Duvidas sobre guitarra e afinação

    Autor Mensagem
    Joao-Torres
    Membro
    # jan/15 · Editado por: Joao-Torres


    Galera, tenho algumas quetões sobre guitarras e afiniação.

    1- Se eu deixar ela dentro da capa, porém encostada no chão. Isso danifica ela?

    2 - Caso ela fique algum tempo parada ( 3 dias ), é necesário afina-lá denovo?

    3 - Tentei afinar a minha guitarra hoje, porém, 3 coisas me incomodaram muito :

    A) Não estava conseguindo afinar a 6° corda, tentei de tudo, mas ela não chegava em E ( consegui chegar uma vez, mas depois ela pulou para A no finalzinho da nota ;

    B) A 2° e 3° cordas, estavam com afinações diferentes ( B e G ), mas quando eu tocava qualquer casa, as duas cordas faziam exatamente o mesmo som, isso não acontecia na ultima afinação.

    C) O afinador do Cifra Club é recomendado para iniciantes? Caso não, qual seria? ( dinheiro felizmente não é um problema )

    Alguém sabe como resolver esses problemas? ou vai ser preciso mandar ela no luthier?

    Obg
    OBS: É normal ( quando iniciante ) ter dificuldade para afinar o instrumento?

    Joao-Torres
    Membro
    # jan/15
    · votar


    OBS 2: É normal ( quando iniciante ) ter dificuldade para afinar o instrumento?

    sebber
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    1. Talvez se algumas peças ficarem voltadas para baixo, por exemplo, knobs e chave seletora, devido à ação da gravidade, quecolocará o peso do instrumento sobre elas, mas acho que isso é um extremo.

    2. Só se estiver desafinada, o que vai depender mais da qualidade das tarrachas do que do tempo parada.

    3. É normal ter dificuldade com afinação no início, e caso você não se acostume a afinar sem ferramentas te ajudando, como afinador digital e esse do CF, talvez fique dependente.

    Valeu fera

    krixzy
    Veterano
    # jan/15 · Editado por: krixzy
    · votar


    Joao-Torres
    Sobre afinar a guitarra, como vc disse ser iniciante, é normal ter um pouco de dificuldade, vou tentar explicar como funciona isso caso vc não saiba, acho que deve ajudar a entender na hora de usar o afinador.



    As notas segue a seguinte ordem:

    C - C# - D - D# - E - F - F# - G - G# - A - A# - B - C - C# - D - D# - E - F - F# - G - G# - A - A# - B - C ......


    Observe que toda a sequencia se repete de C à B, imagine um circulo, como num relógio, começando em C e terminando em B, onde se repete toda a sequencia a cada volta.


    No afinador é assim que vai funcionar, por exemplo:

    Você quer afinar a corda A, mas no afinador ela está em G, então vendo a tabela que postei acima, você percebe que precisa apertar a corda, onde ela vai passar por G# e vai chegar em A.

    Caso você esteja afinando a corda A e ela estiver em B, vc deve folgar a corda, e então ela vai passar por A# e vai chegar em A.

    Obs 1: Você pode se orientar pela sequencia que postei acima pra saber se deve apertar ou folgar a corda, veja qual nota está aparecendo no afinador, e veja se a nota desejada está mais próximo à esquerda ou à direita, apertando vc segue para a direita, folgando vc segue para a esquerda.

    Obs 2: Fique atento com a tensão da corda, se sentir que está muito apertada, tente voltar (folgando) até a nota desejada pra evitar arrebentar a corda. Se ao folgar, quando chegar na nota desejada sentir que está mole de mais, (intocável) então significa que você deve ir apertando até chegar na nota desejada.

    Ramsay
    Veterano
    # jan/15 · Editado por: Ramsay
    · votar


    Joao-Torres

    1- O ideal é vc deixá-la dentro da capa e encostada numa parede e o mais vertical possível, antes que ela tombe.

    2- Não, a não ser que a temperatura ambiente mude muito.

    3A - A 6ª corda que vc diz é a mais grossa??
    Se for, a cada afinada que vc der puxe a corda pra cima vigorosamente com a mão pra ela se acomodar. Vai chegar a um ponto em que ela não vai mais sair da afinação.

    3B - Isso está errado porque a B sempre tem uma afinação mais aguda que a G. Vc é que afinou errado. Afine de novo e puxe as cordas conforme eu falei.

    3C - Eu não sei porque nunca o utilizei. Afino sempre de ouvido usando um diapasão.

    Não precisa levar a guitarra a um luthier e vc mesmo pode resolver isto, é só ter um mínimo de persistência e seguir as dicas que eu te passei.

    Ismah
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Compre um afinador de clip, ou mesmo em pedal. É melhor que qualquer afinador de site.

    Ramsay
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Ismah

    Não sei porque, eu tenho a impressão que ele já tem um afinador.
    Só não está sabendo usar...

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Duvidas sobre guitarra e afinação