Chiado após abrir a guitarra

    Autor Mensagem
    Batistata
    Veterano
    # out/15


    Galera , abri o escudo da minha stratocaster e recoloquei e agora esta um chiado de média intensidade . Eu não sei o motivo mas percebi uma alteração : o fio terra esta com uma extremidade ligada na ponte e a outra eu deixei solta dentro da guitarra . O que pode ser ? o fio terra ? e onde devo solda-lo ?

    Ismah
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Sim, vc tirou o aterramento dos captadores. Pode soldá-lo d'onde tirou ele, se não lembrar aonde, solde na carcaça do pot de volume. Se não tiver certeza do que está fazendo, ou não voltar a ser como antes, é só visita ao técnico.

    Batistata
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Obrigado :3 Vou solda-lo e plugar aqui no amp e ver se sai o chiado , se sair ta tudo ok . Dps vou leva-la ao luthier sim kkk
    é so soldar ele no botenciomentro de volume então ? pois nem sei onde ele tava..

    Batistata
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Obrigado :3 Vou solda-lo e plugar aqui no amp e ver se sai o chiado , se sair ta tudo ok . Dps vou leva-la ao luthier sim kkk
    é so soldar ele no botenciomentro de volume então ? pois nem sei onde ele tava..

    Batistata
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Dei uma olhada , é quase certeza que ele tava no pot de volume mesmo porque ele ta entortado pro lado dele ,... Devo soldar ele no pot mas não em cima dos outros fios que ja tao soldados no pot ? devo soldar junto ou soldar ele separado de todos os outros ?

    Ismah
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Isso é indiferente, já que vai acabar unindo tudo de qualquer forma. Eu soldo separado para facilitar de não precisar dessoldar tudo na hora da manutenção.

    Batistata
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Valeuu ! Devo dar uma descascadinha nele pra soldar ele no pot ne ?

    ogner
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Batistata
    Isso, descasca o fio...Mas apenas oq for soldar, nao deie fio descascado aparente,isso pode gerar ruido.

    Se for soldar fora dos outros, recomendo dar uma lixada ( com chavce de fenda mesmo) sobre o POT, no local da solda, os pots nao pegam solda....Eu no seu caso, soldaria junto com os outros mesmo!!

    NÃO ferva seu pot, hehehehe!!!

    Batistata
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Blz valeu galera vou fazer isso haha !

    Batistata
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Meu deus isso não solda não :/ to meia hora tentando soldar e sempre solta

    Batistata
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Conssegui galera ta tudo ok kkk brigado!

    ogner
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Batistata

    \o/

    Ismah
    Veterano
    # out/15
    · votar


    ogner

    Essa dica da lixa é boa, eu devo ter colocado fora uns 50g de solda rsrs

    Batistata
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Aconteceu cmg também kkk

    ogner
    Veterano
    # out/15 · Editado por: ogner
    · votar


    Batistata
    Eu no seu caso, soldaria junto com os outros mesmo!!
    Por isso eu escrevi isso!!! hauheuhaue!!

    :))

    EDIT: A eletrica da guitarra é MUITO imortante, quanto mais lima, menos fios, fios bons, soldas pqnas e boas, melhor! Tanto ppra evitar ruido quanto pra contribuir com o *timbre

    *Treta

    hehe

    raphael.rui
    Veterano
    # out/15 · Editado por: raphael.rui
    · votar


    EDIT: A eletrica da guitarra é MUITO imortante, quanto mais lima, menos fios, fios bons, soldas pqnas e boas, melhor! Tanto ppra evitar ruido quanto pra contribuir com o *timbre

    Mas é verdade mesmo, faz uma diferença grande.
    mas uma coisa, potenciometro BOM nao precisa de lixada em cima pra pegar solda, uma esquentada de 2s com o ferro e botar o estanho ele pega na hora. Claro, o estanho tambem tem que ser decente, no minimo um cobix. aqueles tubinhos Emavi que vende por ai pqp, ninguem merece aquilo.

    Lelo Mig
    Membro
    # out/15 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    "to meia hora tentando soldar..."

    Este é o perigo!! Muito tempo, corre o risco de aquecer demais componentes, dilatar materiais, derreter peças, resumindo, ferrar tudo, então, algumas dicas gerais para a próxima vez:

    Se não têm experiência com solda, faça uns treinos soldando fios em pedaços de metal qualquer até que a coisa sai "bonitinha", não inicie sua experiência direto no circuíto.

    E antes mesmo de "treinar" procure por algumas "dicas para soldar com estanho" (e frases similares) nos fóruns pela NET.

    Ismah

    "Essa dica da lixa é boa, eu devo ter colocado fora uns 50g de solda rsrs"

    Um cara experiente como tu devia levar um couro por escrever uma merda dessas!...

    Ismah
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Lelo Mig

    Desculpe, meu caro. Herdei apenas um ferro de 20W (para placas/componentes) e um de 300W para alta tensão. Nem preciso dizer que o primeiro é uma via crucius até derreter algo, e o segundo, uma sorte não derreter nada rs

    Nunca me ocorreu de lixar (acho que o velho me dava um couro aí), até porque com os 40 anos de prática o pai fazia isso facilmente rs
    O maior problema é a dissipação que o chassi do pot tem.

    Lelo Mig
    Membro
    # out/15
    · votar


    Ismah

    Vc pode dar uma lixada e usar uma solução química chamado "fluxo de solda líquido", você encontra em casa de eletrônica, mas têm que explicar, porque muitos balconistas não sabem nada e te vendem pasta de solda.

    O princípio é o mesmo da pasta, mas pasta de solda é fluxo de resina, indicado para solda em elétrica e nunca eletrônica. O fluxo de solda líquido para estanho é para uso em eletrônica e ajuda a soldar muito mais rápido.

    Mas é preciso alguma noção... (aproveita que vai na loja comprar o fluxo de solda e compra mais um ferro e umas ponteiras novas)....rs

    Ismah
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Não comprarei mais ferro. Quero uma estação de solda BOA, o MEU ferro era um 40W Xing Ling, os do pai são da FAME e devem ter seus bons 30 anos rs

    As ponteiras vem a calhar, a que tenho tá na capa da gaita, parafuso já disse adeus a tempo, mas é o tipo de coisa que se vai empurrando com a barriga.

    O fluxo eu devo ter (pasta eu sei que tem, uso para fazer cabos de energia).

    Ramsay
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Lelo Mig
    Esses fluxos de solda líquido nem existem mais e nem a pasta de solda.
    São coisas do passado e que em termos de soldagem já não fazem nenhuma diferença, até pq os carretéis de solda vendidos atualmente são tri-fluxo e já contém em seu interior uma resina que proporciona uma soldagem perfeita, desde que a superfície que vai receber a solda esteja limpa e livre de gorduras ou outras sujeiras.

    Ismah
    O ideal para placas e componentes é um ferro de soldar de 25W, mas, de marca boa, tipo os Ener nacionais, ou os gringos que tem uma infinidade de marcas boas.
    Estação de solda é boa, mas, além de se poder escolher a temperatura do ferro de soldar, a principal vantagem que ela tem é a de proteger o circuito de fugas de corrente AC da rede elétrica que um ferro de soldar normal, se for de baixa qualidade, não pode oferecer.

    Ismah
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Capaz velho, tem sim - por aqui ao menos - como tem o estanho X/Y puro, usada para diversas coisas, artesanato, solda etc.

    Sobre a potência o de 20 vai bem para as coisas pequenas, mas a carcaça do pot dissipa muita energia. O de 300W tem formato de uma machadinha, fica impossível soldar placas. Ele é usado para estanho de alta resistência (80/20 ou 20/80 nunca sei a ordem dos fatores), usado em locais de alta temperatura (coisa da época da Tramontina).

    ogner
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Ramsay
    Ismah
    raphael.rui
    Estamos falando de solda, então, qual estanho é o "do bom", qual marca eu compro, pra essas soldas em eletrica de guitarra e pci de pedais???
    Acho que eu uso uma xexelenta, nunca me preocuei com isso. Uso aquelas de tubinho... Alguma recomendação?

    Lelo Mig
    Membro
    # out/15
    · votar


    Ramsay

    "Esses fluxos de solda líquido nem existem mais ..."

    Existe sim... e o que me refiro é uma maravilha da química moderna de uso industrial!

    Para você ter uma ideia (sem exageros) eu possuo um cabo de aço, que é o sustentáculo de uma estante de teclado, soldado COM ESTANHO! Graças a esta maravilha que altera a estrutura molecular de metais e permite que o estanho "entranhe" quase que como se fosse uma fusão.

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # out/15 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
    · votar


    ogner
    Eu recomendo a solda Best com a tampinha azul. A solda que compramos é uma liga de estanho e chumbo, quanto menor a quantidade de chumbo melhor é a solda.
    Tem uma solda Best laranja que não gostei, empelota tudo a solda.

    Para limpar o contato, caso precise, eu faço um "cotonete" de Assolan ou uso uma escova de dentes com um pouco de álcool isopropílico.

    Limpeza de placa para desenhar um circuito eu limpo com Assolan e água.

    Ismah
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Mas quanto menos chumbo, mais dura é a solda, e precisa de mais calor pra derreter. Por isso temos as ligas 60/40, 50/50, 40/60, 80/20...

    raphael.rui
    Veterano
    # out/15
    · votar


    ogner

    eu uso um daqueles tubinhos normais tambem, mas é da Cobix. uma marca ok, a Best ainda é melhor, mas a cobix é boa. antigamente eu usava um da Emavi que comprei numa loja de material de construção, eu achava que eu nao sabia soldar e o ferro era ruim, porque era um sacrificio pra derreter e pegar a solda, ficava toda escrota. ai me deram essa dica e mudei o estanho e tudo se resolveu heueheuhe. é importante um bom estanho pra uma boa solda. Esse tubinho aqui que eu uso.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Chiado após abrir a guitarra