Montando uma guitarra Feyder Stalocaster!

Autor Mensagem
MauricioBahia
Moderador
# jul/15
· votar


marcelosz

Muito show! Demais cara. "Stala" bem mesmo! hehe

Parabéns!

o/*

marcelosz
Membro Novato
# jul/15 · Editado por: marcelosz
· votar


NATAN P.D.S.
Basswood e Alder tem praticamente a mesma densidade, sendo o basswood mais leve um pouco.
Sua Strato é de basswood?
Essa que eu montei é de marupá... extremamente leve!!! Mais leve que basswood e alder.

MauricioBahia
Poxa muito obrigado mesmo!!!

RodGuitars
Veterano
# jul/15
· votar


marcelosz
Legal o video cara, mandou bem.
Como ja andei comentando não sou muito fã de strato mas essa sua é a combinação que acho mais bonita e até gostaria de ter uma. (corpo branco ou creme, escala clara e headstock grande)
Parabéns mais uma vez

marcelosz
Membro Novato
# jul/15
· votar


RodGuitars
Grande Rod!!! Valeu camarada!

ogner
Veterano
# jul/15
· votar


marcelosz
Estaladão o som dela! Ficou realmente bonita!!!
Grava ela com um drivezinho depois!!

raphael.rui
Veterano
# jul/15
· votar


ficou muito legal cara, parabens pela aventura e resultado positivo hehehe. qual captação usou?

marcelosz
Membro Novato
# jul/15
· votar


ogner
Obrigado!!!! Vou fazer mais umas gravações sim... abraço!

raphael.rui
Valeu fera!!! Usei captação SSS original Fender Vintage Noiseless. Achei top!

Samucamp
Veterano
# jul/15
· votar


marcelosz
Cara, adorei a guita...
Eu tenho bastante vontade de me arriscar em um projeto desses, mas não tenho nenhuma experiência. Quais as habilidades necessárias para montar uma guitarra desse jeito?
P.S. tambem quero ver o passo a passo heheheh

Beelzeboss
Veterano
# jul/15
· votar


marcelosz
Ficou show em cara, muito linda mesmo e curti o nome rs posta mais vídeos depois ai pra gente sacar o som dessa belezinha ai

abração

marcelosz
Membro Novato
# ago/15
· votar


Samucamp
Beelzeboss
Valeu pessoal!
E desculpem por não ter tido tempo ainda de postar o "passo a passo". É pq eu JÁ estou pensando em modificá-la... Daí eu resolvi esperar um pouco pra fazer o "manual" já incluindo os mods.
Modificações/melhorias que pretendo fazer:
- passar um verniz acetinado Mohawk no braço
- melhorar (ou seria piorar?) a pintura do corpo, "heavy relic" talvez?

Uma coisa que percebi, não sei se é viagem minha... mas tive a sensação que a guitarra melhorou depois de um tempo de pronta... Não sei o que é cara, parece que as "madeiras se encaixam", se "assentam", como se ela estivesse "verde" ainda quando montei kkk ... Já vi luthier falando isso, principalmente de violões (quanto mais vc toca melhor fica).
Em compensação, e também devido ao tensionamento natural das cordas, o braço está levemente côncavo. Mas nada que um ajuste no tensor não resolva!

Buja
Veterano
# ago/15
· votar


Botou noiseless...conte-me mais esses capts por favor amigo.

São os originais né....deve ser o olho $$$ da cara. Você conhece opções parecidas mais em conta?

To com uma ideia de extratocaster na mente e procurando capts de estalados. Procuro aquele clean lisinho, padrao fender de strato mesmo, mas que com um pouco de ganho não fique aquele "hummmmmmmm....." e nao quero humbucker nem minihumbucker (cansei rs) !!!

Dei uma pesquisada nos capts da malagoli (caminho normal de quem procura capts de baixo custo), e fiquei meio perdido quanto a sonoridade, video de youtube nao resolve na hora de avaliar nuances de timbre.

La tem tambem um escudo completo chamado multi-strato, 3 capts, chave de selecao e, o que seria um knob variando entre timbre de strato, mas pelo preço, nao da pra comprar sem antes testar. Que é bom é, mas nao sei se é esse chocolate todo.

Tem tambem os sergio rosar, que oferecem tanto o timbre vintage classico, hot e noiseless. Mas ao vivio mesmo, nunca vi.

Então, sabe de capts classicos bons, em conta, que deem estalado e rolam bem no overdrive?

marcelosz
Membro Novato
# ago/15
· votar


Buja
Sim, botei Noiseless... No caso esses são Vintage Noiseless. Segundo a Fender são os captadores que vem na Eric Clapton Signature... O.o. São feitos com base na especificação dos primeiros captadores da Fender, só que sem o hum :-)
Eu adorei os captadores, são 100% sem ruído mesmo. Excelentes. No conjunto da guitarra eles deram sim aquele "estaladinho" típico. Talvez não seja pra todos os gostos, pois são um pouco mais puxados para o agudo (o que era previsível, já que a própria embalagem diz isso).

A Fender tem também o Hot Noiseless (usado na guitarra assinatura do Jeff Beck). Esses são mais puxados pra médios, com um pouco mais de ganho pelo que consta.
Os três captadores (numa única embalagem) custaram cerca de US$150 dólares.
Fiz um demo assim que montei a Feyder, está aqui: https://soundcloud.com/marcelo_sz/guitar-test-feyder-stalocaster . Não reparem na habilidade do guitarrista kkkk

Por aqui o pessoal fala muito bem dos captadores Malagoli, mas não posso opinar tanto pois ainda não usei...

Buja
Veterano
# ago/15
· votar


marcelosz
Os três captadores (numa única embalagem) custaram cerca de US$150 dólares.

Nem tao caro assim....achei que era coisa de 300-400 doletas...
Acho que vale sim....gostei da dica do hot noiseless...acho que to mais pendente pra este lado. Uma saida de fender, um pouquinho mais forte, e sem ruido. Perfect =D

raphael.rui
Veterano
# ago/15
· votar


marcelosz
Buja
Eu particularmente, fã de strato que sou, nao curto nada nada os noiseless. Perde a alma, quando voce usa ele beleza, fica legal, ai quando voce coloca um outro bom single legitimo voce ve a diferença, e é muito grande, o hot noiseless entao nem se fala, sao 10k se nao me engano, vem mais medios e perde bastante do estalado. alem de que sao 2 bobinas de qualquer jeito, é single mas nao é single.
Eu tenho um malagoli Alnico Blues, captador legal, mas nada de "uaau". pela faixa de preço ele faz parte dos intermediarios da malagoli, tem ainda uma linha um pouco mais cara que custa na faixa dos 160 reais se nao me engano, que sao os Custom Dallas (replica dos texas special), 57/62, 69 e 54, vem ate com aquele fio de pano igual os fender (o que tenho nao vem). Dizem que esses sao muito bons e valem o preço, mas se voce puder pegue um set de fender que certamnte sera melhor. um 57/62 ou fat 50's, seriam caps excelentes.

Buja
Veterano
# ago/15
· votar


raphael.rui
E qual a principal diferença entre este Fat '50, o Texas original e um alnico blues da malagoli? Voce teve a oportunidade de sacar eles todos? Queria saber, porque os malagolis e sergio rosar parece ter diferenca sonora quase nula, porem, o preco beeeem menor.

raphael.rui
Veterano
# ago/15
· votar


Buja
O alnico blues tem ganho proximo ao texas, so que tem menos twang (nem o texas tem muito em relação aos outros fender classicos), menos definição, bem menos graves e medios e agudo demais, eu achava ele bom ate colocar um texas custom shop no braço no lugar dele huehue. o fat 50's é pra mim junto com os 57/62 o melhor set de caps fender. tem o som classicao de Strato dos anos 50 com aquele estalado bem caracteristico. os 57/62 tem mais twang. Como disse antes, eu to com um Texas custom shop no braço, subistitui o alnico blues por ele, e a diferença foi enorme, fiz um rolo e peguei esse captador, mas se eu pudesse mesmo eu pegava 57/62 ou fat 50's. Sergio Rosar eu nunca usei, mas eu ouço falar muito bem e que sao consideravelmente superiores aos malagolis (isso se reflete no preço), so que ai nao posso te afirmar. se quiser arriscar é contigo rs. mas se a Guitarra se chama Stalocaster haha, nada melhor que um bom set de fenders classicos aí (57/62 seria minha pedida).

Buja
Veterano
# ago/15
· votar


raphael.rui
Era exatamente isso que eu queria saber. Muito obrigado velho. Tenho maior duvida sobre esses capts e o tipo de som que eles fazem [já que não é toda hora que me aparece uma fender pelas mãos pra ficar comparando].

No caso eu to com uma ideá de montar uma strato boazinha que estava bem num twang, estilo dire straits. Mas não gosto muito de guitarra sem graves. Tem que ser aquele som estalado, bem temperado, com clean brilhante, macia.

Na minha mente, qualquer cap single que fica implorando pra distorcer, nao vai ter um clean tao liso assim. Assim tinha um preconceito contra esses "hot". E qualquer cap com baixissima saida, vai soar magricelo num overdrive, e batia a desconfiança dos texas.

Agora já sei que strato mesmo é 57/62. Valeu demais mano.

Tambem, mas pro futuro, (ou talvez venha antes da strato quem sabe), tenho vontade de uma teleca bem country. Ai pode ser magricela mesmo, nem se exige graves como numa strato. Se sujar demais, já não é tão teleca mais.

Dai ja sei que o negocio é uns capts vintage mesmo, tipo estes né

http://intl.fender.com/en-BR/guitar-bass-parts/pickups-and-preamps/pur e-vintage-64-telecaster-pickups-set-of-2/

Claro, vai depender muito da guitarra, da madeira, do amplificador sobretudo, é principalmente, do guitarrista, hehe, mas se ja vou montar a bichinha com specs razoaveis, já boto capts que soam mais classicos ne.

raphael.rui
Veterano
# ago/15
· votar


Buja
nao espere super graves like a LP de uma strato ne uaehuaehue. mas da uma olhada no youtube dos 57/62, os texas sao legais, so que sao mais ardidos e com mais saida um pouquinho. enquanto os 57/62 tem 5,6k (em todas as posições), o texas tem 7k na ponte e 6.2k no braço. parece que nao é muita coisa mas faz diferença. qualquer coisa tamo aí o/

Buja
Veterano
# ago/15
· votar


raphael.rui
Nao, nao quero graves a la LP nao, rsrs. Meio que cansei de humbucker, pela falta de twang.

Mas não me importa muito a saida mais forte ou mais fraca de um cap. Me importa mesmo é a EQ. Qual soa mais grave, qual soa mais agudo. Ou melhor dizendo ainda, qual soa mais magro, e qual soa mais gordo. Deixa eu dar dois exemplos, do que eu chamo de strato gorda (e é o que eu procuro) e qual seria strato magra, que eu to fugindo.


Strato gorda, soa twang, tem um agudo mas nao irrita e tem graves na medida:






Strato magra, sem peso, agudamente irritante, principalmente no cap do braço.




marcelosz
Membro Novato
# ago/15 · Editado por: marcelosz
· votar


Buja
A minha Feyder ficou mais parecida com a do segundo vídeo. Uma leve girada no tone pot ajuda quebrar um pouco dessa agudeira :-)

A do primeiro vídeo usa captadores Tex-Mex pelo visto. Quase comprei eles quando estava pesquisando pra montar a guita.... 90 obamas na Amazon.

Vejam este aqui. Na minha percepção ficou até mais magro e agudo que a minha.. Mas aí entram as questões subjetivas (madeira, etc etc etc)



raphael.rui
Veterano
# ago/15
· votar


Buja
tem que ver tambem qual EQ o cara ta usando nos dois videos, isso faz uma total diferença. quando eu toquei nos 57/62 achei incrivel o twang e como o cap do braço soava gordo, era bem SRV. usei a guitar num AC30 e num DeVille USA. a strato era uma Japa Reissue 58 de 92.



aqui tem um que o cara compara o fat 50's com o 57/62, e sao os dois sets que mais gosto. o fat 50's tem como alternativa os SSL1 da Seymour Duncan, mas eu nunca tive oportunidade de experimentar esses ainda.

Buja
Veterano
# ago/15
· votar


Muito bom este video comparativo. Apesar das diferenças sonoras não serem muito grandes. o Fat '50 me soou uma pitadinha mais grave que o 57/62. Ambos timbres classicos de strato.

Me pergunto qual dos dois eu gostei mais.
Gostei mais do brilho do 57/62. Isso sim é strato mesmo.
Pra ser bem sincero, acho que ficaria interessante o fat 50 na ponte e o 57/62 no meio e no braço. Fat na ponte pra não ficar agudo demais. Gostei porque ele é mais aveludado. 57/62 no meio e braço porque ele tende mais a brilhar, e acho que ficaria bem equilibrado se usar a posicao ponte+meio, e pra te falar a verdade, acho os timbres de ponte+meio e meio+braco, os mais classicos de strato.

Isso pra timbre clean. Acho que no drive não fazem feio. So vai ter o hummmm mesmo. O noiseless nao tem. Mas pra quem procura timbrão de strato mesmo, o 57/62 me soou o mais original e fiel, pelo menos nos videos.

marcelosz
Achei um excelente timbre tambem (e que guitarra linda). Os noiseless me soaram mais aveludados, menos brilhantes. Mas estalam legal, como toda strato deve ser. Eles me puxaram a memoria mais pros fat 50, pelo que ouvi. So que mais gordos ainda. Acho que estes noiseless são bons no drive. Talvez melhores que os 57/62, e fat. So nao vejo mesmo muita aplicação dos texas. Deve ser mesmo pra country ou funky.

JoãoPW
Membro Novato
# ago/15
· votar


Cara ficou muito linda
Cara, só eu que sou apaixonado por stratos brancos / beges com escala em maple?
Algum dia terei uma xD

marcelosz
Membro Novato
# ago/15
· votar


JoãoPW
Cara ficou muito linda
Valeu mano!!!

Cara, só eu que sou apaixonado por stratos brancos / beges com escala em maple?
Eu também sou hehehhe... O maple cai muito bem sobre o bege e branco. Acho que é por isso. Me agrada muito também!

marcelosz
Membro Novato
# ago/15
· votar


Buja
Outro vídeo que achei pertinente....

Captadores Malagoli e Vintage Noiseless na demonstração



marcelosz
Membro Novato
# set/15
· votar


Galera, na Jam desse mês usei a Feyder pra gravar meu solo, se quiserem dar uma ouvida!
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/323619/#9113549

Abraço!

marcelosz
Membro Novato
# fev/16
· votar


Resolvi fazer um "upgrade" na Feyder... Com isso ela ganhou uma pintura profissional "olympic white", e terá um escudo de madeira (figueira).

Fotos do corpo e escudo por enquanto: https://goo.gl/photos/q1UAY45md7NHoxj47

A pintura foi feita na Music Kolor. Os caras são feras!!!!!!!

Buja
Veterano
# fev/16
· votar


Que lindeza de strato cara....Top demais da conta.

pianoid
Veterano
# fev/16
· votar


isso é legal

queria ter um mínimo de skills de marceneiro pra tentar montar um clavicórdio kkkk

marcelosz
Membro Novato
# fev/16
· votar


Buja
Que lindeza de strato cara....Top demais da conta.
Valeu mano!!!

pianoid
queria ter um mínimo de skills de marceneiro pra tentar montar um clavicórdio kkkk
:-) aí já é nivel hard!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Montando uma guitarra Feyder Stalocaster!