Autor |
Mensagem |
ErickDutraLemos Veterano |
# mar/15
Beleza galerinha ?
Vou direto ao ponto. eu tenho uma unica guitarra, e preciso tocar musicas em D# e Drop C# (Que seria a corda mais grave um tom abaixo).
Minha duvida é a seguinte, eu posso mandar regular a guitarra para D# e depois em algumas musicas baixar essa afinação para Drop C#, vai ficar muito ruim o som ou vai fica aceitável.. Até já faço isso mas eu gostaria de uma analise mais clinica sobre o assunto.
OBS: Não achei a duvida em especifico no fórum.
Desde já agradeço.
|
Ismah Veterano |
# mar/15 · Editado por: Ismah
· votar
preciso tocar musicas em D#
Eb e Db é mais usual que D# e C# (esse já é mais comum até).
Recomendaria afinar em Eb, regulando ela assim. Aí usar um capo pra transpor ela pra E (e afinar obviamente, cada vez que colocar ou tirar o bendito) quando nescessário. E quando for usar o drop Db vc baixa só o bordão mais grave. Forçando menos o instrumento.
vai ficar muito ruim o som ou vai fica aceitável
Isso está mais relacionado à qualidade da guitarra. Ruim ou bom, está diretamente atrelado, a qualidade do seu gear, não a afinação usada.
Mas sim, algumas perdas de afinação ocorrem ao abaixa/elevar a tensão das cordas, ao alterar sua afinação.
Geralmente às oitavas que não batem 100% mais (por isso um instrumento de qualidade) quando vc fizer isso... Sem falar que as cordas vão desafinar já depois do terceiro compasso... Mesmo sendo tarraxas de qualidade, com trava e bênção divina...
Se for ponte tremolo a casa cai... Se for floyd, cai e pega fogo ainda por cima... Aí não tem jeito.
|
# mar/15
· votar
Saquei, e sei que o ideal seria ter duas guitarras ou conseguir tocar tudo com ela em drop e regular em drop.
Obrigado pelas dicas, foi bem esclarecedor.
|
renatoff Veterano |
# mar/15
· votar
se tua guitarra n for microafinaçao n tem problema nenhum ficar passando de uma afinaçao pra outra...
a unica coisa é q ela vai desafinar constantemente e talvez ALGUMAS notas do braço nunca fiquem 100% afinadas em todas as afinaçoes devido a correçao de oitavas feita na ponte...
|
william_1985 Veterano |
# mar/15 · Editado por: william_1985
· votar
Se for floyd e so tampar o backbox c um pedaco de madeira e um pingo de cola é simples e reversível, fiz na minha e ficou show
|
# mar/15
· votar
massa não é floyd não, é uma les paul ponte comum
Obrigado pelas dicas pessoal sempre gosto de vir aqui no forum o pessoal tem varias ideias interessantes.
|
Ismah Veterano |
# mar/15
· votar
renatoff a unica coisa é q ela vai desafinar constantemente e talvez ALGUMAS notas do braço nunca fiquem 100% afinadas em todas as afinaçoes devido a correçao de oitavas feita na ponte...
Isso é a pior coisa que pode acontecer!!! #meticuloso
william_1985 Se for floyd e so tampar o backbox c um pedaco de madeira e um pingo de cola é simples e reversível, fiz na minha e ficou show
E regular ela pra afinação mais grave pretendida.
ErickDutraLemos
É essa a ideia do fórum :)
|
erico.ascencao Veterano |
# mar/15
· votar
ErickDutraLemos
Eu acho que, pra uma guitarra de ponte fixa, não tem muito mistério não. Se você fizer a regulagem para o drop, que é a situação mais crítica em termos de trastejamento pelo fato de a sexta corda estar mais frouxa, você garante uma boa regulagem também para a afinação não-drop.
|
# mai/15
· votar
Novamente muito obrigado pelas respostas galera.
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# mai/15
· votar
renatoff ErickDutraLemos Ismah Não esqueçam que, fazer isso repetidamente pode, em alguns braços, causar empenos... Abç
|
rcorts Veterano |
# mai/15
· votar
Mauricio Luiz Bertola Não esqueçam que, fazer isso repetidamente pode, em alguns braços, causar empenos...
Fiz isso durante um tempo, cerca de 1 ano, apesar de que nem era em Drop C ou C#, mas sim em drop D. E olha que não comprometeu o braço da minha guitarra. Porém a guitarra que estava reguladinha (em luthier) e com a entonação perfeita perdeu a regulagem. Além do que começaram leves trastejamentos que não tinham antes.
|
Ismah Veterano |
# mai/15
· votar
Putz.... a guitarra que a regulagem dura 1 ano já é uma exceção...
Bertola Dropar a guitarra pode causar empeno?! : 0
|
|
# mai/15
· votar
Ismah Bertola Dropar a guitarra pode causar empeno?! Sim, pode. Se vc ficar fazendo isso o tempo todo e o braço não for mui bem construído... Abç
|
Ismah Veterano |
# mai/15
· votar
Quais as chances disso acontecer numa Gibson LP JR Joan Jett Signature?
Dados aqui.
|
|
# mai/15
· votar
Ismah Não sei... cada caso é um caso... Abç
|
rcorts Veterano |
# mai/15
· votar
Ismah
Depende cara. A minha tem tarraxas com trava e abaixadores com roller para ajudar a estabilizar. O braço é muito estável. A ponte também. Logo, se não fosse pelas constantes trocas de afinação te digo que ela permaneceria regulada por bastante tempo.
|