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NeoRamza Veterano |
# mar/15
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Achei legal o fato da escala ser de ébano e os trates são medio jumbo. Não sei porque as Ibanez Prestige são todas em rosewood com trastes jumbo e não dão mais nenhuma opção.
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- Sader - Veterano |
# mar/15 · Editado por: - Sader -
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As únicas guitarras bonitas que o Petrucci tocou na vida, na minha opinião, foram aquelas Ibanez com aquelas pinturas lindas que ele usava no começo dos anos 90. De resto, acho muito feias as guitarras dele.
http://www.rareelectricguitar.com/images/upload/Image/ibanez%20jpm%203 _12762.JPG
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Rachmaninoff Veterano |
# mar/15
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Filippo14 a JP tem um headstock bem acentuado não é? É ali a angulação?
As JP possuem headstock reto. A Majesty tem um pouco de ângulo.
Filippo14 Outro detalhe que me chamou a atenção é que na JPX, a chave de troca de captadores era uma de 5 posições, enquanto a partir dela ele retornou a ideia de manter apenas 3 posições, alguém sabe a razão disso tambem?
Na JPX o Petrucci quis fazer tudo diferente: trastes jumbo, corpo com cavidades internas (chambered), chave de 5 posições, etc. Só que o Petrucci não conseguiu se acostumar com a chave de 5 posições. Procure um vídeo dele tocando ao vivo com uma JPX... não tem nenhum! Ele só gosta daquela chavinha da DiMarzio com 3 posições, que ele usa desde a Ibanez JPM.
rcorts É a chamada construção espanhola, e se não me engano é com a finalidade de manter maior estabilidade na afinação, por conta de maior pressão entre o nut e as tarraxas
Sim, isto é verdade, mas da forma que foi construído (ângulo de 17°), a junção do headstock ficou frágil demais. Procure fotos de Gibson com o headstock quebrado, você vai achar um monte (e é de cortar o coração). Por isso eu disse que não foi algo tão bem pensado assim. Uma saída seria usar um volute, como as ESP Eclipse, coisa que a Gibson fez na era Norlin mas depois voltou à tradição com a junção comum.
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rcorts Veterano |
# mar/15
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Rachmaninoff
É isso é verdade, já li sobre esse lance dos heads quebrados em alguns fóruns gringos. O lance da voluta é legal, mas me lembro de ter lido uma vez, também em um fórum gringo (só que não lembro qual, acho que foi no My Lespaul.com) que tinha muita gente que achava essas voluta feias e por isso voltou a construção tradicional (só não sei se procede).
- Sader - As únicas guitarras bonitas que o Petrucci tocou na vida, na minha opinião, foram aquelas Ibanez com aquelas pinturas lindas que ele usava no começo dos anos 90. De resto, acho muito feias as guitarras dele.
Gosto é gosto mesmo, he he. Nem dessas eu nunca gostei do visual. Fazer o quê.
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Rachmaninoff Veterano |
# mar/15
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rcorts tinha muita gente que achava essas voluta feias e por isso voltou a construção tradicional (só não sei se procede).
Pelo que eu li nos fóruns gringos, o que o pessoal reclamou não foi nem tanto a estética, mas o fato de que era algo alheio ao design original do Les Paul... os puristas chiam de qualquer melhoria que a Gibson tente fazer, tanto que criaram a linha Traditional, que é mais conservadora que a Standard.
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flavio Veterano |
# mar/15
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Jonh Petrucci vai voltar a usar as JP's no lugar das Majesty's. Lançaram a JP15:
http://www.music-man.com/instruments/guitars/jp15.html
Não gostei da cor! O corpo agora é em mogno por completo. E a escala em roasted maple!
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Filippo14 Veterano |
# mar/15
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Rachmaninoff
Eu não entendi então o que você quis dizer com a JP ser dificil de fazer bend. Você disse que guitarras com maior angulação são mais difíceis de fazer bend. Agora pelo que você falou, o headstock da JP é reto e a angulação do braço é inexistente, então porque essa dificuldade de fazer bends?
flavio Esse cara não sabe o que quer, daqui uns anos ele vai comprar uma Lespa de mogno e captadores EMG ahahhaha.
Abração
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JB_ Veterano |
# mar/15
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Comparando os Illuminators com o Crunch Lab e Liquifire os novos captadores tem um sons mais "rasgados" que são ótimos para bases pesadas. Já para as notas agudas/solo eles são um pouco mais sensíveis, dependendo da equalização eles ficam mais agudos, mas nada fora do normal.
Filippo14 O braço da Majesty e da JP13 é o mesmo, mudando somente de ébano/rosewood e braço parafusado/inteiriço e são mais finos que da JPX (Já tive as duas). Também depois que acostumei com a chave de 3 posições realmente a com 5 fica meio estranho usar.
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Calime Veterano |
# mar/15
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Filippo14
Esse cara não sabe o que quer, daqui uns anos ele vai comprar uma Lespa de mogno e captadores EMG ahahhaha.
Na verdade essas mudanças bruscas são meras questões mercadológicas. A empresa vê que vende, e ele segue criando "novos" produtos.
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Filippo14 Veterano |
# mar/15
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Calime Sim, sem dúvida, é que é engraçado, o Steve Morse por exemplo tem duas guitarras, uma dele mesmo e uma feita para tocar com o Deep Purple, o Albert Lee acho que tem uma só, enquanto o Petrucci tem trocentas, entra no site da Music Man é só guitarra dele ahahahha.
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Calime Veterano |
# mar/15
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Filippo14
Com certeza dá pra imaginar que ele tem mais apêlo mercadológico que os dois citados por vc(uma pena, pq apesar de curtir consideravelmente o trampo do John, curto MUITO mais o Morse, mas sei que ambos são excelentíssimos músicos)
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Rachmaninoff Veterano |
# mar/15
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Filippo14 Agora pelo que você falou, o headstock da JP é reto e a angulação do braço é inexistente, então porque essa dificuldade de fazer bends?
Tu tem memória curta, hein mano? http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/321085/#9051342
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Filippo14 Veterano |
# mar/15
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Não é... a maior influência no fato de ela ser "dura" é por causa do ângulo que as cordas fazem ao passar no saddle para dentro do bloco da ponte. É o mesmo problema que algumas strato têm (exemplo clássico: a Fender Eric Johnson). É um problema de design, não tem solução... mas como o Petrucci não é um cara de fazer muitos bends, pra ele não incomoda. Aí vai de cada um (pra mim, incomodou).
Segundo o que eu pude apurar nos fóruns mundo afora, este ângulo mais íngreme deixa a afinação mais estável e o som mais definido, mais "estalado", ao custo de guitarra "mais dura". Imagine a seguinte situação: duas pessoas fazendo cabo-de-guerra, uma de cada lado de um muro... quanto mais alto for o muro, mais íngreme o ângulo, e mais atrito vai haver ao puxar a corda pra lá e pra cá... sacou?
É por isso que o "topwrap" nas pontes tune-o-matic deixam a guitarra mais frouxa pra fazer bends. Para maior aprofundamento no assunto, recomendo a leitura deste excelente artigo, escrito pelo respeitado luthier italiano
As JP possuem headstock reto. A Majesty tem um pouco de ângulo.
Cara, você disse que a JP é dura de fazer bends, mas em todo momento você afirma que o que dificulta é angulação no braço e você mesmo fala que a JP não tem angulo e nem seu headstock. Da onde vem o problema de bends da guitarra então? Ficou muito confuso o que você falou, só isso.
Abraço
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Rachmaninoff Veterano |
# mar/15
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Filippo14 omento você afirma que o que dificulta é angulação no braço e você mesmo fala que a JP não tem angulo e nem seu headstock
Sim, ela tem o headstock reto, mas eu falei citei a angulação nos saddles da ponte, que é bastante acentuada, que é o que eu imagino que a faça ser tão ruim de bend.
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Filippo14 Veterano |
# mar/15
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Rachmaninoff Entendi agora, me desculpe não tinha entendido essa parte antes.
Abraço
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