Autor |
Mensagem |
SaxIsLife Membro Novato |
# dez/15
Pessoal comprei cordas novas para colocar na minha guitarra. Mas não vem com as cores vermelha amarela e talz. Vem apenas preto e dourado. Como vou saber qual a MI a lá e o resto? Me ajudem. As cordas sao da monterey.
|
alan.bassplayer Membro Novato |
# dez/15 · Editado por: alan.bassplayer
· votar
Não está escrito nada sobre isso na embalagem?
|
SaxIsLife Membro Novato |
# dez/15
· votar
Acho que não. Só tem um quadro assim:
Posição POL MM 1° 0.009 0.23
|
Buja Veterano |
# dez/15
· votar
Compara a espessura das cordas...nao tem erro
|
alan.bassplayer Membro Novato |
# dez/15 · Editado por: alan.bassplayer
· votar
Olhando para as cordas não dá para sacar a diferença de espessura entre elas?
|
JJJ Veterano
|
# dez/15
· votar
Sempre se pode pintar... O.o
Amigão... Vai pela espessura, não tem como errar. As únicas que pode dar um pouquinho de dúvida são as duas primeiras, mas dá pra sacar.
|
Adler3x3 Veterano |
# dez/15 · Editado por: Adler3x3
· votar
Como comentaram é só reparar pela espessura. Mas sempre quando for trocar as cordas, primeiro tire as velhas e enrole cada uma, e coloque na ordem do instrumento. Depois com as cordas novas em caso de dúvida compare. Mas repare que dentro da embalagem normalmente as cordas já vem na ordem certa, então na hora de abrir o envólucro é só prestar a atenção e ser organizado. Com o tempo e a prática e só pegar na corda, que já vai saber qual é.
|
LeandroP Moderador |
# dez/15
· votar
Sem querer ser chato e pedante, a minha intenção é apenas contribuir. Mas não é "espessura" ou "calibre" da corda. É "diâmetro" da corda. Ok?!
|
JJJ Veterano
|
# dez/15 · Editado por: JJJ
· votar
LeandroP
Sem querer ser ainda mais chato e pedante... hehehe
Eu concordo que "calibre" tá mais pra bala de revólver. Mas "espessura" é um termo matemático... Particularmente, não vejo muito problema em utilizá-lo.
Mas o certo mesmo (matematicamente) acho que seria "diâmetro da seção transversal"! Bonito esse, hein? rs
|
LeandroP Moderador |
# dez/15
· votar
JJJ
kkkkkkkkkkk
|
LeandroP Moderador |
# dez/15
· votar
JJJ
Espessura não é utilizada em secção redonda. Você pode utilizar o termo espessura pra uma chapa ou um bloco. O certo mesmo é diâmetro, apenas diâmetro.
---> Ø 0,010" ou Ø 0,009", por exemplo.
|
Iversonfr Veterano |
# dez/15
· votar
JJJ Mas "espessura" é um termo matemático... Particularmente, não vejo muito problema em utilizá-lo.
Espessura realmente não é correto. Concordo com o LeandroP que o mais correto para o caso é diâmetro. "Calibre" entendo ser pra arma de fogo, "bitola" acho que talvez não estaria errado, mas vejo utilizarem mais na construção civil tanto na engenharia elétrica quanto na de estruturas. No caso de cordas de guitarra acho que diâmetro é o que soa mais bonito e faz mais sentido.
|
JJJ Veterano
|
# dez/15
· votar
LeandroP Iversonfr
Tá certo, mas se nem o número o pessoal acerta (09, 0,9, 0,09, 0,009...) que dirá a grandeza e a unidade de medida! kkkkkkkkkkkk
|
Adler3x3 Veterano |
# dez/15
· votar
Concordo que espessura não é aplicável. Vi no site da Giannini tabelas em que as cordas são classificadas por bitola.
|
Ismah Veterano |
# dez/15
· votar
Adler3x3 quando for trocar as cordas, primeiro tire as velhas e enrole cada uma, e coloque na ordem do instrumento. JJJ Eu concordo que "calibre" tá mais pra bala de revólver.
Na verdade para qualquer arma. Calibre está associado a medidas de cartuchos, e almas. E oficialmente se chama gáugio (português europeu) ou gauge (português brasileiro/inglês) para espingars de alma lisa.
LeandroP
As D'Addarios estão fora da lista então, já que são hexagonais, teremos só uma seção transversal rs
|
LeandroP Moderador |
# dez/15
· votar
Ismah
Elas não saem da lista porque apenas a alma da corda é hexagonal. Se você observar bem as cordas que não são encapadas, elas têm uma secção redonda. E as cordas de alma hexagonal quando são encapadas assumem o formato redondo, e portanto são medidas por diâmetro também ;)
|
Ismah Veterano |
# dez/15
· votar
LeandroP
Humor passou longe rsrs
|
LeandroP Moderador |
# dez/15
· votar
Ismah
Entendi. Só não coloquei uma risadinha, °,°
|
Ismah Veterano |
# dez/15
· votar
LeandroP <3
|
LeandroP Moderador |
# dez/15
· votar
kkkkkkkk
|
André Perucci Veterano |
# dez/15
· votar
pode cre, é calibre, quando mais grossa a corda mais estrago
|
JJJ Veterano
|
# dez/15
· votar
Pode ser "grossura" também!!! ho ho ho (risada mais adequada ao momento)
|
LeandroP Moderador |
# dez/15
· votar
JJJ
O importante é manter afiado.
|