Nova Guitarra do John Petrucci

Autor Mensagem
Mentzer
Membro Novato
# mar/15 · Editado por: Mentzer


Olá pessoal.

Eu não sabia se abria esse tópico aqui ou no Músicas, então resolvi abrir aqui.
O John Petrucci acabou de lançar um nova guitarra signature. Eu não conheço o DT, mas achei a guita muito bonita e com uma boa construção.

Seguem algumas especificações:

Neck: 30.4 cm, 4.5 cm, 94 cm
Peso: 3.06 kg
Madeiras: corpo em Basswood c/ top em maple e braço em mahogany (é mogno?)
Ponte: Custom John Petrucci Music Man Piezo - flutuante
Escala: 64.8 cm
Trastes: 24 - Medium Jumbo
Chave com 3 posições
Captadores: HH - DiMarzio Illuminators; Piezo bridge pickup

Melhores informações em aqui.

O que acham??

Valeu.

Hitman
Veterano
# mar/15 · Editado por: Hitman
· votar


Mentzer
Ela nao eh exatamente nova. A Majesty esta no mercado a um tempinho ja.
Nao sou muito fa nao. Achei bem estranha! Sou mil vezes a JP normal, principalmente JPX, XI e assim por diante.

Hitman
Veterano
# mar/15 · Editado por: Hitman
· votar


duplo

Mentzer
Membro Novato
# mar/15
· votar


Vídeo de apresentação.



krixzy
Veterano
# mar/15
· votar


O cara tem um mal gosto pra guitarra lol, todas as guitarras dele acho horríveis.

Hitman
Veterano
# mar/15
· votar


krixzy
Tirando a questao da estetica, no geral sao boas guitarras, belos timbes e que muita gente acha extremamente confortavel de se tocar.
Pessoalmente acho os bracos bem pequenos, tipo pra "mao de menina"
Dizem que o petrucci tem um pequeno problema de estima quanto a seu tamanho por isso faz guitarras pequenas pra fazer ele parecer grande. haha

renatocaster
Moderador
# mar/15
· votar


Não é nova não. Essa guitarra já foi lançada há um ano, ou um pouco mais. E sim, eu acho horrível. Parece uma guitarra de brinquedo.

Estou com o Hitman, as JP são bem mais legais que essa Majesty.

Mentzer
Membro Novato
# mar/15 · Editado por: Mentzer
· votar


Hitman
Putz. É vdd.
Fui ver o vídeo no YouTube e ele foi upado ano passado.

Malz aê. kkk

krixzy

Eu gostei dela; principalmente da cor que está na foto do site (arctic dream). As outras eu signature dele não conheço.

Mentzer
Membro Novato
# mar/15
· votar


renatocaster
É como disse no outro post, só vi depois. Meu irmão me mandou o link do site e me disse que era nova. kkkk
E algumas signatures sempre vão ser meio estranhas mesmo, pois os caras sempre tentam inovar no modelo. Agora horrível eu acho uma do Paul Gilbert (desse vídeo).

Filippo14
Veterano
# mar/15
· votar


Minha JPX é bem mais bonita que essa aí ahhahaha

Alguém sabe a diferença sonora das duas? Alguém já tocou nessa nova dele? Por que ele fez essa Majesty com os captadores novos? E outra, ele usou no último cd essa ou a linha JP tradicional (o nome da guitarra e dos captadores fazem parecer que usou no cd novo)?


Abração

Hitman
Veterano
# mar/15
· votar


Filippo14
JPX eh a minha favorita da linha toda dele!
Cheguei ate a encomendar uma JPX7 mas acabei desistindo por N motivos. Mas sem duvidas eh uma guitarra espetacular!

Filippo14
Veterano
# mar/15
· votar


Hitman

Eu acho ela muito versátil, tem um timbre bem legal e o piezo é um artifício interessante, até para gravação.

O braço dela realmente é bem fino, antes eu gostava bastante, atualmente eu ando dando preferências para braços mais gordos por me darem uma pegada maior, mas para quem curte tocar coisas mais rápidas, é uma baita guitarra, pau para toda obra e muito boa.

Abração

Hitman
Veterano
# mar/15
· votar


Filippo14
Sim! eu queria ela precisamente por ela ser a mais versatil do grupo com chave de 5 posicoes + piezo, dificil bater! Ainda mais tendo 7 cordas... tudo numa guitarra so!
Quem sabe um dia nao penso em pegar de novo...

Filippo14
Veterano
# mar/15
· votar


Hitman
Eu peguei a de 6 cordas, mas hoje acho que pegaria a de 7. Nem gostava do Petrucci quando comprei a guitarra, mas realmente ela tem muita coisa,por isso comprei. Combinações demais, tarraxa com trava, ponte tremolo que vai para os dois lados muito bem e não tem os problemas de floyd (não preciso também de extremismos na ponte), 24 trastes.... Tem bastante coisa, agora queria saber o porque do Petrucci mudar tanto de guitarra, se todo ano ele descobre alguma coisa foda ou puro marketing.

Eu achava que era mais marketing, mas ele lançar outra guitarra, com outro captador e tal, ai eu fiquei mais curioso hahaha.


Abração

Hitman
Veterano
# mar/15
· votar


Filippo14
Nao acho que seja marketing...

Vendo por um lado pessoal, ele deve mudar simplesmente porque pode e a EBMM concorda porque vende...

No papel ela me parecia ser a guitarra perfeita, como voce disse, ponte flutuante sem problemas, praticamente todo tipo de som de guitarra/violao num instrumento so. Tocabilidade muito boa (apesar de amar braco gordo, ja tive coisa com braco bem mais fino e nao era ruim nao!)
Pra ser sincero, nao lembro porque nao peguei ela... Confesso que tem um pinguinho de arrependitmento. haha

Filippo14
Veterano
# mar/15
· votar


Hitman
Hahahahah, então, por isso, a questão é que quando a gente meio que encontra a guitarra perfeita não precisa ficar mudando, e de uns anos para cá as mudanças na JP foram apenas esteticas ou pontuais, nada que acrescentasse diferenças que compensassem a compra, só que o cara troca tanto que a gente fica até meio incomodado com o fato de não saber o que a guitarra que eu comprei tem de tanto problema hahahaha.

Pega uma mano, vale a pena, gosto bastante dela, se precisasse vender todas as guitarras e ficar com uma eu ficaria com ela justamente por essa versatilidade, da para tocar Rock Progressivo até Metal pesado com ela que vai tranquilamente.


Abração

Rachmaninoff
Veterano
# mar/15
· votar


Mentzer
O John Petrucci acabou de lançar um nova guitarra signature.

Como o pessoal falou, não é lançamento. A Majesty foi lançada no início de 2014, tem um tempinho já.


Mentzer
O que acham??

Nunca toquei em uma, mas a ergonomia parece ser muito boa. Só que ela é pequenininha, parece um bandolim... pra quem não sabe, o Petrucci é um sujeito de estatura mediana que resolveu ficar bombado (ele estufou em 3 meses e ficou com os braços cheios de espinhas), por isso as guitarras dele são pequenas. Eu tinha uma Music Man JP6 até ano passado, e ela era menor que uma strato... a Majesty é menor ainda.


Filippo14
Minha JPX é bem mais bonita que essa aí ahhahaha
Alguém sabe a diferença sonora das duas?


São totalmente diferentes. Na minha opinião, a JPX é muito melhor que a Majesty, mais detalhes sobre ela aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=eerIO5bDCqM


Filippo14
O braço dela realmente é bem fino

Fino é braço de Ibanez, o braço da JP é intermediário entre Ibanez e Fender Stratocaster, não é tão fino assim, ele é mais arredondado atrás.


Filippo14
agora queria saber o porque do Petrucci mudar tanto de guitarra, se todo ano ele descobre alguma coisa foda ou puro marketing

Eu também queria saber! A impressão é que ele não sabe o que quer, todo ano aparece uma guitarra nova.


Hitman
ponte flutuante sem problemas

A ponte da JP é uma flutuante em 2 pivôs semelhante à de uma Fender Stratocaster americana, e da mesma forma, tem lá seus problemas sim. Pra regular tem que equilibrar a tensão das cordas com a das molas, da mesma forma que uma Floyd Rose.


Filippo14
vale a pena, gosto bastante dela

Eu vendi a minha porque ela é uma guitarra muito "dura", ruim de fazer bends. Além disso, os trastes eram muito pequenos. Nunca usei o piezo numa situação real, porque pra ele soar bem você precisa de um amp de violão, senão o timbre fica uma merda.

Filippo14
Veterano
# mar/15
· votar


Rachmaninoff

Os " problemas" que você relatou na ponte da JP ou mesmo das Fenders de 2 pivôs (tenho uma em casa) não foi algo que eu considero um problema, ela te dá a opção de regular a ponte de forma que você de alavancadas para trás da forma que quiser, para pessoas que não gostam de alavancar para trás, a regulagem dela pode ser feita mantendo o padrão de 6 pivôs, não sei para mim, mas nunca considerei isso um problema, e sim algo benéfico, uma regulagem a mais apenas.

O braço dela para mim já é bem fino, toquei apenas uma vez e rapidamente em uma JEM, então eu realmente não tenho grandes noções do que seria um braço extremamente fino, o da JP já é fino o suficiente para mim ahhahaha.

Realmente sinto que ela é um pouco dura nos bends, isso é um fato e nunca tinha pensado nisso até você falar. Se isso vem de tamanhos de trastes, acho que é então um problema tranquilo de ser resolvido, a questão é que trastes diferentes podem causar outros problemas como dificuldade na digitação e tal, ai vai de cada um mesmo.

Quanto ao piezo, eu acho ele tranquilo de usar, plugo o piezo em linha e outro cabo para o sinal da guitarra tradicional mesmo, o esquema é usar dois cabos, plugar o piezo em um amp de guitarra realmente não pega os melhores benefícios que esse captador tem.


Vou ver esse vídeo ai, boa!


Abração

Rachmaninoff
Veterano
# mar/15
· votar


Filippo14
Os " problemas" que você relatou na ponte da JP ou mesmo das Fenders de 2 pivôs (tenho uma em casa) não foi algo que eu considero um problema

Assim como uma Floyd não é um problema... desde que você saiba regular.


Filippo14
Realmente sinto que ela é um pouco dura nos bends, isso é um fato e nunca tinha pensado nisso até você falar. Se isso vem de tamanhos de trastes, acho que é então um problema tranquilo de ser resolvido

Não é... a maior influência no fato de ela ser "dura" é por causa do ângulo que as cordas fazem ao passar no saddle para dentro do bloco da ponte. É o mesmo problema que algumas strato têm (exemplo clássico: a Fender Eric Johnson). É um problema de design, não tem solução... mas como o Petrucci não é um cara de fazer muitos bends, pra ele não incomoda. Aí vai de cada um (pra mim, incomodou).

Filippo14
Veterano
# mar/15
· votar


Rachmaninoff
Sim sem dúvida, pela minha ótica uma Floyd Rose também não teria problemas, entendi ahahha.

Entendi, não sabia que o problema era de ângulo. O Eric Johnson é um cara que busca de forma incessante o timbre perfeito, o fato das guitarras dele e da do JP terem esse ângulo diferente, é para a melhora de algum fator do timbre? Existe algum benefício nessa angulação?

Abração

Rachmaninoff
Veterano
# mar/15 · Editado por: Rachmaninoff
· votar


Filippo14
O Eric Johnson é um cara que busca de forma incessante o timbre perfeito, o fato das guitarras dele e da do JP terem esse ângulo diferente, é para a melhora de algum fator do timbre? Existe algum benefício nessa angulação?


Segundo o que eu pude apurar nos fóruns mundo afora, este ângulo mais íngreme deixa a afinação mais estável e o som mais definido, mais "estalado", ao custo de guitarra "mais dura". Imagine a seguinte situação: duas pessoas fazendo cabo-de-guerra, uma de cada lado de um muro... quanto mais alto for o muro, mais íngreme o ângulo, e mais atrito vai haver ao puxar a corda pra lá e pra cá... sacou?

É por isso que o "topwrap" nas pontes tune-o-matic deixam a guitarra mais frouxa pra fazer bends. Para maior aprofundamento no assunto, recomendo a leitura deste excelente artigo, escrito pelo respeitado luthier italiano Galeazzo Frudua:
http://www.frudua.com/guitar_strings_tension.htm

Filippo14
Veterano
# mar/15
· votar


Rachmaninoff
Por isso então que a Gibson usa até hoje aquela angulação mais acentuada, justamente para facilitar os bends em "detrimento" da definição, deixa um som mais smooth, é isso?

Abração

Calime
Veterano
# mar/15
· votar


Queria saber sobre os illumnators, caps que vem nesse guitarra. Alguém já usou/testou?

Rachmaninoff
Veterano
# mar/15
· votar


Filippo14
Por isso então que a Gibson usa até hoje aquela angulação mais acentuada, justamente para facilitar os bends em "detrimento" da definição, deixa um som mais smooth, é isso?

Não cara, é o contrário. Angulação mais acentuada dificulta os bends e dá mais definição. A razão da Gibson fazer isso, provavelmente, é por puro acaso, como muitas outras coisas sem sentido que eles fazem nas guitarras deles. E isso é mantido por tradição.


Calime
Queria saber sobre os illumnators

Muito parecidos com os Crunch Lab e Liquifire, só que adaptados para funcionar melhor com o circuito ativo da JP13 (que é igual ao da Majesty). Aliás, pra quem não sabe, a JP13 e a Majesty são 100% ativas: se acabar a bateria, a guitarra não funciona.

Filippo14
Veterano
# mar/15
· votar


Rachmaninoff
Entendi, saquei, a JP tem um headstock bem acentuado não é? É ali a angulação? Pq para mim o braço dela é reto, coloca ela no chão e o headstock nao fica apoiado, apenas o corpo, enquanto a les paul fica batendo o headstock.

Nem sabia isso do sistema ativo, puts, não gosto, mais uma coisa para se pensar, fora que tenho um pré conceito que captadores ativos tem pouca dinâmica, muito retos e sem timbre da guitarra em sí.

Mas na JP13, já era os Iluminators?

Filippo14
Veterano
# mar/15
· votar


Entrei no site e vi que a partir da 13 já eram os Illuminator.

Outro detalhe que me chamou a atenção é que na JPX, a chave de troca de captadores era uma de 5 posições, enquanto a partir dela ele retornou a ideia de manter apenas 3 posições, alguém sabe a razão disso tambem?

Abração

Buja
Veterano
# mar/15
· votar


Parece um guitarrão (quer dizer, no tamanho é guitarrinha). Mas achei feia pra caramba (fato).

rcorts
Veterano
# mar/15
· votar


Deve ser uma guitarra muito boa e muito confortável.

Mas que guitarra feia da porra!

rcorts
Veterano
# mar/15
· votar


Rachmaninoff
A razão da Gibson fazer isso, provavelmente, é por puro acaso, como muitas outras coisas sem sentido que eles fazem nas guitarras deles.

Filippo14
Por isso então que a Gibson usa até hoje aquela angulação mais acentuada, justamente para facilitar os bends em "detrimento" da definição, deixa um som mais smooth, é isso?

Não pessoal, não é por acaso. É a chamada construção espanhola, e se não me engano é com a finalidade de manter maior estabilidade na afinação, por conta de maior pressão entre o nut e as tarraxas (sem falar que dispensa o uso de abaixadores de cordas ou tarraxas estagiadas). Consequentemente, em tese, isto deveria tornar os bends mais difíceis, o que não é bem o caso já que a escala de Les Pauls é menor que de stratos.

Enfim, o Bertola saberá explicar mais detalhadamente isso.

Calime
Veterano
# mar/15
· votar


Rachmaninoff

Vlw pelo retorno!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Nova Guitarra do John Petrucci