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Mensagem |
Ismah Veterano |
# mai/15
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BrunoRodrigues
Psiquiatra antes rsrsrs
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rcorts Veterano |
# mai/15
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nichendrix
Foi só uma observação, não esquenta. É que tem novatos que tentam aprender algo por aqui, então sempre penso neles e nas possíveis confusões que eventualmente possam cometer.
E o Eb9, realmente, este não pertence nem a C maior, nem a G maior, mas ocorre tanto em Cm quanto em Gm, e pode aparecer em uma progressão maior como um empréstimo modal.
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kiki Moderador |
# mai/15
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Ismah Mais precisamente estou com dificuldade de decorar a Living on a prayer - do "Bom jovem", onde na finaleira, eu passo de E pra G, e aí mudam algumas posições (ou se preferir dizer acordes), mas elas geram confusão em 1 ou 2 compassos, até que "me acerto"..
hahahaha eu tava aprendendo essa tambem esses dias... e tambem o chamo de bom jovem, dado a grande estima que tenho por esse artista (sqn, estou aprendendo por encomenda de amigos).
outra maneira de treinar isso, serve pra quando é rock pop: faça tudo em intervalos de quinta. ignore maiores, menores e com sétima, só power chord. assim voce consegue repetir o "shape da harmonia" em qualquer tom. decore os dois tons e depois volte cada um pros acordes, que vão ficar inevitavelmente diferentes. pra mim funciona isso, teste aí.
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BrunoRodrigues Veterano |
# mai/15
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kiki "faça tudo em intervalos de quinta. ignore maiores, menores e com sétima, só power chord"
Até certo tempo atrás eu fazia assim como vc disse. Mas aos poucos comecei sentir falta das menores e sétimas.
Tem músicas que não consigo cantar só em power chords...
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five minutes alone Veterano |
# mai/15
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Há quanto tempo você toca ? ? ? Faz um tempo, mas desde que comecei a tocar violao sempre tive problema com sequencias de acordes
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Motorbreath Membro Novato |
# mai/15
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tocar é o melhor treino. Uma hora flui. Concordo 100%.
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kiki Moderador |
# mai/15
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BrunoRodrigues Até certo tempo atrás eu fazia assim como vc disse. Mas aos poucos comecei sentir falta das menores e sétimas.
Tem músicas que não consigo cantar só em power chords...
po cara, ce nao leu o resto do que eu escrevi!
voce converte em power chords pra pensar na mudança de tom. depois "devolve" o resto do acorde!
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BrunoRodrigues Veterano |
# mai/15
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kiki
Talvez eu q não tenha me expressado de forma clara, mas entendi perfeitamente sua "citação".
Abç ! ! !
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brunoepronto Melhor participante de jam Prêmio FCC violão 2008 |
# mai/15
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five minutes alone Prática e experiência, n tem mto o q fazer...
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Ismah Veterano |
# mai/15
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Motorbreath tocar é o melhor treino. Uma hora flui. Concordo 100%.
Mas não queria só tocar, quero entender o que se passa. Hoje eu toco ela com 89% de exatidão. Os 11% que faltam é apenas chatice minha kkk
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rcorts Veterano |
# mai/15
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Se a cifragem abaixo estiver correta, e considerando que as informações disponíveis aí são basicamente power chords, me parece que na última parte a progressão modula de G para Gm.
Não me parece ser nada além disso, mas pra afirmar com certeza eu precisaria de tocar a música, coisa que não estou tendo como fazer agora por falta de tempo mesmo.
http://www.cifraclub.com.br/bon-jovi/livin-on-prayer/
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rcorts Veterano |
# mai/15
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Ismah
Cara, minha curiosidade me mata. Toquei agora aqui e saquei a parada.
A música na verdade funciona da seguinte forma. O riff principal funciona sobre um acorde de E (Em, ou VI grau menor do tom de Sol), e conduz a progressão para os graus IV e V do tom de Sol maior. Ou seja, esta parte da progressão pode ser descrita como um movimento VIm IV V em Sol maior (mesma coisa que ocorre em Que país é esse e algumas músicas do Iron Maiden).
Essa progressão se alterna com o I IV V no tom de Sol maior.
Logo: E5 C5 D5 = (VIm - IV - V), e G5 C5 D5 = (I - IV - V)
Na última parte da música, a mesma idéia permanece, só que modula para o tom de Gm (relativo menor do tom de Si bemol maior natural).
Assim sendo, nesta parte, considerando que a música modula para o tom de Bb (já que Gm é o relativo menor de Si bemol), a estrutura fica assim:
G5 Eb5 F5 = VIm - IV - V, e
Bb5 Eb5 F5 = I - IV - V
Teste prático:
Faz o seguinte, esqueça os power chords e toque a música com acordes "normais" (com as suas terças).
Em toda a primeira parte você pode usar os acordes Em Csus9 e Dsus9 e G Csus9 Dsus9.
Já na parte que modula para o tom de Bb, experiment tocar com os acordes de Gm Eb F e Bb Eb F.
Abç.
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