Guitarras para iniciantes: Porque ponte tremolo?

    Autor Mensagem
    EuFemismo
    Membro Novato
    # fev/15


    Pra que ponte tremolo em uma guitarra pra inicantes? só pra terminar de estragar o timbre? a guitarra ja tem madeira duvidável, captadores horríveis e ainda colocam uma ponte vagabunda que não da pra usar.

    Não seria melhor usar Tune-O-Matic ? por mim guitarra de iniciante tinha só um humbucker na ponte e um pot de volume.

    Ja que não da pra tirar som de strato nessas guitas de iniciante, porque não fazer outros modelos?

    Lelo Mig
    Membro
    # fev/15
    · votar


    EuFemismo

    Cara, uma coisa é o que você acha correto, outra o que vende! Não pode misturar as coisas.

    O moleque é fã de Steve Vai, ele quer uma guitarra igual a do seu ídolo!

    Mas a do ídolo é cara... então vamos botar no mercado uma "cópia" barata para atingir o público.

    90% dos músicos, só tem real condições de escolher um instrumento com critério, depois de muitos anos de bagagem.

    Seja um instrumento bom ou ruim, a grande maioria não começa com o instrumento ideal e sim com o que achou mais bonito e parecido com de seus ídolos.

    JJJ
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    EuFemismo

    É porque guitarra, no Brasil, é quase sinônimo de Stratocaster... Vai numa loja qualquer e confirma: 10 Stratos pra cada 2 Lespas, 2 Teles e uma SG (os outros modelos é só quando tem e olhe lá).

    john Norum
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Muitos acham que Les Paul e violão(kkkkkkk), pensam que com uma strato de R$ 200 já vão dar alavancadas como as do steve vai........

    EuFemismo
    Membro Novato
    # fev/15
    · votar


    Lelo Mig
    Realmente, existe a questão do marketing.

    JJJ
    É porque guitarra, no Brasil, é quase sinônimo de Stratocaster...

    Pois é cara, mas essas guitarras quase não tem som de stratocaster.

    EuFemismo
    Membro Novato
    # fev/15
    · votar


    john Norum
    Muitos acham que Les Paul e violão(kkkkkkk), pensam que com uma strato de R$ 200 já vão dar alavancadas como as do steve vai........


    E depois disso eles ficam frustrados e deixam de tocar.

    SkyHawk
    Membro
    # fev/15
    · votar


    JJJ
    Concordo totalmente, existe no imáginário dos iniciantes que Les Paul tem preço proibitivo e Strato é sempre a melhor opção e Strato tem tremolo, se não não é Strato.

    Poucos sabem que uma Telecaster é a simplicidade que funciona sempre !!!! Uma Tele entrega tudo quanto é estilo, tem ponte fixa, bom equilibrio, robustes, estabilidade de afinação.

    Rachmaninoff
    Veterano
    # fev/15 · Editado por: Rachmaninoff
    · votar


    EuFemismo
    Não seria melhor usar Tune-O-Matic ?

    Não. Seria melhor usar uma ponte parafusada e "chapada" direto no corpo, tipo uma Telecaster ou uma Stratocaster hardtail.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Rachmaninoff
    Concordo...
    Abç

    Les Strato
    Veterano
    # fev/15 · Editado por: Les Strato
    · votar


    EuFemismo

    ''Pra que ponte tremolo em uma guitarra pra inicantes?'' ''por mim guitarra de iniciante tinha só um humbucker na ponte e um pot de volume.''

    Meu chapa, essa sua teoria ignora uma das coisas mais importantes para quem está iniciando, que é a EXPERIMENTAÇÃO, algo essencial na evolução do guitarrista, pois você precisa ir experimentando varias coisas diferentes para saber o que lhe agrada ou nao, pois como ja foi citado nesse topico, a maioria de nós guitarristas começou por causa de algum ídolo, porém para encontrar o ''nosso tipo de som'' e não ficar sendo um ''macaco imitador'', tivemos que explorar coisas e mais coisas diferentes no mundo da guitarra.

    Ainda lembro quando ganhei minha primeira guitarra há uns 7 anos atras, uma strato condor de 250 reais, e uma das minhas curiosidades depois de uns meses, foi realizar alavancadas na tremolo dela, para ver o que poderia acrescentar ao meu conhecimento com aquilo, aprendi logo de cara que desafinava facil se usasse bruscamente, mas pesquisando a respeito, aprendi como mexer nela de forma que fosse mais ''usavel'', com isso, aprendi a fazer ajuste das molas para apertar/frouxar a ponte, aprendi que o uso de grafite em pó e a remoção dos ''abaixadores de corda'' fazem milagres para as alavancadas,aprendi como afinar corretamente uma guitarra para realizar alavancadas ( aquele truque de afinar e alvacar consecutivamente, e claro, depois de fazer esses ajustes e deixar ela nos ''trinques'' pude ir aprendendo como o uso do tremolo pode ser interessante em vários casos, ou seja, é algo que não teve preço.

    Entao lhe pergunto, realmente é tao ruim assim o tremolo ? sendo que se você não quiser utiliza-lo, pode simplesmente dar uma apertada nas molas que a ponte dificilmente irá para frente (só vai se fizer muita força na alavanca), ficando praticamente como uma ponte fixa. Com isso o cara pode ter uma noção se futuramente ele acha que valerá a pena investir em algo com uma floyd por exemplo, ou em uma ponte fixa por achar que a praia das alavancadas da ''muita dor de cabeça''.

    Outra, essa questão de achar que um humbucker na ponte e um pot de volume é o ideal. Saiba que utilizando as outras posições dos captadores, é possivel se ter uma sacada de que em diferentes locais se encontram diferentes timbres, e que com o uso do tone o pessoal que tá começando pode entender qual a utilidade deles para ''fechar'' e ''abrir'' o timbre, além do fato de que os captadores do braço e do meio podem oferecer vibes totalmente diferentes em certas timbragens, abrindo assim, mais portas para seu conhecimento guitarrístico.

    Por fim, só gostaria de concluir que essas ''guitarras de inciante'' (acho o termo meio errado pois pode-se começar com qualquer equipamento, dependendo do $$), servem pra muita coisa, e quando bem reguladinhas, em conjunto com um amplificador bacana, elas tem plenas condições de te oferecer um som honesto e com uma boa qualidade em relação ao que elas custam. Eu por exemplo, vejo que foi muito produtivo ter começado com uma strato baratinha, pois além de poder aprender a tocar, pude aprender a fazer os mais diferente tipos de regulagem e perder o medo de ''bricar'' de luthier de vez em quando. E meu chapa, com isso se saca uma das coisas mais importantes em um instrumento, uma guitarra regulada é muito, mas muito superior mesmo a ela própria quando desregulada, guitarra desregulada é que nem bicicleta com pneu murcho e folga no ''cambio'' (não sei o temo correto daquela parte que junta os guidões), até da pra andar, mas ela fica muito melhor depois de ajeitada.

    Desculpe pelo enorme texto, mais achei meio ignorante o fato de existir uma guitarra ''X'' para iniciantes, afinal não devemos limitar as opções quando iniciamos um instrumento, nós devemos explorar o máximo possível pra sacar o que é bacana e o que não é.

    Abraços

    EuFemismo
    Membro Novato
    # fev/15
    · votar


    Les Strato
    Lendo o seu comentário eu só consegui pensar em "seleção natural". Talvez oque você escreveu seja uma forma de separar os homens dos meninos.

    juninholiveira
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Discordo de que no Brasil guitarra é sinônimo de stratocaster...

    Maioria dos iniciantes que eu conheço morrem de vontade de pegar (e geralmente acaba sendo sua primeira guitarra) umas Les Paul.. Advinha pq? O que já falaram ali em cima, pq o ídolo usa, e já dá pra imaginar quem é o Les Pauleiro mais famoso pra molecada rsrssr.

    Mas uma Lespa barata começa a partir dos 500 reais, uma strato barata começa a partir dos 300 (desconsiderando akeles pau de arara e plástico de 150 reais). E aqui no brasil td é caro, então tudo se resume a preço, e óbvio que as lojas não vão ficar dependurando guitarra de 3000 reais feito louco, pq não vai vender, tem que botar as mais baratinhas pra vender bastante.

    Mas engraçado que ngm pensa em pegar Telecaster néh? Ngm conhece, e dps que conhece, acha feio... Eu por exemplo só mudei de opinião esses dias pra trás :P dps de 5 anos de estrada.

    EuFemismo
    Membro Novato
    # fev/15
    · votar


    juninholiveira
    Mas engraçado que ngm pensa em pegar Telecaster néh?

    Muito menos em instrumentos usados, que na maioria das vezes já estão regulados.

    pequenogafanhoto
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    juninholiveira
    pq o ídolo usa, e já dá pra imaginar quem é o Les Pauleiro mais famoso pra molecada rsrssr.
    Quem seria esse? Pensei no Jimmy Page mas nao acho que ele seja tao famoso assim pra galera de hoje em dia que está começando...

    Perdoem desvirtuar o tópico :|

    Alex guitar man
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Concordo que a stratocaster é a guitarra mais popular aqui no Brasil, eu mesmo comecei com uma, e ela oferece tudo que um novato precisa, 5 sons para explorar, fora o tremolo que já dá uma noção... pra quem não quer.. seu uso é opcional..
    Em segundo lugar a mais IDOLATRADA por NOVATOS ou até mesmo quem não manja nada de guitarra é a lespaul...


    Meu primo foi comprar a primeira guitarra, ela já tinha noção, ele vivia tocando na minha LP, mas quando foi procurar... em todas as lojas ele só queria a TELECASTER ...

    JJJ
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    pequenogafanhoto

    Acho que ele se referia ao Slash.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Guitarras para iniciantes: Porque ponte tremolo?