A dureza do potenciometro está relazionada ao preço?

    Autor Mensagem
    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # set/15


    A minha guitarra está com o potenciômetro de volume muito mole. Eu dou uma esbarradinha e o volume cai.

    No entanto foi realizado uma troca. O potenciômetro original era Fender, e era duro e estável. Eu troquei porque queria imitar o Malmsteen fazendo violino, mas agora me arrependi. E não sei onde está o potenciômetro. Se perdi, ou se ficou com o luthier.

    A questão é. Um potenciômetro desses baratinhos podem também ser duros, tendo oferta para todos os gostos? ou o preço do potenciômetro que define o quão duro ele será?

    Resumindo a minha dúvida. Se eu não conseguir meu potenciômetro de volta, vou ter que gastar 70 conto num Fender ou marcas de nível similar, para ter a mesma estabilidade?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Wuju Wu Yi
    Resumindo a minha dúvida. Se eu não conseguir meu potenciômetro de volta, vou ter que gastar 70 conto num Fender ou marcas de nível similar, para ter a mesma estabilidade?
    Sim.
    Abç

    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # set/15
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Putz. eu queria que não fosse assim. Mas valeu, agradeço a resposta.

    Esse Gotoh aqui é ruim? (deduzo que a Gotoh seja uma boa marca).
    O preço está em conta.
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-677610313-potenciometro-gotoh-5 00k-e-250k-pco-unitario-_JM

    Ismah
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Wuju Wu Yi

    Não sei de onde vc tirou a ideia sem noção de tirar um pot FENDER e por um genérico. O luthier provavelmente lucrou bem as tuas custas.

    Na prática, vc aprendeu mais de uma lição importante:

    - não mexer em time que está ganhando!
    - guardar o pot velho rsrsrs

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Wuju Wu Yi
    Não vejo necessidade de trocar um potenciômetro porque esta duro. Acho que o luthier lubrificou o eixo. Abra a guitarra e veja se esta com o mesmo potenciômetro. Se a peça foi apenas lubrificada você pode tentar tirar um pouco da lubrificação usando álcool isopropílico, talvez ajude.

    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # out/15
    · votar


    Ismah
    Pois é cara. eu era novo. não sabia o que fazia direito.

    Luiz_RibeiroSP
    não colega, na verdade meus pots estão moles, e eu quero um duro.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Wuju Wu Yi
    Esse Gotoh é bom. Os da marca Alpha também.
    Ismah
    - guardar o pot velho
    Pot velho vai para a boa e velha lata-de-lixo...
    Abçs

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # out/15
    · votar


    Wuju Wu Yi
    Primeiro: pela minha experiência, o preço do knob não tem nada a ver com a dureza. Simplesmente varia de marca pra marca, de modelo pra modelo. Já vi muita gente reclamando que os pots das PRS top de linha são frouxos. A questão é que muita gente gosta de knobs com menos torque, porque facilita o uso pra swells de volume. Então nem faria sentido as marcas mais caras fazerem EXCLUSIVAMENTE knobs de torque mais pesado. O negócio é experimentar. É tentativa e erro, com certeza existem knobs pesados e baratos, assim como existem knobs leves e caros.

    Segundo: a possibilidade de gambiarra. Você pode colocar um anel de borracha (daqueles usados pra vedação, ou mesmo os de aparelho ortodôntico) entre o botão de plástico do volume e o corpo da guitarra. Isso vai aumentar o torque. Ou então cortar um pedaço de feltro num formato de "rosquinha" que fique escondido sob o botão.

    Cup Noodles
    Veterano
    # out/15
    · votar


    nossa cara...
    kkkkkkkkkkkk
    que burrada!

    JJJ
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Wuju Wu Yi
    ...e eu quero um duro.

    Cuidado com o que digita... huauahauhauhau

    Agora falando sério: foi mancada mesmo. O luthier deve estar rindo de orelha a orelha até agora. Mas é algo consertável por pouco preço...

    Tem uns pots Spirit que são baratos e costumam ser bem razoáveis. O problema é justamente essa sua frase aí... o quão "duro" você precisa. Porque aí só testando pra saber... Como o BrotherCrow falou aí em cima: tem pot bom mais mole e pot bom mais duro... e os ruins também!

    Não tem uma lojinha de eletrônica por perto? É melhor testar antes do que comprar pela internet e depois aparecer outro pot molenga (e caro!)...

    Hitman
    Veterano
    # out/15 · Editado por: Hitman
    · votar


    EVH te da opcao de pot mais ou menos "duro" de girar.
    Na epoca que ia customiar minha guitarra com eles. Vale a pena dar uma olhada!

    http://www.evhgear.com/gear/subpage/?partno=0220831000
    Se descer um pouco a pagina vai ver pot de baixo e alto atrito.
    Assim nao tem erro. Escolhe logo qual voce quer e nao precisa ficar testando nada.

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # out/15
    · votar


    Hitman
    Massa! Tem algum motivo pra não ter high friction de 500? Ou será que está só em falta?

    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # out/15
    · votar


    BrotherCrow
    JJJ
    Mauricio Luiz Bertola

    Vocês me deram uma luz eim pessoal. Fico bem mais alegre de saber dessas possibilidades. Antes eu tinha deduzido que que pudesse ter torques 'n sabia que era esse o termo hehe.' diferentes justamente por causa da demanda. Duvido que o Malmsteen use pot genérico pra fazer os swells 'também n conhecia rs' por exemplo.

    Ai eu imagino que a diferença entre os ruins e os bons (caros), é o tempo que ele dura antes de quebrar. acertei? sahshahs ou a qualidade do filtro de agudos. (que nem os tipos de capacitadores para o captador, e etc..)

    ...e eu quero um duro.
    Cuidado com o que digita... huauahauhauhau

    ashsauhshu. inocentemente escrevi uma coisa suspeita.

    Não tem uma lojinha de eletrônica por perto? É melhor testar antes do que comprar pela internet e depois aparecer outro pot molenga (e caro!)...


    Muito bem observado cara. vou ver se encontro lugar pra testar e comprar presencialmente.

    Achei interessante você dizer loja de eletrônico, porque eu achava que o de guitarra era específico de guitarra, mas então o uso dele é variável?

    E sim, foi um burrada mesmo. eu tinha 15 anos. rsrs

    Ismah
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Pot velho vai para a boa e velha lata-de-lixo...
    Abçs


    Não deveria, a menos que esteja com defeito (que parece não ser o caso do nosso amigo), já que ele pode vir a ser útil.

    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # out/15 · Editado por: Wuju Wu Yi
    · votar


    Hitman
    Opa cara. Interessante. ali está alta fricção e baixa fricção. agora já sei qual o termo certo. hehe. só que eu fui ver, esses pots custam entre 60-70 reais. tenso.

    --------------

    Mas ai pessoal, eu venho aqui dizer que segui as dicas do colega BrotherCrow, eu fiz uma gambiarra. Meti veda rosca entre o knob e o corpo da guitarra. rsrs O negócio agora tá mais duro que os dois Fender de tone juntos. hehehe

    Agora vamos ver quanto tempo dura até afrouxar novamente. Até lá já descolo umas borrachinhas de vedação. que acho que ai fica definitivo o negócio.

    Que maravilha, nem vou precisar gastar grana. Viva o jeito brasileiro. rsrsrs

    Pessoal, Agradeço todas as respostas. Todos foram muito úteis. Valeu!

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Wuju Wu Yi
    Eu entendi que seu pot esta mole e você gosta duro. Geralmente o que faz um potenciômetro ficar com mais aderência para girar é a graxa contida no eixo. quando esta graxa é removida ele fica com menos aderência. Se o luthier usou algum lubrificante no eixo, pode tentar tirar usando álcool isopropílico.

    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # out/15
    · votar


    Luiz_RibeiroSP
    Ah, entendi colega. faz sentido. Vou tentar, valeu!

    JJJ
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Wuju Wu Yi
    Achei interessante você dizer loja de eletrônico, porque eu achava que o de guitarra era específico de guitarra, mas então o uso dele é variável?

    Pot é pot... realmente o que tem mais nas de eletrônica é o pequeno baratinho, mas não custa tentar. Nas lojas de instrumento que vendem partes é mais fácil encontrar o pot certo, claro.

    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # out/15
    · votar


    JJJ
    entendi.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a A dureza do potenciometro está relazionada ao preço?