Opinião sobre timbre e qualidade Psychosocial - Slipknot

    Autor Mensagem
    krixzy
    Veterano
    # set/15 · Editado por: krixzy


    E ai pessoas!

    Gravei um trecho da musica Psychosocial do Slipknot, e queria opiniões sobre o timbre, e a qualidade da gravação, o som fica massa aqui na caixa do meu PC, mas em celular e em caixinhas mais baratas o som nem sempre fica legal, queria deixar numa qualidade que ficasse bom em qualquer dispositivo, como uma gravação de CD profissional mesmo, não sei se da pra fazer com o que tenho mas qualquer melhoria é valida.

    Pra gravar eu uso guitarra > scarlett 2i2 > PC com reaper e vsts

    Link:
    https://soundcloud.com/krixzy/psychosocial

    Lelo Mig
    Membro
    # set/15
    · votar


    krixzy

    Cara... não tô em casa. Então estou ouvindo no Note com estes foninhos "in ear", de boa qualidade, mas com todas as limitações que estes fones possuem.

    Aqui tá legal. Não tenho muito estofo prá julgar este tipo de timbre, porque nunca fiz este tipo de som e nunca tive de buscar estes timbres. Contudo, como leigo, me parece bastante bom dentro do que o estilo pede.

    krixzy
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Lelo Mig

    Ah blz, valeu pelo feedback, espero ter mais opiniões mas o forum ta meio parado, a galera não participa muito.

    Hendrixano
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Sonzeira demais mano, como vc tirou o timbre? Achei gordo, potente... muito top!

    krixzy
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Hendrixano
    Valeu mano, usei uma vintage afd toda original de fabrica, ligada numa scarlett 2i2, ai de vsts usei no reaper, o de sempre:

    - GoneComp_mono (Compressor)
    - TSE 808 (simulador de Tube Screamer)
    - FourteenMH (simulador de amp)
    - NadIR (Simulador de gabinet com impulses GuitarHarck)

    Acho que o menos conhecido desses é o FourteenMH, é do Vadim Taranov, é um simulador de um amp da fortin, os vsts dele tem interface bem simples, mas soam muito bem, que é o importante, e é grátis.

    https://www.youtube.com/watch?v=CR5OojykDgM

    marcelosz
    Membro Novato
    # set/15 · Editado por: marcelosz
    · votar


    krixzy
    Legal, em termos de timbre está muito próximo, parabéns!

    Se me permite uma observação, quanto à execução da intro, está um pouco fora de tempo. A guitarra precisa ficar bem "colada" à bateria, principalmente às semi-colcheias no finalzinho. Cuidado também com a afinação dos harmônicos.

    De resto está show!

    marcelosz
    Membro Novato
    # set/15 · Editado por: marcelosz
    · votar


    Outra coisa que esqueci: faz um teste com "hard panning" e guitarras gravadas em stereo, uma no L e outra no R. E bem no começo da intro tem uma frase da guitarra que fica hard panned só na direita.

    krixzy
    Veterano
    # set/15
    · votar


    marcelosz

    Pow valeu pelo comentário mano, muito boa as dicas, e ficou mesmo um pouquinho fora do tempo no inicio, na verdade ta meio chato arrumar o tempo com o reaper, ele sempre deixa a gravação adiantada em relação a BT, ai eu tenho que ajustar no ouvido depois de gravado, acho que vou começar a procurar outra daw pra usar.

    makumbator
    Veterano
    # set/15
    · votar


    krixzy

    Achei bem legal!

    e ficou mesmo um pouquinho fora do tempo no inicio, na verdade ta meio chato arrumar o tempo com o reaper, ele sempre deixa a gravação adiantada em relação a BT

    Isso me parece problema de latência alta que talvez esteja te atrapalhando na hora de gravar. Nesses casos o problema não é a DAW, e sim a interface de som e sua regulagem correta.

    krixzy
    Veterano
    # set/15
    · votar


    makumbator

    Hum, sei não cara, pq no guitar rig grava no tempo certinho, e se fosse latência acho que a gravação ficaria atrasada, e não adiantada que é o caso, vou testar outras daw's e ver no que da.

    Alekine
    Membro Novato
    # set/15
    · votar


    Muito bom o timbre, achei praticamente idêntico ao da música.

    JohnNunes
    Membro Novato
    # set/15
    · votar


    Demais o timbre amigo, PEDRADA!!!

    krixzy
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Alekine
    JohnNunes

    Valeu ai pelo comentário galera!

    MarceloVFS
    Membro
    # set/15
    · votar


    krixzy
    Cara, ficou bem legal, de vdd, qual foi a espessura de corda q vc usou ? pq a afinação dessa musica é chata de pegar sem q as cordas fiquem parecendo um berimbau e desafinando toda hora .
    012, 013 ?

    krixzy
    Veterano
    # set/15
    · votar


    MarceloVFS

    Cara, numa LP, usei 0.12 ~ 0.60, não ficou tão mole nos bordões, mas também não ficou tão firme, numa escala maior, acho que fica no ponto certo.

    distrito09
    Veterano
    # set/15
    · votar


    krixzy

    Cara que paulada esse timbre! Curti bastante!

    krixzy
    Veterano
    # set/15
    · votar


    distrito09
    Valeu mano !

    ALF is back
    Veterano
    # set/15
    · votar


    krixzy
    cara eu gostei do timbre tbm! ficou grande o bastante! na intro eu tava achando mais ou menos, mas tbm por conta do atraso, que de fato está um pouco. Se é latência ou execução nao sei. Eu tenho uma scarlett tbm, quando gravo direto nela da uma atrasada sim, mas quando o sinal passa pelo amp e mando dele pra interface (guita > input do amp > loop fx out > scarlett) ou quando microfono nao tem atraso. Não tenho idia de como resolver isso ou do porque isso acontece. Mas quando toco em linha direto (raramente) como na hora da gravação eu nao sinto, depois de gravar eu desloco a track um pouco e pronto kkkkk

    ALF is back
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Pessoal, resolvi upar esse tópico pq tbm trata-se de um teste de timbres de metal. Como o krixzy manja do estilo resolvi upar no tópico dele!
    nao manjo mto de metal e resolvi criar um riffzinho. Gostaria de opiniões sobre como está a mix: guitarras, baixo, batera, e se os timbres estão de acordo com a proposta. Particularmente acho que ta meio sujão. Quero acreditar que isso é por causa do relaxo na execução da guitarra e baixo, pq foi bem testezão mesmo. A bateria é virtual, fiz no superior drummer mas não renderizei. Não valia o esforço pro teste, então ela ta mais simplona. O resto foi tocado. A guitarra foi a cort z custom plugada no blackstar mas o sinal foi mandado em linha, onde simulei gabinetes de mesa rect (de um lado) e soldano SLO100 (outro lado). O baixo foi um jay tursey 5 cordas em linha usando o plugin GTR da waves. Até hj bato cabeça pra timbrar esse baixo. nao consigo fazer ele soar mais brilhante...não sei se isso fez falta nesse som.
    eis o link: https://soundcloud.com/felipe-franco-da-rocha/teste-metal-2

    marcelosz
    Membro Novato
    # set/15
    · votar


    ALF is back
    Cara, para um teste tá bom!
    Timbre e execução da guitarra pra mim está ótimo, esse estilo é assim "relaxado" mesmo como vc disse.
    Sobre o baixo, não sei se é impressão minha, vc fez algum tipo de panning? Talvez seja os pratos da batera (que estão chiados) e estão dando a sensação do baixo estar mais para um lado. Como mixou o baixo? Dica: duplica a track do baixo e deixa uma cru (mais alto) e outra com um pouco de distorção (mais baixo). Ambos no centro da mix sempre.
    A bateria, como vc mesmo disse, é só pra testes mesmo né :-)

    Alekine
    Membro Novato
    # set/15
    · votar


    ALF is back
    Ficou bom o teste, se brincar mais um pouco da pra sair uma música ai.

    Me lembrou bem o estilo da banda Lamb of God (não sei se conhece).

    Abraço

    Buja
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Aos meus ouvidos, está bom. Pode trabalhar isso que está no caminho. Mas, assim como voce mesmo disse, o baixo pode soar mais estalado.

    É so abrir um pouco dos medios e medios/agudos e tocar com mais vontade que ele vai estalar, como o baxio no metal deste estilo deve ser.

    Uma pitada de overdrive (é pitada, so pro baixo roncar) e descer o dedo na boneca, pra estalar mesmo nos trastes. Esse é o som do baixo no metal, estilo iron. Voce tem que escutar o tic-tic-tic das cordas nos trastes.

    Neste video o baixista do megadeth explica aos configurações que ele usa no amp, que basicamente é tudo flat, tudo em 12 horas como ele diz, e o baixo no cap da ponte com tone aberto. Nao tem muito segredo. O resto é tocar com vontade mesmo, porque baixo tem que ter poder.

    https://www.youtube.com/watch?v=MywqeLVu57E

    ALF is back
    Veterano
    # set/15 · Editado por: ALF is back
    · votar


    marcelosz
    fala cara! Obrigado por ceder seu tempo para ouvir e auxiliar!
    não usei nenhum panning não. tem apenas uma track de baixo no centro, mas os pratos de fato estão deslocados. Uma coisa que eu fiz e vi que ficou bem ruim foi jogar um plugin chamado modern exciter no baixo pra dar mais brilho. Mas ele destacou um ruidozinho ali e mais nada. Tirei o plugin e ficou melhor!
    Essa dica de duplicar a track e usar compressão pra caramba em uma eu ja tinha ouvido falar! ja até usei, na verdade. Nessa gravina nao fiz isso. Achei que não melhoraria muito o problema do brilho então nem tentei, mas vou experimentar depois! muito obrigado!

    Alekine
    obrigado cara! ja ouvi alguma coisa de lamb of god sim. Não sou mto chegado no estilo por conta dos guturais. Particularmente me inspirei mais em symphony x, uma banda que eu curto muito mas apesar de curtir nunca parei pra tocar nada, então sou bem novato no estilo kkkk

    Buja
    rapaz, acho que eu to pecando exatamente aí, na "vontade". Na verdade vontade não falta, mas sei bem o que vc ta falando, fazer a mão pesar mais né? acho que pode ser isso. Como não tenho tecnica pra tocar esse riff com os dedos, usei palheta. E como guitarrista, sempre estranharei a distancia das casas e tem hora que o riff pede um pouco de leveza na mão, mas eu não domino o jeito da coisa no baixo...kkkkkkk
    uma dificuldade que eu tenho é que o baixo basicamente é clean. Pra enfiar ele em linha tocando com mta força eu tenho que tomar cuidado pra nao saturar o sinal e clippar. Mas se toco alguma coisa com menos força o som até some. Não sei se vale mais a pena tocar com pouco ganho na entrada e recuperar no compressor depois ou se eu tenho mesmo que ficar pisando em ovos na execução. Fico meio perdido. Acho que a solução vai ser gravar esse baixo de novo pra por em prática o que eu aprendi aqui! kkkkkk
    sobre o vídeo, cara que timbre lindo! o meu ta bem longe desse brilho, e olha que soco o tone no agudo e mexe pra cima e pra baixo no cap da ponte/ braço, e nada do brilho vir. Ta complicado kkkkk
    Em tempo, tirei o modern exciter e mexi em algumas coisas na mix. acho que melhorou um pouco, mas em breve eu vou regravar o baixo pra ver se melhora mais!
    vejam
    https://soundcloud.com/felipe-franco-da-rocha/teste-metal-3mp3

    krixzy
    Veterano
    # set/15
    · votar


    ALF is back
    Cara, acho que o baixo e a bateria ficaram bem presentes, mas a guitarra ficou meio apagada, acho que um pouco mais de presença e definição nela, ia fazer uma boa diferença no resultado final da mix.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Opinião sobre timbre e qualidade Psychosocial - Slipknot