Slash - Todas notas fora! De 1 Tudo

    Autor Mensagem
    De Ros
    Veterano
    # jul/16


    Tem dias em que tudo dá errado! E nesse dia, não teve pro Slash, realmente todas as notas foram fora!

    Mas já aconteceu comigo e nesse video eu explico o que provavelmente aconteceu! De 1 Tudo.



    Felipe Stathopoulos
    Membro Novato
    # jul/16 · Editado por: Felipe Stathopoulos
    · votar


    O sonso nunca aprende com os erros.
    O safo aprende com os próprios erros.
    O sábio aprende com os erros dos outros.

    Guitarrista esperto aprende com o De Ros. Mais um vídeo excelente e divertido!

    Dica: nunca deixe um DJ "solto" pra fazer o que quiser na música que tem instrumental. Normalmente dá m.

    Abçs

    PS: e mesmo o tecladista mantenha sob rédea curta, hehehe...

    Filippo14
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Vale a pena deixar claro que existe uma GRANDE diferença entre DJ e Produtor de música electrônica. Inclusive existe uma rixa entre ambas as partes, da mesma forma que nós guitarristas temos varias entre nós.


    Abração

    De Ros
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Felipe Stathopoulos

    Uuhauhauhauhauhauha, valeu!!!!

    Filippo14

    Boa!!!

    alexsatriani
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    Quando li o título do post, imaginei membros do fã-clube do Slash esvaziando os quatro pneus do carros do De Ros.

    led123_del321
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    "A música já é boa... Pra que fazer alguma coisa com ela?"

    Greg Wuliger

    boblau
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    De Ros

    já me aconteceu uma deste tipo sem DJ...

    O vocal da banda convenceu a todos afinar em bemol e tudo ok.

    O baixista havia tocado na noite anterior e se esqueceu deste pequeno detalhe. Passamos o som com outro baixo (como dizem, um avião não cai por conta de um só problema, é uma sequência de vários). À noite, tudo acertado, entra o teclado, o cara cantando, quando entrou baixo e batera.... meu amigo, parecia que o mundo tinha acabado... ninguém estava preparado para uma desafinação daquelas e o vocal caiu na gargalhada (mais ou menos que nem vc quando fica nervoso....). Até todo mundo entender o que tinha acontecido e o baixista tocar meio tom acima, levou os 10 segundos mais longos e tenebrosos da minha história da música.

    O susto e a falta de reação de todos, aliado ao vocal ter ficado tão desesperado, foi horrível. Coisa de pastelão....

    De Ros
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    alexsatriani

    Uma vez, aqui no Cifra, seria isso mesmo, mas agora a coisa amainou!


    led123_del321

    Mas hein??


    boblau

    Um baixo meio tom acima é comparável a um acidente nuclear, sem duvida! Porque no final das contas, ele é quem manda, ou seja, todo o resto da banda é que estava desafinado, hehehehehe!!

    led123_del321
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    De Ros

    Lembrei de um episódio de Todo mundo odeia Chris heheh. "Chris DJ", ou algo assim...

    renatocaster
    Moderador
    # jul/16 · Editado por: renatocaster
    · votar


    Pensei que esse tópico ia gerar uma treta daquelas por motivos óbvios, hehehehe! Mas, até que está bem tranquilo...tranquilo até demais, hehehe.

    Mas, sobre o assunto do vídeo, achei bem pertinente. Realmente pode ser uma puta enrascada entrar nessa de fazer uma gig com DJ.

    Filippo14

    Vale a pena deixar claro que existe uma GRANDE diferença entre DJ e Produtor de música electrônica.

    E que grande diferença seria essa? Só para entender melhor mesmo, pois olhando de maneira "genérica", não vejo muita diferença. Para mim, todo DJ também era produtor de música eletrônica e vice-versa.

    EDIT: Leia-se DJ um cara que é profissional e sabe o que está fazendo. Não estou falando de alguém que pega uma carrapeta e fica só fazendo graça.

    Filippo14
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    renatocaster

    DJ é o cara que toca nas festas ou festivais o que alguem produtor fez, independente de ser electrônico ou não. Ele junta músicas para criar uma coisa nova, geralmente sendo mashups, que são misturas de músicas. Então ele pega duas músicas, de preferência que tenham o mesmo tom( ai já é onde caras bons ganham uns pontos), ajusta o bpm das músicas para ficarem sincronizadas e atraves dos mixers ele faz o filtro, volume e pans das musicas entre si para elas combinarem entre sí.

    Aqui ele explica bem:




    Já um produtor de música electrônica, cria a música que um dj vai tocar. Existem coisas gravadas dentro dessas músicas, a questão é que eles utilizam de forma muito aparente toda a capacidade que as DAWs proporcionam de efeitos, equalizações e edições, mas eles continuam sendo produtores, a diferença é que compõe, gravam, fazem o trabalho de sound design, editam, mixam e masterizam meio que sozinhos, deixaram de usar todo aquele staff das antigas gravadoras e fazem tudo com 1 pc e no maximo uns mics. Um cara que eu curto muito é o Zedd. Alemão, tocava bateria em umas bandas de metal e trocou tudo para produzir esse tipo de música, mas compoe, toca e produz muito bem. Se liga uma música dele, acho bem pesado na verdade, tem um baita grave forte, dificil de não clipar um som desse na hora de mixar.




    Ele tocando a bateria de uma música dele


    Ele tocando piano de outra música dele


    Todos os synths, pianos e afins das músicas dele ele tende a tocar, mas as baterias ele faz o MIDI mesmo, mas não acho que denigre ele nem um pouco.

    Esse é ele gravando a bateria de uma música da antiga banda dele de metal



    Assim como ele tem váaaaarios outros caras tão bons quanto. Skrillex, Madeon, Grey, Calvin Harris, Daft Punk, enfim. Esses produtores entendem de ritmo, melodia, harmonia, composição e varios outros atributos muitas vezes melhor que muitos daqui, e eu me incluo nisso.


    Agora, esses caras eles acabam por se tornarem DJs tambem, por todos sabermos que vender musica nao da mais dinheiro e sim shows, entao quando eles tocam e interpretam suas musicas nos shows eles são DJs naquele momento, como qualquer pessoa que componha e grave uma musica e depois toque elas ou faca cover em um show.


    Abração

    De Ros
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    led123_del321

    Uuhauhauhauhauhauh, só agora caiu a ficha!!!

    renatocaster

    Sem treta, bacana!

    Filippo14

    Bah, excelente post, valeu!!

    JonathanVeg
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    De Ros

    Curti seu canal. Começando no mundo da guitarra por agora.

    Achei o humor/descontração dos seus vídeos maneiros haha

    arturRoCk
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    De Ros
    Taqui uma parceria com um Dj (DJs e produtores no caso) e um guitarrista fera que prestou haha

    Knife Party & Tom Morello - Battle Sirens

    Sou fã dos dois, então sou meio suspeito pra falar haha

    Michel Top
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    De Ros
    Excelente colocação. Ainda existe uma possibilidade da guitarra ter sido afinada, por engano, fora dos 440hz. Alguns afinadores tem essa configuração um tanto escondida, e pode passar despercebido. Já me aconteceu uma dessas, mas felizmente não foi em público! :)

    Forte abraço!

    renatocaster
    Moderador
    # jul/16 · Editado por: renatocaster
    · votar


    Filippo14

    DJ é o cara que toca nas festas ou festivais o que alguem produtor fez, independente de ser electrônico ou não. Ele junta músicas para criar uma coisa nova, geralmente sendo mashups, que são misturas de músicas. Então ele pega duas músicas, de preferência que tenham o mesmo tom( ai já é onde caras bons ganham uns pontos), ajusta o bpm das músicas para ficarem sincronizadas e atraves dos mixers ele faz o filtro, volume e pans das musicas entre si para elas combinarem entre sí.

    Hum, saquei. Mas só esse trabalho que o DJ tem de mixar, ajustar BPM, sincronizar, colocar filtro, volume, pan, etc...não deixar de ser uma "mini" produção.

    Já um produtor de música electrônica, cria a música que um dj vai tocar. Existem coisas gravadas dentro dessas músicas, a questão é que eles utilizam de forma muito aparente toda a capacidade que as DAWs proporcionam de efeitos, equalizações e edições, mas eles continuam sendo produtores, a diferença é que compõe, gravam, fazem o trabalho de sound design, editam, mixam e masterizam meio que sozinhos, deixaram de usar todo aquele staff das antigas gravadoras e fazem tudo com 1 pc e no maximo uns mics.

    Sim, nesse ponto fica mais evidente a diferença entre os dois. Dá para perceber que o trabalho de um produtor é bem mais "macro" que o de um DJ.

    Assim como ele tem váaaaarios outros caras tão bons quanto. Skrillex, Madeon, Grey, Calvin Harris, Daft Punk, enfim. Esses produtores entendem de ritmo, melodia, harmonia, composição e varios outros atributos muitas vezes melhor que muitos daqui, e eu me incluo nisso.

    Sim, sim...tô ligado. Inclusive os caras do Daft Punk são instrumentistas...tocam baixo, guitarra, bateria, etc...

    Valeu pelo post, foi bem esclarecedor! o/

    Filippo14
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    renatocaster

    É uma mini produção e não é ao mesmo tempo, porque existem aparelhos de dj que sincronizam as musicas com um botão, então já se torna besta dependendo de como você toca. Os filtros combinados com os volumes e as aceleradas de bpm servem para fazer as transicoes de musicas, partes, chamar atencao para algum fato e tudo mais tambem. É que na real depende muito do que o cara usa ao vivo tambem. Para tocar em balada pode-se usar varios tipos de coisa, só um pc, usar os CDJs, Vinils, teclados MIDI, guitarra e também Live Launchpads ( video de baixo, o album desse cara é absurdo, aula de mix fantastica).

    O album dele é o Madeon - Adventure (ele fez umas musicas do Fifa pra quem curte)



    Esse cara toca assim ao vivo, com teclado, é um fusion pra mim




    Mal tumultuar o post De Ros, mas achei que seria legal o pessoal entender e conhecer um pouco mais já que perguntaram sobre aqui. Eu tinha vários preconceitos ate pouco tempo atrás, mas tem coisas bem bacanas que saem desse meio, assim como coisas ruins, coisa de qualquer estilo músical e tal, mas da pra aprender bastante coisa.


    Abração

    De Ros
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    JonathanVeg

    Seja bem-vindo ao mundo da guitarra!

    arturRoCk

    Esse som não me chamou muito a atenção.

    Michel Top

    Pode ser mesmo.

    Filippo14

    Imagina, tu trouxe um monte de informações legais!

    Lelo Mig
    Membro
    # jul/16 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    De Ros

    Outra coisa a se ficar atento ao se tocar com DJs, quando são temas compostos pelo mesmo em DAWs e etc., é checar a afinação utilizada. Muita gente usa (as vezes até sem saber) afinação de 432 Hz em música eletrônica, por exemplo, e uma guitarra em 440 Hz vai soar bem esquisita e impossível de encaixar.

    É claro, que no exemplo que você citou, você descobriria quando passou o som... Mas caso seja uma Jam na raça, sem passagem... fica a dica!

    Bem legal o vídeo, abraço!

    Fugitivo
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    De Ros
    Uma sugestão, faça um video analisando os solos do kirk hammett tocando ao vivo rsrs

    De Ros
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Lelo Mig

    Não sabia que essa afinação era prática comum!

    Fugitivo

    Sugestão anotada, valeu!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Slash - Todas notas fora! De 1 Tudo