RIP B.B. King - More aos 89 anos o grande nome do Blues.

Autor Mensagem
nichendrix
Veterano
# mai/15


Na noite desta quinta em Los Angeles, morreu o B.B. King. Que seu espirito descanse em paz e leve muito blues lá pro outro lado da Força. Descanse em paz, grande mestre.

http://musica.uol.com.br/noticias/redacao/2015/05/15/morre-bb-king-len da-do-blues-americano-aos-89-anos.htm

Fernando de almeida
Veterano
# mai/15
· votar


Que pena ...


Riley Ben King, mais conhecido como B.B. King, morreu na noite desta quinta-feira (14), em sua casa em Las Vegas, nos Estados Unidos, aos 89 anos, de acordo com o site da revista "Variety". O guitarrista esteve hospitalizado durante a semana passada por desidratação e complicações por sua diabetes tipo dois. A informação da morte do músico foi confirmada pela filha Patty King.

Ele estava com uma turnê marcada para começar o ano passado, mas --por causa da doença-- teve de desmarcar os shows. Durante um show em Chicago, passou mal no palco por uma desidratação e esgotado. Ainda faltavam oito apresentações para terminar a temporada.

O astro passou vários dias internado no início de abril em virtude de uma desidratação causada pela diabetes. No dia 30, o guitarrista chegou a dar entrada em um hospital em Las Vegas por conta de um pequeno ataque cardíaco. No dia seguinte, ele deixou o centro médico e seguiu com o tratamento em casa. "Estou com cuidados médicos em minha residência em Las Vegas. Obrigado a todos vocês pela torcida e orações", declarou em seu site recentemente.

King era membro do Hall da Fama do Rock and Roll do blues e do rock e é considerado um dos maiores guitarristas de todos os tempos (em 2003 foi classificado como o número três de todos os tempos pela revista "Rolling Stone", atrás apenas de Jimi Hendrix e Duane Allman). Com mais de 50 álbuns e milhões de discos vendidos em todo o mundo, o músico ficou conhecido por sucessos como "Three O'Clock Blues", dos anos 1950, "The Thrill Is Gone", de 1970, e "When Love Comes to Town", que gravou em 1989 com os irlandeses do U2. Além disso, influenciou muitos guitarristas, incluindo Eric Clapton.



Trajetória

King nasceu em uma fazenda de algodão em setembro de 1925, no Mississipi, nos Estados Unidos. Foi criado pela avó e comprou um violão para animar as noites de sua casa que não tinha energia elétrica. Autodidata, iniciou sua carreira na música quando conseguiu se apresentar no programa de rádio do lendário Sonny Boy Williamson, em 1948. Logo depois passou a ter um quadro de dez minutos dentro da programação da emissora.

O apelido B.B. seria uma sigla de "Blues Boy" (garoto do Blues), enquanto seu sobrenome "King" significa Rei, pseudônimo que ele usava em seu programa de rádio.

Em 1952, estourou nacionalmente com seu sucesso "Three O'Clock Blues". A partir daí, o guitarrista emendou um hit atrás do outro e passou a ser o maior astro do blues. Em 1969, conseguiu mais visibilidade ao ser convidado pelos Rolling Stones para abrir os show da turnê que a banda inglesa fez pelos Estados Unidos.

Apesar dos problemas de saúde, King vinha se apresentando regularmente, mesmo tocando sentando o tempo todo. Debilitado, fez mais de 100 shows no ano passado, sendo cinco deles no Brasil.

Uma de suas marcas, o rei tinha o costume de chamar suas guitarras de "Lucille". O apelido carinhoso deu-se quando King foi capaz de enfrentar um incêndio em um show para salvar uma de suas guitarras. O fogo começou depois de uma briga entre dois homens do público por causa de uma mulher que se chamava Lucille. A marca de instrumentos Gibson fez uma linha exclusiva de guitarras com o mesmo nome para ele. O Papa João Paulo II chegou a ganhar um exemplar das mãos do músico.




Era conhecido por usar poucas notas em suas canções.

Ao longo da carreira ganhou 15 Grammys, sendo o último em 2008 pelo álbum "One Kind Favor". De acordo com o site da premiação, ele é o quarto músico que mais ganhou o troféu.




Maus tratos do empresário

Uma das três filhas da lenda do blues B.B. King acredita que o pai, de 89 anos, sofria de maus tratos de seu empresário de longa data, Laverne Toney. Patty King falou ao site norte-americano TMZ, que publicou a denúncia no dia 1º de maio deste ano.

A filha de B.B. King chamou a polícia no dia anterior para resolver um impasse se o pai deveria ou não ser hospitalizado – ela era favorável e a empresária, contra. Segundo o TMZ, Patty e Laverne vinham travando uma enorme batalha para decidir sobre os cuidados do cantor e guitarrista. Isso porque a empresária tem poder de representação sobre B.B. King.

A mulher informou, de acordo com o site, que o pai não estava comendo e que seu xixi estava laranja. Os policiais acionados chamaram os paramédicos, que concordaram que o músico deveria passar por uma avaliação médica.
http://musica.uol.com.br/noticias/redacao/2015/05/15/morre-bb-king-len da-do-blues-americano-aos-89-anos.htm

Fernando de almeida
Veterano
# mai/15
· votar


Homenagem em vida ao B.B. King - feita por Regis Tadeu no começo do mês ...
Muito legal ...
Tem histórias, fotos vídeos, etc ...

https://br.noticias.yahoo.com/blogs/mira-regis/outra-homenagem-em-vida -b-b-king-192541233.html

MMI
Veterano
# mai/15
· votar


Triste... Com certeza um dos maiores da história.

LeandroP
Moderador
# mai/15 · Editado por: LeandroP
· votar


Triste... Com certeza um dos maiores da história.

JJJ
Veterano
# mai/15
· votar


Que faça muitos vibratos lá em cima!
RIP, lenda da guitarra.

Ismah
Veterano
# mai/15
· votar


Pois é... Nessa onda minha lista de ídolos de infância/adolescência estão quase no fim... Que triste...

renatocaster
Moderador
# mai/15
· votar


Uma das melhores vozes (tanto da guitarra quanto da garganta) do blues, sem sombra de dúvidas. Véi King vai deixar saudades :'(

Que agora ele possa realmente descansar em paz. Pois lendo as notícias mais recentes, podemos imaginar o quanto ele pode ter sofrido nesses últimos dias.

EduJazz
Veterano
# mai/15
· votar


Que dia triste!

Que sejam feitas todas as homenagens possíveis. Albuns, shows, livros, guitarras... tudo será pouco, mas tem que ser feito. O cara era uma lenda e era mais. A definição do Drinho em outro tópico foi perfeita: ele era mais que um monstro: ele ensinou os monstros.

Inclusive, uma jam em homenagem a ele aqui no FCC seria muito oportuna.

wellingtoncap
Membro Novato
# mai/15
· votar


"I step out of Mississipi when I was ten years old
With a suit cut sharp as a razor and a heart made of gold
I had a guitar hanging just above waist high
And I'm gonna play this thing until the day I die"

:( RIP

Buja
Veterano
# mai/15
· votar


Vi agora cedo a noticia.
Morreu o rei, o rei de verdade, nao é o RC nao.
É uma pena, mas seu grande legado fica. Dificilmente verei uma ES-335 e nao lembrarei dele. Muito obrigado B.B King.

alex.guitar
Membro Novato
# mai/15
· votar


as 'Lucille' se 'calaram'

Lenda, MITO!!!

=/

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/15
· votar


Um dos grandes se foi...
O mundo fica menor...
R.I.P Mr. King.

Luisfelp FR1
Membro
# mai/15
· votar


RIP Blues Master :(



Tiso
Veterano
# mai/15
· votar


Somos privilegiados. Testemunhamos o mundo em um momento em que os Deuses ainda o habitam. Não sobraram muitos. Este, em particular, foi o mestre do que se toca e do que se omite. Os silêncios entre as suas notas são lições para todos os guitarristas. Tocar um instrumento é uma performance dramática, é importante se expressar com uma vastidão de recursos, do silêncio ao shred. Muitas vezes os guitarristas se esquecem de treinar a economia, que parece ser muito "fácil" comparada com o atletismo manual da fritação, mas realmente não é. Saber quando entoar é saber fazer a poesia da guitarra - e não existe regra que explique uma poesia. Tocamos primeiro com o coração, a movimentação dos dedos é um reflexo. Nisso falham os caras do G3 e seus discípulos. Em contraponto, ficam os discípulos deste mestre.

Filippo14
Veterano
# mai/15
· votar


Sem palavras, triste mesmo

Fernando de almeida
Veterano
# mai/15 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


>>>> BB KING novo <<<<

>>>> Como o empresário o deixou ... <<<<
















Vai deixar saudades ....

henriquelhrf2
Veterano
# mai/15
· votar


B. B. King: 16/09/1925 – 14/05/2015

Dia triste...



Hitman
Veterano
# mai/15
· votar


Acordei pra ter o dia completamente estragado...

R.I.P.

vintagentleman
Veterano
# mai/15 · Editado por: vintagentleman
· votar


Vou polemizar um pouco:
Tenho o maior respeito pelo mestre King, mas assim como do Hendrix, nunca me tornei um fã.
Porém, meus ícones guitarristas têm os dois como deuses. Isso basta para definir a importância dos caras para a música.
Pessoalmente nunca tive paciência com as frases curtas e, para mim, repetitivas do King.
Achava que ele cantava melhor do que tocava, inclusive. Puta vozeirão!
O ruim é que toda essa geração está se esgotando. Como disse o Clapton, já não há muitos deuses da guitarra. Aliás, acho que o enfoque é outro hoje.
Não há mais o culto aos guitarristas que vimos nos anos 50-70.
Pensando bem, não sei se isso é de todo mal. Abrindo-se o foco da figura do guitarrista, talvez novas possibilidades musicais surjam.

OFBRITO
Veterano
# mai/15
· votar


Uma pena. Dia triste.
Se hoje tocamos dessa forma, devemos muito ao mestre. Para mim, um dos mais importantes da história da guitarra e desenvolvimento da tocabilidade do instrumento.

rcorts
Veterano
# mai/15
· votar


vintagentleman
Vou polemizar um pouco:
Pessoalmente nunca tive paciência com as frases curtas e, para mim, repetitivas do King.

Respeito sua opinião e entendo sua forma de pensar. Da mesma forma não consigo gostar de alguns músicos consagrados em outros estilos, que nem vou citar pois o tópico não é sobre isso.

Mas diferente de ti, posso dizer sem sombra de dúvidas que ouvir e tentar tocar as músicas do mestre King foram a minha porta de entrada para desenvolver meu senso melódico. Devo isto a ele.

E eu gostava pra caramba de escutar as músicas. Que ele descanse em paz. Missão cumprida.

Fico agora ao som de The Thrill is Gone.

marcelosz
Membro Novato
# mai/15
· votar


Agora "The thrill is gone" mesmo!!!!! R.I.P. King!

ju.nito
Veterano
# mai/15
· votar


RIP, mestre!

OFBRITO
Veterano
# mai/15
· votar


"BB, qualquer um poderia interpretar mil notas e nunca chegar a dizer o que você dizia com apenas uma delas. #RIP" Lenny Kravitz.
Fantástica a definição.

entamoeba
Membro Novato
# mai/15
· votar


Foi-se O cara!

Esse, infelizmente, não pude ver ao vivo.

tito lemos
Veterano
# mai/15
· votar


Morre mais um dos meus mestres.

Descanse em paz, Riley.

Rednef2
Veterano
# mai/15
· votar


Grande influencia pra mim.

Descanse em Paz.

Lelo Mig
Membro
# mai/15
· votar


Ainda que não seja seu fã, é o maior de todos os tempos em muitos quesitos, e muito, muito poucos mesmo, como Hendrix, poderiam rivalizar com ele em importância.

Numa sala onde caberiam 3, Hendrix e B.B King teriam vagas garantidas.... o resto não sei.

Mas, com 89 anos esta dentro de uma estatística longeva. Viveu e tocou muito... merece descanso, comemorações, estátuas e o escambau.

Estudante eterno
Membro Novato
# mai/15 · Editado por: Estudante eterno
· votar


Lelo Mig

Numa sala onde caberiam 3, Hendrix e B.B King teriam vagas garantidas.... o resto não sei.

Como assim não sabe velho, e o Clapton? =)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a RIP B.B. King - More aos 89 anos o grande nome do Blues.