Problema com madeira da guitarra

    Autor Mensagem
    MarcosLucianoBr
    Veterano
    # mai/15


    Pessoal, lixei minha guitarra (Ibanez GRG150) pra tirar a tinta que tava descascando e queria deixar ela no tom da madeira. Porém quando tava lixando vi que tinha umas partes brancas na madeira (parecia massa) mesmo assim lixei ela toda e agora estou com o problema de varias manchas brancas nela. O que eu posso fazer para retirá-las? Será que vou ter que pintar para esconder?
    OBS.: Já passei seladora. Ficou melhor, mas mesmo assim ainda fica com manchas. Passei somente em cima, pois usei uma boneca de estopa.

    Fotos:
    https://drive.google.com/folderview?id=0B6DI11uw4VgjfkhCX2lQTi1NWTIyRG JHU0dlbGREOXVzNVQtNE1ZV2JIWGlQTGpDVEhMaG8&usp=sharing

    marcelosz
    Membro Novato
    # mai/15
    · votar


    Sim, você acertou. Trata-se de massa.
    Mas isso não é um problema, é muito comum aplicar massa para tapar algumas imperfeições na madeira. Muitos luthiers fazem isso. Claro, desde que a guitarra vá receber uma cor sólida (e não a cor natural da madeira).
    É muito difícil voltar uma guitarra para o tom de madeira se ela já teve cor sólida antes. Você teria que lixar MUITO, correndo o risco de mudar o shape original do corpo, e ainda assim pode ser que não fique 100% bom.

    MarcosLucianoBr
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    Se eu passar verniz um pouco escuro será que fica bom? Ou só pintando mesmo? Acho que vou levar em uma madeireira segunda pra ver o que tem como fazer.

    marcelosz
    Membro Novato
    # mai/15
    · votar


    Você pode passar um "tingidor" próprio para madeira. Existem várias cores escuras disponíveis (imbuia, tabaco, ...). Facil de aplicar, com a famigerada "boneca"... Depois de ter tampado a massa, aplique verniz (com pistola).
    Você pode procurar um marceneiro pra fazer isso, se não quiser procurar um luthier.

    MarcosLucianoBr
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    Caramba, você salvou o projeto com esse tingidor. Não tinha visto ele ainda. Vou colocar ele com a seladora pela pistola. Vlw

    Ismah
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    marcelosz
    Tem certeza que isso é massa? Tem uma cara de ser o fundo branco...

    MarcosLucianoBr

    Cara, um sábio conselho é pedir conselhos numa luthieria, e na falta dessa, numa marcenaria, não numa madeireira. Mas se for massa, não passa verniz, nem nada, porque as manchas não vão sumir.

    Ao que parece ela era vermelho-vinho, então é esperado que a madeira esteja manchada num tom amarelo pra laranja. Não sei dizer porque, mas tinta vermelho (mais escuro) e preta, tendem a deixar marcas entre o amarelo e o vermelho.

    MarcosLucianoBr
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    O problema que o luthier pode cobrar caro para fazer. Eu vou levar na oficina de meu tio, lixar com a máquina, tingir e passar seladora. Tava querendo também fazer o corte da floyd rose mas ai vai ter que ser uma pessoa que manja pra não ficar feio.

    Ismah
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    luthier pode cobrar caro para fazer

    Mas provavelmente não vai cobrar pra te responder essa dúvida.

    MarcosLucianoBr
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    Ismah
    Vou ver se consigo passar em um luthier segunda então pra ele me dizer ao certo o que fazer. Alguém tem uma recomendação de luthier em Salvador/BA?

    Ismah
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    Aí não sei dizer já, mas tem no fórum. Numa rápida pesquisa saltam alguns fora.

    marcelosz
    Membro Novato
    # mai/15
    · votar


    Ismah
    Acredito que seja massa mesmo. Se fosse o fundo branco deveria ter aparecido na guitarra inteira, não? Isso ocorreu, Marcos?

    kiki
    Moderador
    # mai/15
    · votar


    Ismah
    Mas provavelmente não vai cobrar pra te responder essa dúvida.

    depende do cara.
    tem uns muito gente boa que bate maior papo, tem uns que seguram como se fosse segredo de estado.

    Ismah
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    kiki

    Aí o cara é um mala, não um luthier... Eu nunca mais ponho meus pés num lugar desses.

    marcelosz

    Se fosse o fundo branco deveria ter aparecido na guitarra inteira, não?

    Não necessariamente. Talvez em alguns pontos ela possa ter aderido mais à tinta - isso volta e meia acontece com pintura residencial (meu baterista tem empresa de pintura, volta e meia dou uma mão lá).

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problema com madeira da guitarra