Autor |
Mensagem |
Novales Membro Novato |
# dez/15
Boa tarde Galera!
Alguém poderia por gentileza explicar o que seria o gospel chops? no youtube há diversos vídeos (sempre em inglês) mostrado uma pegada bem diferente na guitarra, Uso constante da alavanca nos acordes e tal, Porém não consigo entender o objetivo, como aplicar e qual o contexto que se aplica isso. Pelo que vi isso abrange o contrabaixo e bateria tbm conforme nomenclatura abaixo.
gospel chops drum; gospel chops bass; gospel chops guitar
Exemplo: https://www.youtube.com/watch?v=JaizXbxnBFA
Obrigado a todos
|
bezerrabru Veterano |
# dez/15 · Editado por: bezerrabru
· votar
Acredito que seja algo relacionado a este site, dá uma olhada....
http://www.gospelchops.com/
|
Soultunes Membro |
# dez/15
· votar
Novales
É um estilo musical, muito difundido nos Estados Unidos, principalmente nas igrejas Batistas.
É meio na linha do Soul e do R&B, talvez algo do Funk também, todos influenciados pelo Jazz e Blues.
A caracteristica principal é no lance dos acordes e das frases melodicas junto.
Tem uma cadencia harmonica bem caracteristica também.
Um bom guitarrista de Blues com uma pegada bem Gospel é o Robert Cray.
|
Soultunes Membro |
# dez/15
· votar
Sobre o lance do "chops" que você anda vendo bastante por ai, na verdade é como se fossem jam´s, nasceu com os caras na igreja também que depois dos cultos ficavam tocando até altas horas.
Tem um cara que fez um site e acho que depois virou um esquema de ONG de musicos.
Mas acho que tua pergunta foi mais sobre o "estilo" mesmo certo ?
|
Arimoxinga Veterano
|
# dez/15
· votar
interessante cara!
|
Ismah Veterano |
# dez/15
· votar
Novales
Basicamente é uma mistura de gospel (música evangélica negra, nos EUA do fim do séc XIX pra começo do XX), funk, soul, blues, e "country original", com fonte na "guitarra" havaiana (por isso a alavanca, simulando o lap steel/slide guitar, e o pedal steel)...
Onde surgiu o Soultunes já disse.
Uma das coisas interessantes é arpeggio em sweep, com acordes nas 4 primeiras cordas (comuns do funk), em progressões de blues e ritmos quebrados da gospel/soul com ou sem órgão.
|
Novales Membro Novato |
# dez/15
· votar
Boa tarde Gente!,
Muito obrigado pelas resposta, vocês foram bem claros.
Ainda sou iniciante, toco em igreja também, e gostaria de estudar esse estilo. Além do site que o bezerrabru postou, que eu também já conhecia, vocês sabem me orientar onde posso achar algum material para estudar esse estilo?
|
Soultunes Membro |
# dez/15
· votar
Novales
Tem bastante coisa no proprio Youtube, esqueci o nome do canal, mas tem um guri que posta varios videos com dicas, se lembrar volto aqui e coloco para voce.
Algumas outras dicas:
- Escute Ray Charles e tenta ir tirando as harmonias dele, as cadencias são muito fincadas no Gospel ;
- Escute o Paul Jackson Jr, tambem tem bastante coisa dele disponivel, inclusive dicas de guitarra ;
Muito da harmonia do gospel americano vem do piano e do orgao, então o melhor que você tem a fazer para mergulhar no estilo é pegar discos de bons compositores, mesmo que de outros instrumentos, e vai se acostumando com as cadencias harmonicas.
|
Soultunes Membro |
# dez/15
· votar
Esse garoto aqui:
https://www.youtube.com/user/EternalGuitarist
Cody T Johnson.
|
Ismah Veterano |
# dez/15
· votar
Novales
É complicado de estudar isso, já que é um improviso, com técnicas diversas, de diversos estilos... A luz te foi dada, agora estude um pouco de cada estilo envolvido, e some com o que vc já sabe... Voi la... Gospel chops!
|
cafe_com_leite Veterano |
# dez/15
· votar
Gostei, vou procurar a respeito.
|