Pontes Tune-o-matic (fixa, estilo gibson): mais fácil as cordas arrebentarem?

    Autor Mensagem
    francisco2004
    Veterano
    # jun/05


    Seguinte: comprei uma Epi G400 (tipo SG) usada. Veio com encordoamento 011, então troquei para Ernie Ball 010 (fazendo as devidas regulagens de ação, tensor, oitavamento.

    No terceiro dia de uso (sendo que no segundo a guitarra ficou guardada) arrebentou a segunda corda (Si) bem na ponte. Em casa, fiz um enjambre e consegui reutilizar a corda.

    Algumas semanas depois, troquei o encordoamento todo. Duas semanas após a troca, arrebentou o mizinho bem na ponte... vou fazer um enjambre de novo para poder utilizar mais uns dias (costumo trocar o encordoamento a cada 20/25 dias).

    Então? É comum em ponte tune-o-matic as cordas arrebentarem na ponte, principalmente as duas primeiras?

    Estava acostumado com strato e cordas 09 que arrebentavam raríssimas vezes e nunca na ponte.

    Será que trocando a ponte resolve? O meu medo é a corda arrebentar em momentos inoportunos (como shows).

    Valeu!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    francisco2004
    O que está acontecendo é que o cordal deve estar muito baixo em relação à ponte, ou os carrinhos estão com rebarbad que cortam as cordas.
    Levante o corda, deixando-o em um angulo mais suave em relação à ponte, e compre um jôgo de limas bem fininho e, com muito cuidado, dê uma limada de leve nos sulcos dos carrinhos. O encordamento ideal para essa guitarra é o 0.11, pois como ela possui escala mais curta que as tipo Fenders, as cordas ficam mais frouxas.
    Abç

    Eduardo Marin
    Veterano
    # out/05
    · votar


    vo ressucitar o tópico

    aonde eu encontro (site) ponte tune o matic para vender?


    valew

    Eduardo Marin
    Veterano
    # out/05
    · votar


    ninguem??

    naquelas
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Concordo com o Mauricio. Eu tenho uma SG com ponte Tune-O-Matic, usando corda 010 e eu costumo trocar o encordoamento inteiro antes de arrebentarem, ou seja, duram muito.

    Deve ter uma rebarba nos carrinhos...

    Eduardo Marin
    Veterano
    # out/05
    · votar


    aonde eu encontro (site) ponte tune o matic para vender?

    naquelas
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Cara, se você estiver em São Paulo, vá até a Teodoro. É o melhor lugar para isso... Na internet, procure no fox trot, ou no Mercado Livre, talvez vc ache algo que interesse..

    Eduardo Marin
    Veterano
    # out/05
    · votar


    naquelas

    valew

    Fábio Seiji
    Luthier
    # out/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Cordal, rs. Eu não sabia o termo que o pessoal usava, eu sempre falava tailpiece e ninguém entendia, eu achava que era estandarte por causa da peça dos violinos.

    felipepossidonio
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    qual um encordamento q cairia bem em uma epiphone les paul standard plus para solos?

    ogaitnas
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    felipepossidonio

    nmho para qq LP é 0.11 no mínimo (é o que eu uso pelo menos).

    gucrispim
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    felipepossidonio
    uso 0.010 sem problemas

    André Arraiano
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    ogaitnas
    fala isso pro jimmy page!

    André Arraiano
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    uso 0.010 sem problemas [2]

    mas confesso que prefiro o timbre da 011

    gucrispim
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    André Arraiano
    so usei 0.011 em uma strato q eu tive, e era foda mesmo o timbre.
    to pensando em experimentar a 0.011, mas ainda tenho alguns jogos de 0.010 aqui pra usar hehe.

    ogaitnas
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    André Arraiano

    ele usava o que ? 0.13 -- 0.08 ? não faço idéia, o que normalmente recomendam aqui no fórum e em outros é 0.11 - 0.12 para a LP mostrar tudo de que é capaz mesmo.. eu curti o timbre das 0.11, veio com 0.09 da loja e era bem sem graça, uso 0.11 na minha strato tb, vou deixar esta com 0.10 só pq fica mais macio para tocar rápido, mas na LP 0.11 ficou muito bom, sustain pacas, e isso com a captação humilde da shelter hehe

    roxy
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Uso híbridas (E A D) 0.10 e (G B E) 0.9, mas vai do gosto e conforto, quanto a angulação do tailpiece ou ponte ela não vai estourar por causa do ângulo, e nunca vi Guitarra vir com manual de instrução com qual marca e calibre de corda para solar etc lembrem-se que Malmsteen usa 0.8 e B.B King 0.12

    felipepossidonio
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    mas a 0.11 ñ eh corda pra fazer mais base?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    felipepossidonio
    mas a 0.11 ñ eh corda pra fazer mais base?
    Isso não existe meu filho.
    Abç

    roxy
    Veterano
    # jun/09 · Editado por: roxy
    · votar


    felipepossidonio
    Se só for fazer base a 0.11 é melhor que as 0.8, 0.9,0.10, o som fica mais encorpado, mas não é regra é que solar com 0.11 pode machucar os dedos e dificulta Bendes etc, claro que depende do tipo do solo e se vc consegue se acostumar ao calibre dela.

    felipepossidonio
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    eu faço solos do iron maiden, black sabbath e ac\dc. eu queria uma corda q fosse mais confortavel pra tocar essas bandas

    felipepossidonio
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    e a proposito eu to em dúvida entre cordas ernie ball e elixir. qual dessas é melhor?

    gucrispim
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    pra comprar pontes tem vários sites como
    www.musicforall.com.br
    www.musicware.com.br
    www.rexsom.com.br
    www.musicalgrellmann.com.br
    são todas otimas lojas online.

    se quiser importar tem
    www.guitarfetish.com
    www.stewmac.com

    pontes tune-o-matic com roller saddle NUNCA dão esse tipo de problema, mas pode ocorrer com as tune-o-matic comuns.

    André Arraiano
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    ogaitnas
    salvo erro o tio page usava .09 na sua lp!

    felipepossidonio
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    mas qual é melhor ernie ball ou elixir?

    André Arraiano
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    felipepossidonio
    sicneramente vai de gosto e bolso...

    as elixir sao mais caras, mas duram bem mais...
    mas eu nao curto mto o timbre q ela fica depois de um tempo.

    a ernie ball eu axo meio elastica, nao sei explicar, parece q demora pra pegar afinacao...

    a daddario tem um timbre legal mas nao dura muito.

    eu me do bem com as GHS .10 e .11

    gucrispim
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: gucrispim
    · votar


    felipepossidonio
    a que te agradar mais. existem infinitas marcas de cordas.
    ernie ball eh uma boa marca (eu nao gosto). elixir eh uma boa marca (ja usei e achei bem legal).
    a elixir deve ser quase o triplo do preço da ernie ball, e dura MUITO mais.
    todas tem seus pros e contras. vai de você experimentar e achar qual vc curte mais.
    eu uso D'addario em todas minhas guitarras.

    felipepossidonio
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    acabei comprando uma D'addario XL 0.11, a ernie ball tava mto cara onde eu fui comprar e a elixir nem se fala

    gucrispim
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    felipepossidonio
    legal! agora eh treinar os dedos pra aguentar o calibre! pq o som vai ser foda!!!!

    MauricioGT-
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    felipepossidonio

    pode ir juntando o dinheirinho pra comprar outra D´addario daki 1 mês rsss ( hsuahusha)

    Comprei um encordoamento Elixir em dezembro e agora que ta começando a aparecer os primeiros pontinhos de ferrugem nela e o timbre do uma nota 8 pra ele ( de 0 a 10).

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pontes Tune-o-matic (fixa, estilo gibson): mais fácil as cordas arrebentarem?