Autor |
Mensagem |
HankMoody Membro Novato |
# abr/15
Eu estou fazendo aula de guita a dois meses, o professor já me passou:
Notas do braço - Escala maior G ( Aqueles de Jônio, dórico etc.) - Tríades Arpegios Sweeps ( Nem sei o nome desse Direito ) Só que uma coisa que não curto muito é o seguinte, por exemplo Tríades ...Ele me passou o de dó primeiro e depois que eu gravei o desenho, tive que com a mão direita com o dedo apertar a 10 casa soltar e voltar no desenho...Daquele jeito que o Eddie toca uns solos, só que eu não curto muito e tive que fazer isso em todas os outros desenhos que aprendi tipo no jônio ao invés de usar o último dedo pra tocar a última nota que tem na corda eu tenho que tocar com o dedo da mão direita.
Hoje ele me passou os uns Arpejos que achei bem legal ele não pediu pra fazer isso e eu toco bem mais fácil assim, é mesmo necessário aprender a fazer isso ou eu posso treinar normalmente ?
O que ele manda fazer com a mão direita é isso aqui: https://www.youtube.com/watch?v=zuKZMzW5rzA
Nos 3 primeiro segundos ele usa a mão direita...Por mais que seja foda eu não gosto muito.
|
entamoeba Membro Novato |
# abr/15 · Editado por: entamoeba
· votar
HankMoody O nome disso é tapping. Acho idiotice o professor querer te ensinar isso com dois meses de aula. Diga pra ele que não curte a técnica e pronto!
|
cafe_com_leite Veterano |
# abr/15
· votar
HankMoody
Obedeça seu mestre. Ele sabe mais que você. Algumas frases em especifico só dá pra fazer com tapping. Se um dia você realmente precisar, vai estar com a técnica em dia.
|
sidguitar1 Veterano
|
# abr/15 · Editado por: sidguitar1
· votar
HankMoody esse lance do jonio, dorico.... eu nao consigo entender como algum professor passa escala maior/menor natural com nome dos modos, acho totalmente errado(minha opiniao) agora o lance da triade q vc falou q ja pegou, fica uma pergunta aqui, seu professor ja te passou classificaçao de intervalos? se nao passou e ja passou escala maior(com nome dos modos) e triade, se nao passou intervalos pra vc pode mudar de professor pq a coisa q bem mau encaminhada e confusa,abraço
|
LeandroP Moderador |
# abr/15
· votar
sidguitar1 eu nao consigo entender como algum professor passa escala maior/menor natural com nome dos modos
Por isso a garotada não saca o que são os modos de verdade. Tocam inversões de uma mesma escala e pensam que estão utilizando os modos... Lamentável.
|
sidguitar1 Veterano
|
# abr/15
· votar
LeandroP e, acho q e um padrao pra impressionar quem ta começando hehe, mandam comprar metronomo e nao passam divisao ritmica e formula de compasso, mandam estudar tapping e sweep q o aluno nao sabe nem descrever oq esta fazendo, (nao sei se e o caso aqui), mais tem tantos elementos de expressao na guitarra q tem q ser trabalhado antes de sweep e tapping como bend, vibrato, slides, notas ligadas, abafadas,etc
|
Iversonfr Veterano |
# abr/15
· votar
LeandroP Tocam inversões de uma mesma escala e pensam que estão utilizando os modos... Lamentável.
Cara, vc não tem noção quanto tempo toquei desse jeito..
|
Iversonfr Veterano |
# abr/15 · Editado por: Iversonfr
· votar
duplo...
|
Iversonfr Veterano |
# abr/15 · Editado por: Iversonfr
· votar
triplo...
|
daimon blackfire Membro Novato |
# abr/15
· votar
com 2 mezes de guitarra eu não sabia nem o que era um vibrato.
|
rcorts Veterano |
# abr/15
· votar
sidguitar1 LeandroP esse lance do jonio, dorico.... eu nao consigo entender como algum professor passa escala maior/menor natural com nome dos modos, acho totalmente errado(minha opiniao) Por isso a garotada não saca o que são os modos de verdade
Galera, não sejam radicais. Cada um tem uma maneira de ensinar que acha melhor, e que é a forma que é capaz de transmitir melhor as ideias.
Eu ensino dessa forma, por questões didáticas mesmo: fica fácil visualizar nos desenhos o que é uma sexta maior ou uma quarta aumentada. A ocorrência de uma terça menor ou maior. E não vejo problema algum em explicar dessa forma.
Só que faço questão de explicar, frisar e repetir que são apenas shapes, e nada mais que isso, que modos na verdade tem outro significado e que será abordado mais adiante. E meus alunos nunca tiveram problemas quanto a isso.
Nem professor universitário explica tudo da mesma forma. Cada um tem sua maneira peculiar de explicar. Se todo mundo fizesse da mesma maneira não seriam professores, mas sim robôs, certo?
HankMoody
É o seguinte man. Você está dizendo isso aqui, mas já falou com seu professor antes?
Porque se você já falou e ele insiste em te passar do jeito dele ele é um cabeça de abóbora. Mas se você não tocou no assunto com ele como vai querer que ele advinhe. Pior, como espera que ele possa obter um bom desempenho ao te ensinar tocar guitarra?
Eu sempre deixo bem claro para meus alunos: não sou perfeito e muito menos me acho um Deus. Se não estiver gostando de alguma forma de explicar me diga, converse comigo. Se tem dúvidas, diga. Se espera que eu aborde algum conteúdo específico, mencione. Não tem coisa pior para um professor do que um aluno que não emite nenhum feedback.
Se você não quer tocar uma tríade com tapping, deixe bem claro isso. Tem guitarristas que simplesmente não utilizam tapping. Outros utilizam o tempo todo. Ninguém é obrigado a tocar todas as técnicas existentes (nem sei se isso é possível). Mas o cara deve estar te passando o que ele acredita ser útil para você. Se não é o caso, deixe-o saber disso.
Se ele insistir no comportamento e você perceber que o diálogo não surtiu efeito, mude de professor.
Abç.
|
LeandroP Moderador |
# abr/15
· votar
rcorts
Se você deixar claro que são apenas shapes, meros desenhos, que na prática não tem nada de modal, tudo bem.
Agora, se o cara tocar o IVº grau de Fá achando que está tocando um Fá lídio, está enganado.
Existem muitos equívocos com relação aos modos que surgem justamente daí. E depois pra tirar a informação da lacuna errada e colocar na certa pode ser um tanto custoso.
|
rcorts Veterano |
# abr/15
· votar
LeandroP Se você deixar claro que são apenas shapes, meros desenhos, que na prática não tem nada de modal, tudo bem.
Então, como disse, faço questão de frisar isto.
Agora, se o cara tocar o IVº grau de Fá achando que está tocando um Fá lídio, está enganado.
Existem muitos equívocos com relação aos modos que surgem justamente daí. E depois pra tirar a informação da lacuna errada e colocar na certa pode ser um tanto custoso.
A vantagem de ensinar os shapes e dar nomes "modais" a eles é que incentiva o aluno a trabalhar sobre vários shapes de uma mesma escala e ampliar a visão horizontal da mesma. Ao mesmo tempo aproveito para mostrar dentro dos shapes como localizar os intervalos importantes de cada modo, visualmente.
Pra muitos alunos juro que tento ensinar intervalos da forma "correta", de acordo com a distância de tons e semitons e sua correlação a uma tônica, porém tem alguns cabeças de bagre que querem pegar até mesmo teoria APENAS de forma PRÁTICA. Então prefiro ensinar pelo menos visualmente como localizar uma terça, uma quinta, uma oitava, uma sexta etc... pois nem que seja visualmente o cara vai ter no mínimo uma noção de que intervalos estão presentes em acordes, escalas, fraseados, tríades, etc... Acho menos pior do que ficar ensinando nada além do que repertório e técnicas.
Pelo menos deixa uma ponta solta para que ele possa tentar costurar no futuro. Para aqueles com mais paciência e interesse, aí sim, ensino tanto teoricamente quanto visualmente essa questão de intervalos, formação de acordes, escalas, das mais variadas formas possíveis.
Me condenem (rs rs rs), mas cada aluno é de um jeito e tem interesse específico. Nós achamos imprescindível conhecer harmonia e uma série de conteúdos relevantes para a formação de um bom músico, mas o cara só quer ser capaz de tocar umas 20 músicas e fazer um solinho "no tom de sol".
Eu jogo que um bom resultado vem de uma equação 50/50 (metade professor, metade aluno) para funcionar. Fora disso é conservatório onde o cara vai pode ser reprovado e ter que repetir os mesmos conteúdos no ano seguinte. Aulas particulares tem dinâmicas peculiares.
Um exemplo bom é um aluno que eu tenho de guitarra atualmente. Quando eu iniciei com ele há aproximadamente 1 ano ele só tocava algumas músicas de rock mais manjadas e tinha dificuldades técnicas bobas. Hoje ele ainda precisa de permanecer desenvolvendo a técnica, mas já melhorou consideravelmente e consegue realizar improvisos utilizando pentas, pentas blues, pentas com intenções modais, modos gregos, consegue negociar com modulações como (menor natural e harmônica) entre outras coisas.
Mas a equação 50/50 funciona muito bem nesse caso específico. E hoje ele conhece os shapes que eu passei inicialmente como Jônio, dórico, frígio etc.. mas tem plena consciência de que são apenas desenhos e que fazê-los soar da forma desejada requer muito mais do que subir e descer escalas.
Abç.
|
LeandroP Moderador |
# abr/15 · Editado por: LeandroP
· votar
rcorts
Isso mesmo. Eu quis dizer que é importante deixar claro que são apenas shapes de escalas, como poderia ser também com acordes.
|
sidguitar1 Veterano
|
# abr/15 · Editado por: sidguitar1
· votar
rcorts cada um pensa e trabalha como achar melhor, mais nao entendo uma coisa, tudo q vc falou pode ser feito so com a escala maior sem ter q falar em modos, explicando os intervalos q nela tem e os q nao tem estao todos do lado deles... acho errado ensinar uma coisa pra amanha ter q mostrar q nao era bem isso, como o LeandroP falou, tem harmonia, e acordes modais, no fim das contas da pra fazer soar o modo em uma corda so e so com um dedo(ai teu aluno vai chegar a essa pergunta...modo nao e desenho de escala?), entao, prefiro mostrar (minha opinia e jeito de trabalhar depois de 20 anos dando aula, errando , acertando e ainda aprendendo ) meu jeito de pensar sobre modos, tocar e mostrar as diferentes sonoridades dos modos e acordes q forma, mais so pra da o interesse(salvo aluno q ja saiba intervalos, ciclos, formaçao de acordes, ai da pra ir direto ao asssunto modos), nao consigo passar algo sabendo aquilo e errado e mais pra frente sera corrigido, abraço
|
rcorts Veterano |
# abr/15
· votar
sidguitar1
Sem problemas. Tudo o que você falou está certo, mas cada um passa da forma que se sente mais confortável, ou que percebe que o aluno está entendendo mais fácil. Só isso.
Na minha visão, nada se perde em passar os shapes e nominá-los. Conhecer vários shapes amplia a visão horizontal das escalas.
acho errado ensinar uma coisa pra amanha ter q mostrar q nao era bem isso... nao consigo passar algo sabendo aquilo e errado e mais pra frente sera corrigido
Como eu disse, não ensino que os shapes são os próprios modos. Ensino que shapes são shapes e nada além disso: shapes. Lembrando que ensinar shapes não é errado. O que pode ser errado é a concepção que se faz (ou que se ensina) deles. Depois de aprender o shape e memorizá-lo ele estará lá, pronto para aplicação prática.
Se você tem um shape a partir de Lá com todas as notas do tom de Sol não vejo problema em "chamá-lo" de dórico. Ajuda na memorização e referenciação posterior, desde que fique claro para o aluno que é um simples shape e que a sonoridade não vem do shape, mas sim da escolha das notas/acordes. Sendo assim, não vejo problema.
Agora, sugiro pararmos com esse assunto senão vou acabar pagando imposto de tanto repetir a palavra shape, ha ha ha ha!
Abç.
|
sidguitar1 Veterano
|
# abr/15
· votar
rcorts entao, acho q passar desenhos das escalas .... heheh(mais 3 paginas de debate hehe, brincadeira
|
rcorts Veterano |
# abr/15
· votar
sidguitar1 rcorts entao, acho q passar desenhos das escalas .... heheh(mais 3 paginas de debate hehe, brincadeira
He he he he! boa....
|
HankMoody Membro Novato |
# abr/15
· votar
esse lance do jonio, dorico.... eu nao consigo entender como algum professor passa escala maior/menor natural com nome dos modos, acho totalmente errado Sobre isso eu escrevi errado...No primeiro dia de aula ele passou os desenhos do modo grego que são os 7 desenhos lá, não sei se é o certo...Mas sobre intervalos eu sei também...Sobre tríades eu entendo mas tenho dificuldade..
|