gibson min-Etune ?

    Autor Mensagem
    Guscaster
    Membro Novato
    # abr/16


    alguem sabe me dizer oque é uma gibson min-Etune? estava no site da gibson e vi varias guitarras com a marca da agua na imagem nelas "min-etune" oque é isso?

    Hammer
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    google diz

    facilitando, e' um afinador eletronico que afina automaticamente.. simples assim

    Guscaster
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    vaaleeuu

    Iversonfr
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Guscaster

    Se tiver grana, procure o Tronical. É a marca do cara que desenvolveu esse da Gibson e ele tem modelos melhores e mais atuais. Abs!

    daimon blackfire
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    como funciona isso?

    Iversonfr
    Veterano
    # abr/16 · Editado por: Iversonfr
    · votar


    daimon blackfire

    Você toca as cordas soltas e as tarraxas giram sozinhas e afinam o instrumento. O duro é o preço de U$200 no caso dos Tronicals mais novos. Abs!

    edit: Se quiser, pula pra 55 segundos pra ver funcionando.



    GuitarHome
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Por curiosidade, como se sairia um desses numa guitarra com Floyd? Já que quando você afina uma a outra corda já deu uma desafinada?

    Hitman
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    GuitarHome
    O mundo implode

    strinbergshredder
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    GuitarHome
    Seria quase isso..kkk

    Iversonfr
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    GuitarHome

    Eu acho que afina sim, a única coisa que imagino acontecer é a ponte se estabilizar no lugar errado se estiver desregulada, tipo ISSO.

    GuitarHome
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Iversonfr
    Ah sim, mas essa guitarra não possui back box. Tenho curiosidade em ver essas tarraxas funcionando em uma guitarra com Floyd, devidamente regulada, e com back box. Acho que ela ficaria toda louca kkkkkkkk.

    Abç

    Iversonfr
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    GuitarHome
    Ah sim, mas essa guitarra não possui back box

    Foi uma foto que achei rapidinho no google, a ideia é a mesma. Eu acho que ele iria esticando todas as cordas ao mesmo tempo até que afinaria sim e estabilizaria a ponte. Teria apenas que calçar a ponte com algo tipo uma bateria 9V velha dentro do backbox e mandar afinar a partir dali. A corda extremamente frouxa vai fazer a ponte bater lá trás no backbox, aí nem tem condições. Só acho que não teria sentido prático, pois para cada afinação teria que ajustar os parafusos das molas pra ponte alinhar novamente.

    Eu tenho uma GAS complicada com esse negocinho aí, mas só de pensar que seria mais uma bateria pra cuidar e carregar me dá preguiça. Quem sabe quando o dolar chegar a 2,50 rsrs.

    GuitarHome
    Veterano
    # abr/16 · Editado por: GuitarHome
    · votar


    Iversonfr
    Teria que fazer o teste para ver. Acho que teria sentido sim, mesmo que para usar afinação padrão sempre. Tem uma galera que demora "horas" para deixar uma guitarra com Floyd com a afinação "perfeita". Se esse equipamento fizesse em segundos, já compensaria, principalmente na troca de cordas e regulagem da ponte, economizando horas.

    Iversonfr
    Veterano
    # abr/16 · Editado por: Iversonfr
    · votar


    GuitarHome
    Tem uma galera que demora "horas" para deixar uma guitarra com Floyd com a afinação "perfeita".

    Aí é querer tapar sol com peneira. O certo é o pessoal largar a preguiça e aprender de uma vez por todas a regular a floyd, que é fácil demais. Usaria isso como ajuda adicional para agilizar quem já sabe o que está fazendo, e não como solução definitiva. Até porque se der alguma diferença de tensão entre marcas de cordas ou diâmetro novo, tem que saber o que fazer pra resolver, e não ficar com a ponte toscamente posicionada, além de ajustar tensor etc.

    GuitarHome
    Veterano
    # abr/16 · Editado por: GuitarHome
    · votar


    Iversonfr
    Sim mas não digo nem em relação a regulagem em si que também acho muito simples de ser feita. Mas afinar a guitarra com Floyd 100%, se ela estiver bem desafinada ou após a troca de cordas, é um trabalho chato. Se essas tarraxas resolvessem em segundos facilitaria e muito a vida, e até durante a regulagem..

    Regular a Floyd consiste em equilibrar a tensão das molas vs cordas de maneira com que a ponte fique paralela ao corpo certo? Mas para isso você precisa afinar a guitarra e ir afrouxando ou apertando as molas de acordo com a necessidade. E cadê vez que mexe nas molas, a guitarra perde a afinação, e aí tem que afinar novamente. Afina uma e a outra desafina e assim vai. Aí é o trabalho de deixar todas as cordas afinadas, e ir ajustando a ponte.

    Agora imagina com essas tarraxas, afinou em segundos após trocar as cordas, ponte ficou levantada ou para baixo? Aperta ou afrouxa as molas e rapidamente afina novamente sem trabalho algum. Fora que se estourasse uma corda e precisasse fazer a troca rapidamente, isso seria muito possível.

    Ao meu ver, se esse equipamento tivesse funcionamento total numa guitarra com Floyd, ele faria muito mas muito mais sentido do que em uma guitarra com ponte fixa.

    Abç

    Iversonfr
    Veterano
    # abr/16 · Editado por: Iversonfr
    · votar


    GuitarHome

    Cara, olha que coincidência, olha só o rig rundown que postaram hoje, agora há pouco. Assista a partir dos 13:50, ele comenta sobre ponte flutuante rs. Pelo jeito funciona bem demais exatamente pro que você quer. Inclusive vamos esperar o "new generation" que ele comenta! rsrs.

    Edit: deixei o link no tempo certo ja

    https://youtu.be/3Ml0uH92_y8?t=829

    GuitarHome
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Iversonfr
    Opa maravilha em? Pena ser tão caro, mas se um dia tiver um preço acessível seria um sonho colocar na minha guitar com Floyd, adeus dor de cabeça rsrsrs.

    Iversonfr
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    GuitarHome

    O esquema é esperar uma blackfriday da vida ou alguma promoção. Acho que até uns U$150 da pra encarar. Só um Hipshot Xtender custa U$50 e não faz nada perto desse aí. Queria por na minha tele, daria pra tocar o playlist inteiro da minha banda sem trocar de guitarra, inclusive daria pra tocar algumas que a gente curte mas as afinações específicas não permitem.

    Uma dúvida no caso de floyd: E o Locknut, deixa aberto?

    GuitarHome
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Iversonfr
    Em teoria você teria que destravar, afinar com ele, e travar novamente, para não perder a estabilidade da ponte nas alavancas.

    Esquema é rezar pro dólar dar uma reduzida e calhar de ter algum conhecido indo pra lá. Putz cara, ter um desses na minha guitar com Floyd seria um sonho kkkkkkkkkkkk.

    Iversonfr
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    GuitarHome

    Essa teoria que não sei se é isso msm. No video ele comenta que numa música a corda estourou e o afinador consertou há tempo dele continuar tocando, tem que estar destravado pra isso acontecer. Também, não sei se viu o video de como instalar, mas a corda mal gira na tarraxa e fica completamente travada, o que ao meu ver elimina a necessidade do locknut. Na dúvida mandei um e-mail rs, vamos ver o que respondem. Vai ser a GAS da blackfriday rs, juntando dinheiro e coragem desde já rs.

    GuitarHome
    Veterano
    # abr/16 · Editado por: GuitarHome
    · votar


    Iversonfr
    Ah, se a guitarra desafinar ou estourar uma corda por exemplo, esse sistema corrige a afinação automaticamente "sem a minha autorização"? Rsrs. Se sim, poderia ter a função de deixá-lo no modo "manual" vamos dizer assim. Aí não teria problema em deixar o lock nut travado.

    Porque se for, aí teria que deixar o lock nut destravado, e torcer para essa trava dela aguentar o tranco.

    Queria ver esse sistema, de fato em uma guitarra com Floyd, e não em uma tremolo flutuante.

    Só sei de uma coisa, estamos ferrados, muito caro e muito funcional kkkkkkkkk. Se eles responderem, poste aqui.

    Iversonfr
    Veterano
    # abr/16 · Editado por: Iversonfr
    · votar


    GuitarHome

    Voltando para repassar. Eles se propuseram a fazer um vídeo e me enviar, que recebi hoje. Um amigo do cara do site usa numa Ibanez com floyd flutuante e gravou.

    Realmente fica sem o locknut, tudo solto. As tarraxas não ficam loucas não, elas vão puxando e se afinam até que de maneira bem rápida viu, mas no vídeo a dele já estava praticamente afinada, ele deve ter dado tipo uma desafinada forte na mão ali só pra mostrar que afina a flutuante. Com isso a ponte obviamente fica desalinhada numa afinação diferente, mas no caso de um simples drop D, imagino que não atrapalhe muito não. Infelizmente eles não postaram no youtube, me mandaram por e-mail msm um videozinho curto do cara afinando. Resumindo, dá certo sim. Eu sabia que esses negócios existiam mas nunca tinha ido a fundo pesquisar. Infelizmente por causa desse tópico, essa é com certeza minha nova GAS do ano rs.

    amiredu
    Membro Novato
    # ago/20
    · votar


    Guscaster
    (desculpem reavivar o tópico, mas não achei outro sobre o assunto)
    O min-Etune da Gibson é interessante. Ele funciona como um afinador elétrico e vem com 12 afinações pré-estabelecidas: standard, DADGAD, Low D, Drop-D, D# (ou Mi bemol), Double Drop-D, Opens (E, A, D, G), Dobro e All 4th.
    Com o afinador ligado, vc seleciona qual afinação quer usar e toca as 6 cordas. O afinador irá mexer as tarraxas e afinar as cordas de acordo com a afinação que vc escolheu. É um processo simples e rápido.
    Vc também pode escolher e gravar outras 6 afinações (não sei como funciona e quais poderiam ser... dentre as pre-estabelecidas ou não)
    Toquei muito numa Gibson SG 2014 Standard com min-etune e gostei da possibilidade de mudar as afinações de uma música para outra. Além da qualidade da guitarra, é óbvio. Braço fino, corpo leve, captadores interessantes e límpidos (são os modelos clássicos humbuckers '57, tanto na ponte quanto no braço).
    A guitarra estava com cordas 0.09 da Elixir (superlight) e usei um Fender Frontmann 100 watts. Cabos Tecnofort com pontas banhadas a ouro. Pedais de distorção: Overdrive Mojomojo (TC Eletronic), Boss DS-2, Line 6 Uber Metal e MXR Fullbore Metal.
    Quanto aos captadores da Gibson, gostei deles, mas preferiria que o braço viesse com outro captador, pra dar outro tipo de timbragem (claro que percebi as diferenças do '57 entre estar no braço e estar na ponte, mas...). Nesse sentido, comparei os timbres da Gibson e da Schecter Hellraiser (sei que são guitarras bem diferentes e com custos bem distantes, mas... era o que tinha em mãos). Lembrando que a Schecter Hellraiser é com captação ativa e a Gibson passiva. Esse fator não fez diferença no timbre, mas apenas no volume/potência de saída do som a mais para a captação ativa (coisa que é insignificante... pois basta aumentar o volume da captação passiva...).
    A conclusão que cheguei foi que a Gibson é ideal para tocar partes limpas (som cristalino e agradável) e nas partes com distorção, a Gibson se saiu tão bem quanto a Schecter (!), surpreendendo na versatilidade de timbres com o captador da ponte, especialmente. Apenas na comparação dos captadores do braço que achei a Schecter melhor pra tocar Black Metal, Doom Metal e coisas do tipo (pq ele é mais sujo e encorpado... é um EMG 89 no braço; e um EMG 81 na ponte).
    Confesso que fiquei muito curioso sobre como o braço iria se comportar com essas mudanças de afinação, mas não senti nada de diferente de uma pra outra. Creio que isso se deve a rigidez da madeira (Mogno/rosewood) do corpo/braço (mas isso é achômetro).
    Achei bem interessante pela versatilidade do afinador, mas - um porém - como a guitarra é muito leve, quando fui tocar em pé, o headstock da Gibson fica muito pesado, descendo e atrapalhando um pouco. (a Schecter Hellraiser 6 cordas parece que pesa 1 tonelada a mais que a Gibson).
    Enfim, achei uma excelente ideia ter um afinador que dá tantas possibilidades de modo rápido. No entanto, creio que o peso atrapalha. Seria necessário ter uma correia de pano e alguma roupa que oferecesse atrito ao material da correria pra tocar de pé.
    Abç

    HortaRates
    Membro
    # ago/20
    · votar


    amiredu
    Seria necessário ter uma correia de pano e alguma roupa que oferecesse atrito ao material da correria pra tocar de pé.
    A

    Isso é um problema comum nas guitarras modelo SG. Elas tem o corpo muito fino, muito mais fino que o da Les Paul por exemplo. E não possuem tampo. Desta forma, o braço acaba pesando, fazendo o infame "neck dive". Já tive algumas Epiphones com este problema também, é questão de costume.

    Apesar das críticas, tenho bastante curiosidade em testar esse mecanismo. Parece muito prático!

    amiredu
    Membro Novato
    # ago/20
    · votar


    Guscaster
    Aproveito para te responder (depois de cerca de 1 ano...) que meu filho fez um desenho numa Tagima T735 minha com caneta posca. Pra isso, foi preciso que eu tirasse o verniz e a tinta da mesma (era amarela e deixei na madeira), passasse seladora na madeira e ele fizesse os desenhos (esboçando a lápis e depois com as poscas) e, em seguida, eu passasse verniz spray sobre os desenhos (usando lixa d'água entre as demãos). Depois remontei a guitarra.

    amiredu
    Membro Novato
    # ago/20 · Editado por: amiredu
    · votar


    HortaRates
    Já havia tocado em pé numa Gibson sem o min-Etune e não tive esse problema, mas nesse foi muito perceptível. Agora, o equipamento é muito interessante. Creio que muitas das críticas que leio sobre ele são resistência a mudança. A minha Schecter com ponte flutuante é aquela coisa pra afinar... paciência e mais paciência... mas não dispenso esse tipo de ponte, acho muito interessante. Já toquei em Les Paul Epiphone e Gibson e, tem razão, o peso é realmente muito maior que as SG.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a gibson min-Etune ?