Improvisação em blues ?

    Autor Mensagem
    Havik
    Veterano
    # nov/15


    Assim caras... numa progressão em A, por exemplo.
    A7 (1) - D7 (4) - E7 (5)

    Dá pra tocar as pentatônicas de Lá Menor e de Lá Maior que fica com som de blues já. Mas dá pra tocar as pentas de ré maior/menor e mi maior/menor também?

    e se der, dá pra fazer isso com as escalas completas também desses respectivos acordes?

    Evandro Meneses
    Membro Novato
    # nov/15
    · votar


    Não estou muito batido no blues... mas penso que sim... mas atenção... só faz a penta de mi quando estiverem todos em mi, e a penta de ré quando tiverem todos em ré... a penta de lá pode ser usada nos outros acordes (isso eu tenho a certeza)...
    Agora as escalas completas... também penso que sim... da mesma maneira que disse anteriormente... cada escala faz-se quando está no respectivo acorde...

    Mas espero que alguém fale melhor sobre isto... fiquei curioso agora tbm... :p

    Ismah
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Mas dá pra tocar as pentas de ré maior/menor e mi maior/menor também?
    Dá pra tocar as pentatônicas de Lá Menor e de Lá Maior que fica com som de blues já.

    Não bem, o blues é caracterizado pela blue note, uma nota fora da diatônica, que é uma 3b (da maior natural) geralmente, mas pode ser uma 5b ou uma 7b também (like a Chuck Berry), inserida na escala pentatônica maior (segundo modo da menor).

    dá pra tocar as pentas de ré maior/menor e mi maior/menor também?

    Música NÃO TEM REGRAS!

    dá pra fazer isso com as escalas completas também desses respectivos acordes?

    Sim, isso se chama modos gregos. Mas atente que vc não terá mais um só uma tríade maior quando for partir para um modo grego. Essa nota fora da escala da harmonia, trás uma nova formação, e consequente sonoridade, para a harmonia da música.

    Por exemplo, você tem um A7, então faz todo sentido você usar o Lócrio e solar em G. MAS isso continuar soando blues é outra parada rs.

    Filippo14
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Havik

    Depende, tocando blues de um jeito mais jazz, voce poderia tocar a cada acorde suas respectivas pentas menor e maior. Tocando tudo no mesmo tom só as do A mesmo

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Improvisação em blues ?