Reformando uma Jennifer (Brincando de Luthier)

    Autor Mensagem
    Gaelramone
    Veterano
    # mai/16


    Bom pessoal, esses tempos em uma negociata, para fechar o negocio aceitei uma guitarra Jennifer como uma parte do pagamento, e saiu menor que o preço justo dela, bom como o valor era baixo tive preguiça de vender ela e esqueci da mesma, e mexendo aqui e ali achei ela, e pensei vou dar uma de luthier e arrumar essa guitarra, assim já pratico algumas coisas que aprendi.

    Bom basicamente pensei, tirar os trastes quadrados, raiar a escala, colocar traste de qualidade alpaca de uma marca decente, trocar os captadores que tem um timbre abafado, e refazer o circuito (potenciometros, fios, capacitor jack).

    E ai comecei a analisar melhor a mesma e vi a junção braço/corpo o seu principal problema, pois forma um angulo para frente que só com um calço de quase 1 centimetro que consegui deixar o braço paralelo ao corpo, bom analisando percebi que esse angulo foi feito no troculo do mesmo, estanto o braço em suas perfeitas medidas, o problema é que não faço a minima ideia de como refazer o troculo para tirar esse angulo e a relação braço corpo ser paralela como deve ser

    abraço

    Buja
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    Gaelramone
    Eu nao sou luthier e nao sei quase nada. Mas eu faria com pó de madeira misturada com cola madeira e lima.

    fconde77
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    Gaelramone
    Fotos da trócula pra facilitar as opiniões.

    Sem ver acredito que a sugestão do Buja vai dar um pu_ta trabalho pra juntar todo esse pó de madeira com a cola, moldar, esperar secar, fazer o acabamento etc... Ainda tem o risco desse material ceder por não aguentar a pressão. (Talvez com usando resina talvez fique mais resistente)
    O ideal seria fazer um calço de madeira mais próximo da medida ideal, colar e re-trabalhar a trócula.

    Quanto a raiar a escala é complicado sem ferramentas próprias:

    - Um calço de raio (aconselho montar na bancada duas madeiras paralelas com o braço no meio, como uma guia, para o taco não sair do centro e a escala não ficar torta);
    - Um serrote pra aprofundar os slots dos trastes;
    - Martelo de trastes;
    - Um fret rocker pra aferir a altura e nivelamento dos trastes.

    JJJ
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    Fotos da trócula pra facilitar as opiniões. (2)

    Gaelramone
    calço de quase 1 centimetro

    k7...

    pedropohren
    Membro Novato
    # mai/16 · Editado por: pedropohren
    · votar


    Gaelramone

    Eu tive um problema semelhante com a minha guitarra quando a construí. Quando estava desbastando a área do tróculo para o slot do braço, acabei por errar na medida e o mesmo ficou muito baixo, impossibilitando o braço de ficar alto o bastante para uma ação satisfatória. Acabei colando um calço e refazendo toda a altura. Mas claro que no seu caso isso não funciona, porque pelo que você disse, o tróculo da guita está angulado. Logo, eu acho que você devia conseguir, além dessas ferramentas todas que o fconde77 disse, uma tupia e lâminas de fresa, pra desbastar o tróculo até deixar o ângulo reto novamente. AÍ SIM, colocar um calço e desbastar até a altura ideal.

    P.S.: Isso cagaria um pouquinho a pintura naquela região, mas não sei se isso é problema pra vc... É? :v

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Reformando uma Jennifer (Brincando de Luthier)