Renato F Veterano |
# jul/16 · Editado por: Renato F
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MattSantos A harmonia está toda em Sol Maior, então, claro, escala G nela.
A gente toca em tom de Sol. Na parte que está BIS, tem um tempo pra voltar no refrão e queria fazer uma passagem legal. Pra começar, o que você pode tentar fazer é criar, com o solo, um "caminho" entre um acorde e outro para ligá-los. Ex. A harmonia começou em G e segue para D7, então você pode partir da nota G e, quando a harmonia atingir o D7, finalizar a frase na nota D, ou F#, ou A, ou C (uma das quatro notas do acorde) fica a seu critério e, daí partir para o próximo acorde, e assim por diante. Só um exemplo simplificado, não é regra, existem muitas outras possibilidades. Conforme estudamos vamos descobrindo novos "caminhos".
Também tem algumas músicas que para entrar no refrão fica um tempo em uma nota com sétima. Ai queria fazer alguma passagem pra entrar no refrão. Pode tocar o arpejo do acorde, mas depende do tempo de duração do acorde, às vezes, só um bend resolve.
Essas dicas são bem simples, só pra te dar uma luz. A arte não tem limites, não pense que ela tem regras, afinal a palavra improviso já diz tudo.
Aconselho vc estudar harmonia, formação de acordes (tríades e tétrades), suas funções e os modos gregos. Só pra começar...
Abraço e bons estudos!
EDIT: Também tem algumas músicas que para entrar no refrão fica um tempo em uma nota com sétima. Ai queria fazer alguma passagem pra entrar no refrão.
Não existem notas com sétima, somente acordes.
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Ismah Veterano |
# jul/16
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Pode tocar o arpejo do acorde, mas depende do tempo de duração do acorde, às vezes, só um bend resolve.
As vezes o silêncio resolve, as vezes um pick scratch, ou um down ghost slide (não seis se é o nome certo)...
Se for solar, poder fazer uma repetição de notas (B|-10-13--15~-| por exemplo) tocando outside...
O mais difícil acho que é administrar com sabedoria se a música pede ou não... No caso da cifra que tu postou, não adiantou nada.
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