Construiram uma Fender de papelão - E ela funciona - o.o

Autor Mensagem
marcelosz
Membro Novato
# dez/15
· votar


O vídeo é show, mostra ainda mais o expertise do pessoal da Fender, que consegue fazer uma guitarra até de isopor se bobear.... Mostrou também que o primeiro cara da linha de montagem que tocou a guitarra... mandou 100x melhor que o zézim do Linkin Park!!!!

Mas vamos lá, trata-se apenas de uma campanha publicitária da empresa que fabrica caixas (ou outros objetos) com papelão. Análoga àquela empresa que fabricava o liquidificador Blender . O cara batia um iPhone com o Blender pra mostrar o quanto o liquidificador era bom!!!
Só isso!

renatocaster
Moderador
# dez/15 · Editado por: renatocaster
· votar


Viajando numa ideia muito louca da Fender passar a comercializar essa guitarra de papelão (história fictícia amiguinhos, por favor não pensem que eu estou levando a serio mesmo essa possibilidade).

A marca anuncia a "Fender Strat Cardboard Masterbuilt Edition".

Consumidor pasmo com os valores diz:

- "Que isso véi, que guitarra cara da porra! de papelão mano!"

Aí vem a Fender para justificar o preço exorbitante:

- "Mas não é qualquer papelão, é um papelão selecionado, feito com a celulose mais nobre de todas."

:)

Ramsay
Veterano
# dez/15
· votar


Eu não aceitaria uma Fender dessas nem de graça!!!
Isso é conversa pra boi dormir, simples assim...

MauricioBahia
Moderador
# dez/15
· votar


Eu achei maneira pra caramba. Mas fiquei com medo medo de molhar e aí já era... Kkk Imagino eu, suando pra caramba, e a guitarra de esvaindo... Kkkkkkk

Surreal!

renatocaster
Moderador
# dez/15
· votar


MauricioBahia

Só controlar a sudorese pô! Em pleno RJ 40º! kkkkkkkkk!

Iversonfr
Veterano
# dez/15
· votar


renatocaster
Aí vem a Fender para justificar o preço exorbitante:
- "Mas não é qualquer papelão, é um papelão selecionado, feito com a celulose mais nobre de todas."


Kkkkkk ri muito aqui. To vendo que esse tópico está na iminência de criar discórdia rs.

SkyHawk
Membro
# dez/15 · Editado por: SkyHawk
· votar


Ningen
Seu post deveria ser premiado, um dos melhores videos do ano !
Falo isso por vários motivos, primeiro a guitarra é linda e sensacional, segundo foi fabricada pela própria Fender, terceiro sou fãn incondicional de papelão ondulado como material estrutural (também gosto do aluminio, todos aqui sabem que sou um engenheiro frustrado pois apesar da formação nunca exercí um dia sequer na vida a profissão..... Kkkkkkk), quarto é perfeitamente possível produzir em série, cinco mostra que material e timbre é questão de conceito, sexto é uma das poucas inovações realmente interessantes em termos de material em mais de uma década.

Agora apenas adicionando à discussão:

1. Não tem roldanas de correia pois a resistência mecanica do papelão ondulado é univetorial, mas existem diversos outros sistemas de fixação possíveis.
2. Pode durar mais de um século dependendo do tratamento do board.
3. Com a adição de uma camada de resistência laminada fica indestrutível
4. O custo é ridiculamente baixo.
5. SE ESTIVER A VENDA COMPRO NA HORA !!!! NA VERDADE COMPRO NO MÍNIMO 3 IMEDIADAMENTE !!!!!

SkyHawk
Membro
# dez/15 · Editado por: SkyHawk
· votar


papelão ondulado tem todas as propriedades da madeira com no mínimo 3 vezes a resistência (afinal papel é celulose), a resistência dependendo da construção pode facilmente chegar a multiplos de dezenas.

Se for de fibra de carbono ou sanduiche de polimeros e papelão superam facilmente o aço.

Quanto a humidade é questão de tratamento apenas.

SkyHawk
Membro
# dez/15 · Editado por: SkyHawk
· votar


SkyHawk
Voltando a humidade, existe "telha" para fechamento de edificações feitas de papelão que resiste a neve, chuva, sol, fogo, abrasão, granizo, e impactos.

A fibra de celulose é um dos materiais naturais mais resistentes já usados pela humanidade em todos os tempos.

JJJ
Veterano
# dez/15
· votar


SkyHawk
sou um engenheiro frustrado pois apesar da formação nunca exercí um dia sequer na vida a profissão

(2)

Calime
Veterano
# dez/15
· votar


Só gostei do visual. Fora isso, p mim não é válido. Tô achando engraçado é que a galera tá meio babando a guitar, mas se fosse uma Eagle/Tagima da vida que tivesse concebido, viraria motivo de chacota, mas como foi a Fender....

MMI
Veterano
# dez/15
· votar


Calime

Só gostei do visual. Fora isso, p mim não é válido. Tô achando engraçado é que a galera tá meio babando a guitar, mas se fosse uma Eagle/Tagima da vida que tivesse concebido, viraria motivo de chacota, mas como foi a Fender....

(2)

Eu tinha visto isso aí antes do tópico e achei bem meia boca, vale só pela experiência. Curioso ver gente babar e tirar conclusões estapafúrdias... kkkkkk

MauricioBahia
Moderador
# dez/15 · Editado por: MauricioBahia
· votar


MMI

Só tenho uma certeza: essa é a verdadeira guitarra hollowbody!:D

Kkkk!

Drinho
Veterano
# dez/15
· votar


Só tenho uma certeza: essa é a verdadeira guitarra hollowbody!:D

Hollowbody é até gentil, acho que esta é a legítima Nobody


kkkkkkk

MauricioBahia
Moderador
# dez/15 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Drinho

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk! Fender Nobody. :D

Muito bom!

marcelosz
Membro Novato
# dez/15
· votar


Calime
Só gostei do visual. Fora isso, p mim não é válido. Tô achando engraçado é que a galera tá meio babando a guitar, mas se fosse uma Eagle/Tagima da vida que tivesse concebido, viraria motivo de chacota, mas como foi a Fender....
Heheheh
+1

BrotherCrow
Membro Novato
# dez/15
· votar


renatocaster
Aí vem a Fender para justificar o preço exorbitante:
- "Mas não é qualquer papelão, é um papelão selecionado, feito com a celulose mais nobre de todas."

Cara, se uma das melhorias que a Gibson mais está alardeando nas reissue "True Historic" é o fato de as peças de plástico serem "molecularmente corretas", por que a Fender não pode valorizar esse papelão aí? Hehe.

Sério agora: sim, é uma estratégia de marketing de uns fabricantes de papelão. No começo do video eles até mostram que esse mesmo pessoal já fez coisas tipo snowboard desse material. Agora, pensa só: chamaram o pessoal da Custom Shop da Fender pra fazer isso. Provavelmente colocaram ferragens e parte elétrica top. Se bobear essa aí vale bem mais que a minha Fender Standard!

SkyHawk
Membro
# dez/15 · Editado por: SkyHawk
· votar


A experiência é 100% válida, a guitarra é perfeitamente funcional, soa bem e representa uma grande sacada. Virar produto é outra história e depende dos interesses da indústria, mas que tem potencial isso tem.

Garanto que se estivesse a venda teria fila de interessados. Vai chegar um dia onde iremos comprar muita coisa em formato de software para impressora 3D. Coisas assim vão surgir aos montes.

renatocaster
Moderador
# dez/15 · Editado por: renatocaster
· votar


Quero ver nego reclamar das emendas no corpo agora

SkyHawk
Membro
# dez/15
· votar


renatocaster
Boa

JJJ
Veterano
# dez/15
· votar


SkyHawk
Vai chegar um dia onde iremos comprar muita coisa em formato de software para impressora 3D

Isso só não se massificou ainda porque os caras sabem que o dia em que for tão simples "imprimir" coisas como é fácil imprimir papel, a maioria não vai comprar nada, vai só copiar... e a pirataria alcançará níveis jamais imaginados...

Ningen
Veterano
# dez/15
· votar


SkyHawk

Pô, muito bom saber de todas essas propriedades desse material...

Sobre som melhor ou pior, meio difícil falar sobre... Mas pensem na ressonância que haveria entre aquelas lacunas caso fechassem uma extremidade? o.o

Pode ser interessante...

kiki
Moderador
# dez/15
· votar


SkyHawk
quer dizer que o papelão por si só é capaz de aguentar a tensão das cordas?
conte mais sobre o papelão como elemento estrutural, por favor!

eu sou arquiteto, tenho conhecimentos básicos de resistencia dos materiais, olhando isso daí me deu a impressão de que o papelão jamais seguraria o momento fletor no braço gerado pelas cordas.

logo quando eles criam o bloco de papelão, a impressão que dá é que eles emebeberam ele em alguma coisa que deixa ele mais escuro (parece uma resina ou cera), pensei que isso é que conferia a resistencia.

SkyHawk
Membro
# dez/15 · Editado por: SkyHawk
· votar


kiki
Não é papelão puro e simples, é papelão ondulado e nesse caso específico me pareceu um tipo bem sofisticado de papelão ondulado contruído para suportar toda essa tensão.

Além das características usuais, existem diversos processos de tratamento para fortalecer ou adicionar outras propriedades.

Como arquiteto já deve ter visto muitos móveis feitos de papelão, tem vários com design premiado.

SkyHawk
Membro
# dez/15
· votar


JJJ
Concordo totalmente, vai ser o paraíso da pirataria.

marcelosz
Membro Novato
# dez/15
· votar


SkyHawk
Vai chegar um dia onde iremos comprar muita coisa em formato de software para impressora 3D. Coisas assim vão surgir aos montes.
Não precisamos comprar:
25 websites to search and download free STL models for 3D printers
http://www.hongkiat.com/blog/download-free-stl-3d-models/

:-)

Isso só não se popularizou ainda aqui na Banânia, graças ao preço do dólar etc.
Um dia ainda vou imprimir minhas próprias tarraxas, knobs, etc etc.... kkkk

boblau
Veterano
# dez/15
· votar


Caros,

eu trabalho com papel e papelão e igualmente ao SkyHawk também tenho uma certa idolatria ao que o papelão ondulado é capaz de fazer do ponto de vista estrutural x custo. É realmente um material notável.

Porém, com mais de 30 anos de experiência nisto, posso afirmar que o projeto apresentado usa como base o papelão para dar forma a um composto polimérico que dá a resistência necessária para aguentar as tensões e resistências necessárias a uma guitarra. O papelão, por mais especial que fosse, não pode suportar uma carga específica tão alta.

Conheço a maioria dos projetos que os amigos citaram, mas todos passam por um problema de resistência específica em pontos de concentração de tensões. Por isso não são muito populares. Aí, quando vc precisa começar a tratar estes pontos, ou totalmente como no caso da guitarra, o custo dos outros materiais se torna mais viável.

JJJ
Veterano
# dez/15
· votar


Imagina o sustain:

http://g1.globo.com/carros/noticia/2015/12/conheca-o-splinter-um-espor tivo-feito-90-de-madeira.html

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/15
· votar


JJJ
Eh,eh,eh....
https://www.youtube.com/watch?v=jjxoZRogbRQ

JJJ
Veterano
# dez/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Grande Mosquito! Acho que montei um da Revell quando criança... lembra?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Construiram uma Fender de papelão - E ela funciona - o.o