Como se le aquelas tipo (anotações de escala, ou sei lá o nome disso) até que tem umas bolinhas?

    Autor Mensagem
    jimcobain
    Veterano
    # nov/07


    Ola, sou novo por aqui toco guitarra a uns tres anos, sei ler tablaturas, cifras, sei o nome das notas, e eu gostaria de saber
    pra que servem as escalas pois ouvi falar que elas servem para improvisar solos, ai eu pesquisei na net em um monte de sites, encontrei varias informações interessantes!

    resumindo gostoria de saber como se le uns desenhos, q tipo parece um braço de guitarra!!!, so que não é tablatura, até q tem tipo umas bolinhas,
    brancas, e outras vermelhas (estas dizendo ser tonicas como mostra o site), e eu gostaria de saber em casa eu toco se, em que corda eu começo, alguem poderia me ajudar!

    leolmx
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    faz 3 anos que vc toca guitarra e não sabe o que é uma partitura? vc é autodidata?

    Edu_Afram
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: Edu_Afram
    · votar


    mostra o site que tem isso, bolinhas ta pra partitura, mas branca e vermelha? sei lá que é isso

    ruiveichon
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    pelo q entendi vc viu o desenho do braço da guitarra, e aquelas bolinhas indicam ql a "casa" vc deve tocar,

    A 1ª linha à esquerda representa a 6ª corda (Mi Grave) e assim por diante

    thilawyer
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    pelo q entendi vc viu o desenho do braço da guitarra, e aquelas bolinhas indicam ql a "casa" vc deve tocar (2)

    Mas posta onde vc viu pra podermos explicar direitinho o q eh ok?!...

    pierrex
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    cara, tu diz que já lê cifras e tablaturas.

    então deve estar vendo uma partitura pela primeira vez. será que tu falando de uma partitura? 5 linhas se parecem com um braço de guitarra, mas só se for com o mizinho partido rsrs... bom, já vi partituras impressas em vermelho, então as "bolinhas" brancas seriam só contorno (semibreve, mínima) e as vermelhas (totalmente preenchidas) a partir da semínima, colcheia, etc. cada desenho tem seu valor em tempo na escrita musical.

    mas sei lá se é isso mesmo a tua dúvida, posta esse site aí pra gente ver do que se tratam essas bolinhas vermelhas.

    thilawyer
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Naum deve ser partitura pq parece um braço de guitarra!!!, e a pauta naum tem nada a ver pow... naum tem casas... nem o n° de cordas bate rsrs a naum ser q ele tenha viajado demais rsrs

    Ainda axo q eh um braço de guitarra... na posição correta... na qual a primeira corda em cima eh a MI 6ª... e as bolinhas demonstram as notas da escala.... e talvez a vermelha que distingue-se das brancas seria a tonicas como mostra o site

    thilawyer
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Mas sem o site q ele viu... a gente tah meio q brincando de "oq eh o eh?!" saka?!?! rsrs

    Alex Vaughan
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Isso se chama "shape", ou desenho de escala.

    Fred_Wylde
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Acho q o cara tah falando daqueles desenhos do braço da escala com as cordas e talz q tem as notas de uma escala as bolinhas em vermelho eh a tonica e as em preto são os outros graus da escala
    de lah dah pra tirar os shapes e talz

    jimcobain
    mas cara vai por mim melhor vc procurar um prof pra te explicar sobre escala
    pq assim vendo nos sites vc num vai entender bulhufas

    kiki
    Moderador
    # nov/07
    · votar


    jimcobain
    enquanto voce não postar os sites com as imagens ninguem vai conseguir te ajudar.

    LeandroP
    Moderador
    # nov/07
    · votar


    jimcobain

    Esses desenhos com bolinhas, e indicação de Tônica, é bem parecido com o desenho pra formar acordes.



    grave <---> agudo

    E B D G B E <--- nome das cordas/afinação
    ___ ___ ___ ___ ___
    | | | | | |
    1a | | | | | |
    |___|___|___|___|___|
    | | | | | |
    2a | | O O | | <--- O = indicação das casas e
    |___|___|___|___|___| cordas que devem ser tocadas
    | | | | | |
    3a | O O | O O
    |___|___|___|___|___|
    | | | | | |
    4a | | | O | |
    |___|___|___|___|___|
    | | | | | |
    5a | O O O O O
    |___|___|___|___|___|
    | | | | | |
    6a | | | | O |
    |___|___|___|___|___|
    | | | | | |
    7a | | | | | |
    |___|___|___|___|___|




    É parecido com o desenho dos acordes. A diferença é que nos diagramas de acordes, você deve pressionar todas as notas indicadas de uma vez. Quando é escala você não consegue pressionar todas as notas de uma vez, então você precisa tocar nota por nota. Este é o meio mais comum de representar escalas graficamente.

    O exemplo acima é um dos desenhos da escala de Dó maior, mas se você descer todas a notas uma casa abaixo, você muda a escala pra Si maior. Se mudar todas as notas duas casas acima, você muda a escala pra Ré maior. E assim você decora o desenho e arrasta o formato pras demais casas, mudando o tom. E isso também se aplica aos acordes. Pesquise na net ou livros os assuntos: intervalos, formação da escala maior e menor e "caged".

    jimcobain
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    leolmx

    sou meio autodidata, meio primo me ensinou a ler tablaturas, e cifras, e algumas notações de guitarra eu aprendi na net, e outras coisinhas, mas num tenho idéia e como se le escala??? e muito menos partituras, nem imagino o que esses barato de pentatonica, menor, escala de blues!!!


    aki vai o link pra vcs me ajudarem ****************************************

    jimcobain
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    ****************************************

    jimcobain
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    ****************************************

    jimcobain
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    num to consiguindo posta o link porque aparece essa ****************************************, alguem sabe como posta,???? pois sou novato aki!!!!!

    jimcobain
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    [url=www.cifras.com.br]www.cifras.com.br[/url]

    ruiveichon
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    axo q o leando panucci falo tudo

    Marcelo Machado
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    toco guitarra a uns tres anos

    resumindo gostoria de saber como se le uns desenhos, q tipo parece um braço de guitarra!!!, so que não é tablatura, até q tem tipo umas bolinhas

    procure um professor urgente..
    por isso que é ruim ser autodidata..se vc estivesse tendo aulas há 3 anos vc estaria sabendo varias escalas,estaria tocando muito bem..

    jimcobain
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    LeandroPanucci

    quer dizer que se eu to tocando uma base de dó em acorde ou riff eu posso usar qualquer uma dessas notas que combinam???

    alguem pod explicar????

    LeandroP
    Moderador
    # nov/07
    · votar


    jimcobain

    quer dizer que se eu to tocando uma base de dó em acorde ou riff eu posso usar qualquer uma dessas notas que combinam???

    Generalizando a coisa, pode!

    Este é um desenho da escala maior de C, portanto é o mais óbvio pra se usar sobre um acorde C maior.

    Mesmo assim, este desenho possui uma nota que deve ser evitada como repouso, e utilizar como "nota de passagem", pra outra nota "melhor". Esta nota é a Fá.

    toty
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: toty
    · votar


    edit * a menina ficou brava!!!

    Mega
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    jimcobain
    Só digo uma coisa: se você já tem 3 anos de experiência prática com guitarra e sabe nada de teoria, faça aula.

    jimcobain
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    toty


    crie esse tópico para me ajudarem independente se eu faço aula ou não,

    se vc sabe ou não sabe segurar a guitarra isso é ploblema seu!!!

    crie esse tópico para ver se consigo aprender sem fazer aula, caso contrario eu farei, e não para pessoa ignorantes igual a vc que em vez de tentar ajudar, suja a pagina do forum falndo m****!!!!

    e ainda se achando o kra!!!!

    jimcobain
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    LeandroPanucci

    por exemplo, se eu toco uma base em no acorde dó maior, posso usar a escala de dó certo!!!

    mas tipo pra mim solar, eu tenho que seguir as notas na ordem da escala no caso CDEFGABC, ou posso solar tipo EFCBAGDC?, ou seja com as mesmas notas da escala de dó só que em outra ordem?

    kiki
    Moderador
    # nov/07
    · votar


    jimcobain
    mas tipo pra mim solar, eu tenho que seguir as notas na ordem da escala no caso CDEFGABC, ou posso solar tipo EFCBAGDC?, ou seja com as mesmas notas da escala de dó só que em outra ordem?
    não faz muito sentido sua pergunta. se voce for obrigado a seguir sempre a ordem, os solos vão sair todas iguais.
    voce não precisa se prender nem à ordem, nem à oitava. se voce souber usar a criatividade e o ouvido, não precisa seguir nem a escala.

    duas observações:
    - eu acho que não se usa as letras E B F pras notas, apenas pros acordes. não tenho certeza.
    - não se diz pra "mim solar", mas "pra eu solar".

    LeandroP
    Moderador
    # nov/07
    · votar


    jimcobain

    Você pode tocar as notas em seqüência, mas dependendo de como tocar, vai ficar com cara de escala.

    Mas é legal a sua observação.

    Experimente tocar grupos de terças, tipo: C, E - D, F - E, G - F, A - G, B - A, C - B, D.

    Isso além de soar mais melódico, também dá uma afiada na técnica. Você pode utilizar-se de desenhos, como o que postei acima e também praticar só numa corda.

    Outro padrão legal é com grupo de 6as: C, A - D, B - E, C - F, D - G, E - A, F - B, G

    Este padrão de 6as também é muito comum em country, blues e rock. Envolve a técnica de salto de cordas na hora de palhetar.

    jimcobain
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    LeandroPanucci[/b]



    desculpe o incomodo, mas tipo eu to dizer se por exemplo a alguem tocando o acorde dó em uma guita base e eu tocando um solinho composto dessas notas "CDE" (que segue a sequencia da escala), ou posso "DCE" (que não segue a sequencia)?

    Experimente tocar grupos de terças, tipo: C, E - D, F - E, G - F, A - G, B - A, C - B, D. [i][/i]

    por exemplo nessa frase apesar de eu não saber o que é isso de "grupos de terças" , "grupos de sextas", vi que essas notas estão fora de ordem.

    resumindo: por exemplo, eu to compondo uma música em base C ai eu só queria saber se é "obrigatório" tocar um solo na ordem da escala ou seja CDEFGABC ou tipo ou um solo fora da ordem como FCDEABCG, ambos "combinam" ou tenho q sempre manter a ordem da escala de dó maior original?

    LeandroP
    Moderador
    # nov/07
    · votar


    jimcobain

    por exemplo nessa frase apesar de eu não saber o que é isso de "grupos de terças" , "grupos de sextas", vi que essas notas estão fora de ordem.

    O que eu quero dizer com "grupo de terças e de sextas" está relacionado com a ordem que disponibilizei a escala. Na verdade os exemplos acima não estão fora de ordem, mas organizado de forma diferente.

    Observe o exemplo acima de outra maneira:


    C D E F G A B C <-- seqüência natural
    E F G A B C D <-- terças diatônicas


    Toque uma nota da linha de cima (C), depois toque a nota da linha de baixo (E). Depois toque a próxima nota da linha de cima (D), e a próxima da linha de baixo (F).

    Grupo de terças: (C, E), (D, F), (E, G), (F, A), (G, B), (A, C), (B, D), (C, E), etc...

    Você tocou uma nota e depois a terceira nota partindo desta nota. Se você contar, o E é a terceira de C, o F é a terceira de D, etc.

    O mesmo raciocínio se aplicam aos grupos de 6as:

    (C, A), (D, B), (E, C), (F, D), (G, E), (A, F), (B, G), (C, A), etc...

    Observe que a nota A é a sexta nota partindo de C. A nota B é a sexta nota partindo do D, etc...

    Esses padrões não estão fora de ordem, pelo contrário, seguem um esquema.

    Você pode tocar outras seqüências também. O melhor modo de saber se fica bom é tocar essas notas e observar a frase musical ou o lick. Não existe basicamente uma regra, mas dá pra "brincar" com a disposição das notas.

    jimcobain
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    vlw ae kra mto obrigado por tirar minha duvida, vlw ae!!!

    brigadão!!! até mais!!!

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Como se le aquelas tipo (anotações de escala, ou sei lá o nome disso) até que tem umas bolinhas?