Vocês acham que meu professor de guitarra esta me enrolando?

    Autor Mensagem
    Ivan_Soares
    Membro Novato
    # out/15 · Editado por: Ivan_Soares


    Primeiramente, sou novo no fórum, utilizei a busca mas como se trata de algo muito especifico não achei um que realmente me tirasse a duvida, se estiver infligindo alguma regra, peço aos moderadores que me corrijam.

    Minha dúvida é a seguinte, estou a umas semanas fazendo aulas de guitarra e violão, quando comecei a fazer aulas já sabia tocar algumas coisas simples, como Legião Urbana, um pouco de Beatles, um pouco de Pink Floyd assim como tocar e cantar ao mesmo tempo (apesar de ter uma péssima voz haha), coisas do tipo, entrei na aula com o intuito de me aperfeiçoar na guitarra (lógico) mas principalmente na teoria, aprender escalas, campo harmônico, aprender mais sobre ritmo, compasso, etc..., nível bem iniciante mesmo, porém desde que comecei as aulas, meu professor só tem me ensinado a tocar algumas musicas, coisas que eu faço em casa, e sobre escalas me ensinou apenas alguns desenhos, nem explicou o conceito, e nas ultimas aulas até agora ele só tem me ensinado a tocar algumas musicas, porém só tocar mesmo (mais uma vez, coisa que faço em casa), sem explicar a teoria por trás, as vezes ele da uma palinha, mas é algo bem raro e quase sempre algo que já sei, raramente corrige minha técnica por algum erro que esteja cometendo. como sou iniciante, gostaria de saber a opinião de vocês, se ele está me enrolando, se devo procurar outro professor, agradeço a todos. Ah, e o professor é realmente um bom guitarrista e cantor porém acho que está me enrolando.

    renatocaster
    Moderador
    # out/15
    · votar


    Ivan_Soares

    Converse com o seu professor, deixe bem claro para ele o que vc quer aprender. Diga para ele que da forma como está, vc não está satisfeito. Se vc já teve essa conversa com ele e nada mudou, então está na hora de procurar outro.

    Michel_Wylde
    Veterano
    # out/15 · Editado por: Michel_Wylde
    · votar


    Concordo com o renatocaster (post quádruplo rsrsrssrs)

    RafaelBernatto
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Concordo com o renatocaster...

    PS: Acho bom chamar o renatocaster pra chamar a atenção do renatocaster por postar mensagens repetidas... O,O huehauheua

    Beiço de Javali
    Membro Novato
    # out/15
    · votar


    Ivan_Soares

    Talvez.
    Primeiro, sou igual a você. Toco algumas músicas e nada de teoria mas quero muito aprender, só nunca tomo tempo.

    Tive aula de violão uns anos atrás na minha escola quando eu estudava (Escola Militar do Corpo de Bombeiros, o professor era um Tenente Coronel que era responsável pela banda da corporação). A primeira coisa que ele ensinou foi como a ler partitura junto com exercícios para os dedos.

    Só fiz umas 3 aulas e parei pq as aulas eram de manhã e eu tinha que voltar pra casa pra por a farda e depois voltar pra escola de tarde, não dava muito certo.

    E agora, recentemente, resolvi partir pra teoria novamente. Baixei o curso completo da Gibson (Learn & Master Guitar) que é muito bom. E também, a primeira coisa que o professor (Steve Krenz) ensina é como ler partitura junto com exercícios para os dedos.

    Então imagino que esse deve ser o padrão (claro que não posso ter certeza pq são apenas dois exemplos)

    Enfim, pergunte a ele como é o plano completo do curso dele. Quando que ele vai começar a ensinar partitura (que deve ser rápido), escalas, modos, pq é isso que vc mais precisa.

    renatocaster
    Moderador
    # out/15
    · votar


    RafaelBernatto

    PS: Acho bom chamar o renatocaster pra chamar a atenção do renatocaster por postar mensagens repetidas... O,O huehauheua

    Deu ruim aqui, rsrsrs. Na hora que eu tava escrevendo o post e cliquei em enviar mensagem, o site saiu do ar. Aí fiquei atualizando a página para ver se não tinha perdido o meu post. Só que em cada clique que dei em atualizar, foi adicionado mais um post, hahaha.

    Iversonfr
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Ivan_Soares

    Vou dar uma opinião diferente da do renatocaster. A minha é que cada professor tem seu estilo e sua limitação. Se você disse que queria aprender teoria quando entrou e ele ta te ensinando isso até agora, conversar pode até talvez ajudar por um tempo, mas depois volta ao que era e você ficará insatisfeito novamente.

    Se não está satisfeito com o professor, arrume outro. Pagar professor pra ficar passando musiquinha de Legião Urbana é duro. Acho que professor tem que passar teoria, técnica e improvisação, música se eu quiser tiro em casa no youtube. Eu já teria procurado outro na segunda música que ele teria passado.

    Iversonfr
    Veterano
    # out/15 · Editado por: Iversonfr
    · votar


    Edit: post duplo

    renatocaster

    Tá duro aqui. Quando manda mensagem abre uma tela de "erro no servidor" e parece que não foi, mas foi...

    renatocaster
    Moderador
    # out/15
    · votar


    Iversonfr

    Tá duro aqui. Quando manda mensagem abre uma tela de "erro no servidor" e parece que não foi, mas foi...

    É, está ocorrendo isso pq estão migrando para um novo servidor.

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/324663/

    Iversonfr
    Veterano
    # out/15
    · votar


    renatocaster

    Ahhh ta explicado =).

    Será que a busca agora fica boa? rsrs. Poder limitar a data da busca seria uma avanço astronômico.

    Soultunes
    Membro
    # out/15
    · votar


    Ivan_Soares

    Fazer o comentário aqui só para participar da conversa.

    O que eu acho sobre isto é que o básico quando vai procurar aula é certificar-se de qual a metodologia de ensino da escola, ou do professor particular.

    Investigar se há uma sequencia logica, se há material de apoio.

    Dizer ao professor o que esta buscando também ajuda, e avaliar com o passar das aulas se vai, de fato, ao encontro do que você esperava.

    Se você fez isso tudo, sentiu firmeza, fez a matricula e o cara não consegue "deslanchar", então é só parar de ir e procurar outra escola.

    Se você não investigou, ou se você "acha" que a coisa não toma o rumo que você quer, mas se você não falou claramente o que queria, talvez não seja culpa somente do professor, concorda ?

    De qualquer forma, vale aquela máxima do "Cliente sempre tem a razão" e professor de musica tem aos montes, então não se sinta constrangido em cair fora e procurar o próximo. Apenas bata um longo papo na primeira aula/entrevista e certifique-se de que é o que você espera.

    Soultunes
    Membro
    # out/15
    · votar


    meu professor só tem me ensinado a tocar algumas musicas

    Sobre isto depende muito, pelo teu post não dá para chegar a conclusão alguma.

    Se ele te passou Autumm Leaves ou Blues Bossa, por exemplo, há uma infinidade de coisas para se estudar.

    Aprender a musica, da forma mais básica possível;
    Estudar os acordes;
    Fazer a analise harmônica;
    Fazer inversão dos acordes;
    Fazer substituição dos acordes;
    Fazer Chord Melody;
    Fazer Walking Bass;
    Improvisar;
    Improvisar modulando escalas.

    Olha só o tanto de coisa que um bom professor pode te ensinar numa UNICA musica.

    Citei estas duas, mas dá para fazer isto com qualquer musica, mesmo as mais simples há o que se estudar detalhadamente.

    Se o cara esta apenas jogando uma cifra qualquer para você e fazendo você tocar a musica, ai concordo que é furada mesmo, tem tanto vídeo bom no Youtube, muitos no canal TV Cifras, são excelentes.

    Drinho
    Veterano
    # out/15 · Editado por: Drinho
    · votar


    Ivan_Soares

    Dificil falar... Em teoria você teria que conhecer técnicas e assuntos teóricos antes de qualquer coisa.... todavia, nenhum aluno suportaria isso.... é muito melhor você passar para um iniciante uma musica do legiao urbana ou um desenho de escala sem burocracia para que com isso o aluno consigo ver que na semana, ou no mes seguinte ele já está tocando alguma coisa.....
    note bem, antes de se estudar uma escala você teria que entender como isso foi criado, o que caracteriza uma escala por estrutura intervalar, o que é intervalo, como se empilham esses intervalos para tocar acordes, como se juntam acordes para se formar um campo harmonico e bla bla....

    que iniciante quer saber disso?
    o iniciante quer aprender o solo do slash.....

    agora... putz ja to tocando e to sentindo que preciso conhecer mais coisas... ai o cara nao sabe passar.... eh charlatão....

    Pergunta pro cara....
    "Amigo eu fiz uma música em C aqui com 4 acordes C G F Fm, porque que o Fm tá soando dentro do tom mas ele não tá no campo de C?"

    se o cara ficar assustado pode demitir....

    Ismah
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Meus dez centavos dizem que vc deve esperar fechar ao menos 3 meses de aula. Quando estudei na Bela Bartok, o professor passava toda aula uma música, e depois um exercício para isso.

    Jube
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Concordo com o Drinho.
    Simplesmente não da para ele chegar para um iniciante explicando teoria encima de teoria porque não funciona assim, quem ta começando quer tocar. É mais interessante mesmo sair mostrando algumas coisas básicas para o aluno iniciante sentir progresso, não abandonar a aula e aos poucos ir introduzindo a teoria.
    Portanto acredito que possa ser a metodologia dele para prender o interesse do aluno e ai vai do próprio aluno comentar com ele sobre ir para a teoria.

    Iversonfr
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Jube
    Simplesmente não da para ele chegar para um iniciante explicando teoria encima de teoria porque não funciona assim, quem ta começando quer tocar.

    Tem que existir um equilibrio, um meio termo. Quando fui procurar um professor, foi para aprender guitarra e música, não musiquinha do isléchi. Músicas são legais para o aluno se familiarizar com o instrumento e se animar, mas acredito que deve ser feito desde o início alguma coisa básica de teoria, desde a primeira aula. Pelo que entendi, o professor dele basicamente só fica passando música, aí não vira, tem que valorizar o dinheiro investido. Porém para avaliar tudo isso, não sabemos o mais importante:

    Ivan_Soares

    Há quanto tempo você está fazendo aulas?

    renatocaster
    Moderador
    # out/15
    · votar


    Eu acho que a teoria tem que ser passada para o iniciante logo ali no começo dos estudos sim. Claro que começando do básico, pois o conteúdo teórico é muito vasto e amplo, e tem certos níveis de dificuldade. Portanto, não dá para pular etapas. Por exemplo, não dá para chegar falando de ciclo de quartas e quintas pro cara que nem sabe o que é intervalo.

    Eu acho que seria mais interessante o professor ir passando algumas músicas e, ao mesmo tempo, ir explicando paulatinamente a teoria por trás daquela determinada música. Por exemplo, essa música "tal" está no tom de Ré maior, por causa disso, disso, e disso...

    Agora, chegar e passar algumas músicas cifradas, indicando apenas os acordes tocados e como fazê-los, isso não tem didática nenhuma. É claro que vai chegar uma hora que vai ficar desinteressante.

    Lelo Mig
    Membro
    # out/15 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Ivan_Soares

    Vou repetir algo que sempre digo aqui e todo mundo fica bolado e cai de pau, mas tudo bem, ainda não mudei minha maneira de pensar...rs.

    70% dos professores de guitarra, são "bons guitarristas", mas não são professores porra nenhuma!

    Ser professor vai muito além de tocar bem. Guitarrista é uma raça dukaraleo, dá meia dúzia de fritada, faz uma pentatônica a 200 Bpm e se acha o rei da cocada, o fodão, o "músico"!

    Sabe o desenho da escala Menor X, de traz prá frente, mas você pergunta; Porque esta escala é formada por estas notas? Ou pede prá ele fazer um acorde Sol Maior com Sétima e Quinta Aumentada, o cara enrola, pergunta se você já ouviu o último trabalho do John Petrucci, e saí pela tangente.

    Se você quer apenas tocar, mecanicamente e com alguma desenvoltura, estes caras servem... Mas se quer aprender música, vai ter de garimpar.

    Não tô afirmando que é o caso de seu professor... mas é muito comum, principalmente em guitarra.

    renatocaster
    Moderador
    # out/15
    · votar


    Lelo Mig

    O problema é que o ensino de música é uma coisa meio clandestina, não é lá muito bem regulamentado. O cara aprende a pentatônica e umas técnicas que ele retira de licks manjados e se auto-intitula como "professor de guitarra". Qualquer um pode chegar e "dar aula", e isso vale para qualquer instrumento, não é só guitarra.

    Ou seja, temos vários "professores" por aí, sem ter passado por uma instituição para adquirir um aperfeiçoamento didático, pedagógico...ele acaba ensinando apenas o que ele sabe, e não o que o aluno precisa saber. A boa notícia é que ainda sim temos alguns que focam mais nessa parte, e não apenas na questão técnica, do conteúdo teórico e prático.

    Jube
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Iversonfr
    renatocaster

    Concordo que a teoria é importantíssima mas acho que nos momentos iniciais, para quem já aprendeu parece super simples chegar numa pessoa que nunca tocou um instrumento e falar, esse aqui é o acorde de dó maior que vem da escala de dó.
    Eu acho que é preciso ir apresentando a teoria bem aos poucos por dois motivos que eu humildemente julgo importantes:

    - dificuldade de aprendizado para os iniciantes, afinal o cara não consegue nem firmar o dedo em uma corda e toca-la, ele dificilmente vai prestar atenção na teoria.

    - manter o interesse do aluno, afinal a grande maioria está lá para tocar, somos imediatistas e queremos resultado logo de inicio, mostrar um acorde qualquer e passar a aula explicando de onde vem, relação intervalar vai fazer com que você seja mais um por ai reclamando da falta de interesse dos alunos.

    Minha digníssima me deu um livro que eu estava louco para dar uma olhada, o "Aprenda a Tocar Violão e Guitarra: Um Guia para Iniciantes" e o que me chamou a atenção nele foi o fato de ir colocando a mão na massa dando pouco a pouco espaço para a teoria, ele explica como segurar a guitarra, palhetar, apertar a corda e já sai numa progressão super simples explicando por cima o básico do básico e de quebra vem um cd com essa progressão simples gravada e bem mixada, um iniciante já se sente um rockstar.
    Acho essa abordagem bem interessante para não ser massante e dar tempo para a cabeça do novato ir se familiarizando com a tecnica e teoria.

    Claro que minha ideia pode não estar se aplicando no caso do Ivan_Soares, se o professor está a meses passando apenas música para tirar, já passou da hora de começar a teoria.

    MMI
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Lelo Mig

    Vou repetir algo que sempre digo aqui e todo mundo fica bolado e cai de pau, mas tudo bem, ainda não mudei minha maneira de pensar...rs.

    70% dos professores de guitarra, são "bons guitarristas", mas não são professores porra nenhuma!

    Ser professor vai muito além de tocar bem. Guitarrista é uma raça dukaraleo, dá meia dúzia de fritada, faz uma pentatônica a 200 Bpb e se acha o rei da cocada, o fodão, o "músico"!

    Perfeito, até citei para ter escrito 2 vezes aqui. Quer ver se o professor é pelo menos razoável? Teste do Soultunes nele! Pede para ele pegar Autumm Leaves ou Blues Bossa e te mostrar rapidamente em 15-20 minutos como ele se vira se você quiser (um apanhado geral do conteúdo de aulas futuras):
    Aprender a musica, da forma mais básica possível;
    Estudar os acordes;
    Fazer a analise harmônica;
    Fazer inversão dos acordes;
    Fazer substituição dos acordes;
    Fazer Chord Melody;
    Fazer Walking Bass;
    Improvisar;
    Improvisar modulando escalas.


    Se o professor vai te ensinar isso, óbvio que primeiro tem que saber. Só aí já pegou muita gente... kkkk

    Ismah
    Veterano
    # out/15
    · votar


    renatocaster
    Qualquer um pode chegar e "dar aula"

    Errata, qualquer um pode chegar e ensinar a tocar.

    Drinho
    Veterano
    # out/15
    · votar


    70% dos professores de guitarra, são "bons guitarristas", mas não são professores porra nenhuma!

    Eu chutaria que professor no sentido literal da palavra tipo mestre, perito.... não deve dar 5%...

    mateusstarling
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    A maioria dos professores pecam por não ter um cronograma claro e impresso para mostrar aos alunos.
    Um professor profissional deveria chegar na primeira classe com um aluno e mostrar este material e dizer: "Esta aqui o cronograma e os topicos que cobriremos. Como você está fazendo aula particular podemos adaptar este material um pouco.,,,,"
    Isso ajuda também ao professor a não avancar rápido e nem devagar de mais.

    Ismah
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Veja bem que isso pode não ser funcional para todos.

    mateusstarling
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    escrevi sobre cronograma no meu blog e vou reproduzir aqui:

    "Imagine um livro que todos dizem que você precisa estudar.
    Você consegue uma cópia do livro, mas as páginas não estão enumeradas e então você começa a estudar as folhas que chegaram em sua mão fora de ordem.
    Você não percebe muito bem, mas está pulando da página 1 para a 15, depois para a 100 e depois da página 6.
    Parece incoerente, mas é assim que a maioria das pessoas estudam seu instrumento, sem nenhum critério ou organização.
    Todo o aprendizado requer etapas, até mesmo o aprendizado natural do ser humano, as fases do crescimento e do rompimento da dependência para com os nossos progenitores.
    Coloque um bebê de 3 meses para andar e ele vai cair, poderá sofrer inclusive fraturas e danos mais graves.
    Existem etapas que respeitamos naturalmente, mas existem outras etapas que requerem que outras pessoas nos instruam.
    É muito difícil falar em cronologia para alguns instrumentos, principalmente a guitarra que é um instrumento recente na história da música e que tem um apelo de venda voltado para estilos que, aparentemente, são desprendidos de disciplina.
    A internet proporciona um infinito volume de informações, mas que quase sempre vem como um emaranhado de metodologias e ideias cruzadas, algumas ótimas, outras razoáveis e outras falhas.
    Quem tem a experiência de estudar por conta própria ou com professores descompromissados com um cronograma logo se deparam com um teto de bronze intransponível. É muito difícil seguir num caminho sem que haja um mapa ou pior ainda é seguir num caminho onde o mapa esta trocado. Muitas pessoas estão colocando o esforço correto sobre um caminho equivocado.
    Não existe conto de fadas como ficar fluente no instrumento em 3 meses, existem sim atalhos, mas mesmo estes são necessário esforço para trilha-los.
    Tenha em mente que você precisa de paciência, vontade, disciplina e também um bom cronograma para não ficar saltando aleatoriamente.
    Não é o número de assuntos que vai fazer com que você esteja crescendo com qualidade, mas sim o conteúdo certo para cada etapa do seu aprendizado."

    boaz.almeida
    Membro Novato
    # nov/15
    · votar


    Tbm tenho a mesma sensação com o meu professor

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Vocês acham que meu professor de guitarra esta me enrolando?