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Claudio_Chapolin Membro Novato |
# mar/16 · Editado por: Claudio_Chapolin
Procurei na busca e não achei nada sobre isso. Eu tenho uma Epiphone LP Especial II e ela tem 2 Knobs: vol. e tone e ela foi a primeira e unica Les Paul que ja toquei e ate gosto bastante da sonoridade dela, porém, vejo as Les Paul tradicionais estilo Gibson e ela tem 4 knobs, eu sei que é 2 de vol. e 2 de tone mas quero saber a diferença entre esses 2 tipos de Les Paul, pois tenho interesse em uma Shelter Nashivile 4 knobs é melhor para tocar? qual vantagem e desvantagem?
Abrç.
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BrotherCrow Membro Novato |
# mar/16
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Claudio_Chapolin Então cara. É basicamente isso: se tem 4 knobs, você vai ter volume e tone separado pra cada captador. Isso tem algumas aplicações práticas. Por exemplo, você pode usar a posição do meio pra criar blends dos dois captadores (digamos, captador da ponte com o volume na metade e captador do meio com o volume cheio). Outra "manha" que eu pessoalmente uso bastante é deixar o da ponte com um volume bem alto e o do braço com volume mais baixo. Assim, num amp valvulado, você pode ter um som limpo no braço e um drive na ponte.
Claro que isso só adianta se você tem o costume de mexer nos knobs. Se você é daqueles que deixam tudo no máximo o tempo inteiro, não tem tanta utilidade.
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Claudio_Chapolin Membro Novato |
# mar/16
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Entendi, Obrigado pela resposta. Eu curto bastante o som do Slash e vejo ele tocando Sweet Child o Mine e ele toca o riff da intro com distorção e quando ele vai arpejar os acordes a guitarra dele parece que perde um pouco da distorção (Não fica aquele zumbido que faz quando ta tocando acorde com distorção) e vejo que ele mexe nos knobs e fiquei pensando se isso tava interferindo em algo. Mas deve ser por conta do dos equipamentos bons dele que deixa o som com qualidade.
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BrotherCrow Membro Novato |
# mar/16
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Claudio_Chapolin Cara, eu tenho uma Epiphone Special como essa sua.. Ela limpa surpreendentemente bem com o botão de volume. Tem um video antigo meu que ilustra bem isso:
O video inteiro é feito sem mexer no amp nem no pedal, controlando o ganho só com o knob de volume. Você não precisa de 4 knobs pra fazer isso. Aliás, com dois é até mais fácil, se você não está acostumado.
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renatocaster Moderador
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# mar/16
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Outra vantagem de ter volume e tone independentes para cada captador é "brincar" com a técnica "killswitch", que consiste em vc zerar um dos caps enquanto fica movendo a chave seletora para baixo e para cima repetidamente. Tipo o exemplo do vídeo abaixo:
Vc consegue obter um efeito característico, semelhante a um trêmolo.
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Mauricio Luiz Bertola Veterano
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# mar/16
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Claudio_Chapolin Outra coisa que o sistema com 4 botões proporciona é um esquema "base-solo". Você reduz o volume do (por exemplo) capt do braço para a base, e deixa o volume do agudo aberto. Na hora do solo vc apenas usa a chave para passar para o agudo e solar. Pode-se até "fechar" um pouco o botão de tonalidade do agudo para se ter timbres próximos... Abç
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BrotherCrow Membro Novato |
# mar/16
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renatocaster Outra vantagem de ter volume e tone independentes para cada captador é "brincar" com a técnica "killswitch" É mesmo! Isso é bem bacana, eu usava pra tocar a intro de Delivering the Goods do Judas Priest!
Mauricio Luiz Bertola Outra coisa que o sistema com 4 botões proporciona é um esquema "base-solo". É, eu já tinha comentado isso ali em cima. É bastante prático.
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Paul Jackson Neto Membro |
# mar/16
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Acho que sou o único "alien" daqui ...
Eu particularmente nunca fui muito fã de 2 Tones, e 2 volumes ... apesar de tocar a muito tempo com uma Lespaul.
Particulamente, prefiro apenas 1 Tone e um Volume mesmo. Para mim funciona melhor, no "Ao Vivo" ... mais simples e prático, porém as dicas dos colegas acima são extremamente úteis.
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Paul Jackson Neto Membro |
# mar/16
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Agora a questão do Drive, é possível controlar a intensidade do mesmo através do Controle de Volume, isso eu utilizo bastante e funciona legal.
Se você diminuir o volume o drive tende a amenizar ... Fica ótimo para uma base com drive mais leve, e na hora de um solo você ganha com o aumento do volume e na intensidade do drive.
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Mauricio Luiz Bertola Veterano
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# mar/16
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BrotherCrow Pódiscrê! Abç
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adautomarttau Membro Novato |
# mar/16
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Claudio_Chapolin pois tenho interesse em uma Shelter Nashivile 4 knobs é melhor para tocar? Só lembrando que a shelter tem top de MDF e veneer de maple por cima disso.Eu não compraria uma guitarra assim,péssima construção.
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renatocaster Moderador
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# mar/16
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Paul Jackson Neto
Eu quase nunca uso o tone, muito raro. O volume não tem como, esse é usado direto, o tempo todo. E ter um controle de volume para cada captador realmente é uma mão na roda.
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morais.sc Membro Novato |
# mar/16 · Editado por: morais.sc
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Acho que tudo é adaptação... Se tem um tone separado para cada captador, você acaba usando... Mas se você é acostumado com tone e volume único, não acho que justifique a compra de uma guitarra nova. Geralmente, uso tone da ponte em 50%, e no braço todo aberto 100%. Isso tanto em LP com Strato. Volume mexo bastante.
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BrotherCrow Membro Novato |
# mar/16
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adautomarttau Só lembrando que a shelter tem top de MDF e veneer de maple por cima disso.Eu não compraria uma guitarra assim,péssima construção.
Haha, se for por aí, já é uma melhoria: a Epiphone Special é INTEIRA de compensado. Gosto bastante da minha e não ligo tanto pra essa questão, mas é algo pra se ter em conta. Na verdade, não considero a Epi Special uma Les Paul de verdade, já que além de ser de compensado ainda é com braço parafusado.
Agora, um esquema que eu acho muito legal é o da minha Epi SG Custom, que tem 3 humbuckers. Aí são 3 knobs de volume e um de tone. Possibilidades quase infinitas!
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Mauricio Luiz Bertola Veterano
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# mar/16
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BrotherCrow adautomarttau Concordo com o BrotherCrow. Já trabalhei com ambas e, apesar da Shelter Nashville ter o tampo em MDF, ela é bem melhor no geral que a Epi Special II, que é mais cara! Outrossim obtive bons resultados em "up grades" e regulagem geral nas Shelters. Abçs
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renatocaster Moderador
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# mar/16
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BrotherCrow
Agora, um esquema que eu acho muito legal é o da minha Epi SG Custom, que tem 3 humbuckers. Aí são 3 knobs de volume e um de tone. Possibilidades quase infinitas!
Legal, essa era uma curiosidade que eu também tinha. De como funcionava esse esquema de 3 humbuckers.
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Mauricio Luiz Bertola Veterano
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# mar/16
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renatocaster https://www.google.com.br/search?q=3+pick+ups+gibson+wiring+diagram&rl z=1C1AVNC_enBR670BR670&espv=2&biw=1280&bih=923&source=lnms&tbm=isch&sa =X&ved=0ahUKEwi8-f-CgeTLAhWLn4MKHb13Cw4Q_AUIBigB#imgrc=NtwzFyx5q6ODEM% 3A
https://www.google.com.br/search?q=3+pick+ups+gibson+wiring+diagram&rl z=1C1AVNC_enBR670BR670&espv=2&biw=1280&bih=923&source=lnms&tbm=isch&sa =X&ved=0ahUKEwi8-f-CgeTLAhWLn4MKHb13Cw4Q_AUIBigB#imgrc=vLznCM1zCUmejM% 3A
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adautomarttau Membro Novato |
# mar/16
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BrotherCrow Mauricio Luiz Bertola Sim concordo que pode ser melhor , mas eu não compraria e nem recomendaria...
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renatocaster Moderador
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# mar/16
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Mauricio Luiz Bertola
Achei bem legal esse esquema aí com o coil tap.
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Wade Membro Novato |
# mar/16
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Paul Jackson Neto Acho que sou o único "alien" daqui ...
Eu prefiro nenhum tone e nenhum volume. Sou de outra galáxia já hehe.
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Mauricio Luiz Bertola Veterano
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# mar/16
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renatocaster Pódiscrê! Abç
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vintagentleman Veterano |
# mar/16
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Não é que LP com um tone e um volume seja ruim. Qualquer guitarra com essa configuração é ruim (menos LP JR, obviamente). Já tive superestrato assim, dois humbucker, tone e volume com chave de três posições. É horrível para diversidade de timbre. Coloquei um push pull e virou outra guitarra. Guitarras com essa configuração, dois humbucker, 1 tone e 1 volume só servem para uma sonoridade mais pesada, sem muitos detalhes e nuances. Pior que é uma configuração existente em guitarras bem caras, ou seja, não é só para economizar que fazem isso.
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Ismah Veterano |
# mar/16
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vintagentleman som pesado sem muitos detalhes e nuances
Nem sempre. O Kerry King (Slayer) usa praticamente guitarra e amp, usando os controles do instrumento. É sútil, mas tá lá. 4 knobs é melhor para tocar?
Tocabilidade não muda, mudam os recursos diponíveis no instrumento.
qual vantagem e desvantagem?
Mais recursos de ajuste rápido:
- 2 volumes e 2 agudos para cada cap - 1 volume e equalizador de 3 vias - 4 volumes separados um para cada bobina - 2 volumes e controles de HPF e LPF...
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BrotherCrow Membro Novato |
# mar/16
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vintagentleman Não é que LP com um tone e um volume seja ruim. Qualquer guitarra com essa configuração é ruim (menos LP JR, obviamente).
Até entendo sua posição e concordo que volume e tone separado pra cada captador dá mais flexibilidade. Mas veja por exemplo as telecasters. Sempre foi só um tone e só um volume, e eu não vejo muita gente reclamando disso. Ok, nesse caso são singles e não humbuckers, mas o raciocínio é o mesmo.
Por que será que nas telecasters ninguém reclama? E digo mais, se mudassem o esquema pra botar dois volumes e dois tones, muita gente ia chiar dizendo que "mexeram em um clássico" ou que "a beleza do projeto estava na simplicidade".
Acho que, no fim das contas, é questão de costume e tradição. Todo mundo está acostumado a ver Les Paul com quatro knobs. Todo mundo está acostumado a ver Telecaster com dois knobs. Pô, todo mundo está acostumado até com o esquema esdrúxulo da Stratocaster com só um volume e dois tones pra três captadores! To each his own, I say.
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