Improvisação no Blues - notas para "repousar" em função do acorde

Autor Mensagem
Richards
Veterano
# abr/06


Fala galera , eu , assim como muitos, tenho algumas duvidas a repeito da improvisaçao no Blues.

Quais notas da Escala Pentatonica Menor devem ser usadas para "repousar" em funçao do acorde que esta sendo tocado.????

Deji
Veterano
# abr/06
· votar


a que melhor soar aos ouvidos.

LukeBR
Veterano
# abr/06
· votar


Richards
Independente do acorde tocado...eh legalvc repousar na tonica da escala...
Muitos tambem dizem na terceira...mais eu naum curto naum
Experimente repousar na tonica do acorde que esta sendo tocado...ve oque dah
Blues naum existe para ser complicado......coisas simples fazem o bom blues

eeevee
Veterano
# abr/06
· votar


a que melhor soar aos ouvidos.(2)

sk8sergio
Veterano
# abr/06
· votar


a que melhor soar aos ouvidos.(3)

YYuRii
Veterano
# abr/06
· votar


Tente repousar na Tonica, Terça ou Quinta se o acorde da base for maior.

Se o acorde for menor repouse na Tonica, Terça menor ou Quinta.

Eu geralmente uso assim e fica legal, não sei se é o mais indicado.

Bruttall
Veterano
# abr/06
· votar


YYuRii
Teu primeiro nome é Thiago? huahua

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# abr/06
· votar


Eu toco teclado (piano e Hammond), mas adoro blues, e como blues é blues em qualquer instrumento, minha opinião é que vc deve usar a máxima que já disseram aqui, vá onde agradar os seus ouvidos.

Porém, eu evitaria a tônica, fica um negócio muito simplório. Prefiro quintas, quartas, terças menores, sétimas, e se vc for macho mesmo, tenta a sexta ou a nona (não a vó, a nota). Dá um ar meio jazz, que dependendo da música, se ela aceitar dissonâncias pode ficar bem legal. O negócio é variar, pra vc não ficar viciado nem marcado por determinadas frases.

fgr
Veterano
# abr/06
· votar


Escala menor
E - F# - G - A - B - C - D

Penta menor
E - G - A - B - D

A penta por natureza já eh uma escala que comporta notas que não costumam causar dissonancias mas cada acorde eh um acorde..

Como o Blues tradicionalmente eh tocado com I - IV e V agente pode observar que teriamos então:

I ---- E.G.B
IV --- A.C.E
V ---- B.D.F#

Se olharmos pra penta começamos a ver limitações como por exemplo

IV - A.C.E - A nota C não existe na penta menor então vc repousaria no A ou no E

V - B.D.F# - A nota F# não existe na penta menor então vc repousaria no D ou no B

Isso se vc tocasse só com penta o q eh muito incomum, varie brow, use outros modos...

Uma regrinha basica diz que vc pode repousar em qualquer nota que pertence ao acorde tocado.. se vc usar um E7/9 vc poderá perfeitamente repousar com E, G, B, D e F#.. inclusive esse acorde eh bem comum em blues.
---------------
mas um conselho? esquece regrinhas, se vc conhecer todas essas regras e modos vc vai descobrir que na musica se pode fazer de tudo porque sempre vai ter uma regra que te diz que isso eh permitido...
rsrs.. no maximo vc pode dizer "ah, fiz um outside pra ficar diferente!!" rsrs

YYuRii
Veterano
# abr/06
· votar


Bruttall
Meu primeiro nome não é Thiago não hahah, meu primeiro nome é Yuri mesmo.

Luigi LeBeau
Veterano
# abr/06
· votar


ih... mas a galera ta pensando exclusivamente nos shuffles, o blues tem muito mais q isso... e eh muito normal usar uma escala por acorde tbm,... e os 4 desenhos da penta menor e MAIOR (sim, usa-se muuuito penta maior em Blues, e principalmente misturando as duas, vide Clapton e BB king) entaum temos muitas opçoes... muitas mesmo!

LeandroP
Moderador
# abr/06
· votar


Richards

Pense primeiro no acorde que está tocando. Ele já te dá a dica das notas que são "boas". A pentatônica são duas notas à mais que complementam a tríade. Se você toca sobre um acorde X7, você já tem a T, 3a e 5a na tríade e a 7a menor que caracteriza o acorde. Ou seja, todas estas notas são boas dentro deste acorde. A pentatônica vem adicionar a 9a (ou 2a) maior a este grupo de notas.

Penta X7 --> T, 2(9), 3, 5 e 7 - as cinco notinhas pra você pintar e bordar no acorde X7.

Se o acorde tiver 7a maior (7M) ao invés de 7a menor (7), basta mudar a 7a pra maior e pronto. A idéia é a mesma.

A penta m7 parte do mesmo princípio. Pegando uma tríade menor (T, b3, 5) e adicionando uma 7a menor, você terá um acorde Xm7. Adicionando um intervalo de 4a, você tem a disposição cinco notas "boas" pra tocar sobre o acorde menor em questão.

Penta m7 --> T, b3, 4, 5 e 7 - as cinco notinhas pra você pintar e bordar no acorde Xm7. Uma eventual alteração neste acorde, como uma 6a maior ou mesmo uma 7a maior, você muda a nota na penta, pois o acorde já está sujerindo que esta nota é boa dentro do contexto harmônico.

Este é um princípio que eu uso e me parece simples, mas há outras formas de aplicar as pentatônicas, o que exige um certo domínio sobre esta primeira parte.

LeandroP
Moderador
# abr/06
· votar


Richards

Não existem notas certas pra tocar blues. Não depende da nota. O blues é uma linguagem. Você pode tocar o famoso intervalo blue-note e não soar blues.

Atum Bluesman
Veterano
# abr/06
· votar


LeandroPanucci
cara tu consegue dificultar algo tão facil ahauhauahua mas está ótimo oq tu disse.

LeandroP
Moderador
# abr/06
· votar


Atum Bluesman

hehehehe eu me entendi perfeitamente :p

Atum Bluesman
Veterano
# abr/06
· votar


LeandroPanucci
eu tbm te entendi. relax ;-)

Luigi LeBeau
Veterano
# abr/06
· votar


ah! naum faça repouso na blue-note naum, naum fica legal...

LeandroP
Moderador
# abr/06
· votar


Luigi LeBeau

Por que não ???

pedrobrito
Veterano
# abr/06
· votar


Luigi LeBeau

é, pq nao ???

Luigi LeBeau
Veterano
# abr/06
· votar


LeandroPanucci
pedrobrito
pq naum fica legal, a Blue-note eh a nota q da aquele aspecto "naum mais aki, mas qse la..." entaum soa como se estivesse parado uma frase no meio... toque num slow change q vc ira perceber...

pedrobrito
Veterano
# abr/06
· votar


Luigi LeBeau

mas eu acho que fica legal

Fabio Gravata 2
Veterano
# abr/06
· votar


pedrobrito

impossível ficar legal cara
não se pode repousar nessa nota em hipótese alguma.

Deji
Veterano
# abr/06
· votar


Fabio Gravata 2
impossível ficar legal cara
não se pode repousar nessa nota em hipótese alguma.


impossivel não é, tem que ter bom gosto....

eeevee
Veterano
# abr/06
· votar


impossivel não é, tem que ter bom gosto....
(2)

Atum Bluesman
Veterano
# abr/06
· votar


para mim tudo eh possivel.

jimmypagelf
Veterano
# abr/06
· votar


tocar blues vc usa o sentimenta + algumas gulosemas, e pronto, vc fez um blues!!!!!
mas de uma certa forma e facil improvisar no blues, basta vc escutar muito o estilo e perceber o que o smusicos profisionais usam para cada momento(e essa tecnica e filosofia que eu utiliso)

jimmypagelf
Veterano
# abr/06
· votar


tocar blues vc usa o sentimentos + algumas gulosemas, e pronto, vc fez um blues!!!!!


eeevee
Veterano
# abr/06
· votar


meu único trauma como guitarrista é não conseguir tocar blues todo dia, tenho que tá no clima, senão fica um negócio bem burocrático, sem graça...

Atum Bluesman
Veterano
# abr/06
· votar


eeevee
"Não vivo na fossa, portanto não toco blues. Até que sou um cara feliz. - Eddie Van Halen " o pior q eh + ou - assim, ñ adianta tocar blues em um dia feliz de sol, qnt + na merda melhor.

eeevee
Veterano
# abr/06
· votar


Atum Bluesman
qnt + na merda melhor.
sem dúvida, tocar blues num dia alegre nem rola...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Improvisação no Blues - notas para "repousar" em função do acorde