Maquina que copia guitarra

    Autor Mensagem
    Luiner
    Membro Novato
    # abr/16 · Editado por: Luiner


    Ola pessoal voces gostariam de construir qualquer tipo de guitarra um modelo preferido de voces isso pode acontencer se preferir contra-baixo tambem isso com uma maquina que duplica um corpo de guitarra feita copiando perfeitamente clica no link abaixo para ver a maquina

    https://www.youtube.com/watch?v=o7OH-Q2Vl6Y
    PS: criei um grupo no facebook para compartilhar conhecimentos e ajudar todos quero atingir milhares de membros https://www.facebook.com/groups/1153292288028964/

    LeandroP
    Moderador
    # abr/16
    · votar


    Você quis dizer: Pantógrafo?!

    Luiner
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    Não kk a maquina se chama duplicadora mas é parecida com pantógrafo :)

    Lelo Mig
    Membro
    # abr/16 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Luiner

    É bacana, um "pantografo" de luxo.....mas cara, essa duplicadora custa uns 6 mil dólares lá nos EUA.

    É grande, pesada, com as taxas e tudo, acho quase impossível conseguir uma por menos de R$ 40.000,00

    Se não for para escala industrial, não compensa.

    JJJ
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Sei lá... Acho que um router cnc sairia mais barato e com um resultado melhor...

    Não consigo imaginar alguma "peça" que ficasse melhor clonada "na unha" do que projetada, via CAD...

    makumbator
    Moderador
    # abr/16
    · votar


    JJJ
    Sei lá... Acho que um router cnc sairia mais barato e com um resultado melhor...

    Com certeza! Mais barato, mais preciso e com mais economia no uso do material.

    Edson Caetano
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Achei o resultado final disso aí muito ruim, o acabamento vai dar um trabalho infernal... cortar e frezar com gabaritos me parece ser mais prático tambem... mas isso é opinião de um luthier amador que nem eu

    Iversonfr
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    O primeiro comentário do vídeo pode ser muito útil:

    Just build Matthias Wandel's router copy carver, it does the same thing & is way cheaper.

    https://www.youtube.com/watch?v=LyNu8lpQI1g

    Jabijirous
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Guitar build. Fábrica de guitarras. Fica em Belém. Mandei fazer a minha les paul lá! Madeira top!

    LeandroP
    Moderador
    # abr/16
    · votar


    Eu tenho como fabricar uma router cnc por encomenda, personalizada (nº de eixos). O problema é o custo, tanto material como de mão-de-obra. Quem for investir num equipamento deste tipo tem que ter pelo menos uma demanda que justifique.

    Ismah
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    LeandroP

    Ou uma conta bancária com um bocado de números, para gastar sem pensar...

    Na real mesmo, não vi utilidade para isso aí.

    LeandroP
    Moderador
    # abr/16 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Ismah

    Ela pode ser programada partindo de um desenho vetorial. Pode usinar a madeira pra fabricação do corpo, de escudos em plástico, madeira, de alumínio, fabricar rastilhos, pontes e dependendo de como ela é feita pode usinar aço também, com muita precisão. Utilidade tem de montão. Precisa ter uma demanda de serviços desta natureza pra justificar a compra do equipamento.

    LeandroP
    Moderador
    # abr/16
    · votar


    Partindo do mesmo princípio, em vez do processo de usinagem, pode fazer uma impressora 3d.

    LeandroP
    Moderador
    # abr/16
    · votar


    Ismah

    Saca só essa maquininha feita pelo meu velho pra um cliente dele, toda em alumínio estrutural. Você não verá usinagem, somente o movimento dos carros com os motores (não posso revelar a finalidade da máquina). É uma máquina mais complexa, enorme, 22 eixos (pqp!!!). De 3 a 5 eixos é suficiente pra fazer o corpo de uma guitarra.


    https://www.youtube.com/watch?v=n6ZGPcMaazM

    Ismah
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    LeandroP
    Precisa ter uma demanda de serviços desta natureza pra justificar a compra do equipamento.

    Falava da primeira lá em cima.

    É uma máquina mais complexa, enorme, 22 eixos

    Dá para esculpir um bloco de motor quase que com isso aí...
    Aqui do lado de casa existiu um tempo a ISB, e com 3 eixos já faziam corpos de guitarra...

    JJJ
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    LeandroP

    Me explica melhor essa parada de eixos, que eu nunca saquei muito bem... se vivemos num mundo em 3D, pra que mais de 3 eixos (N/S, L/O, cima/baixo)? Ou esses eixos não tem picas a ver com os eixos de um espaço tridimensional (x,y,z)?...

    LeandroP
    Moderador
    # abr/16
    · votar


    JJJ

    Basicamente são 3 eixos: X, Y e Z. Os demais eixos servem pra agilizar o processo de fabricação da peça. Enquanto um eixo usina um determinado trecho, outro eixo fura uma outra parte, outro eixo aparafusa, etc, independente de ser X, Y ou Z.

    JJJ
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    LeandroP

    Ok, agora saquei. Valeu.

    Ismah
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    JJJ

    O LeandroP me corrija, mas isso é usado em peças que digamos que são torneadas (2 eixos), perfuradas em 90º em pontos diversos (3 eixos), em 50º em pontos diversos (3 eixos), fechando assim 8 eixos...

    Quem gosta disso são os europeus... um amigo mandou um vídeo da CNC que ele opera (dá comandos na verdade) e são uns 11 eixos, para produzir eixos dentados (com engrenagens), para máquinas industriais...
    A máquina produz cerca de 1 eixo a cada 20 min, antes eram 3 ou 4 máquinas para produzir 1 eixo. O translado entre máquina A, B e C, elevava para quase 1h o tempo de produção, e empregava ao menos 4 funcionários.



    [OFF] Aí vem um mala e diz "putz, mas eles demitiram 4 funcionários, porque veio essa máquina nova"... Sim, eles ficaram desempregados, mas não, definitivamente não é algo ruim. Medidas assim, forçam os 4 demitidos a se especializarem também (ou vão perecer), e diminui os custos de produção, além de que permite um salário maior para o trabalhador.

    Essa é a diferença entre nós e um país de primeiro mundo. Como dizia meu finado pai... Brasileiro é tipo macaco, quando tem um cacho de banana come tudo num dia, e o amanhã não importa se vai passar fome...

    Mesmo que seja cruel a primeira vista, demitir 4 funcionários, isso a longo prazo reflete em mão de obra mais qualificada, com baixo custo de produção e alto salário... É por isso que um francês (é força de expressão, não sei valores exatos), trabalha quase metade que nós, produz o mesmo, e recebe o triplo rs

    Luiner
    Membro Novato
    # abr/16 · Editado por: Luiner
    · votar


    Ola pessoal eu projetei uma maquina duplicadora leve e facil manuseio gastei no maximo 350 para monta-la peguei a ideia desse video no youtube e fabrico minhas guitarras com minha maquina :)



    Ismah
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Luiner

    Legal meu caro, já criaste quantas?

    Luiner
    Membro Novato
    # abr/16 · Editado por: Luiner
    · votar


    Ja construi 35 guitarras com a maquina antes fazia manualmente as guitarras sou guitarrista e luthier autodidata e tambem desenvolvi a pintura swirling igual a guitarra dna do Steve Vai



    Ismah
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Po cara legal. Mais em conta que uma CNC para sua aplicação.

    Luiner
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    Valeu amigo se caso voce ou outros tiver interesse sobre manutenção e regulagens sobre guitarra e tambem pintura criei 3 ebooks ai so me avisar blz :)

    Ismah
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Luiner
    Fico agradecido, e sugiro que poste no fórum, para todos.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Maquina que copia guitarra