Guitarra Autografada Iron Maiden - Manter assinaturas

Autor Mensagem
JonathanVeg
Membro Novato
# jun/16


Olá, bom dia.

Então, ganhei da Rádio Cidade uma guitarra autografada pelos caras do Iron Maiden após o show deles aqui no Rio de Janeiro (The Book Of Souls Tour).

Eu raramente mexo nela (até pq nem sei tocar), mas já notei que onde o braço mais encosta já está levemente borrado. Até agora nada que atrapalhe ver os autógrafos nem nada, mas quero muito mantê-los o mais intacto possível, mas não sei como.

Eu dei uma pesquisada aqui e lí vários posts do tipo, mas cheguei a conclusão que o melhor modo pode variar de acordo com o local dos autógrafos e o material da guitarra, por isso resolvi criar um tópico novo. Vi recomendação de verniz e até papel contact, mas variavam as opniões.

Já me recomendaram levar num luthier, talvez faça isso, mas já queria chegar tendo noção do que esperar, tanto de solução quanto de preço (especialmente o preço kk).

ps1: realmente não sei nada de instrumentos. Só curto um rock de qualidade e tive a sorte de ganhá-la haha Então realmente quero muito conseguir manter esses autógrafos.

ps2: não tenho intenção de vender essa guitarra, mas quanto o autógrafo agregaria no valor dela?

Seguem dados:
O modelo é exatamente esse: http://www.guitarshop.com.br/guitarra-jackson-sign-291-3051-adrian-smi th-san-dimas-sdx-rosewood-576-snow-white

Foto com ênfase no local das assinaturas: https://www.instagram.com/p/BDOeAenJDCA/

Muito obrigado desde já a quem responder. :) Esse é meu primeiro post aqui haha

Cup Noodles
Veterano
# jun/16
· votar


caracaa!
que sorte cara!!

Bom.. acho que os autógrafos valorizam a guitarra.. principalmente daqui a alguns anos.. . vc tem um pedaço de ouro nas mãos... pois tem a assinatura de todos.. e quandos eles nao estiverem mais entre nós.. isso será reliquia!
Cuide bem disso!

JJJ
Veterano
# jun/16 · Editado por: JJJ
· votar


Contact pode ser perigoso... vai que a assinatura gruda nele?... hehehe

Acho que o mais recomendável seria limpar bem (com cuidado pra não borrar), desmontar a guitarra (ou mascarar as partes) e meter um verniz em spray (pra não correr o risco de borrar com pincel ou rolo). Testando antes numa parte pequena pra ver se não borra.

Agora... qual verniz especificamente, eu não sei.

w3s1eyB
Membro Novato
# jun/16
· votar


cuidado com o verniz, é bom pesquisar o tipo de tinta da caneta, pra não meter um verniz que venha dissolver a tinta dela, senão vc vai ter só um borrão no lugar das assinaturas.

renatocaster
Moderador
# jun/16
· votar


JonathanVeg

Assim como o Cup Noodles disse, esses autógrafos só irão agregar algum valor a mais na guitarra daqui há alguns bons anos e quando os caras já tiverem batido as botas. Tipo quem tem uma guitarra que foi autografada pelo Jimi Hendrix lá na década de 60, sacou?

Há vários fatores para isso, um outro que vale lembrar é que este exemplar não foi usado pelo Adrian Smith, ele apenas autografou a guitarra, assim como os outros membros da banda. Se fosse uma guitarra que tivesse sido usada por ele, teria ainda mais valor agregado.

Sobre os autógrafos, para valerem alguma coisa no futuro, precisariam passar por uma avaliação de autenticidade. Existem órgãos que emitem certificados de autenticidade.

The Man Who Sold The World
Veterano
# jun/16
· votar


JonathanVeg
compra uma guitarra boa e guarda essa, na boa
daqui uns anos quando o pessoal bater as botas, tu consegue uma grana consideravel pela guita, serio mesmo

AzrhaellJPA
Membro Novato
# jun/16
· votar


Você GANHOU uma guitarra de 5k e ainda com essas assinaturas. Que sorte ein rsrs

Lelo Mig
Membro
# jun/16
· votar


Eis o famoso KúpáLua!

JonathanVeg
Membro Novato
# jun/16 · Editado por: JonathanVeg
· votar


Valeu galera! Foi mó sorte mesmo. O cara da rádio me ligou um dia depois do show (que infelizmente não fui). Quase não acreditei. E qnd vi o preço de uma dessa fiquei mais impressionado ainda (eu realmente n tinha noção nenhuma). Fiquei realmente MUITO feliz qnd a ficha caiu.

To mais nessa de guardar mesmo. Comprar outra pra aprender assim que der. Mas se mantiver guardada em lugar fechado sem mexer com frequência acho que então as assinaturas ficarão intactas.

As vezes da agonia ver essa guitarra guardada (em geral na caixa). Qnd tiver minha casa com um espaço meu pretendo por numa caixa de vidro maneira e bah. Pra ficar visível. haha

renatocaster
Moderador
# jun/16
· votar


JonathanVeg

Sim, é uma baita guitarra. É a Jackson modelo Signature do Adrian Smith. Guitarrão mesmo, parabéns!

Calime
Veterano
# jun/16 · Editado por: Calime
· votar


JonathanVeg

O lance aí é msm tentar arrumar um case simples e guardar man(não use!), em um lugar que não seja úmido. Em termos de venda, vc tem um ouro em mãos, e futuramente vai poder vender uma guitar dessa e comprar um carro popular zero. Pense nisso!

bruno_novatorj
Membro Novato
# jun/16
· votar


Não sei o que é mais maneiro a guitarra ou as assinaturas!!

Cup Noodles
Veterano
# jun/16
· votar


Acho que igual o Calime falou..
se só a guitarra ja vale uns 4 mil..
pensa daqui alguns anos.... vai valer um carro.

Tente guardar algum comprovante de que você ganhou isso da rádio
e também uns comprovantes da promoção da rádio...

pronto.. esqueça por uns 20 anos iauhaiuhaiuhaiua

depois venda e compre um carro...

Calime
Veterano
# jun/16
· votar


Cup Noodles

esqueça por uns 20 anos iauhaiuhaiuhaiua


Aposto em menos, acho que uns 10 anos já vai dar pra fazer isso.

JonathanVeg
Membro Novato
# jun/16
· votar


Pow, brigadão pelas respostas. Conversei também com um luthier indicado por um amigo aqui hoje.

Ele disse que o ideal era saber realmente a tinta usada nas assinaturas (nesse caso duas, uma delas está em caneta diferente) pra saber se o verniz não danificaria alguma delas. To vendo de marcar com ele e ir com a guitarra ver isso direito.

Na pior das hipóteses tento ver com a Rádio se eles lembram como que tipo de tinta foi feita.

Por hora irei tentar mante-la o mais longe de mãos possível.

SkyHawk
Membro
# jun/16
· votar


JonathanVeg
Eu faria uma proteção com waterslide transparente sobre cada uma das assinaturas e depois verniz por cima. Mas mesmo assim é importante levar a um luthier experiente de verdade. Uma guitarra dessas com as assinaturas desses caras vale o investimento.

Calime
Veterano
# jun/16 · Editado por: Calime
· votar


JonathanVeg

Recomendo tbm, como disse anteriormente, a compra de um case(tipo de estojo próprio para guitarras - bag é diferente de case, case é algo sólido e mais resistente a pancadas) para guarda-la. Não precisa ser mto bom("de marca"), pode ser do modelo mais simples e barato possível. Assim vc garante que ela fique segura contra possíveis acidentes.

A dica do Cup Noodles, de guardar ou tentar achar flyer's, comprovantes, ou qualquer tipo de divulgação do sorteio dessa guitarra, é válido e conta como comprovante, pesa numa possível venda. Se tiver alguma coisa nesse sentido, guarde, se não, tente encontrar e guarde. Tbm é recomendável, se possível, ver esse lance de certificação de autenticidade que o renatocaster disse. Dependendo do valor, acho que é bem válido tbm.

JonathanVeg
Membro Novato
# jun/16
· votar


Calime
Vou ver esse lance do certificado também. Porque nunca nem tinha pensado nisso.

Como disse lá em cima, inicialmente minha intenção nem é vender. Tipo, qnd vejo uma foto dum show dos caras lotados e sei que eu sou um dos poucos (eu acho) no mundo com uma dessas, me dar um orgulho do que ganhei, não sei se teria coragem de vender. Fora que mesmo sem entender de guitarra ainda eu sei que essa é das boas. haha

MAS vou ver isso ai até pq, se mudar de ideia um dia, terei td que precisar para fazer uma venda boa.

Calime
Veterano
# jun/16
· votar


JonathanVeg

Saquei, acho que vc deve curtir mto a banda né? Apesar de curtir um pouco(não muito) o som deles, nesse caso aí eu venderia sem dó, daqui uns 10 anos. caso valorizasse tanto qto especulamos. Não curto tanto assim a ponto de deixar passar e ficar com a guitar, sei lá...de repente se fosse uma guitarra específica assinada por um guitarrista que curtisse muito o trabalho(imagina uma strato assinada por Jeff Beck, ou Gilmour, ou ainda Eric Clapton? Essa eu guardaria mto bem, kkkkkk).

JonathanVeg
Membro Novato
# jun/16
· votar


Pow, curto. Mas não é minha banda favorita haha

Minhas favoritas hoje em dia são System e Pearl Jam. :)

Mas gosto bastante até.

JonathanVeg
Membro Novato
# jul/16
· votar


Opa. Fui numa loja de música ontem.

A moça lá recomendou mesmo tentar 'autenticar' as assinaturas.

Vou dar uma procurada em como fazer isso direitinho! Ela falou pra ver um local especializado nisso e tal.

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# jul/16
· votar


Caraca, powta nego "largo", rsrsrsrs...

Na boa, mas do jeito que os caras do Iron estão tocando (principalmente o McBrain), acho que daqui uns 10 anos essa guita sua já vai valer uma baba.

Brother, num fica transitando com essa criança aí pelo RJ não man... só o preço da guitarra em si já faz a alegria da bandidagem.

Parabéns e boa sorte.

JonathanVeg
Membro Novato
# jul/16
· votar


Felipe Stathopoulos

Opa. Obrigado.

Sobre segurança, tem razão. Desde que a trouxa pra casa lá da rádio (de metrô), só a tirei de casa no dia que usaram pra tocar na igreja (eu precisava ver essa guitarra em ação pelo menos uma vez na vida).

Mas evito sim. Mó medo, não só de roubarem, mas de arranhar mesmo, bater em algum lugar, sei lá.

Jager_Br
Membro Novato
# jul/16
· votar


JonathanVeg

A guitarra autografada pelo Iron Maiden fazendo sua estréia numa igreja, kkkk.

Mano, eu queria ter visto isso!

entamoeba
Membro Novato
# jul/16
· votar


Jager_Br

Se fosse original dos caras, teria sofrido combustão espontânea.

Calime
Veterano
# jul/16
· votar


Jager_Br

Pensei o mesmo, e o guitarrista mandando ver um The Trooper na hora do louvor, kkkkkkkk....

JonathanVeg
Membro Novato
# jul/16
· votar


entamoeba
Calime

kkkkkkk eu cheguei a pensar nisso tbm.

Foi mó maneiro, pq o cara toca bem e tal, aí achei maneiro. haha

a.y.o
Veterano
# jul/16
· votar


Felipe Stathopoulos

Não entendi a parada do McBrain mano kkkk

boblau
Veterano
# jul/16
· votar


JonathanVeg

pelo que eu entendo de assinaturas, relíquias e etc., o valor se dá por quanto o objeto foi o menos mexido possível, isto é, o quanto ele ainda é original.

Meio que, se possível de se encontrar uma impressão digital de um dos Iron na guitarra quando assinou.

Eu não passaria nada na guitarra, nem algodão. Verniz, contact, mão de luthier, nada.

Portanto é rezar para que esta tinta não degrade com o tempo e para isto, vc deve proteger a guitarra da luz, principalmente a solar.

Isto aí é um quadro, não uma guitarra. O mais aconselhável era vc conseguir a maior quantidade possível de documentação, fotos, depoimentos. Vá atrás da rádio para ver se eles conseguem alguém que estava presente no momento da assinatura, para dar se testemunho, em quais condições as assinaturas foram feitas, vai que alguém fez um sonzinho nela??

Depois é arrumar uma moldura, uma proteção de vidro (de preferência policarbonato com proteção UV) e uma cortina e pendurar na parede.

Eu faria ainda um anúncio eterno no ML e no EBAY pedindo uns US$ 20.000,00. Vai que aparece um fã e leva? Com esta grana, vc vai num show do Iron, com um ingresso VIP, tira umas fotos e pega uns autógrafos de novo. E ainda sobra para vc comprar o carro zero.

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# jul/16
· votar


a.y.o

"Não entendi a parada do McBrain mano kkkk"


Cara, é que nos últimos anos os caras tem tocado cada vez pior (ao vivo) do ponto de vista estritamente técnico, e o McBrain é o pior deles, acredito que por uma questão puramente física (velhice): o cara simplesmente já não tem mais a mesma pegada que tinha (o que é mais que natural, aliás).

Não me surpreenderia se daqui alguns anos o Iron acabasse, ao menos como banda ao vivo. Aí a tendência é a guitarra do mano ae valorizar...

Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarra Autografada Iron Maiden - Manter assinaturas