joca marujo Membro Novato |
# dez/15 · Editado por: joca marujo
escrevi parte do titulo do topico errado, mais vamos lá... espero que o teor da ideia, sejá o relevante dentro da questao. obrigado.
os procedimentos basicos, normalmente sao: regular perfeitamente todo o braço do istrumento. seja uma guitarra, um violao um baixo, um cavaquinho, etc... e se ao se fazer isto, o trelado lamentavelmente apareçer ? devo usar o procedimento da lixa, naquelas trechos mais alto dos trastes ? como proceder ? esse topico que eu fiz, é justamente pra ajudar um pouco mais, a esclarecer as duvidas relacionadas, a este grave pproblema e resolvelos. o primeiro passo, é encontrar as causas das deficiençias, seja na madeira, nos proprios trastes, ou na montagem... a outra questao, é saber corrigir. https://www.youtube.com/watch?v=4liJK9mkouw na maioria das vezes, a escala precisa passar pelas correçoes, pois do contrario, se fará o procedimento da retifica nos trastes. e ao meu ver, se o trelamento é grande nao aconselho esse procedimento brusco que danifica a ondulaçao. o instrumento mostrado no video é novo, o procedimento valido e se retirar os trastes, justamente para se alinhar perfeitamente a escala, pois a madeira esta fora de alinhamento. o que é isso? existem partes baixas, e partes altas consequentemente, trastes baixos e trates altos...por essa razao o trastejamento. aproveitase e ajustase os trastes que estao torto, pois estavam encaixados de acordo, com a inregularidade da madeira depois que esta tudo ok, finalizamos, colando e dando o acabamento nas laterais... quando for preciso tiralos novamente, sairao normalmente. e isto, levará algum tempo, pois o problema foi corrigido. jmarujo luthier
|
joca marujo Membro Novato |
# dez/15 · Editado por: joca marujo
· votar
muita das vezes acontece, de algo se parecer com uma outra coisa em questao. foi tomado os procedimentos, e temos que aceitar. estou de volta tetando ajudar, justamente quem precisa de um toque a mais ficarei grato dessa liberdade se for compreendido por alguns se o seu problema for semelhante ao de muitos, o video com certeza, ja é uma mao na roda, valeu.
|