O que fazer quando as bolinhas das cordas não vem com as cores?

    Autor Mensagem
    SaxIsLife
    Membro Novato
    # dez/15


    Pessoal comprei cordas novas para colocar na minha guitarra. Mas não vem com as cores vermelha amarela e talz. Vem apenas preto e dourado. Como vou saber qual a MI a lá e o resto? Me ajudem. As cordas sao da monterey.

    alan.bassplayer
    Membro Novato
    # dez/15 · Editado por: alan.bassplayer
    · votar


    Não está escrito nada sobre isso na embalagem?

    SaxIsLife
    Membro Novato
    # dez/15
    · votar


    Acho que não. Só tem um quadro assim:

    Posição POL MM
    1° 0.009 0.23

    Buja
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    Compara a espessura das cordas...nao tem erro

    alan.bassplayer
    Membro Novato
    # dez/15 · Editado por: alan.bassplayer
    · votar


    Olhando para as cordas não dá para sacar a diferença de espessura entre elas?

    JJJ
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    Sempre se pode pintar... O.o




    Amigão... Vai pela espessura, não tem como errar. As únicas que pode dar um pouquinho de dúvida são as duas primeiras, mas dá pra sacar.

    Adler3x3
    Veterano
    # dez/15 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Como comentaram é só reparar pela espessura.
    Mas sempre quando for trocar as cordas, primeiro tire as velhas e enrole cada uma, e coloque na ordem do instrumento.
    Depois com as cordas novas em caso de dúvida compare.
    Mas repare que dentro da embalagem normalmente as cordas já vem na ordem certa, então na hora de abrir o envólucro é só prestar a atenção e ser organizado.
    Com o tempo e a prática e só pegar na corda, que já vai saber qual é.

    LeandroP
    Moderador
    # dez/15
    · votar


    Sem querer ser chato e pedante, a minha intenção é apenas contribuir. Mas não é "espessura" ou "calibre" da corda. É "diâmetro" da corda. Ok?!

    JJJ
    Veterano
    # dez/15 · Editado por: JJJ
    · votar


    LeandroP

    Sem querer ser ainda mais chato e pedante... hehehe

    Eu concordo que "calibre" tá mais pra bala de revólver. Mas "espessura" é um termo matemático... Particularmente, não vejo muito problema em utilizá-lo.

    Mas o certo mesmo (matematicamente) acho que seria "diâmetro da seção transversal"! Bonito esse, hein? rs

    LeandroP
    Moderador
    # dez/15
    · votar


    JJJ

    kkkkkkkkkkk

    LeandroP
    Moderador
    # dez/15
    · votar


    JJJ

    Espessura não é utilizada em secção redonda. Você pode utilizar o termo espessura pra uma chapa ou um bloco. O certo mesmo é diâmetro, apenas diâmetro.

    ---> Ø 0,010" ou Ø 0,009", por exemplo.

    Iversonfr
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    JJJ
    Mas "espessura" é um termo matemático... Particularmente, não vejo muito problema em utilizá-lo.

    Espessura realmente não é correto. Concordo com o LeandroP que o mais correto para o caso é diâmetro. "Calibre" entendo ser pra arma de fogo, "bitola" acho que talvez não estaria errado, mas vejo utilizarem mais na construção civil tanto na engenharia elétrica quanto na de estruturas. No caso de cordas de guitarra acho que diâmetro é o que soa mais bonito e faz mais sentido.

    JJJ
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    LeandroP
    Iversonfr

    Tá certo, mas se nem o número o pessoal acerta (09, 0,9, 0,09, 0,009...) que dirá a grandeza e a unidade de medida! kkkkkkkkkkkk

    Adler3x3
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    Concordo que espessura não é aplicável.
    Vi no site da Giannini tabelas em que as cordas são classificadas por bitola.

    Ismah
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    Adler3x3
    quando for trocar as cordas, primeiro tire as velhas e enrole cada uma, e coloque na ordem do instrumento.
    JJJ
    Eu concordo que "calibre" tá mais pra bala de revólver.

    Na verdade para qualquer arma. Calibre está associado a medidas de cartuchos, e almas. E oficialmente se chama gáugio (português europeu) ou gauge (português brasileiro/inglês) para espingars de alma lisa.

    LeandroP

    As D'Addarios estão fora da lista então, já que são hexagonais, teremos só uma seção transversal rs

    LeandroP
    Moderador
    # dez/15
    · votar


    Ismah

    Elas não saem da lista porque apenas a alma da corda é hexagonal. Se você observar bem as cordas que não são encapadas, elas têm uma secção redonda. E as cordas de alma hexagonal quando são encapadas assumem o formato redondo, e portanto são medidas por diâmetro também ;)

    Ismah
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    LeandroP

    Humor passou longe rsrs

    LeandroP
    Moderador
    # dez/15
    · votar


    Ismah

    Entendi. Só não coloquei uma risadinha,
    °,°

    Ismah
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    LeandroP
    <3

    LeandroP
    Moderador
    # dez/15
    · votar


    kkkkkkkk

    André Perucci
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    pode cre, é calibre, quando mais grossa a corda mais estrago

    JJJ
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    Pode ser "grossura" também!!! ho ho ho (risada mais adequada ao momento)

    LeandroP
    Moderador
    # dez/15
    · votar


    JJJ

    O importante é manter afiado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O que fazer quando as bolinhas das cordas não vem com as cores?