Som de piano na guitarra, existe algum vst?

    Autor Mensagem
    jnninho
    Membro Novato
    # abr/15


    galera, alguem sabe se existe algum vst tipo guitar rig, ou msm algum preset pro guitar rig ou amplitube, que simule o som de um piano na guitarra?
    eu tinha visto um video esses dias, de um cara tocando com uma pedaleira que simulava o som de piano na guitarra, ficou muito show o som

    Pastor of Puppets
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Cara, até onde eu sei, não.

    Talvez exista algum tipo de modulação que aplique texturas e harmônicos de um piano nas notas fundamentais pronunciadas no captador da guitarra, Porém, pela limitação técnica de captar o som como um todo, acho muito difícil se alterar o som/timbre de uma guitarra alterando, digamos, a estrutura básica das notas...

    O que eu sei que pode ser feito, pode ser feito com captação MIDI, como por exemplo, a captação GK-3 da Roland (existem outras como a captação MIDI da Variax, uma guitarra da Line 6)... por serem sistemas de captação que capturam o sinal individual de cada corda, eles transformam a nota capturada em sinal digital e geram um novo sinal na saída, que ai sim, pode ser alterado a bel prazer, a nota fundamental, os harmônicos, a textura, o pitch, a altura e serem aplicadas infinitas modulações. Transforma sua guitarra basicamente em um sintetizador com cordas...

    jnninho
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    Pastor of Puppets
    entendi mano, bem mais complexo do que eu imaginava
    interessante essa captação da roland, vou dar uma pesquisada aqui sobre esse tipo de captação MIDI, valeu aí cara

    BaseGuitar
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Não sei se te agradaria eventualmente, mas tem esses dois pedais da EHX: O B9 e o C9 que podem ser, inclusive, usados em simultâneo, com a ajuda de um AB-Box da própria EHX, dá uma olhada nos vídeos:

    EHX B9: https://www.youtube.com/watch?v=98u-MDTKAWU

    EHX C9: https://www.youtube.com/watch?v=oZKVPzRyn50
    (do meio pra frente no vídeo ele demonstra os dois pedais sendo usados ao mesmo tempo)

    Lembrando que esses pedais simulam órgãos e sintetizadores, não sei se vão te atender, mas tá dada a dica :)

    erico.ascencao
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    jnninho

    A Roland GR-55 ou suas antecessoras (GR-33 e GR-20) fazem o serviço.

    Pastor of Puppets
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    jnninho

    O erico.ascencao completou minha resposta. A captação é um sistema digital proprietário da Roland que é inútil sem uma interface capaz de pegar o sinal gerado pelo captador e gerar a sintetização. Ou seja, além do captador é necessária uma interface compatível.

    No final das contas, com todos os gastos agregados, talvez essa solução não compense dependendo da urgência do uso, da necessidade e da aplicação.

    sobrevivente
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Uma opção via VST para tocar piano com a guitarra seria o Jam Origin Midi Guitar. É uma ferramenta bem interessante, vale a pena dar uma conferida.

    Tópico falando sobre ele: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/309745/

    MMI
    Veterano
    # abr/15 · Editado por: MMI
    · votar


    Até existe o JamOrigin, mas o site está fora do ar - não sei se fecharam, abandoram, venderam... Tem tópico disso aqui no fórum.



    Parece que ainda dá para fazer download em alguns sites...

    É interessante, tem suas limitações, mas confesso que nunca baixei porque tenho guitarra e violão MIDI, com um Axon AX100 que uso pouco, então não me seria muito útil. Mas acho que é o que responde a pergunta.

    (Opa... Escrevi quase junto com o sobrevivente )

    SkyHawk
    Membro
    # abr/15 · Editado por: SkyHawk
    · votar


    jnninho
    Se vc tiver um iPad ou iPhone tem um aplicativo chamado MIDI guitar que funciona muito bem e com baixíssima latência. Capta a nota, converte em midi e envia para qualquer aplicativo de teclas ou outro qualquer. Dá para tocar piano, flauta, sax, violino, baixo, etc.

    Já usei em uma introdução, fazendo arpejos na guitarra e usando timbre de arpa, ficou bem legal.

    Jube
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Usei esse Jam Origin, mas ele tem sérias limitações :(

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Som de piano na guitarra, existe algum vst?