Nao consigo mais de 4 acordes numa musica , isso é um problema?

Autor Mensagem
Ismah
Veterano
# mai/15
· votar


BrunoRodrigues

Psiquiatra antes rsrsrs

rcorts
Veterano
# mai/15
· votar


nichendrix

Foi só uma observação, não esquenta. É que tem novatos que tentam aprender algo por aqui, então sempre penso neles e nas possíveis confusões que eventualmente possam cometer.

E o Eb9, realmente, este não pertence nem a C maior, nem a G maior, mas ocorre tanto em Cm quanto em Gm, e pode aparecer em uma progressão maior como um empréstimo modal.

kiki
Moderador
# mai/15
· votar


Ismah
Mais precisamente estou com dificuldade de decorar a Living on a prayer - do "Bom jovem", onde na finaleira, eu passo de E pra G, e aí mudam algumas posições (ou se preferir dizer acordes), mas elas geram confusão em 1 ou 2 compassos, até que "me acerto"..

hahahaha eu tava aprendendo essa tambem esses dias... e tambem o chamo de bom jovem, dado a grande estima que tenho por esse artista (sqn, estou aprendendo por encomenda de amigos).

outra maneira de treinar isso, serve pra quando é rock pop: faça tudo em intervalos de quinta. ignore maiores, menores e com sétima, só power chord.
assim voce consegue repetir o "shape da harmonia" em qualquer tom. decore os dois tons e depois volte cada um pros acordes, que vão ficar inevitavelmente diferentes.
pra mim funciona isso, teste aí.

BrunoRodrigues
Veterano
# mai/15
· votar


kiki
"faça tudo em intervalos de quinta. ignore maiores, menores e com sétima, só power chord"

Até certo tempo atrás eu fazia assim como vc disse. Mas aos poucos comecei sentir falta das menores e sétimas.

Tem músicas que não consigo cantar só em power chords...

five minutes alone
Veterano
# mai/15
· votar


Há quanto tempo você toca ? ? ?
Faz um tempo, mas desde que comecei a tocar violao sempre tive problema com sequencias de acordes

Motorbreath
Membro Novato
# mai/15
· votar


tocar é o melhor treino. Uma hora flui.
Concordo 100%.

kiki
Moderador
# mai/15
· votar


BrunoRodrigues
Até certo tempo atrás eu fazia assim como vc disse. Mas aos poucos comecei sentir falta das menores e sétimas.

Tem músicas que não consigo cantar só em power chords...


po cara, ce nao leu o resto do que eu escrevi!

voce converte em power chords pra pensar na mudança de tom. depois "devolve" o resto do acorde!

BrunoRodrigues
Veterano
# mai/15
· votar


kiki

Talvez eu q não tenha me expressado de forma clara, mas entendi perfeitamente sua "citação".

Abç ! ! !

brunoepronto
Melhor participante de jam
Prêmio FCC violão 2008
# mai/15
· votar


five minutes alone
Prática e experiência, n tem mto o q fazer...

Ismah
Veterano
# mai/15
· votar


Motorbreath
tocar é o melhor treino. Uma hora flui.
Concordo 100%.


Mas não queria só tocar, quero entender o que se passa. Hoje eu toco ela com 89% de exatidão. Os 11% que faltam é apenas chatice minha kkk

rcorts
Veterano
# mai/15
· votar


Se a cifragem abaixo estiver correta, e considerando que as informações disponíveis aí são basicamente power chords, me parece que na última parte a progressão modula de G para Gm.

Não me parece ser nada além disso, mas pra afirmar com certeza eu precisaria de tocar a música, coisa que não estou tendo como fazer agora por falta de tempo mesmo.

http://www.cifraclub.com.br/bon-jovi/livin-on-prayer/

rcorts
Veterano
# mai/15
· votar


Ismah

Cara, minha curiosidade me mata. Toquei agora aqui e saquei a parada.

A música na verdade funciona da seguinte forma. O riff principal funciona sobre um acorde de E (Em, ou VI grau menor do tom de Sol), e conduz a progressão para os graus IV e V do tom de Sol maior. Ou seja, esta parte da progressão pode ser descrita como um movimento VIm IV V em Sol maior (mesma coisa que ocorre em Que país é esse e algumas músicas do Iron Maiden).

Essa progressão se alterna com o I IV V no tom de Sol maior.

Logo: E5 C5 D5 = (VIm - IV - V),
e G5 C5 D5 = (I - IV - V)

Na última parte da música, a mesma idéia permanece, só que modula para o tom de Gm (relativo menor do tom de Si bemol maior natural).

Assim sendo, nesta parte, considerando que a música modula para o tom de Bb (já que Gm é o relativo menor de Si bemol), a estrutura fica assim:

G5 Eb5 F5 = VIm - IV - V, e

Bb5 Eb5 F5 = I - IV - V

Teste prático:

Faz o seguinte, esqueça os power chords e toque a música com acordes "normais" (com as suas terças).

Em toda a primeira parte você pode usar os acordes Em Csus9 e Dsus9 e G Csus9 Dsus9.

Já na parte que modula para o tom de Bb, experiment tocar com os acordes de Gm Eb F e Bb Eb F.

Abç.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Nao consigo mais de 4 acordes numa musica , isso é um problema?