Rotina de estudo de curto, médio e longo prazo.

    Autor Mensagem
    mateusstarling
    Veterano
    # out/15


    Olá colegas. Tem muitos meses que não pinto por aqui, mas nunca é tarde para voltar.
    Gravei um vídeo sobre a mentalidade na hora de criar uma rotina de estudos, como tem ajudado muitas pessoas, fiz questão de vir aqui compartilhar. Espero que seja válido.
    Deus abençoe a todos.
    https://youtu.be/19pSjs7HuWQ

    mateusstarling
    Veterano
    # out/15
    · votar




    Marthin87
    Veterano
    # out/15
    · votar


    A grande dificuldade não é o estudo de forma geral. Para mim a rotina se torna o maior desafio.

    mateusstarling
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Marthin87
    Sim porque o progresso é no dia a dia mesmo, não tem como pular etapas.

    bruno_novatorj
    Membro Novato
    # nov/15
    · votar


    mateusstarling

    legal sua dica, mas que rotina de estudo vc indicaria pra quem só toca como hobby? não tenho pretensão de ser musico, mas quero muito aprender a tocar bem. Mas não sei por onde começar e qual rotina seguir, a internet tem milhoes de informações, mas esse excesso também atrapalha.

    parabens pelo site, sempre que posso dou uma passada la.

    abs

    bruno_novatorj
    Membro Novato
    # nov/15 · Editado por: bruno_novatorj
    · votar


    post duplicado

    mateusstarling
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    bruno_novatorj
    Obrigado Bruno.
    Vou colocar aqui o cronograma das minhas vídeo aulas. Claro que dentro de cada um dos tópicos vc precisa passar um tempo de qualidade e com um conteúdo de qualidade.
    http://mateusstarling.com.br/cronologia-das-aulas-de-guitarra-starling /

    mateusstarling
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Imagine um livro que todos dizem que você precisa estudar.
    Você consegue uma cópia do livro, mas as páginas não estão enumeradas e então você começa a estudar as folhas que chegaram em sua mão fora de ordem.
    Você não percebe muito bem, mas está pulando da página 1 para a 15, depois para a 100 e depois da página 6.
    Parece incoerente, mas é assim que a maioria das pessoas estudam seu instrumento, sem nenhum critério ou organização.
    Todo o aprendizado requer etapas, até mesmo o aprendizado natural do ser humano, as fases do crescimento e do rompimento da dependência para com os nossos progenitores.
    Coloque um bebê de 3 meses para andar e ele vai cair, poderá sofrer inclusive fraturas e danos mais graves.
    Existem etapas que respeitamos naturalmente, mas existem outras etapas que requerem que outras pessoas nos instruam.
    É muito difícil falar em cronologia para alguns instrumentos, principalmente a guitarra que é um instrumento recente na história da música e que tem um apelo de venda voltado para estilos que, aparentemente, são desprendidos de disciplina.
    A internet proporciona um infinito volume de informações, mas que quase sempre vem como um emaranhado de metodologias e ideias cruzadas, algumas ótimas, outras razoáveis e outras falhas.
    Quem tem a experiência de estudar por conta própria ou com professores descompromissados com um cronograma logo se deparam com um teto de bronze intransponível. É muito difícil seguir num caminho sem que haja um mapa ou pior ainda é seguir num caminho onde o mapa esta trocado. Muitas pessoas estão colocando o esforço correto sobre um caminho equivocado.
    Não existe conto de fadas como ficar fluente no instrumento em 3 meses, existem sim atalhos, mas mesmo estes são necessário esforço para trilha-los.
    Tenha em mente que você precisa de paciência, vontade, disciplina e também um bom cronograma para não ficar saltando aleatoriamente.
    Não é o número de assuntos que vai fazer com que você esteja crescendo com qualidade, mas sim o conteúdo certo para cada etapa do seu aprendizado.

    bruno_novatorj
    Membro Novato
    # nov/15
    · votar


    mateusstarling

    obrigado pela ajuda. Acho que no meu caso o ideal seria um professor, mas enquanto não é possível vou me virando com a internet. Já toco algumas musicas, conheço algumas técnicas e o basico de teoria, mas sinto que falta pegar a teoria para evoluir ao invés de só tirar musicas na internet e algumas manhas na pratica que talvez só o professor poderia me mostrar.

    Jube
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    bruno_novatorj
    Eu fui autodidata por um bom tempo, ai resolvi ir atrás de um professor e foi bacana, já na primeira aula ele pediu para eu tocar algumas coisas e já notou alguns vícios e deu alguns toques muito interessantes, vale muito a pena.

    bruno_novatorj
    Membro Novato
    # nov/15
    · votar


    Jube

    é isso que eu acho que falta, tocar com outra pessoa ajuda muito a evoluir e o professor ia ajudar muito a eliminar os vicios que tenho.

    mateusstarling
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Acredito que todos podem avançar estudando sozinho e para essas pessoas um cronograma é ainda mais importante. Alem do cronograma é preciso ter muito bem definido o que e como estudar em cada um dos capítulos deste cronograma, pois não adianta ter em mãos os tópicos necessários mas não conseguir desenvolver o conteúdo contido.
    No mundo perfeito seria ter diante dos olhos os melhores professores guiando em cada etapa, mas como este mundo não existe cabe ao aluno o equilíbrio dentro da sua realidade.
    Se encontrou um professor presencial de qualidade continue com ele o máximo que puder, mas também não deixe de buscar conhecimento vindo de outras partes.
    Se na sua região não existe professores de qualidade ai então é importante apelar para a internet, mas na internet vc tem que ter muito cuidado com as fontes para não ficar semanas, meses ou anos estudando da forma equivocada.

    mateusstarling
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Acredito que este video possa ajudar muito. Já teve mais de 50 mil visualizações.
    O que e como estudar?


    mateusstarling
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Esse video aqui também pode ajudar muito.
    Tríades vs tétrades:


    bruno_novatorj
    Membro Novato
    # nov/15
    · votar


    mateusstarling

    Já havia assistido esse vídeo, achei legal, mas é pra que ja tem um program de estudos. O que eu ainda não achei na internet até em alguns sites pagos é um passo a passo, por exemplo: você deve começar em harmonia estudando intervalos estuda as classificações, faz uns exercícios e só vai passar pra próxima etapa após estar com tal coisa aprendida, e assim por diante. então após concluir isso vai passar pra formação de acordes, triades, tetrades entre outros até chegar ao próximo estudo, tipo percepção ou melodia, não sei a ordem correta. isso aliado a pratica pra não tornar o aprendizados massante.

    abs!

    mateusstarling
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    bruno_novatorj Bem na verdade eu tenho este material a venda no meu site, aula por aula, são 20 aulas no nivel iniciante, depois 40 intermediario e depois mais 40 no nivel avançado. Demorei 6 anos para gravar todo o material.
    No youtube eu coloco apenas alguns trechos esparsos, mas o material completo meu tem 120 gigas de video, apostilas em pdf e playbacks.
    http://mateusstarling.com.br/aulas-de-guitarra/

    Soultunes
    Membro
    # nov/15
    · votar


    mateusstarling

    Perfeita sua analogia com o estudo do livro, de forma aleatória.

    mateusstarling
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Soultunes
    Obrigado.

    bruno_novatorj
    Membro Novato
    # nov/15
    · votar


    mateusstarling

    Já vi algumas vezes o seu material no site, é um dos que me parece mais completo e ja até comentei em um outro tópico sobre ele. Tenho como objetivo um dia comprar ainda, mas eu ainda gostaria de ter um professor fisico pra poder pegar um know-how maior. Acredito que até como motivacional também.
    acho muito legal essa sua iniciativa de vir até o FCC tentar ajudar, já que com uma carreira já consolidada não precisaria estar aqui dando esse suporte.

    mateusstarling
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    bruno_novatorj Eu já frequentei muito mais o Cifra, acredito que ja estou por aqui a mais de 10 anos e tenho muito respeito pelo FORUM por estar ativo após todos estes anos, mas já tive alguns problemas, vire e mexe algumas pessoas confundem, desrespeitam e como não quero polêmica eu acabo saindo
    Se vc encontrou um bom professor particular que esteja te ajudando continue com ele.

    bruno_novatorj
    Membro Novato
    # nov/15
    · votar


    mateusstarling

    Na verdade eu ainda não encontrei, até porque eu horario esta muito dificil, mas ainda quero encontrar e tentar antes de desistir de aprender, mas a vida é muito dinamica e as coisas mudam muito rapido, quem sabe não consigo uma hora dessas. quem sabe até no seu instituto de guitarra. sonhar por enquanto não custa nada, kkkk

    eric bluesman
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    mateusstarling

    Ola Mateus ! obrigado por sua contribuição ao fórum ,graças a um tempo dedicado ao ensino que vc tem de forma bem didática estou aprendendo um pouco mais cada vez que assisto os videos . estou usando de um formato pra tentar absorver algumas coisas que estudei com um professor de jazz e musica brasileira aqui da minha cidade , estudei as escalas maiores, tríadades , tétrades , menor melódica , menor harmonica , dom dim e tb harmonias produzidas em chord melody partindo de 4 corda e 5 corda .

    Estou escrevendo isso pq de uns tempos pra cá venho pegando esse material e revisando sozinho tentando assimilar tudo , é algo bem vasto e sinto que ainda preciso estudar muito tudo isso e a minha base está sendo o seguinte , 3 a 4 dias na semana bato em cima de um ponto específico , essa semana por exemplo estudo as regiões de acordes a partir da 4 corda até perceber que ta fluindo legal . mais pelo que percebi posso estar equivocado nessa linha de estudo , o que vc me indica ?

    eric bluesman
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    mateusstarling

    Ola Mateus ! obrigado por sua contribuição ao fórum ,graças a um tempo dedicado ao ensino que vc tem de forma bem didática estou aprendendo um pouco mais cada vez que assisto os videos . estou usando de um formato pra tentar absorver algumas coisas que estudei com um professor de jazz e musica brasileira aqui da minha cidade , estudei as escalas maiores, tríadades , tétrades , menor melódica , menor harmonica , dom dim e tb harmonias produzidas em chord melody partindo de 4 corda e 5 corda .

    Estou escrevendo isso pq de uns tempos pra cá venho pegando esse material e revisando sozinho tentando assimilar tudo , é algo bem vasto e sinto que ainda preciso estudar muito tudo isso e a minha base está sendo o seguinte , 3 a 4 dias na semana bato em cima de um ponto específico , essa semana por exemplo estudo as regiões de acordes a partir da 4 corda até perceber que ta fluindo legal . mais pelo que percebi posso estar equivocado nessa linha de estudo , o que vc me indica ?

    eric bluesman
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    mateusstarling

    Ola Mateus ! obrigado por sua contribuição ao fórum ,graças a um tempo dedicado ao ensino que vc tem de forma bem didática estou aprendendo um pouco mais cada vez que assisto os videos . estou usando de um formato pra tentar absorver algumas coisas que estudei com um professor de jazz e musica brasileira aqui da minha cidade , estudei as escalas maiores, tríadades , tétrades , menor melódica , menor harmonica , dom dim e tb harmonias produzidas em chord melody partindo de 4 corda e 5 corda .

    Estou escrevendo isso pq de uns tempos pra cá venho pegando esse material e revisando sozinho tentando assimilar tudo , é algo bem vasto e sinto que ainda preciso estudar muito tudo isso e a minha base está sendo o seguinte , 3 a 4 dias na semana bato em cima de um ponto específico , essa semana por exemplo estudo as regiões de acordes a partir da 4 corda até perceber que ta fluindo legal . mais pelo que percebi posso estar equivocado nessa linha de estudo , o que vc me indica ?

    eric bluesman
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    mateusstarling

    Ola Mateus ! obrigado por sua contribuição ao fórum ,graças a um tempo dedicado ao ensino que vc tem de forma bem didática estou aprendendo um pouco mais cada vez que assisto os videos . estou usando de um formato pra tentar absorver algumas coisas que estudei com um professor de jazz e musica brasileira aqui da minha cidade , estudei as escalas maiores, tríadades , tétrades , menor melódica , menor harmonica , dom dim e tb harmonias produzidas em chord melody partindo de 4 corda e 5 corda .

    Estou escrevendo isso pq de uns tempos pra cá venho pegando esse material e revisando sozinho tentando assimilar tudo , é algo bem vasto e sinto que ainda preciso estudar muito tudo isso e a minha base está sendo o seguinte , 3 a 4 dias na semana bato em cima de um ponto específico , essa semana por exemplo estudo as regiões de acordes a partir da 4 corda até perceber que ta fluindo legal . mais pelo que percebi posso estar equivocado nessa linha de estudo , o que vc me indica ?

    eric bluesman
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Peço ao moderador que retire as duplicidades , por favor desculpe

    eric bluesman
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Peço ao moderador que retire as duplicidades , por favor desculpe

    mateusstarling
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    eric bluesman
    Muito difícil dar uma opinião de como você deve estudar um conteúdo que eu não conheco.
    Inclusive eu sempre falo quando as pessoas começam a estudar comigo ou com o meu material que elas devem abandonar o estudo de outra metodologia para não ficar cruzando as ideias e conceitos.

    eric bluesman
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    mateusstarling

    entendo , pergunto mais pela questao de vc dar um tempo dentro de um assunto e depois passar para outro , ou estudar alternando materias .

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Rotina de estudo de curto, médio e longo prazo.