[Dúvida] Música em um Tom e Solo em Outro

    Autor Mensagem
    Daniel-Fazolo
    Veterano
    # mai/16


    Galera acho que é uma dúvida estupida mas sinceramente não entendi como funciona, Vou usar como exemplo a música "Eu sou livre" do ministério "Casa de Davi" segue cifra em PDF que será baixada automaticamente ao abrir o link:
    https://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&rct=j&url=http://www.cas adedavi.com.br/br/Cifras/MFD1/MFD1_01_Eu_Sou_Livre.pdf&ved=0ahUKEwi26M GKvtPMAhXG0SYKHTo8AIgQFgggMAI&usg=AFQjCNFldeyYqqBAnJTbqq0eFKLzptrYGw

    o que está me fazendo pensar é que a música está no Tom de A e na hora do solo eles entram em F, este acorde não aparece em nenhum lugar da musica mas quando chega na hora do solo parece que muda de música, eu senti como algo inesperado.
    Alguém pode me explicar se possível de maneira simples como funciona isso? Gostaria muito de aprender para tentar fazer uma aplicação prática. Obrigado a todos. Grande Abraço!

    krixzy
    Veterano
    # mai/16 · Editado por: krixzy
    · votar


    Daniel-Fazolo
    Amigo, se o tom da música é A, então F#m é a 6ª nota da escala de A, ou seja, Lá maior = Fá# menor.

    Exemplo escala maior: 1ºA - 2ºBm - 3ºC#m - 4ºD - 5ºE - 6ºF#m - 7ºG#m

    Exemplo escala menor: 1ºF#m - 2ºG#m - 3ºA - 4ºB - 5ºC#m - 6ºD - 7ºE


    Se tocar essas escalas vai ver na prática que as duas escalas possuem as mesmas notas, e sempre será assim em qualquer tom, numa escala maior, a 6ª nota é a relativa, a escala menor no tom da relativa é formada pelas mesmas notas da tônica.


    Edit: Olhando agora a cifra onde tem solo guitarra, (F7 - C/E - Dm7 - C/E) acredito que o solo está no tom de C, pq essas notas não estão como no tom de A, que possui F#m - C#m - D.

    Obs: Se eu tiver errado por favor me corrijam.

    LeandroP
    Moderador
    # mai/16
    · votar


    krixzy
    Amigo, se o tom da música é A, então F é a 6ª nota da escala de A, ou seja, Lá maior = Fá menor.

    Heim?

    makumbator
    Moderador
    # mai/16 · Editado por: makumbator
    · votar


    krixzy

    Fá# menor é que é relativo de lá maior (3 sustenidos na armadura), e não fá menor. Fá menor é relativo de lá bemol maior (4 bemóis na armadura).

    krixzy
    Veterano
    # mai/16 · Editado por: krixzy
    · votar


    makumbator
    LeandroP

    Então, foi isso mesmo que quis dizer:

    krixzy
    Exemplo escala maior: 1ºA - 2ºBm - 3ºC#m - 4ºD - 5ºE - 6ºF#m - 7ºG#m

    Exemplo escala menor: 1ºF#m - 2ºG#m - 3ºA - 4ºB - 5ºC#m - 6ºD - 7ºE



    Nessa parte:
    Amigo, se o tom da música é A, então F é a 6ª nota da escala de A, ou seja, Lá maior = Fá menor.


    Achei que seria mais fácil o entendimento dizer que o F da escala de A é a relativa, ai abaixo mostrei que é # menor.

    De qualquer forma editei, valeu pela orientação!



    Daniel-Fazolo
    Alguém pode me explicar se possível de maneira simples como funciona isso?


    Você pode mudar o tom normalmente em um solo, desde que todos os instrumentos mudem pro mesmo tom, ou seja, a música inteira muda de tom no trecho do solo.


    Correto makumbator e LeandroP?

    Ismah
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    Essa parte de mudar o tom no solo... Fica meio estranho, mesmo com acorde de passagem rsrs

    Daniel-Fazolo
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    Então o que aconteceu foi apenas uma conversão na hora do solo? Isso quer dizer que eu poderia fazer isso em qualquer tonalidade ou tem que ser em algum campo especifico? putz o bagulho ficou louco!! kkk

    Manteiga
    Membro Novato
    # mai/16
    · votar


    Essa música aqui é muito interessante, há uma mudança de tom na hora do solo, e a música continua dali mesmo, sem voltar pro tom original:



    rafamoraes
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    Pelo que vi, na hora do solo a Harmonia que estava basicamente em A, E, Bm7 e D9 muda para algo como F, C Dm e C, mas acho que a escala usada continua sendo a de A, mantendo o tom de Lá maior mesmo durante o solo.

    Então vc pode usar tanto a escala de A quanto a de F#m (que é o relativo de Lá maior), pois as notas das duas são as mesmas.

    Abraço

    w3s1eyB
    Membro Novato
    # mai/16 · Editado por: w3s1eyB
    · votar


    Daniel-Fazolo
    Isto é uma coisa bem comum de ser vista em diversas músicas, se me lembro bem o nome para este "fenômeno" é modulação, quando dentro de uma mesma música é feita a mudança de tonalidade.

    rafamoraes
    Não é assim não... se a progressão durante a música é A E Bm7 e D9 está no campo de A maior ou F#m (campo harmônico relativo).
    A partir do momento em que a progressão muda para F C Dm C está dentro do campo harmônico de C maior ou Am (campo harmônico relativo).
    então na hora do solo, vai ser utilizado basicamente o campo de C, pois se a escala permanecer olha só os conflitos que irão gerar...

    Escala de A vs C
    A B C# D E F# G# (escala de A)
    A B C D E F G (escala de C)
    iniciei as escalas partindo da nota A para ficar fácil a visualização...

    As notas em negrito representam o conflito, então teoricamente quando se tocar as notas C# F# e G# durante o solo (progressão F C Dm C) estas notas soarão fora... Lembrando, "teoricamente" pois sabemos que quando se trata de notas outside fugimos bastante dessa regra.

    Escala de A = A B C# D E F# G#
    Campo Harmônico de A = A Bm C#m D E F#m G#(b5)

    Escala de C = C D E F G A B
    Campo Harmônico de C = C Dm Em F G Am B(b5)

    Corrijam-me se eu estiver errado...
    espero ter ajudado.

    krixzy
    Veterano
    # mai/16 · Editado por: krixzy
    · votar


    Daniel-Fazolo
    Então o que aconteceu foi apenas uma conversão na hora do solo? Isso quer dizer que eu poderia fazer isso em qualquer tonalidade ou tem que ser em algum campo especifico? putz o bagulho ficou louco!! kkk

    Qualquer tonalidade que vc quiser, desde que mude em toda a música, se mudar apenas o solo, vai ficar fora de tom, não vai soar legal, vai parecer desafinado.


    rafamoraes

    É como o w3s1eyB explicou.

    w3s1eyB
    O 7º acorde do campo hamonico maior, é menor º, fora isso ótima explicação.


    Uma tabela pra quem quiser ver:

    http://www.descomplicandoamusica.com/wp-content/uploads/2014/08/campo- harmonico-formado-por-triade.png

    w3s1eyB
    Membro Novato
    # mai/16
    · votar


    krixzy
    é, poupei do meio diminuto pra não complicar a cabeça do kara, mas vou corrigir , obrigado pela observação!

    Ismah
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    Alguns conflitos são interessantes...



    rafamoraes
    Veterano
    # mai/16 · Editado por: rafamoraes
    · votar


    w3s1eyB
    então na hora do solo, vai ser utilizado basicamente o campo de C, pois se a escala permanecer olha só os conflitos que irão gerar...

    Vc parece entender do assunto melhor que eu, então deve ter razão. De qualquer forma eu postei aki do serviço, nem estava com o instrumento nas mãos pra conferir o tom da escala no solo...

    Porém, como o colegaIsmah falou, conflitos tb podem ser bem vindos. Manter a escala do tom da música, mesmo durante uma modulação, pode ser interessante. Já vi até uma vídeo aula do Wesley Caesar há muitos anos atrás em que ele ensinava aplicação de escalas de tom X em músicas com tons Y, e assim por diante.

    Abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a [Dúvida] Música em um Tom e Solo em Outro