Evolução no blues!

    Autor Mensagem
    mahler
    Membro Novato
    # jan/15 · Editado por: mahler


    Oi galera! Esses dias tava tocando blues aqui em casa e gravei uma sessão. Perdoem-me eventuais erros de execução, não gravei com a intenção de postar!

    Mas enfim, aqui tem um vídeo de 2013 onde eu toco uma pequena jam:




    E agora, a jam atual, gravada em 2015 (um ano e meio mais tarde):
    Soundcloud


    Ambos Epi Dot - Fender frontman 15r - áudio externo da câmera



    Por favor, comparem e notem minha evolução. Outra coisa, não hesitem em dar dicas para que eu possa melhorar! Adios

    Filippo14
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    mahler
    Só consegui ouvir o maiis recente, o outro estava como vídeo privado.

    Gostei muito, seu feeling é muito legal, frases muito bem feitas, com uma pegada muito blueseira, deu vontade de ouvir até o fim. Timbre e execução muito bons!

    O que eu acho que pode melhorar:

    -Mais Pausas! Você toca quase sem parar, em alguns momentos isso fica legal, como ficou em vários, mas em outros eu senti falta de uumas pausas. Pensa em tocar sempre que voce expira (respiração). Inspira no silencio e expira soltando tudo na guitarra, funcionou para mim, quando estamos tocando parece que ficaram pausas longas demais, mas na hora da gravaçã costumam ficar boas.

    -Mais Dinâmica de velocidade e altura das notas! Você tem uma dinâmica de volume muito legal, dá para perceber isso só de olhar a onda do soundcloud, dinâmica bem visceral, blueseira mesmo, mas achei que você ficou um pouco na mesma região demais, podia ter ido para regiões mais altas(agudas) do instrumento. Pensar em segunda região é uma alternativa legal. Segunda região é apenas tocar uma escala que começa na corda Mizona e passá-la para a corda Lá. Ex: Pentatônica menor de Lá, começa na casa 5 da E. A segunda região seria ou começar na casa 0 da corda A ou na casa 12 da corda A. Faltou para mim em alguns pontos mais rasgados da música tocar mais rápido, nos 0;45 você fez uma frase que eu senti que podia se tornar essa parte rápida, mas você segurou a mão.

    -Novos elementos! Seu solo ficou muito legal, mesmo, mas eu senti que você podia colocar novas ideias nele, arpejos (arpejo ñ= metal fritação) ou mesmo slides mais "pensados". Ouça esse cara e repara nos "slides de aproximação" que ele faz, dão uma cara bem chique para o solo, ele brinca com essas aproximações(que muitas vezes estão fora da escala para dar uma cara nova para o solo, e faz uma diferença absurda, sério).




    Você tem uma Semi-acústica, ótimo, funciona muito bem para blues, mas vale a pena dizer que alavancadas ala Jeff Beck poderiam ser legais para esse seu solo, vai que você tem uma strato aí, sei lá hahahaha.

    Pensar em momentos diferentes da música acaba dando uma dinâmica não só para a guitarra, mas para a música em sí, partes mais rápidas, partes mais lentas, ficam muito boas. A mesma coisa com técnicas diferentes.Pensar em motivos rítmicos e melódicos e abordá-los de várias formas ajuda a grudar uma melodia ou ritmo de maneiras diferentes, fica muito legal tambem.


    Desculpa o tamanho do texto, eu gostei muito do seu solo, mesmo, por isso que eu passei esse tempo falando tudo isso. Perceba que eu não falei mal do que você tocou, por que ficou muito bom! Estou comentando sobre ferramentas e ideias que você poderia colocar para deixar seu solo "único".

    Parabéns, você está indo pelo caminho certo.

    Abração

    mahler
    Membro Novato
    # jan/15
    · votar


    Filippo14
    Só consegui ouvir o maiis recente, o outro estava como vídeo privado.

    Ia colocar como não listado, e acabei colocando privado. Mas já ajeitei agora

    Poxa cara, valeu mesmo! Principalmente pela dedicação em escrever um texto desse tamanho. Suas dicas serão muito bem vindas. Vou prestar mais atenção no que você disse, pausas, dinâmica e elementos (quando vejo outras pessoas tocar, sinto que há vários elementos, licks que posso adicionar e adaptar no meu modo de tocar)

    vai que você tem uma strato aí, sei lá hahahaha

    haushaus tem uma condor rx-20 de 250 reais, alavancadas nem pensar nessa guitarra!

    Mais uma vez obrigado pelos seus comentários, gostei muito, serão de grande utilidade. To vendo o video do Larry Carlton agora =)

    Valeu!

    mahler
    Membro Novato
    # jan/15
    · votar


    up

    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # jan/15 · Editado por: Wuju Wu Yi
    · votar


    do video pro som você teve um melhora muito boa nos fraseados. está fraseando muito bem mesmo. eu só lhe aconselharia a melhorar seus vibratos.

    edit: o que falaram das pausas também é válido.

    mas esta tocando muito bem. parabêns pela evolução.

    Filippo14
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    mahler

    Cara, aproveitando que você ainda quer algumas opiniões e para te ajudar a dar um up nesse tópico, olha esse vídeo, esse Alex Hutchings toca muito, grandes frases. Não digo para aprender essas frases de cabo à rabo, mas sim entender a estrutura, passagens, técnicas que ele empregou em cada caso, qual técnica ou ideia que deu o "charme" de cada uma das frases, e claro, depois treinar para aplicar tudo isso.



    ogner
    Veterano
    # jan/15
    · votar




    Filippo14
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    ogner
    Robben Ford? Puts, nem gosto hein, toca pouco....... rs

    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # jan/15
    · votar


    Filippo14
    Aléx Hutchings é um mostro. Mas o estilo dele é diferente do Blues clássico. ele puxa bem mais pro fusion.

    ogner
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Wuju Wu Yi
    Sim, mas acho que o ponto que eu e o Filippo14 estamos falando é justamente de colocar novos elementos no blues classicão, maaaaasssssss
    com muito bom gosto!!! O Robben e o Alex fazem isso MUITO bem!!

    Filippo14
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    ogner
    Wuju Wu Yi

    Exatamente, blues clássico na minha opinião é foda, mas já passou o tempo disso. Não digo que não seja importante saber fazer, sem dúvida que é, é a base toda do que gostamos de tocar, mas não dá para se contentar com isso e virar uma "cópia" do Eric Clapton, Buddy Guy, BB King, etc. A questão é que eu acredito que o mahler mostrou que já sabe fazer esse blues clássico bem, o que falta para ele são elementos mais modernos ( Alex Hutchings) ou mesmo diferentes, mais "chiques" no sentido de serem menos manjados, serem uma diferença que o ouvinte gostaria de ouvir (Robben Ford e Larry Carlton).


    Abração

    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # jan/15
    · votar


    ogner
    Filippo14
    Ah sim, incrimentar o vocabulario musical realmente é importante.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Evolução no blues!