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Healt Membro Novato |
# ago/15
http://i.imgur.com/rlkxjiV.jpg
Esse acordes moveis foram me passados como acordes moveis tanto pra 6° quanto pra 5°, no livro fala que eles sao acordes iguais e moveis mais se vc aplicar a formula a eles, vc ver que tem algo esquisito ou errado.
O primeiro é 1-#3-5-#6 O segundo é 1-4-5-b7
Acordes que são moveis tanto na 5º como na 6º tem a mesma formação quanto a formula certo ?
No livro fala que os 2 são suspensos e móveis, procurando na net o primeiro nem existe e o segundo fala que é 7/4 ou 7sus4
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LeandroP Moderador |
# ago/15
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Healt
Ambos são acordes 4/7 ou 7sus4 .
Eu não entendi muito bem a sua dúvida.
O que eu notei é que se trata de duas formas de formar os acordes 7sus4, sendo a primeira forma com a tônica no bordão e a segunda forma com a tônica na 5a corda. Já viu o CAGED? O primeiro formato se apoia do desenho do acorde E, e o segundo formato se apoia no desenho de acorde A. Observe no CAGED.
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Ismah Veterano |
# ago/15
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Healt
Que fique claro... Todos os SHAPES são móveis, os ACORDES, fixos rs
O primeiro é um F7sus4: F, C, D, F#, C F (I V IV ) O segundo um B(7b)sus4: B, F#, A, E, F# (I V VII IV V).
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Healt Membro Novato |
# ago/15 · Editado por: Healt
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Obrigado LeandroP e Ismah pelas respostas
O primeiro é um F7sus4: F, C, D, F#, C F (I V IV ) O segundo um B(7b)sus4: B, F#, A, E, F# (I V VII IV V).
http://i.imgur.com/Dj3gsqC.jpg O primeiro F,C, D#,A#,C,F ou 1-#3-5-#6 1-5-6#-3#-5-1
O segundo B, F#, A, E, F# ou 1-4-5-b7 1-5-b7-4-5
Naõ conhecia esse CAGED to dando uma olhada agora, mais a duvida foi como podem ser acordes iguais se as formulas estão diferentes, e outra o primeiro nem parece ser um acorde, n encontrei nenhuma formula com esse formato..
A duvida surgio tb pq no livro os 2 shapes se referem a SUS, quando vc coloca na internet vc ve que SUS ou SUS4 se refere a 1-4-5, SUS2 1-2-5 e 7sus4 1-4-5-b7.
O primeiro shape eu nem encontro em lugar algum, vou dar uma estuda no CAGED não curti muito esse video do CIFRA vou ver se ter um mais elaborado.
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Ismah Veterano |
# ago/15
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Healt
Está correto o que você disse, eu viajei aqui...
O primeiro é um F(7)sus4: F, C, D#, A#, C F (1 5 4 7 5 1) O segundo um B(7)sus4: B, F#, A, E, F# (1 5 7 4 5)
7b foi um erro de escrita meu que começou a confusão aqui rs Não existe 7b apenas 7 e 7M (ou 7+). Desculpe
como podem ser acordes iguais se as formulas estão diferentes, e outra o primeiro nem parece ser um acorde, n encontrei nenhuma formula com esse formato..
Considere que o estudo ideal desses acordes só se dá em instrumentos como o piano/harpa, órgão etc. Nas 6 cordas, se está limitado pela mecânica do instrumento e pela quantidade de polifonia ser só 6 notas, razão pela qual se omite notas.
É sim um acorde, pois a definição de acorde é "um grupo de notas que soam ao mesmo tempo".
A duvida surgio tb pq no livro os 2 shapes se referem a SUS, quando vc coloca na internet vc ve que SUS ou SUS4 se refere a 1-4-5, SUS2 1-2-5 e 7sus4 1-4-5-b7
É o que falei acima...
O primeiro shape eu nem encontro
Curioso que consultei dois dicionários de acordes e ambos contém os acordes.
vou dar uma estuda no CAGED não curti muito esse video do CIFRA
Basicamente é você formar acordes a partir dos chapes sem pestana. Vai estudar guitarra swingadas, que fará mais sentido que qualquer outra coisa...
Esse carinha aí trás bastante qualidade no vídeo, vários estilos de música regional, e fica bem claro o uso do CAGED em acordes.
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Healt Membro Novato |
# ago/15 · Editado por: Healt
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percebi que cometi uma erro na formula de quebra achei um site legal pra achar os acordes http://chord-c.com/
Escala de F 1- F 2-G, 3-A 4-B♭ 5-C 6-D 7-E
como o primeiro shape tinha as seguinte notas: F,C, D#,A#,C,F
Eu ficava teimando que D# era a 6 da escala de F com sharp =6#
Em resumo a formula são iguais por isso o mesmo nome do acorde, mesmo assim como o livro abreviou o nome para SUS confundiu ainda mais.
Na hora de fazer a contagem segunda a escala quando vou contar como # (sharp) ou ♭(flat) como falei acima
D# dentro da escala de F pode ser tanto #6 quanto b7 ?
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Ismah Veterano |
# ago/15
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Sharp? Flat? Que isso rapaz?
Não sei dizer, mas não lembro de ter escutado ou visto, se usar o termo de 6aum (VI aumentada), para. Deve haver uma lógica para tal, ou talvez simples convenção.
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LeandroP Moderador |
# ago/15
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Healt
Creio que você está confundindo os intervalos que compõe o acorde com os números das casas nos desenhos.
Um único acorde pode ter várias formações (desenhos) ao longo do braço. E a sua tônica pode partir do bordão, da 5a corda e da 4a corda, formando desenhos diferentes. A imagem que você postou representa isso.
Veja na tablatura um exemplo em Dó:
e----3----------8-----------13---- B----6----------8-----------11---- G----3----------10----------12---- D----5----------8-----------10---- A----3----------10---------------- E---------------8-----------------
Os intervalos deste acorde são: tônica, quarta justa, quinta justa e sétima menor. Chama-se "sus" (suspenspo) porque o intervalo de 4a justa suspende a terça maior.
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Healt Membro Novato |
# ago/15
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Sharp? Flat? Que isso rapaz? hahahah :) desculpa é pq estudo musica em inglês dai alguns termos musicais são diferentes, Sharp seria Sustenido e Flat seria bmol.
minha pergunta foi D# não esta na escala de F: 1- F 2-G, 3-A 4-B♭ 5-C 6-D 7-E
para indentificar o D# dentro da formula 1-4-5-b7 eu estava indentificando como 6 sustenido e na verdade era um 7 bemol......dai a pergunta se numa situação dessa em que se pode tanto ser um sustenido quanto um bemol se opta pelo que ?
imagino que seja o Bemol pq quando eu estava procurando formula 1-4-5-6# não achava nada e quando se coloca 1-4-5-b7 se acha 7sus4, tambem percebi que parece que # ou sustenido so se usa na formula quando o acorde eh acrescentado, deve ser algum tipo de convenção...vou dar exemplos de formulas:
maj7(#5) - 1-3-#5-7 maj7(#9) - 1-3-5-7-#9 7(#5) - 1-3-#5-b7
todas as outras formulas usam bemol na hora de representar a formula para a formação do acorde. dai a duvida sobre quando usar bemol ou sustenido visto que na situação que eu sitei, poderia ser tanto sexta sustenido quanto setima bemol.
Chama-se "sus" (suspenspo) porque o intervalo de 4a justa suspende a terça maior. Em outras palavras o que era pra ser um intervalo de terça é um intervalo de quarta justa ? por isso o nome sus ?
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Ismah Veterano |
# ago/15
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Em outras palavras o que era pra ser um intervalo de terça é um intervalo de quarta justa ? por isso o nome sus ?
Por aí...
numa situação dessa em que se pode tanto ser um sustenido quanto um bemol se opta pelo que ?
Provavelmente segue o que a armadura usa...
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