Captadores "Tone Emporium"

    Autor Mensagem
    SergioTrindade
    Veterano
    # mar/15


    Estou montando uma Strato e resolvi experimentar uns captadores diferentes, procurando um timbre parecido com o do fender Fat 50's
    Encomendei um jogo de captadores canadense de boutique Tone Emporium TE-02.
    Alguém já usou esse tipo de captador ou conhece alguma opinião sobre a qualidade deles?

    Nefelibata
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    SergioTrindade

    Muito interessante. E o preço parece convidativo. Depois vou ver os vídeos pra sentir o som. Depois poste suas impressões.

    Recentemente eu apostei num set SSS, Blues Label da LDR. Ainda falta montar a guita e ver qual é.

    Abraço

    BrunoRodrigues
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    SergioTrindade

    Só pra esclarecer: Você "apostou" na marca sem conhecer ? ? ?

    Att. #BrunoRodrigues

    SergioTrindade
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Sim.
    Só vi um vídeos e li sobre as características construtivas dos captadores.
    Me pareceu próximo do timbre que procuro.
    O preço (CND$70) também estava bom.
    Vou por eles em uma Strato American Standard
    Depois de comprar me toquei que fato de usar alnico III talvez torne a resposta de agudos brilhante demais, possivelmente como o Fender VINTAGE '56:
    http://intl.fender.com/en-BR/guitar-bass-parts/pickups-and-preamps/pur e-vintage-56-strat-pickup-set-vintage-white-3/
    O timbre que quero é o contrário daquele estridente do Texas Special, na minha opinião o pior captador de strato que já vi.

    SergioTrindade
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    O problema é que não dá p/ sentir a resposta sonora nesses vídeos.
    Já vi comparações de captadores que conheço extremamente diferentes entre si que soam praticamente igual no youtube.

    Calime
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Nunca ouvi falar desses. Como curto essa para de caps(na verdade sou oiado nisso, kkkk), dps vou dar uma checada.

    Nefelibata
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    SergioTrindade

    O timbre que quero é o contrário daquele estridente do Texas Special, na minha opinião o pior captador de strato que já vi.

    Vc acha o texas special estridente? O.O
    Eu acho eles meio abafados. Tem q descer a mão numa pegada bem bluesera pro som de strato aparecer com eles. Tive eles numa fender mexicana durante um bom tempo e vendi a guita.

    Hoje estou com uma fender AVRI hot rod 62 que botei uns fralin vintage hot. Som de strato clássico.

    Abraço

    Ramsay
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Isso depende muito da guitarra.
    Eu tenho um trio de Fender Texas Special Custom Shop instalados numa SX de ash e acho o som deles perfeito, nem estridente e nem abafado.

    Pena que estraguei a guitarra tentando pôr uma ponte de 2 pivôs no lugar da original de 6 parafusos e a furação ficou fora do lugar, que droga!!

    Nefelibata
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Ramsay

    Putz... que dó! Mas dá pra consertar fazendo um enxerto no lugar dos buracos do pivo e retornando aos 6 furos.

    Na minha era uma strato fender MIM deluxe LoneStar. Achava meio abafado esses caps nela, mas na ponte tinha um humbucker que achava estridente... talvez pq regulasse o amp para abrir o som do cap do braço. Mas agora é passado.

    Ramsay
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Nefelibata

    Pois é, eu estou pensando em comprar 2 cavilhas de madeira, colá-las nos 2 buracos e colocar a ponte chinesa antiga de volta.

    O fato é que a SX de ash com o trio de Texas Special soava muito melhor que a minha Fender American Standard com esses mesmos captadores.

    Vai entender....

    Nefelibata
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Ramsay

    Pooois é... vai entender... o fato é que tem muita fender xoxa.

    SergioTrindade
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Nefelibata
    Não sei se é o caso mas a Fender Mexicana costuma vir com Tex mex que tem menos agudo que o texas special.
    As vezes a ponte fica travada ou regulada sem flutuação e o som fica meio xoxo mesmo.
    Boa parte do timbre da strato vem da vibração do bloco de ressonância da ponte. Se ele não estiver equilibrado ou for muito leve (como os blocos chineses) o timbre fica abafado.

    Nefelibata
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    SergioTrindade

    O da minha MIM era o Texas Special mesmo. Era da linha Deluxe modelo LoneStar, vinha com 2 texas special e um seymour pearly gates na ponte.

    A ponte original dela já tinha blocão, não era aço como das american, mas já é uma boa ponte. Acabei trocando o bloco por um de latão da GFS pra testar. Melhorou um pouco mas não tanto.

    Eu usava a ponte com molas um pouco mais apertadas de modo que quando se faz um bend as outras cordas não desafinam. Gosto da ponte apoiada ao corpo com molas apertadas por conta disso.

    Tem um tópico que criei um tempo atrás com um vídeo que toco com esta guita já com o blocão de latão. Vendo o vídeo hoje até eu penso "nossa, como eu achava aquilo abafado?" Mas era a sensação que eu tinha ao tocar com ela. A resposta de agudos não era do jeito que eu queria e o quack era mto limitado.

    Dá uma olhada e me diz. http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/306139/

    Sei lá... sabe quando simplesmente a guitarra não te agrada totalmente? Aí a gente cria uma paranóia de botar o defeito em alguma coisa. Eu achava que poderia ser os captadores. Vai saber...

    Abraço

    SergioTrindade
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Nefelibata
    Muito bom o Tin Pan Alley, mas o timbre não é, nem de longe, o que se deve esperar de uma strato.
    Entendo porque você trocou de guitarra
    Esse som com poucos médios é muito bonito à primeira vista, mas logo perde a graça logo depois de um tempo tocando.
    tenho em minha coleção uma strato Standard Hss mexicana que faz um som muito parecido. O temolo está com 5 molas e os captadores são de imã cerâmico.
    Pessoalmente eu gosto, mas estou montando uma estrato tradicional, com braço de american standard e corpo e ferragens de american special (em alder, com ponte de 6 parafusos).
    http://i.ebayimg.com/00/s/NzY3WDEwMjQ=/z/AeIAAOSwstxU-jMG/$_57.JPG
    http://i.ebayimg.com/00/s/NzY4WDEwMjQ=/z/oDsAAOSwBLlVDLv1/$_57.JPG
    Não sei se é a ponte, regulagem, o amp ou tudo junto mas o som nesse seu vídeo é muito abafado mesmo.
    Já testei por alguns minutos uma guitarra com captadores Texas Special (com um tweed bassman em volume alto) e não soava assim.

    Nefelibata
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    SergioTrindade

    Tem q ver que o vídeo foi gravado com celular captando o som ambiente da backing track e amp... isso abafa bem.

    Eu fiz o mesmo caminho que vc.

    Comprei no ebay o braço de uma american vintage hot rod 62, que nada mais é que um braço Am. Vintage 62 reissue mas com raio de 9,5; Comprei o corpo de uma signature john mayer (não gosto dele, mas o corpo da guita é o mesmo de uma 62 reissue) com ponte vintage tb. Captadores fralin e pronto!

    Vou tentar gravar a mesma coisa essa semana, mas a comparação fica prejudicada pois não tenho mais este amp do vídeo.

    Abraço

    SergioTrindade
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Nefelibata
    É bom saber que outros também fizeram isso. Parece coisa de maluco montar assim a guitarra, mas a depois que vi uma standard na vitrine por R$8mil e as partes no ebay por menos de R$2mil, pensei que fosse barato demais para funcionar.
    Vou pesquisar sobre os captadores lindy fralin também.
    Valeu!

    Nefelibata
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    SergioTrindade

    Fralin é nota 10! Timbre clássico de strato total!

    Pois é... Eu encarei essa empreitada por duas coisas: Preço e Customização.

    Eu queria uma strato bem tradicional 62, menos o braço com raio de 7,5. Hoje não tenho certeza de quanto gastei na guitarra, mas foi menos de 3 mil, entre peças, tributação e fretes. Um contra foi que demorei vários meses pra conseguir exatamente as peças que queria e montar tudo.

    No fim fiz a elétrica, montei e regulei a guitarra. Levei no luthier apenas para uma retífica e polimento nos trastes. O luthier, que considero um dos melhores da região elogiou muito a guitarra e ficou pasmo quando eu contei a "aventura". Pra mim valeu super a pena.

    Amanhã devo buscar a guita do projeto que mencionei antes, com os LDR. É uma hurricane moridaira japonesa. Essa comprei barato e ficou original só o corpo, braço e ponte. Até o nut vai ser novo, de latão. Estou bem curioso!

    Abraço

    SergioTrindade
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Nefelibata
    Uma pergunta idiota:
    É necessário algum polimento nos trastes de um braço novo?

    Nefelibata
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    SergioTrindade

    Bom aí depende: se o braço é acabado e da qualidade deste acabamento; se for usado depende disto e do nível de uso.

    SergioTrindade
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    É o braço da foto, original fender. Imagino que não tenha problema. De qualquer maneira, marquei uma consulta com um luthier para verificar tudo.

    SergioTrindade
    Veterano
    # ago/15 · Editado por: SergioTrindade
    · votar


    Apenas para fechar a discussão da bagaça, testei os tais tone emporium comparando com outros chegando à seguinte conclusão.
    Inicialmente, montei a guitarra (Strato American Special em Alder com ponte tradicional de 6 parafusos) usando um jogo de captadores Fender Vintage Noiseless que eu já tinha em casa, pois não tinha recebido o TE-02.
    O som ficou muito cristalino mas não me agradou porque não tem aquele ataque estalado típico da strato e uma dificuldade tremenda de fazer rachar os amps valvulados.
    Resolvi testar por um mês. Já tinha perdido a fé no TE-02 por dois motivos. Primeiro porque o vídeo demo no youtube é uma grande caca que não me diz nada sobre aqualidade do produto. Também vi um relato de alguém que contactou o representante da marca e este o teria informado que os captadores não eram feitos em Ontário, mas em uma off-shore, ou seja, o que frequentemente chamamos de ching-ling.
    O próprio nome do produto "Tone Emporium TE- 02 Big Time '54 Fat Strat Pickup", me parecia enganoso. Os relatos de clientes no site também parecem plantados.
    Quando resolvi testar, eu já tinha encomendado um jogo de captadores Fender Fat-50's para testar, vez que já tinha investido uma grana na estrato, queria chegar na melhor configuração p/ mim.
    A diferença entre o TE e o Noiseless foi descomunal. Com o TE-02 a guitarra passou a como um Strato deve ser muito estalada e, apesar de ter bastante brilho não soa estridente. Nunca mais ponho o noiseless em nenhuma guitarra minha, a única vantagem é a ausência de ruído, mas isso não compensa o som sem graça e artificial. Talvez com o circuito ativo e booster de médios que vem na Custom Shop Eric Clapton Signature ela funcione bem, eu nunca testei nem ouvi de perto.
    Depois de umas semanas fiz o teste com o Fender Custom Shop Fat-50's.
    Como se vê nas fotos, o TE-02 tem uma construção muito parecida com a do Fat-50's.
    A diferença visível é que o Tone Emporium é selado (á vácuo segundo o fabricante) com cera e tem um tecido de proteção no enrolamento. As impedâncias são praticamente equivalentes para ponte, miolo e braço.
    O resultado sonoro da Fat-50's também é parecido, bem equilibrado. Creio que por conta da liga de alnico III, o som é um pouco mais estalado que o do Fat-50's (com imãs de alnico V).
    Creio que os vídeos de teste da Stratocaster American Standard ilustram bem o som desses captadores
    É meio difícil dizer qual agrada mais, contudo penso seriamente em repor o TE-02 por uns tempos para tirar a dúvida, sobretudo por causa do captador da ponte que é muito legal para fazer qualquer tipo de swing.
    Não fiz mais testes ainda porque o braço é de 22 trastes, o que torna o trabalho de tirar o pickguard um verdadeiro pé-no-saco.
    O fato é que não me preocupo com isso porque ambos atendem as minhas expectativa de encontrar um captador de strato SSS tradicional, para ligar direto no amp sem pedal ou qualquer outro tipo de efeito.
    Não se pode dizer que um é melhor do que o outro porque depende do gosto e da pegada, mas do ponto de vista da relação custo/benefício, entendo que o TE-02 vale mais à pena, apesar de estar um pouco mais caro agora (uns CN$90), contra US $160 do fender.
    Na minha opinião ambos são versáteis e valem o investimento e o trabalho de trocar os captadores.
    Especificações técnicas:
    http://www.toneemporium.com/#!pickups/c1k6h
    http://intl.fender.com/en-BR/guitar-bass-parts/pickups-and-preamps/cus tom-shop-fat-50s-stratocaster-pickups-set-of-3/

    Nefelibata
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    SergioTrindade

    Parabéns pela guita! Ficou linda!

    Posta uns sons aí pra gente (especialmente com esse amp SergioTrindade signature special tweed edition ehehehe).

    Quando bolei montar minha guita, conforme descrevi acima, tinha intenção de documentar todo o processo, como vc fez. Mas acabou que algumas peças cruciais eu esqueci de tirar fotos... euaheuahe aí ferrou.

    Update no meu projeto:

    A guitarra está no luthier por duas razões: trocar o raio da escala de 9,5 pra 12 e... acertar o tróculo do braço. No meu caso, só percebi depois de um ano que um lado do tróculo do braço era mais alto que o outro, o que comprometia a regulagem sobremaneira e o luthier q eu frequentava nem percebeu.

    Encucado com a guita não regular direito e matar bends da mizinha eu desmontei e passei ela no paquímetro... achei o braço "torto".

    Mas sexta feira eu pego ela e tudo certo.

    Abraço

    SergioTrindade
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Nefelibata
    Eu não entendo desse negocio de regulagem mas acabei não levando ao luthier porque me parece tudo correto. Espero que não esteja fazendo besteira e acabe com o braço empenado (guardo tudo pendurado na parede). A montagem foi basicamente colocar os 4 parafusos do braço. O único cuidado é de não apertar muito para não laciar a madeira. Aproveitei um torquímetro que uso p/ regular minha bicicleta, usei para a justar o torque desses parafusos em 7.5N×m. que, segundo algum comentário que li, seria o mais adequado. Porém não tenho certeza se é isso mesmo.
    Usando partes originais fender acho que não tem muito segredo tudo encaixa bem. Nesse interregno me animei e acabei montando tb um Jazz Bass da mesma cor, dessa vez com partes mexicanas e ferragens e captadores Americanos (Custom Shop 60's).
    O tweed é uma réplica de 5E3 que fiz com falante original da década de 50, tirado de um falecido órgão Hammond. De fato combina muito bem com esse tipo de instrumento vou fazer umas gravações uma hora dessas.

    Nefelibata
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    SergioTrindade

    Então, eu montei e levei pro luthier fazer um diagnóstico e regulagem fina.

    Ele disse q a guita tinha ficado excepcional e td bem. Mas com o tempo eu reparei esse problema. Regular até regulava, mas por conta desse tróculo torto, fazer bends na mizinha ficou comprometido, era o problema.

    Mas a chateação é que não se espera disso com peças fender top, supostamente apenas abaixo da custom shop, braço da linha American Vintage.

    Grava ai e posta pra gente!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Captadores "Tone Emporium"