Regulagem Unica para Stantard e Drop

    Autor Mensagem
    ErickDutraLemos
    Veterano
    # mar/15


    Beleza galerinha ?

    Vou direto ao ponto. eu tenho uma unica guitarra, e preciso tocar musicas em D# e Drop C# (Que seria a corda mais grave um tom abaixo).

    Minha duvida é a seguinte, eu posso mandar regular a guitarra para D# e depois em algumas musicas baixar essa afinação para Drop C#, vai ficar muito ruim o som ou vai fica aceitável.. Até já faço isso mas eu gostaria de uma analise mais clinica sobre o assunto.

    OBS: Não achei a duvida em especifico no fórum.

    Desde já agradeço.

    Ismah
    Veterano
    # mar/15 · Editado por: Ismah
    · votar


    preciso tocar musicas em D#

    Eb e Db é mais usual que D# e C# (esse já é mais comum até).

    Recomendaria afinar em Eb, regulando ela assim. Aí usar um capo pra transpor ela pra E (e afinar obviamente, cada vez que colocar ou tirar o bendito) quando nescessário. E quando for usar o drop Db vc baixa só o bordão mais grave. Forçando menos o instrumento.

    vai ficar muito ruim o som ou vai fica aceitável

    Isso está mais relacionado à qualidade da guitarra. Ruim ou bom, está diretamente atrelado, a qualidade do seu gear, não a afinação usada.

    Mas sim, algumas perdas de afinação ocorrem ao abaixa/elevar a tensão das cordas, ao alterar sua afinação.

    Geralmente às oitavas que não batem 100% mais (por isso um instrumento de qualidade) quando vc fizer isso... Sem falar que as cordas vão desafinar já depois do terceiro compasso... Mesmo sendo tarraxas de qualidade, com trava e bênção divina...

    Se for ponte tremolo a casa cai... Se for floyd, cai e pega fogo ainda por cima... Aí não tem jeito.

    ErickDutraLemos
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Saquei, e sei que o ideal seria ter duas guitarras ou conseguir tocar tudo com ela em drop e regular em drop.

    Obrigado pelas dicas, foi bem esclarecedor.

    renatoff
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    se tua guitarra n for microafinaçao n tem problema nenhum ficar passando de uma afinaçao pra outra...

    a unica coisa é q ela vai desafinar constantemente e talvez ALGUMAS notas do braço nunca fiquem 100% afinadas em todas as afinaçoes devido a correçao de oitavas feita na ponte...

    william_1985
    Veterano
    # mar/15 · Editado por: william_1985
    · votar


    Se for floyd e so tampar o backbox c um pedaco de madeira e um pingo de cola é simples e reversível, fiz na minha e ficou show

    ErickDutraLemos
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    massa não é floyd não, é uma les paul ponte comum

    Obrigado pelas dicas pessoal sempre gosto de vir aqui no forum o pessoal tem varias ideias interessantes.

    Ismah
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    renatoff
    a unica coisa é q ela vai desafinar constantemente e talvez ALGUMAS notas do braço nunca fiquem 100% afinadas em todas as afinaçoes devido a correçao de oitavas feita na ponte...

    Isso é a pior coisa que pode acontecer!!! #meticuloso


    william_1985
    Se for floyd e so tampar o backbox c um pedaco de madeira e um pingo de cola é simples e reversível, fiz na minha e ficou show

    E regular ela pra afinação mais grave pretendida.

    ErickDutraLemos

    É essa a ideia do fórum :)

    erico.ascencao
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    ErickDutraLemos

    Eu acho que, pra uma guitarra de ponte fixa, não tem muito mistério não. Se você fizer a regulagem para o drop, que é a situação mais crítica em termos de trastejamento pelo fato de a sexta corda estar mais frouxa, você garante uma boa regulagem também para a afinação não-drop.

    ErickDutraLemos
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    Novamente muito obrigado pelas respostas galera.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    renatoff
    ErickDutraLemos
    Ismah
    Não esqueçam que, fazer isso repetidamente pode, em alguns braços, causar empenos...
    Abç

    rcorts
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Não esqueçam que, fazer isso repetidamente pode, em alguns braços, causar empenos...

    Fiz isso durante um tempo, cerca de 1 ano, apesar de que nem era em Drop C ou C#, mas sim em drop D. E olha que não comprometeu o braço da minha guitarra. Porém a guitarra que estava reguladinha (em luthier) e com a entonação perfeita perdeu a regulagem. Além do que começaram leves trastejamentos que não tinham antes.

    Ismah
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    Putz.... a guitarra que a regulagem dura 1 ano já é uma exceção...

    Bertola Dropar a guitarra pode causar empeno?! : 0

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    Ismah
    Bertola Dropar a guitarra pode causar empeno?!
    Sim, pode. Se vc ficar fazendo isso o tempo todo e o braço não for mui bem construído...
    Abç

    Ismah
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    Quais as chances disso acontecer numa Gibson LP JR Joan Jett Signature?

    Dados aqui.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    Ismah
    Não sei... cada caso é um caso...
    Abç

    rcorts
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    Ismah

    Depende cara. A minha tem tarraxas com trava e abaixadores com roller para ajudar a estabilizar. O braço é muito estável. A ponte também. Logo, se não fosse pelas constantes trocas de afinação te digo que ela permaneceria regulada por bastante tempo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Regulagem Unica para Stantard e Drop