Sobre Luthieria: Madeiras

    Autor Mensagem
    B.Frusciante
    Veterano
    # ago/08


    Ae pessoar


    Eu não posso bancar um curso de luthieria ainda, nem tenho espaço sobrando aqui em casa para uma oficina, então estou pensando em ler e pesquisar o básico da teoria por enquanto que eu não atinjo a maioridade!

    Minha dúvida é sobre as madeiras internacionais e suas equivalentes(timbristicamente) acessíveis para os luthiers brasileiros:

    *Que madeira ou árvore é o Alder? É encontrado aqui no Brasil? O mesmo para o Ash!

    *O Maple é o Bordo, certo? Já vi uma árvore dessas e é muito bonita, não muito alta, as folhas são alaranjadas e o tronco não é muito largo; eu nunca vi uma árvore destas aqui no Brasil, ela existe nestas regiões?

    *Caso estas madeiras não sejam muito acessíveis no Brasil, quais são suas equivalentes?

    *Aonde encomendá-las?

    Até mais

    mazellan
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    ALDER

    MAPLE

    B.Frusciante
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    mazellan
    Não ajudou muito, mas valeu a tentativa hehe


    Ah, e que estranho! A arvore de maple que eu vi tinha as folhas laranjas

    wppereira
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    B.Frusciante

    É q era outono!!

    B.Frusciante
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Ninguém?

    B.Frusciante
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    wppereira
    Não cara, foi em março.

    A não ser que em Março seja outono na Flórida

    Curly
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    B.Frusciante

    alder e ash são madeiras nativas do hemisfério norte. Não existem no Brasil. Existem madeiras que podem ser usadas no lugar delas, como o marupá, freijó, cedro, etc mas não é a mesma coisa, a sonoridade será outra, dentro do limite de influência da madeira

    gucrispim
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    B.Frusciante
    outono no hemisfério norte ta longe de ser em Março UAHEuhaEuh lá pra setembro-outubro, antes do inverno.. Março ta mais pra primavera..

    Naka-man
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    voce esta pensando em dar uma de lenhador e derrubar uma arvore ? :ehhehe :D

    Henrique S.
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    B.Frusciante

    ash, maple, alder só existem em certas regioes climáticas, o que não é o caso do brasil..

    maple nao é tao facil, tem quem confunda com o plátano, mas nao é a mesma coisa, o Hard Rock maple ou sugar maple (accer saccharum) é o ideal para braços

    (os flamed, quilt e bird's eye sao anomalias esteticas resultantes de variaveis, que podem ser tanto geneticas, do pH do solo, enfim, tudo, nao se sabe ao certo a causa disso)

    Soulface
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Curly
    alder e ash são madeiras nativas do hemisfério norte.
    E maple tb.

    Fábio Seiji
    Luthier
    # ago/08
    · votar


    B.Frusciante
    Procure se informar mais sobre madeiras que vc tenha acesso.
    Madeiras comuns em guitarras fabricadas em outros países precisam ser importadas aumentando muito o custo, então o que sai barato para eles (o que é um dos fatores importante na escolha de matéria prima para fabricação em nível industrial) acaba saindo muito caro para nós.
    Lembre-se que o timbre de um instrumento não repousa apenas na madeira, mas em todos os detalhes da construção.
    Não se preocupe, por enquanto, com esse lance de "timbre de madeira" pois isso não tem como descrever com palavras, se descreve apenas ouvindo na prática, seja por gravação ou ao vivo.
    Preocupe-se apenas se a madeira se adequa ou não ao que vc precisa.

    Fábio Seiji
    Luthier
    # ago/08
    · votar


    Henrique S.
    O birdseye maple ocorre por causa de bicadas de pica-paus a procura de larvas de insetos ou para beber um pouquinho de seiva.
    Por isso o birdseye ocorre com maior freqüência no hard maple (Acer saccharum ou A. saccharinum) também conhecido como rock maple, silver maple ou SUGAR maple.
    São dessas árvores que extraem a seiva para fabricação do Maple Sirup, que aparece nos desenhos animados como "melado" sobre as panquecas.

    Henrique S.
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Fábio Seiji

    essa do pica pau eu nao sabia, até perguntei pra uns professores de biologia sobre o quilted e flame, e nenhum sabia ao certo a causa, que podia ser do pH, indice de salinização do solo, umidade relativa do solo tambem, sem contar fatores genéticos...

    agora, do birds eye, eu esqueci de perguntar hehehehehe

    Fábio Seiji
    Luthier
    # ago/08
    · votar


    Henrique S.
    O Flame realmente não se sabe exatamente as causas, mas além dessas que vc citou aí ainda pode ser algum tipo de doença relacionada com anemia (falta de nutrientes no solo), copa da árvore muito pesada, efeitos do vento e etc.
    O Quilted geralmente ocorre na região da base da árvore, onde ainda se considera raiz, apesar de estar acima do solo. Então pode ser que ocorra, além dos mesmos motivos do Flame, por causa da concentração de elementos presentes na raiz, como nitritos e nitratos.

    john_joao
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: john_joao
    · votar


    tem também o pé que dá a folha da jamaica, mas essa não leva sua imagem estanpada em nenhuma bandeira tirando a dos diretórios acadêmicos.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre Luthieria: Madeiras