Virutosos Les Paul?

Autor Mensagem
The Man Who Sold The World
Veterano
# jun/15
· votar


Nefelibata
Alex guitar man
vamos ler de novo o que eu disse, amiguinhos:
tem o joe bonamassa que não é um otimo guitarrista

a palavra bom e otimo tem significados diferentes...
eu curto muito o joe, da leva de novos guitarristas ele é um dos melhores, mas ele não é tudo isso né galera, fora que com as milhares de les pauls vintage e fender bassman acho que ele poderia tem um timbre bem melhor

Junae
Veterano
# jun/15 · Editado por: Junae
· votar


Eu disse que contribuem muito, não são um fator isolado, e não disse que era "O" fator decisivo...Se fizer um esforço e ler de novo, vai entender.
Já tive 3 SGs. Um dos braços mais grossos das Gibsons (aí fui pra 61 reissue), cabeçuda, desequilibrada, e não encaixa no corpo. Eu acho o visual legal, o som legal, mas acho uma guita estranha....E já ouvi isso de muita gente que toca bem.


Viu como tem outros aspectos?

Força garoto !!!!

Galera, vamos esforçar na interpretação de texto. Acho que todos conseguem !!!!

Abraços.

Headstock invertido
Veterano
# jun/15
· votar


realmente decisivo

Se ler bem, ninguém aqui disse que era fator decisivo. O usuário quotado escreveu:

são dois fatores que contribuem muito para os fritadores não usarem a LP....P

É apenas UM DOS fatores, não o único.
Um fritador pode preferir o acesso da SG, mas preferir mais umas 4 características da LP em relação à Sg e então decidir pela LP.

Headstock invertido
Veterano
# jun/15
· votar


Atualizei a página tarde.

nichendrix
Veterano
# jun/15 · Editado por: nichendrix
· votar


Junae
Headstock invertido

Acho que vocês também estão precisando aprender a ler, eu não falei que você disse que era o fator decisivo, apenas que acesso se acesso às ultimas casas fosse um fator decisivo.. por isso mesmo eu não citei o texto original.

Sacaram?

Junae
Sobre SG ter braço grosso, depende da SG, tem modelo da SG que o braço é fino o suficiente pra estar próximo do braço duma Jackson e com 24 trastes, eu não gostava, mas um amigo meu adora e não vende a dele por nada.

De Ros
Veterano
# jun/15
· votar


tem o joe bonamassa que não é um otimo guitarrista

Interessante. O cara que me fez voltar a escutar blues depois de muito, muito tempo, não é considerado um ótimo guitarrista.
Vou parar de acompanhar o tópico antes que digam que o Philip Sayce é um guitarrista mais ou menos...

renatocaster
Moderador
# jun/15
· votar


eu curto muito o joe, da leva de novos guitarristas ele é um dos melhores, mas ele não é tudo isso né galera, fora que com as milhares de les pauls vintage e fender bassman acho que ele poderia tem um timbre bem melhor


Pô, tudo bem....opinião é opinião, mas...



daimon blackfire
Membro Novato
# jun/15
· votar


Como que sobrevive com essas guitarras de braço fino? Eu não consigo por algum motivo.

Junae
Veterano
# jun/15 · Editado por: Junae
· votar


NICHENDRIX

Qual Gibson SG tem o braço parecido com Jackson ?
Eu citei a SG reissue 61 que tem o slim taper neck profile V2 como o modelo mais fino da Gibson SG em modelos de série. Fora ele, só o ultra slim da SG angus. E mesmo assim, é muito diferente de um braço gilete ou padrão super strato.
90% das Gibson SG tem o braço rounded (tora).
Como eu disse, são guitarras com propostas diferentes (SG e super stratos)
Poderia dizer de qual modelo de Gibson SG vc se refere?

Abraços.

EduJazz
Veterano
# jun/15
· votar


Opinião é opinião, claro. Mas que acho o Bonamassa um excelente guitarrista, um dos melhores da atualidade, e senhor de um puta timbre...

nichendrix
Veterano
# jun/15 · Editado por: nichendrix
· votar


Junae
Cara especialmente nos anos 80 e 90, vários modelos da SG desde a Special até a Supreme tinham edições especiais com uma proposta mais moderosa, eram modelos com escala bem plana, braço fino e 24 trastes, não raro com caps EMG ou o duo 500T/496R e não raro também com ponte Floyd Rose.

Esse meu amigo especificamente tem uma SG Special que veio de fábrica com o braço de 24 trastes, bem fininho e sem marcações (que na especificação dela chamava SG Slim, pra diferenciar do 1960 Slim Taper das SG '61), Floyd Rose e caps 500T e 496R. O braço dessa guitarra tem um perfil igual ao das Kramer e das Steinberger dos anos 90, que por sua vez me lembra bastante o perfil de braço das Jackson Soloist.

Existem alguns que foram mais "icônicos" com oa SG 90s ou no caso de tempos bem mais recentes a SG Diablo Tremolo (essa é de 2012 se não me engano).

Enfim não era incomum até idos de 97-98 a Gibson lançar versões com braço bem fino e/ou Floid Rose das guitarras tradicionais, ou mesmo lançar a o próprio modelo "Super Strato" dela, que era a Gibson M3. De lá pra cá com a ressurgência de uma onda mais vintage, que a Gibson começou a priorizar instrumentos nesse padrão.

Eu tinha os posteres dos catálogos da Gibson de 91 até 2000, é nítida a diferença que existe a partir de 98 mais ou menos. Até aí o foco dos modelos da Gibson era muito mais a praia dos Hard Rock/Metal tanto que todas vinham com pelo menos caps "vintage hot roded" como os 498T ou caps de alta saída como os EMG ou 500T e 496R. Nessa época os trastes padrão da Gibson era medium-jumbo nas stardard e jumbo nas Classic

Só que lá por meados dos anos 90, de repente o culto à Les Paul Burst '59, SG Standard '61 e outros instrumentos vintage ganhou força. É só ver que uma Les Paul Burst 59 custava em torno de 5mil dólares do meio pro fim dos anos 80 e tinha pulado pra 250mil dólares no final dos anos 90.

Então a imagem que se tem da Gibson a partir de 95-96 é de uma fábrica que fazia réplicas de modelos vintage. Só que até 94-95 a imagem da GIbson era muito mais ligadas a bandas como Kiss, Aerosmith, Guns'n'Roses e afins. Tanto que nos posters dos catálogos deles você só via os caras das antigas no poster do catálogo de semi-acústicas e semi-sólidas.

EDIT:Só pra não ficar na conversa o braço SG Slim é 0,02mm mais grosso que o da Soloist no 3º traste e 1,2mm mais grosso no 12º traste. Então realmente são medidas bem próximas. Eu não sei se os atuais são rounded ou se são como alguns dos anos 90, que eram mais "chatos" no meio, um pouco na praia dos braços da Ibanez (que eu particularmente abomino).

Junae
Como eu disse, são guitarras com propostas diferentes (SG e super stratos)

Eu não teria tanta certeza assim não ó cara. A Jackson, que foi quem de fato inventou/popularizou esse conceito, criou a Soloist (primeiro modelo comercial de SS) pra guitarristas de Fusion, que na virada dos anos 70 pros 80 estavam muito impressionados com as possibilidades dos Floyd Rose que começou a ficar popular com as Steinberger a partir de 1979, mas gostavam muito do design das Strato.

Obvio existe uma relação muito próxima entre guitarristas de Fusion e progressivo, hard rock e metal, então uma hora esse povo começou a adotar também e lá por idos de 81-82 quando o Jeff Beck apareceu com alguns dos primeiros protótipos da Soloist a coisa começou a se espalhar.

A SG teve a mesma proposta 20 anos antes, era pra galera que queria uma Les Paul mais agressiva pra tocar rock and roll. Tanto que as primeiras bandas de Hard Rock e Metal usava em geral SG, eventualmente Les Pauls. Então será que existe realmente uma diferença tão grande de propostas? Ou será que a diferença é puramente a estética de cada tempo?

Eduardocassiano
Membro
# jun/15
· votar


Muito legal ver que o tópico esticou bem sobre questões de timbre, sobre o que é virtuosismo, tocabilidade do instrumento. Bacana. Vou continuar acompanhando, acabei lendo muito do que não fazia nem ideia! Obrigado!

rcorts
Veterano
# jun/15
· votar


renatocaster

EduJazz
Mas que acho o Bonamassa um excelente guitarrista, um dos melhores da atualidade, e senhor de um puta timbre...

Concordo com o EduJazz, com um timbraço desse poderia tocar D G A repetidas vezes que ainda conseguia me segurar ouvindo tranquilo pelo menos por alguns minutos, só pelo timbre.

A última vez que gostei tanto de um timbre de guitarra sem ser o do Joe, foi quando ouvi o Eric Johnson pela primeira vez tocando Cliffs of Dover.

Headstock invertido
Veterano
# jun/15
· votar


20 anos antes

nichendrix
Veterano
# jul/15 · Editado por: nichendrix
· votar


Headstock invertido
???????

EDIT: Você acha que a SG e as Superstrats tem diferenças de propostas por causa da diferença de ano de lançamento?

Pra mim isso seria a mesma coisa de dizer que uma Ferrari 250GT California ano 1961 (o esportivo mais caro no mundo dos leilões) não é um esportivo tanto quanto um Lamborghini Morcielago só porque o Morcielago faz 380km/h e a 250GT California não passava muito dos 200km/h?

No fim creio que exista sim uma semelhança de propostas, se pegar o tal do Braço 60's Slim Taper da Gibson, ele vai ter 19.4mm de espessura no primeiro traste e 22.6mm no 12º traste. Se você pegar os braços de guitarras tidas como rápidas, vai ver que por exemplo isso é bem próximo das medidas da Jackson Soloist (20/21.6) e da Peavey Wolfgang (20.7/23.9) e nem está muito longe de muitos braços da Ibanez, por exemplo as JS (20/22), o das JCM usados na maioria das Custom Shop (19/21.5).

O braço de superstrato realmente longe dessas espeçura são os Wizard da Ibanez e braços derivados dele como o das JEM, eles vão ter 17mm no nut e 21mm no 12º traste.

Aí você se pergunta se as medidas não são tão diferentes, porque parecem ser dois mundos diferentes?

Basicamente o que muda é a curvatura do braço, o shape dele, o braço da Gibson em sua maioria são C ou D shape com raios relativamente pequenos, já a maioria das superstrato tem o braço feito em D-shape num raio composto que começa com 12" nas bordas e vai crescendo para 16" no meio. isso faz o braço ter aquele meio mais achatado e por isso parecer mais fino do que realmente é.

Então, apesar das diferenças das estéticas entre os anos 60 e os 80, tanto a SG, quanto as Super Strato aparecem para resolver o mesmo problema, gente que queria uma guitarra mais agressiva e que a tocabilidade combinasse melhor com solos mais rápidos. Cada solução se adéqua ao seu tempo, mas não muda o fato que resolvem o mesmo problema de duas formas diferentes.

rcorts

Mas o Eric Johnson é tão fanático pelo timbre dele que não tem como ele fazer algo que soe ruim, com qualquer guitarra que seja... kkkkk

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Virutosos Les Paul?