avaliem meu improviso por favor!

    Autor Mensagem
    android
    Membro Novato
    # mai/16


    galera, não tem muito tempo que eu entrei no mundo da guitarra, e como moro no interior, aqui nao existe professor descente que possa dar aula de guitarra, entao descidi me aventurar na internet pra ver se eu conseguiria realizar o meu sonho, fiz um improviso em uma base de blues em Am, e quero que vocês avaliem para mim, me falem onde tenho q melhorar, oque tenho que fazer para melhorar meu improviso, segue link CLIQUE AQUI errei varias vezes nesse improviso pelo fato de eu ter gravado ele quando acabei de acordar e tbm pelo nevorsismo por estar gravando e querer fazer tudo correto rsrs, mais e isso ai pessoal, quem poder avalia-lo e mostrar oque tenho que melhorar eu agradeço !!

    w3s1eyB
    Membro Novato
    # mai/16
    · votar


    android

    já ficou legalzinho, realmente é bem dificil ter que aprender tudo pela internet, o conteúdo não vem em sequencia kkkk, cabe a nós ver a nossa própria necessidade e ir descobrindo novos horizontes...
    Enfim, o solo não ficou ruin, pode aperfeiçoar mais as técnicas , bend, vibrato, a palhetada deu bastante engasgada, percebi que você usou bastante o mesmo padrão melódico.
    te aconselho dividir em partes o que terá que ser estudado, comece com uns cromatismos pra aperfeiçoar a palhetada, depois treine os bends, vibratos... depois que dominar mais ou menos isso aí, pega uns licks pra começar a criar uma visualização diferente das notas...
    o que estou escrevendo é o basicão, é assim que levo meu estudo, peguei o essencial e com o passar do tempo fui aperfeiçoando cada coisa.
    Mas prossiga, que a tendência é melhorar.
    com certeza vai ter alguém mais instruido para te aconselhar.
    abraço!

    Hammer
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    android
    ouvindo rapido...acho que esta no caminho certo...e' o que o w3s1eyB ja disse msmo..

    Filippo14
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    [i][/i]android

    Boa, já um começo, algumas dicas que podem te ajudar e porque pensar nisso

    -Simplificar o que está sendo usado. Nesse caso, comece com a tríade do Am e conforme voce for entendendo melhor a funcionabilidade dessas notas, adicione outras aos poucos. A 7ª, depois a 4# (blue note), 6ª, etc. Porque dar esse passo "para tras"? Para entender os intervalos, ouvi-los sabendo quais intervalos em cima de cada acorde está sendo tocado, isso faz com que você comece a tocar as notas da sua cabeca e nao o desenho que vc decorou. Pegue a triade do Am e saiba toca-lo por todo o braço, isso já te dará uma base para triades e inversoes muito grande. Conforme voce for adicionando as outras notas, voce passara a entender melhor a sonoridade de cada intervalo e sabendo como usa-los melhor por todo o braço. Sabendo isso e com um estudo centrado depois em triades, pegando as maiores, menores, diminutas e aumentadas com todas as inversoes, sua cabeca com certeza ja sabera improvisar muito bem, sem se preocupar muito com modos gregos. Ai voce deve ir atras disso, mas tenha a sua base de triades e tetrades bem encaminhada.

    - Treinaria juntamente com isso que eu falei acima a pegada. Cara, isso é fundamental e quanto mais rapido voce se preocupar com
    Isso, melhor vc sera, é uma melhora clara. Bends afinados, vibratos precisos, entender a diferenca de uma palhetada e um hammer/pull, slide, ou seja, saber aplicar tudo isso de forma natural, percebendo as nuances e treinando-as. Uma pegada boa diz mais que 1000 notas por segundo, nela que voce vai se expressar de verdade

    - Treinar ritmica! Tem um livro chamado Pozolli, tenta encontra-lo. Ele ensina ritmo, fora aprender a falar o TaTaTatataTa, leva isso pra pratica, pega algumas ideias ritmicas e adiciona essas triades e tetrades, ja terao novas frases ou motivos ritmicos para vc usar.


    Cara, acho que por enquanto é isso, se vc ir atras de verdade disso tudo e fritar de verdade, acho que tem coisa para mais de semestre/ano

    Abração

    android
    Membro Novato
    # mai/16
    · votar


    w3s1eyB valeu mano, ja e bom ler que pelomenos legalzinho esta meu improviso kkk, realmente ja tentei pegar alguns licks de blues mais não consigo entender a ideia do lick que o cara passa em cima de uma base blues, dai fico nessa de tentar brincar com a escala, mais e muito dificil.

    Hammer valew mano

    Filippo14 valew mano, pelas ideias, vou seguir oque você disse, vou começar enxergar as triades e tretades no braço da guitarra, realmente eu tenho as ideias na cabeça, consigo imaginar varios licks na minha cabeça, o problema todo é expressar essas ideias no braço da guitarra,

    w3s1eyB
    Membro Novato
    # mai/16
    · votar


    android

    kara, se quiser me add no facebook lá, te ajudo com algumas dúvidas que tiver, segue o link https://www.facebook.com/wesley.braz.526

    Alex Saquete
    Veterano
    # mai/16 · Editado por: Alex Saquete
    · votar


    Boas dicas da galera aí!

    Não esqueça também de estudar/entender bem os intervalos, eles vão te dar toda a base para entender a musica. Depois automaticamente vc vai se interessar por formação de acordes, Campo Harmônico e etc.

    Com relação a pegada, senti falta principalmente dos vibratos, acho que se vc começar a estuda-los já vai melhorar muito. Estudar vibrato pode ser confuso, mas de foco na afinação e timming deles, é o principal.

    E tenha principalmente disciplina no estudo. Faça uma coisa de cada vez tendo em mente que os resultados são a longo prazo, não espere dominar tudo em uma semana.

    Outra coisa, em improvisos não existe erro, existe você saber expressar a ideia dentro de um contexto de forma clara (acho que a técnica outside é a prova disso, hehehe). Nisso o bom gosto e o estudo vão nos ajudar.

    Pode ma achar no face também se quiser uma luz.
    https://www.facebook.com/alexsaquetepage/?pnref=story
    Abração e sucesso!

    stjimmy703
    Membro Novato
    # mai/16
    · votar


    eu gostei :D
    como já disseram, está no caminho certo.. eu também estou iniciando agora nos improvisos e ainda tem muita coisa pra aprender
    Uma dica: da uma olhada no seu timbre, achei meio estranho, sei la pode ser pq eu esteja acostumado com o meu, não que seja melhor, só é diferente.. mas um equip bem configurado e uma guita timbrada da mais vida no seu solo

    bons estudos..

    android
    Membro Novato
    # abr/17
    · votar


    eai pessoal, fiz outro improviso, dessa vez menor porque e para uma jam, mais fiquei sem paciencia e decidir upar e ver a opinião da galera, preferir nao criar outro topico por existir esse aqui mesmo, então quem puder da uma olhada e comentar sobre, eu agradeço IMPROVISO AQUI

    Filippo14
    Veterano
    # abr/17
    · votar


    android


    Parece que tem alguma coisa desafinada ai, pq as notas parecem que nao estão encaixando muito, mas ja senti uma melhora em relação a ultima vez, booa!

    Lembrar que isso é um blues, antes de querer correr e tocar um Bonamassa tem que aprender a tocar um Clapton, diminui a velocidade, foca nas notas chave e em dar uma intenção nisso, desenvolver uma ideia, um caminho, usar a pegada para isso. Seu solo ficou mecânico demais e blues é o oposto disso, é intenção, pegada, história, sentimento e mensagem. Lembra que o BB King com um bend dizia mais que muito fritador merreca.

    Senti que além da pegada blues, faltou também as frases de blues, usar as notas que tinha dito lá em cima, tirar umas frases do próprio Buddy Guy, BB, Bonamassa para as correrias e afins. Blues é quase reproduzir os antigos na sua pegada, por isso que ela é tão importante.

    Quanto a conteúdo na net, recomendo um site chamado Descomplicando a Música, curti quando vi, tem uma didática legal e um caminho de ensino, enfim, recomendo, mas siga todos os módulos, sem correria

    Abração

    android
    Membro Novato
    # abr/17
    · votar


    Filippo14

    valew mano, eu sou muito ruim pra pegar licks, ate hj nunca consegui pegar um lick e usar, tudo que eu faço é na intuição mesmo, e sobre ta desafinada, eu vi que a base começava com D(tonica) - E(2º) - F(3º) e como o F era menor, concluir q a base tava em Dm e usei a pentatonica de Dm.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a avaliem meu improviso por favor!