. Sei que ela nunca vai ser uma fender da vida, mas eu analisei antes de gastar nela. Quando retirei toda tinta e deixei a madeira pura e realmente o corpo é basswood (diferente de uma Michael que meu amigo tem que a madeira tem varias cores e emendas, parece vários pedaços de massa durepox).
Sabendo da madeira do corpo e braço (Hard maple), é melhor eu investir em um corpo e braço que já tenho do que gastar 2~3 mil reais para um Luthier fazer a guitarra toda...
Desculpem-me se me equivoquei no título, só quis expor minha experiência e satisfação com minha guitar.

Claudio_Chapolin
Membro Novato
# set/16
· votar


6Strings

Não pretendo vende-la '-'

JulianoF.
Membro Novato
# set/16
· votar


Claudio_Chapolin
As vezes (ou sempre), acho que as pessoa vão muito por marca. Não entendo porque pagar numa guitarra de 7 mil reais, se eu posso comprar uma baratinha e trocar todas as peças e não vou chegar a 7 mil reais...


Ai entram vários fatores.
Questão de R&D, questão de desvalorização (ou a não desvalorização, no caso de guitarras acima de 5k), questão de durabilidade, confiança na fabricação, suporte pós venda, exclusividade do instrumento, valor da mão de obra, entre diversos outros fatores.
E temos que levar em conta a lei do retorno diminuído, que nos diz que após um patamar X, o ganho de qualidade de um produto não é diretamente relacionado ao aumento de valor. Ou seja, uma Gibson não necessariamente é 4x melhor que uma Epiphone, porém ela custa isso, assim como uma Gibson Custom Shop, não necessariamente é 3x melhor que uma Gibson Standard, e não é 7x melhor que uma Epiphone.
Após um threshold X, o aumento de preço deixa de ser fator determinante de qualidade.

Enfim, é ilusório dizer que uma guitarra X com upgrades será melhor que uma guitarra Y que custa mais. Até porque, melhor ou pior é extremamente relativo, e as pessoas julgam muito com o emocional, e tendem a defender seu lado/preferência.


Mas é fácil entender porque existe e porque as pessoas compram guitarras de 10k. Assim como é fácil entender e porque as pessoas compram jóias, relógios caros, e carros esporte ou carros de luxo.
A psicologia e lógica por trás, é a mesma.

sandroguiraldo
Veterano
# set/16
· votar


Claudio_Chapolin
As vezes (ou sempre), acho que as pessoa vão muito por marca. Não entendo porque pagar numa guitarra de 7 mil reais, se eu posso comprar uma baratinha e trocar todas as peças e não vou chegar a 7 mil reais...

Aposto que se e um bom luthier pegar uma guitarra GBSPRO que tem as medidas da fender (Se não for é parecido), e modificar apenas a aparência dela parecendo uma fender original e colocando os captadores fender. Vão olhar a guitarra, tocar em um amp bom com ela e dizer que é uma fender...


As pessoas olham muito pela marca da guitarra, ao invés da qualidade do som. Sei que ela nunca vai ser uma fender da vida, mas eu analisei antes de gastar nela. Quando retirei toda tinta e deixei a madeira pura e realmente o corpo é basswood (diferente de uma Michael que meu amigo tem que a madeira tem varias cores e emendas, parece vários pedaços de massa durepox).
Sabendo da madeira do corpo e braço (Hard maple), é melhor eu investir em um corpo e braço que já tenho do que gastar 2~3 mil reais para um Luthier fazer a guitarra toda...
Desculpem-me se me equivoquei no título, só quis expor minha experiência e satisfação com minha guitar.


Tudo isso já foi exaustivamente discutido nesse fórum, anos atrás, durante muito tempo.

Está satisfeito com a guitarra? É isso que importa! Parabéns pelo empenho e boa sorte na carreira de luthier.

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# set/16
· votar


Pô, acho legal pacas a experiência, gostaria de ter a manha, a grana e o tempo de fazer algo assim, por exemplo com minha Shelterzinha CAL STD15.

Mas quando paro pra pensar na trabalheira e na grana que vai, sem contar o trampo, decido que vale mais a pena comprar outra guita: satisfaz a GAS do mesmo jeito e pelo menos fico com mais uma guitarra.

Quanto a esse negócio de marca, concordo 100% contigo. Se vc pegar uma guitarra medíocre porém com madeira de verdade (Michael, Shelter, etc.) e colocar peças boas nela, já era: ninguém consegue saber a diferença.

Parabéns.

Luis A.
Membro Novato
# set/16
· votar


Oq vcs, a favor de comprar uma guitarra barata e customizar nao estao levando em consideração é a graduação das madeiras....

Achar q a madeira de uma Michael é a msm de uma Gibson so por ser solida, é como achar q uma bike de competição é feita com o msm alumínio das latinhas de refri kkkkkk

Alem de q upgrades com peças de qualidade é extremamente caro.... olhem o preço de captadores de marca como Gibson ou SD, vejam os preços de tarrachas grover americanas (nao as genéricas made in china), ponte gotoh ou schaler , potenciômetros CTS, etc.... Sem contar a mao de obra do lluthier, q terá de instalar tudo alem de corrigir defeitos comuns em todos instrumentos baratos como trastes por exemplo.....

Eu nao vejo vantagem nenhuma em comprar uma guitarra de 1500 e gastar mais 2500 pra deixar ela "próxima" de uma gibson ou fender.....

PS. Eu tenho uma Gibson toda customizada, isso nao torna ela uma Custom Shop, apenas deixa ela à minha maneira....tmb tenho guitarra barata customizada e ela nao se tornou uma fender...

Calime
Veterano
# set/16
· votar


Luis A.

De acordo total. Agora, se o kra tem apego ao instrumento, e ao realizar as melhorias, ficou mto satisfeito com o instrumento(que parece ser o caso), já é outra história.

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# set/16
· votar


Luis A.

Então bro, aí entramos naquela velha "polema" de saber o quanto que madeira, principalmente do corpo, inflluencia no som. Já vi muita gente boa dizer que influencia precisamente em nada...

E mais polêmica: hoje em dia, que as madeiras vem quase todas da Ásia, qual a garantia que temos que uma Fender/Gibson usa mesmo o tal mogno hondurenho em extinção?

Porque se vc pegar uma peça de mogno hondurenho bem tratado, meter um tampo de mapple, um braço de mogno tb, botar peças e captadores Gibson, tudo original, mandar prum luthier top fazer um trabalho de primeira, no que que tal instrumento será pior que uma Gibson, exceto pelo nome no headstock e (possivelmente) valor de revenda?

(Aliás, o Paulo May está fazendo mais ou menos esta experiência, vamos ver como ficará)

Pode não ter vantagem financeira, mas "pior" em termos estritamente sonoros duvido que fique...

Abç

SkyHawk
Membro
# set/16
· votar


Claudio_Chapolin
Te entendo perfeitamente, já fiz coisa parecida com excelentes resultados. Isso sem falar no aprendizado que não tem preço. Em todos os meus projetos o que aprendi me transformou em um guitarrista melhor.

Sei que tem virtuoso que mal sabe trocar uma corda direito, mas conhecer a fundo o instrumento ajuda pacas.

Luis A.
Membro Novato
# set/16
· votar


Felipe Stathopoulos

Porque se vc pegar uma peça de mogno hondurenho bem tratado, meter um tampo de mapple, um braço de mogno tb, botar peças e captadores Gibson, tudo original, mandar prum luthier top fazer um trabalho de primeira, no que que tal instrumento será pior que uma Gibson, exceto pelo nome no headstock e (possivelmente) valor de revenda?


Concrodo com vc, porém acredito q fazer isso sai mais caro do q comprar uma Gibson ou Fender.... Luthier nao trabalha de graça, e como eu ja disse, comprar peças de qualidade sai caro.....
Alias todos instrumentos q ja vi feitos por Luthiers experientes, caras q fazem até archtops, sao muito mais caros do q uma Gibson Standard....

Quanto à madeira, o Erico da Malagoli postou um video ontem sobre o tema.... O resultado é aquilo q os luthiers ja dizem ha 60 anos, madeira influencia sim no som.... Agora pra esses meninos q encher a guitarra de distorções, tanto faz se a guitarra for de madeira, isopor, ou se for um piano ou um sax, debaixo de toda distoção trash/death/hell, vai tudo soar igual....

Stav
Membro Novato
# set/16 · Editado por: Stav
· votar


Quanto à madeira, o Erico da Malagoli postou um video ontem sobre o tema.... O resultado é aquilo q os luthiers ja dizem ha 60 anos, madeira influencia sim no som.... Agora pra esses meninos q encher a guitarra de distorções, tanto faz se a guitarra for de madeira, isopor, ou se for um piano ou um sax, debaixo de toda distoção trash/death/hell, vai tudo soar igual....

Disse tudo cara! falar que a madeira não influencia é coisa de quem soca um monte de efeitos na guitarra, quer uma maneira de ver como a madeira influencia no som da guitarra? Pega duas guitarras Semi-acusticas que utilizam madeiras diferentes e toque elas desligadas para eliminar a ação dos captadores, vai soar muito diferente. Assim como a construção do mesmo também influencia na maneira em que os harmonicos vão acontecer no instrumento, todo o corpo fisico do mesmo influencia no som, ai vem outro lance, guitarras caras geralmente são melhor construidas, mas isso também depende de como funciona sua linha de produção, pense num comparativo entre Gibson e Sadowsky e pesquisem a diferença da produção entre as duas.

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# set/16
· votar


Stav

"falar que a madeira não influencia é coisa de quem soca um monte de efeitos na guitarra, quer uma maneira de ver como a madeira influencia no som da guitarra? Pega duas guitarras Semi-acusticas que utilizam madeiras diferentes e toque elas desligadas para eliminar a ação dos captadores, vai soar muito diferente"

Bro, tape seus olhos e pegue uma Gibson e uma Epiphone, ambas Les Paul (métodos de construção similares), toque ambas desplugadas, e eu duvido que tu (como eu, e 99% dos guitarristas) consiga dizer qual é qual.

E se isso é assim em lespas, que por seu método de construção naturalmente "vibram" mais, tente fazer o mesmo em duas stratos (uma Fender e uma Squier, por exemplo). Ou mais, duas superestrato, com pontes flutuantes.

Assim, não estou negando que a madeira (evidentemente a do corpo: no que toca à escala é diferente) influencie o som, mas apenas contrapondo que essa questão é muuuuuito superestimada.

Abç

bruno_novatorj
Membro Novato
# set/16
· votar


A madeira melhor não tem a ver somente com o som, mas sim com a durabilidade do instrumento. quantos anos deve durar uma guitarra de basswood de varias peças? será que seria igual as fender ou gibson anos 60 que estão ai até hoje? Mesmo sem ser expert em guitarras da pra perceber que não da pra comparar um Gibson ou fender com essas chinesas que só mudam a marca. Também acho que o preço não condiz com a guitarra, mas ai é outra historia, assim como a satisfação pessoal de customizar que eu também curto.

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# set/16
· votar


bruno_novatorj

"A madeira melhor não tem a ver somente com o som, mas sim com a durabilidade do instrumento. quantos anos deve durar uma guitarra de basswood de varias peças? será que seria igual as fender ou gibson anos 60 que estão ai até hoje"

Então brother, mas consta que a Fender (exemplo) faz guitarra de várias peças (de alder s.m.j.) desde o final dos anos 60. E também até onde eu sei o basswood do ponto de vista puramente estrutural é reconhecido como tendo tanta resistência quanto o mogno, e talvez até mais que o alder.

(Eu sei que tenho um baixo Giannini indo pra 25 anos que não tem nem risco na pintura. Não sei de que madeira foi feito, mas não tenho dúvida que não foi de mogno, maple ou alder, rsrs.)

Agora, se o som não é muito melhor (a ponto de justificar a diferença de preço), e do ponto de vista estrutural não há diferença gritante, sei lá...

Abç

Filippo14
Veterano
# set/16
· votar


Felipe Stathopoulos

Cara, o pessoal da Dunamiz usa só Ash pra fazer corpo de strat por dizer que soa muito como Alder, tanto que a fender usava os dois, mas o que eles enfatizam são os detalhes, segredos que eles ralaram pra aprender de construção de instrumentos e que para eles faz a diferença na hora, o perfeito encaixe do braço, a forma de fazer tudo, enfim, quem sou eu para saber quais detalhes são esses, mas todas as guitarras deles saem boas, independente da madeira, ou seja, tem um método ai que nao deve ser esquecido e que faz muita diferença. Nesse ponto que para mim uma Fender, Gibson Custom Shop ou qualquer guitarra cara se diferencia de uma barata, a construcao.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Não gaste, invista!