Problema de Entonação na SX Stratocaster

    Autor Mensagem
    gustavo27
    Membro Novato
    # jan/15


    Caros,

    Estou com o problema de entonação na SX Stratocaster. E gostaria de ajuda dos colegas.

    Eu já fiz o processo de entonação seguindo a dicas de colega e a diversos videos disponiveis no YouTube. Por sinal, funcionou parcialmente, pois para algumas cordas eu resolvi e as duas problemáticas melhoraram (mas não resolveram).

    Problema:
    - Na 12 casa continua mais mais agudo (higher pitch) que o harmonico da 12 que está "ok". Ou seja, eu estava "puxando" a corda para melhorar. Contudo, acabou o espaço, já espremi demais os "saddles" (esqueci em portugues) e a mola está no máximo de compressão.

    Informações:
    - Fiz com cordas novas
    - As notas são Mizão e Lá (E;A)
    - Logo na primeira casa a entonação já sai um tanto.
    - Tentei diminuir a altura das cordas (action) sem sucesso.

    Obrigado,

    []s

    Gustavo

    daimon blackfire
    Membro Novato
    # jan/15
    · votar


    gustavo27 Ja tentou usar cordas 010?

    RafaelBernatto
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    gustavo27

    Esqueça essa onda de harmônicos cara... Apenas afine a 12ª casa com a corda solta. Fim.

    Dicas:
    Com um alicate.. Corte parte da mola...
    Aplique bends e/ou alavancadas depois de cada mexida nos carrinhos...

    Logo na primeira casa a entonação já sai um tanto.
    Cara... Uma escala normal nunca vai ser perfeita...

    daimon blackfire
    Membro Novato
    # jan/15
    · votar


    escala normal O que seria uma escala não normal?

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    gustavo27
    a Regulagem de oitavas não é feita com harmonicos, a idéia é jogar a oitava para a 12 casa então a regulagem é feita pressionando a 12 casa e não usando o harmonico

    Afrouxa todas as cordas e volta todos os carrinhos para uma posição intermediária, por exemplo no meio, assim eles terão espaço para correr tanto para cima como para baixo para ajustar as oitavas e recomece

    confira se as cordas não estão travadas dentro do bloco, ou em qualquer outra parte

    toda a guitarra deve ser ajustada como um todo, verifique se a ponte está na posição adequada, se a ação esta adequada, se o braço esta ajustado... é uma série de macetinhos (um luthier com experiencia tira isso de letra, as vezes vale a pena pagar logo uma bela regulagem para ter ela nas mãos tinindo)

    Michel Top
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    gustavo27
    Corte um pedaço das molas das cordas E e A, depois faça o ajuste das oitavas nessas 2 cordas novamente. Espero que resolva seu problema, forte abraço!

    RafaelBernatto
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    daimon blackfire

    Não sei rsrsr... Mas vai que inventaram um braço onde se pode regular cada traste em cada corda com algum parafuso... hahhahaha

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    RafaelBernatto
    E isso existe... não com parafusos, mas cada traste é desenhado conforme a psicagem de afinação do luthier/músico kkk

    Trastes Assimétricos

    rcorts
    Veterano
    # jan/15 · Editado por: rcorts
    · votar


    RafaelBernatto
    daimon blackfire
    escala normal O que seria uma escala não normal?

    Existem alguns luthiers mundo afora que constroem suas escalas com trastes dispostos não simetricamente, especialmente em casas e cordas específicas, que ajuda a melhorar a entonação (ou não, nunca toquei num treco assim).

    Também tem alguns tipos de pestana projetadas para corrigir falhas de entonação em sistemas de afinação de guitarra convencionais, como o Zero Glide e o Earvana Nut.

    RafaelBernatto
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Edson Caetano
    rcorts

    Essas fotos de vocês estão meio tremidas hein...

    hahahhaa... Massa!..

    Mas os bends devem ser estranhos.. o.O

    rcorts
    Veterano
    # jan/15 · Editado por: rcorts
    · votar


    RafaelBernatto
    Essas fotos de vocês estão meio tremidas hein...

    He he.... verdade. Mas sei lá, eu acho que me atrapalharia todo pra tocar numa guitarra destas. Agora tem os nuts Earvana que teoricamente melhoram a entonação, sem necessidade de mandar a guitarra pra um luthier (quer dizer, só para uma regulagem geral mesmo), pois não precisa de fazer nenhuma "cirurgia" na guitarra, só trocar o nut mesmo.

    Um desses eu ainda pretendo instalar em uma guitarra minha pra tirar a prova na prática.

    daimon blackfire
    Membro Novato
    # jan/15
    · votar


    Como são esses nuts earvana?

    rcorts
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    daimon blackfire

    Bom, deixa eu tentar colocar minha capacidade descritiva em funcionamento agora.

    Em uma pestana convencional todas as 6 cordas fazem contato com os slots, ou cavidades onde as cordas repousam, exatamente num mesmo ponto, paralelo ao primeiro traste. Assim, digamos, se a distância entre a pestana e o primeiro traste tiver 3 cm, essa mesma distância ocorrerá em todas as cordas igualmente.

    Em um nut Earvana essa distância (do nut até o 1º traste) pode variar de uma corda para outra. Exemplo:

    1ª corda - 3cm,
    2ª corda - 3,1 cm;
    3ª corda - 2,9 cm;
    4ª corda - 2,8 cm
    5ª corda - 3 cm;
    6ª corda - 3 cm

    Segundo os fabricantes, trata-se de compensações em relação às diferenças de tensão entre as cordas.

    OBS.: essas medidas acima são hipotéticas, só pra ajudar na descrição mesmo.

    Abç.

    daimon blackfire
    Membro Novato
    # jan/15
    · votar


    rcorts Entendi. Será que isso ajuda em alguma coisa?

    rcorts
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    daimon blackfire

    Cara, acredito que melhore um pouco a entonação principalmente para acordes abertos, no clean e nas primeiras casas. Pode ser bastante útil também para melhorar a entonação de acordes que usam notas presas acima da 5ª casa juntamente com cordas soltas.

    Já ouvi um comentário muito coerente a respeito disso uma vez: imagine um guitarrista tocando no palco, em meio a vários outros instrumentistas. Neste contexto de uso provavelmente o efeito seria mínimo, praticamente imperceptível. Agora pense em outro contexto, o de gravação, nesta hora uma guitarra com a entonação quase 100% corrigida pode fazer uma grande diferença.

    Enfim, acho que aí vale a pena usar um nut desses.

    Dá uma sacada nos sons do video abaixo, o cara toca em uma strato com um nut desse:



    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    daimon blackfire
    rcorts
    Os Earvana ajudam SIM.
    Abç

    rcorts
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Valeu Bertola, nada como uma opinião profissional. Abç.

    Will Bejar
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    O meu problema se resolveu quando resolvi colocar um jogo de cordas de melhor qualidade. Está com as oitavas muito boas!!!

    gustavo27
    Membro Novato
    # jan/15
    · votar


    Caros,

    Muito obrigado por todas as dicas.

    Eu retirei a mola do Mizão "low E". Criando mais espaço para puxar a sela até a ponte. Melhorou mais um pouco.

    Acho que está bom, ainda que não perfeito. A frequencia da 12 casa não está igual a corda aberta, contudo ainda bem dentro da faixa da mesma nota...Está bem satisfatório.

    ...

    Eu vi pelo Youtube uma forma de aumentar o tamanho do braço da guitarra...mas isso não tenho coragem de fazer ainda. rs

    []s

    Gustavo

    Will Bejar
    Veterano
    # jan/15 · Editado por: Will Bejar
    · votar


    gustavo27
    Amigo, qual a marca da corda que tá usando???

    MS_BG_PVY
    Membro Novato
    # jan/15
    · votar


    Cara suas oitavas tão desafinados
    Ou cordas velhas...

    gustavo27
    Membro Novato
    # jan/15
    · votar


    gustavo27[i]Amigo, qual a marca da corda que tá usando???

    @Will Bejar: D'addario XL110 .010

    Will Bejar
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Carai, mano... que estranho...
    Bom, na minha guitarra, tive que tirar a mola do saddle mizão pra afinar...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problema de Entonação na SX Stratocaster