Brincando de luthier: Parafusos oxidados

    Autor Mensagem
    Paul.Gilbert
    Veterano
    # jan/11


    Recuperando Parafusos Oxidados e\ou Desbotados

    Olá a todos, este é um tópico simples, mas de utilidade geral. Vou ensinar aos Cifraclubers, uma das formas mais simples de se recuperar parafusos com a cabeça oxidada, ou a tinta descascada.

    Foto 01

    Material Necessário:
    - Tinta esmalte para metais, em lata ou spray, da cor desejada.
    - Lixa grossa (para o desgaste), grão 220-300
    - Lixa fina (para acabamento), grão 600
    - Pincel\palito
    - Um pedaço pequeno de isopor ou uma caixinha

    O primeiro passo é colocar a lixa sobre uma superfície e esfregar o parafuso nela, de forma longitudinal, e em uma única direção. Depois o mesmo deve ser feito com a lixa de acabamento:

    Lixando o Parafuso

    O resultado deve ser este:

    Parafuso Lixado

    O segundo passo consiste em fixar o parafuso na posição vertical, Eu gosto de espetá-lo em uma caixinha de papelão ou em um pedaço de isopor. Mas qualquer método que lhe permita não usar as mãos é válido:

    Exemplo

    O Terceiro passo é o mais chato, mas também fácil. Deve-se pingar uma gota grande da tinta com a ajuda de um palito\cotonete\pincel e então tirar o excesso. Depois de uns 15 minutos, as fendas do parafuso devem ficar aparentes. Observe a seqüência de fotos:

    Tinta

    Ecxesso

    Agora é só esperar secar(Por volta de 6 horas), e o resultado final fica ótimo:

    Exemplo


    Conclusões\Constatações

    Paul.Gilbert, meu parafuso é dourado, ou cromado: Problema seu... Brincadeira, use uma tinta spray cor cromo ou dourada!

    Paul.Gilbert, Mas eu pago 30 centavos em um parafuso novo... Dane-se, ninguém está obrigando você restaurar. Brincadeirinha, este método, é muito barato mesmo. Com este material da lista, que pode custar menos de 8 reais, você restaura centenas de parafusos. E sempre existem parafusos com medidas que não conseguimos encontrar fácilmente, ou então que pertencem a uma guitarra Vintage, e não queremos trocar.

    Paul.gilbert, mas e o resto do parafuso? Putz, cara chato, dá a mão quer o braço... Falando sério, não tem necessidade de restaurar esta parte, já que fica escondido na madeira. Mas se quiser, é só fazer o mesmo processo.

    Paul.Gilbert, Posso usar outras cores? Bom, mau gosto existe em qualquer lugar... Sério, Pode sem problemas. Sua imaginação é o limite desses parafusos, rs...

    Gente, lembrando que é apenas um jeito caseiro de se fazer, e não me responsabilizo por danos ao material. Ótimo para quem gosta de brincar de Luthier... Feliz 2011!

    [M]@a.[K]!ller
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Paul.Gilbert
    Não seria mais vantajoso comprar outros parafusos? Já que custam centavinhos?

    [M]@a.[K]!ller
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Ops, só agora que vi essa parte:

    Paul.Gilbert, Mas eu pago 30 centavos em um parafuso novo... Dane-se, ninguém está obrigando você restaurar. Brincadeirinha, este método, é muito barato mesmo. Com este material da lista, que pode custar menos de 8 reais, você restaura centenas de parafusos. E sempre existem parafusos com medidas que não conseguimos encontrar fácilmente, ou então que pertencem a uma guitarra Vintage, e não queremos trocar.

    Mas mesmo assim, ainda é vantajoso comprar.

    Sr.japa
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Não seria mais vantajoso comprar outros parafusos? Já que custam centavinhos? (2)

    Paul.Gilbert
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: Paul.Gilbert
    · votar


    [M]@a.[K]!ller

    Sempre tem um maldito parafuso que não encontramos, ou então no meu caso, centenas deles. Acho interessante e cabível as necessidades de alguns.

    Além disso é divertido para quem gosta de Luhtieria e trabalhos manuais em géral.

    Tem uns parafusos "de marca" que passam dos 30 reais o jogo. Tem parafusos Vintage, emfim...

    Edit: Por favor leiam o tópico todo, antes de comentar...

    gege_correa
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Bom tópico, parabéns.

    Por favor leiam o tópico todo, antes de comentar...(x2)

    Sir.Paulo
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Paul.Gilbert


    Muito bom cara valew!!!!

    Eu troco as das minhas por parafusos para assessórios para banheiros, pois eles demoram muito para oxidar!

    Ian Anderson
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Paul.Gilbert
    e pra deixar com cor de ferrugem pra dar um ar vintage?

    gege_correa
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Sir.Paulo
    Eu troco as das minhas por parafusos para assessórios para banheiros

    Isso, parafusos em inox! lembro que uma vez levei uma antiga guita no dicastellis ele trocou os parafusos por inox, ficou fera.


    Ian Anderson
    e pra deixar com cor de ferrugem pra dar um ar vintage?

    Talvez pintar de ouro envelhecido ou alguma cor assim? será que rola?

    Stevie
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Paul.Gilbert

    EXCELENTE tópico... muito bom mesmo..
    Vai ajudar bastante a conservação e manutenção da guitarra da galera..

    Abraçzz...

    janderimperium
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Por favor leiam o tópico todo, antes de comentar...(x3)

    good job

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    [M]@a.[K]!ller
    Não seria mais vantajoso comprar outros parafusos?

    O problema é encontrar os "benditos" parafusos pra comprar!

    Paul.Gilbert
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Sir.Paulo

    Excelente idéia, vou testar!

    gege_correa
    Ian Anderson

    Tem vários jeitos, o mais "caseiro" seria passar um pouquinho de tinta metálica cor de ferrugem na peça, e então dar uma desgastada de leve, fica com aparência de velho(mas não pode haver metal exposto). Há várias técnicas de pintura de sobreposição de pigmentos e de galvanização que eu não manjo... Também tem um papel metálico vendido em papelarias, que permite transferir esse metal do papel para uma superfície, como um Decalque...

    Stevie
    janderimperium
    Prof. Grosélio

    Muito obrigado mesmo, qualquer contribuição que vocês possam fazer em termos de pintura, eu agradeço, só trabalho com a parte de restauração, pintura fica a cargo do meu professor.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Brincando de luthier: Parafusos oxidados