Nova Guitarra do John Petrucci

Autor Mensagem
NeoRamza
Veterano
# mar/15
· votar


Achei legal o fato da escala ser de ébano e os trates são medio jumbo. Não sei porque as Ibanez Prestige são todas em rosewood com trastes jumbo e não dão mais nenhuma opção.

- Sader -
Veterano
# mar/15 · Editado por: - Sader -
· votar


As únicas guitarras bonitas que o Petrucci tocou na vida, na minha opinião, foram aquelas Ibanez com aquelas pinturas lindas que ele usava no começo dos anos 90. De resto, acho muito feias as guitarras dele.

http://www.rareelectricguitar.com/images/upload/Image/ibanez%20jpm%203 _12762.JPG

Rachmaninoff
Veterano
# mar/15
· votar


Filippo14
a JP tem um headstock bem acentuado não é? É ali a angulação?

As JP possuem headstock reto. A Majesty tem um pouco de ângulo.


Filippo14
Outro detalhe que me chamou a atenção é que na JPX, a chave de troca de captadores era uma de 5 posições, enquanto a partir dela ele retornou a ideia de manter apenas 3 posições, alguém sabe a razão disso tambem?

Na JPX o Petrucci quis fazer tudo diferente: trastes jumbo, corpo com cavidades internas (chambered), chave de 5 posições, etc. Só que o Petrucci não conseguiu se acostumar com a chave de 5 posições. Procure um vídeo dele tocando ao vivo com uma JPX... não tem nenhum! Ele só gosta daquela chavinha da DiMarzio com 3 posições, que ele usa desde a Ibanez JPM.


rcorts
É a chamada construção espanhola, e se não me engano é com a finalidade de manter maior estabilidade na afinação, por conta de maior pressão entre o nut e as tarraxas

Sim, isto é verdade, mas da forma que foi construído (ângulo de 17°), a junção do headstock ficou frágil demais. Procure fotos de Gibson com o headstock quebrado, você vai achar um monte (e é de cortar o coração). Por isso eu disse que não foi algo tão bem pensado assim. Uma saída seria usar um volute, como as ESP Eclipse, coisa que a Gibson fez na era Norlin mas depois voltou à tradição com a junção comum.

rcorts
Veterano
# mar/15
· votar


Rachmaninoff

É isso é verdade, já li sobre esse lance dos heads quebrados em alguns fóruns gringos. O lance da voluta é legal, mas me lembro de ter lido uma vez, também em um fórum gringo (só que não lembro qual, acho que foi no My Lespaul.com) que tinha muita gente que achava essas voluta feias e por isso voltou a construção tradicional (só não sei se procede).

- Sader -
As únicas guitarras bonitas que o Petrucci tocou na vida, na minha opinião, foram aquelas Ibanez com aquelas pinturas lindas que ele usava no começo dos anos 90. De resto, acho muito feias as guitarras dele.


Gosto é gosto mesmo, he he. Nem dessas eu nunca gostei do visual. Fazer o quê.

Rachmaninoff
Veterano
# mar/15
· votar


rcorts
tinha muita gente que achava essas voluta feias e por isso voltou a construção tradicional (só não sei se procede).

Pelo que eu li nos fóruns gringos, o que o pessoal reclamou não foi nem tanto a estética, mas o fato de que era algo alheio ao design original do Les Paul... os puristas chiam de qualquer melhoria que a Gibson tente fazer, tanto que criaram a linha Traditional, que é mais conservadora que a Standard.

flavio
Veterano
# mar/15
· votar


Jonh Petrucci vai voltar a usar as JP's no lugar das Majesty's. Lançaram a JP15:

http://www.music-man.com/instruments/guitars/jp15.html

Não gostei da cor! O corpo agora é em mogno por completo. E a escala em roasted maple!

Filippo14
Veterano
# mar/15
· votar


Rachmaninoff

Eu não entendi então o que você quis dizer com a JP ser dificil de fazer bend. Você disse que guitarras com maior angulação são mais difíceis de fazer bend. Agora pelo que você falou, o headstock da JP é reto e a angulação do braço é inexistente, então porque essa dificuldade de fazer bends?


flavio
Esse cara não sabe o que quer, daqui uns anos ele vai comprar uma Lespa de mogno e captadores EMG ahahhaha.


Abração

JB_
Veterano
# mar/15
· votar


Comparando os Illuminators com o Crunch Lab e Liquifire os novos captadores tem um sons mais "rasgados" que são ótimos para bases pesadas. Já para as notas agudas/solo eles são um pouco mais sensíveis, dependendo da equalização eles ficam mais agudos, mas nada fora do normal.

Filippo14
O braço da Majesty e da JP13 é o mesmo, mudando somente de ébano/rosewood e braço parafusado/inteiriço e são mais finos que da JPX (Já tive as duas). Também depois que acostumei com a chave de 3 posições realmente a com 5 fica meio estranho usar.

Calime
Veterano
# mar/15
· votar


Filippo14

Esse cara não sabe o que quer, daqui uns anos ele vai comprar uma Lespa de mogno e captadores EMG ahahhaha.

Na verdade essas mudanças bruscas são meras questões mercadológicas. A empresa vê que vende, e ele segue criando "novos" produtos.

Filippo14
Veterano
# mar/15
· votar


Calime
Sim, sem dúvida, é que é engraçado, o Steve Morse por exemplo tem duas guitarras, uma dele mesmo e uma feita para tocar com o Deep Purple, o Albert Lee acho que tem uma só, enquanto o Petrucci tem trocentas, entra no site da Music Man é só guitarra dele ahahahha.

Calime
Veterano
# mar/15
· votar


Filippo14

Com certeza dá pra imaginar que ele tem mais apêlo mercadológico que os dois citados por vc(uma pena, pq apesar de curtir consideravelmente o trampo do John, curto MUITO mais o Morse, mas sei que ambos são excelentíssimos músicos)

Rachmaninoff
Veterano
# mar/15
· votar


Filippo14
Agora pelo que você falou, o headstock da JP é reto e a angulação do braço é inexistente, então porque essa dificuldade de fazer bends?

Tu tem memória curta, hein mano?
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/321085/#9051342

Filippo14
Veterano
# mar/15
· votar


Não é... a maior influência no fato de ela ser "dura" é por causa do ângulo que as cordas fazem ao passar no saddle para dentro do bloco da ponte. É o mesmo problema que algumas strato têm (exemplo clássico: a Fender Eric Johnson). É um problema de design, não tem solução... mas como o Petrucci não é um cara de fazer muitos bends, pra ele não incomoda. Aí vai de cada um (pra mim, incomodou).


Segundo o que eu pude apurar nos fóruns mundo afora, este ângulo mais íngreme deixa a afinação mais estável e o som mais definido, mais "estalado", ao custo de guitarra "mais dura". Imagine a seguinte situação: duas pessoas fazendo cabo-de-guerra, uma de cada lado de um muro... quanto mais alto for o muro, mais íngreme o ângulo, e mais atrito vai haver ao puxar a corda pra lá e pra cá... sacou?

É por isso que o "topwrap" nas pontes tune-o-matic deixam a guitarra mais frouxa pra fazer bends. Para maior aprofundamento no assunto, recomendo a leitura deste excelente artigo, escrito pelo respeitado luthier italiano


As JP possuem headstock reto. A Majesty tem um pouco de ângulo.


Cara, você disse que a JP é dura de fazer bends, mas em todo momento você afirma que o que dificulta é angulação no braço e você mesmo fala que a JP não tem angulo e nem seu headstock. Da onde vem o problema de bends da guitarra então? Ficou muito confuso o que você falou, só isso.

Abraço

Rachmaninoff
Veterano
# mar/15
· votar


Filippo14
omento você afirma que o que dificulta é angulação no braço e você mesmo fala que a JP não tem angulo e nem seu headstock

Sim, ela tem o headstock reto, mas eu falei citei a angulação nos saddles da ponte, que é bastante acentuada, que é o que eu imagino que a faça ser tão ruim de bend.

Filippo14
Veterano
# mar/15
· votar


Rachmaninoff
Entendi agora, me desculpe não tinha entendido essa parte antes.

Abraço

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Nova Guitarra do John Petrucci