Guitarra com ruído

    Autor Mensagem
    Vazio
    Veterano
    # fev/15


    Bom dia amigos.

    Tenho uma SG SX com captadores EMG 81/85, e um head Bugera 333xl, e quando ligo a distorção, parece um enxamizinho de abelha. Qando ligo o equalizer da onner, parece um mega enxame.

    Teoricamente pelos captadores serem ativos, não deveria ter ruído.

    Minha guitarra não é blindada, isso ajudaria??

    EDPoe
    Membro Novato
    # fev/15
    · votar


    Peguei o comentário do CORVO

    BLINDAGEM

    Um instrumento pode ser beneficiado com uma boa blindagem quando o músico nota que sua parte elétrica apresenta um ruído maior do que ele gostaria que o instrumento tivesse, chegando a atrapalhar principalmente nas gravações em estúdio. Vale ressaltar que muitas vezes os ruídos atribuídos ao instrumento podem ser oriundos de outras fontes como aterramento inadequado do ambiente, fontes de luz fria no ambiente (lâmpadas fluorescentes, monitores de computador, etc), cabos de má qualidade, excesso de fontes funcionando em conjunto com vários efeitos, soldas frias na parte elétrica do instrumento, etc. O ruído em si é normal em um instrumento, principalmente em guitarras com captação passiva vintage e em baixos passivos com pré-amplificação interna. Bons exemplos de ruídos seriam guitarras Fender antigas com captadores single-coil e baixos Fender Marcus Miller, que são verdadeiras usinas de ruído. Estes ruídos podem variar de intensidade de um instrumento para o outro e se estiverem atrapalhando o trabalho do músico podem ser minimizados através de uma blindagem adequada.

    Vamos dividir didaticamente as blindagens em 3 tipos para uma melhor compreensão:
    1) BLINDAGEM DAS CAVIDADES - É a blindagem da cavidade onde se encontram os potenciômetros e o jack, podendo ser extensiva às cavidades dos captadores:
    a) Tinta condutiva - consiste num spray de tinta borrifado nas cavidades do instrumento. Funciona por alguns instantes até secar e após algum tempo se torna um resistor, o que pode trazer muitos problemas posteriores ao instrumento como curtos e até mesmo ruídos. Alguns instrumentos vêm com esse tipo de blindagem de fábrica mas ele não é muito eficaz.
    b) Folha de cobre - É a meu ver o tipo de blindagem mais eficaz, consistindo na forração das cavidades com uma lâmina de cobre que diminui bastante os ruídos oriundos da parte elétrica.
    c) Folha de alumínio auto-adesivo - Tem eficácia similar à da folha de cobre com a diferença que este material tem um lado adesivo que se prende à cavidade.
    NOTA: Alguns "luthiers" desinformados utilizam folhas de papel-alumínio (aquelas de embrulhar sanduíches) para fazer blindagem. Evidentemente esse serviço de nada adianta e ainda pode causar danos ao instrumento.

    2) BLINDAGEM DO FIO DO CAPTADOR
    a) Malha metálica - Consiste numa malha metálica que envolve o(s) fio(s) do captador. Geralmente vem de fábrica, como é o caso de alguns captadores Schaller, e dificilmente algum luthier fará esse serviço.
    b) Teflon Monster Cable ou similar - Consiste num fio de Teflon que envolve o(s) fio(s) do captador. Também vem de fábrica em alguns captadores (não confundir com envoltórios de pano ou borracha), assim como é de mais fácil aplicação por um luthier quando necessário, mas a qualidade do Teflon é de suma importância.
    NOTA: Fita isolante nem pensar!

    3) BLINDAGEM DA BASE DO CAPTADOR
    a) Bom Brill - Por mais tosco que possa parecer a colocação de uma coluna de Bom Brill (ou outra palha de aço) ao longo da parte inferior dos pólos expostos do captador single-coil é bastante eficaz.
    b) Folha de cobre - Funciona da mesma maneira que o Bom Brill mas o acabamento é bastante superior. Alguns captadores como os GIG MAX da Soud Garage vêm de fábrica com uma blindagem interna feita com folha de cobre

    Um fator muito importante para uma boa blindagem é a habilidade e o conhecimento do luthier que a executa. Eventualmente os anteriormente citados "luthiers" desinformados e pão-duros fazem esse tipo de serviço de "blindagem" usando papel-alumínio na cavidade, fita isolante nos fios do captador e Bom Brill na base, e o eventual sucesso dessa blindagem se deve única e exclusivamente à ação do Bom Brill. Mesmo usando os materiais corretos a habilidade e o conhecimento do luthier são importantes pois ele deve saber onde e como aplicar estes materiais. Um trabalho de blindagem inadequada pode fazer com que o instrumento perca altas frequências junto com os ruídos, isso sem falar em curtos e coisas piores. Vale ressaltar que são bem poucos os luthiers hoje que realmente entendem de parte elétrica.

    Iversonfr
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Vazio
    Minha guitarra não é blindada, isso ajudaria??

    Provavelmente não ajudaria em nada.

    Sua tomada é aterrada? Se não for, esse é o problema. Aterre ela que resolve 99% dos seus problemas.

    Vazio
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    A minha tomada não é aterrada, nem a do estudio e nem o transformador que eu utilizo, será ruído da rede elétrica?? o estranho é que no clean não se ouve ruído nenhum.

    EuFemismo
    Membro Novato
    # fev/15
    · votar


    Vazio
    Põe no clean e alimenta o volume, você vai achar algum chiado.

    Você usa cabos blindados?

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Guitarra com ruído