Técnica seria igual a tocar bem?

    Autor Mensagem
    sanabria
    Veterano
    # dez/14


    NÃO ENCONTREI NADA NA BUSCA!

    Se eu souber várias técnicas de guitarra, eu vou tocar super bem? Tudo relacionado a música falam em ter técnica, até mesmo o canto, dizem que para cantar bem tem que aprender técnicas, a guitarra seria o mesmo?

    Obs: Sou iniciante na guitarra.

    krixzy
    Veterano
    # dez/14 · Editado por: krixzy
    · votar


    sanabria

    Técnica está mais ligada a limitação de um músico, não precisar ter uma ótima técnica pra tocar bem se for uma música bem simples, o que acontece é, se você não tem uma boa técnica, se torna muito limitado(a) e não conseguirá executar a maioria das músicas corretamente.


    O correto seria dizer:
    "É preciso ter uma boa técnica para ser um bom músico"

    A técnica é fundamental.

    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # dez/14
    · votar


    sanabria
    krixzy
    como o krixzy explicou, técnica é a habilidade que vc precisa para tocar. Como você vai usar essa habilidade, é o que vai definir se vc vai tocar bem ou não.

    Lelo Mig
    Membro
    # dez/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    sanabria

    Existe uma forma bem simples de entender o relativo de "técnica" em música:

    Você possui CNH? Dirige bem?
    Suponhamos que sim.

    Acredita que mesmo sendo habilitado e dirigindo bem teria alguma chance numa prova de Ralli? Na Stock Car? Na fórmula 1?

    Você poderá contra argumentar: Ahhh, mas aí não vale, nestas provas estão os melhores!

    Mas, não é a isso que me refiro. Mesmo sem concorrente algum, mesmo sozinho, você não faria uma volta minimamente decente. No caso de uma F1, duvido até que conseguisse sair com o carro do lugar.

    Porquê?

    Por que não possui técnica (conhecimento e domínio dos elementos necessários para determinada função).

    No entanto, é necessário deixar claro, que especialistas se limitam a um determinado gênero.

    Yngwie Malmsteen nunca tocará flamenco como Paco DeLucia, e este, nunca tocaria metal como Malmsteen.

    Quem opta pela versatilidade, deve estudar o básico, dos gêneros que gosta, sabendo que nunca será o melhor em nenhum.

    Quem ambiciona ser o "melhor", têm de fechar foco numa só opção.

    O "tocar bem".......elimine dessa "equação". Afinal o que é tocar bem?

    sidguitar1
    Veterano
    # dez/14 · Editado por: sidguitar1
    · votar


    Afinal o que é tocar bem?
    mandou bemLelo Mig , tocar bem e questao de gosto, nao tem nada haver com tecnica, geralmente os seus herois na guitarra vao mudando com o tempo pq seu gosto muda

    tecnica na minha opiniao e vc ter conhecimento pra fazer determinada coisa com o menor esforço e com melhor aproveitamento(nao so na musica)
    um guitarrista pode ter tecnica apuradissima em escalas , arpejos, etc e nao ter conhecimento nenhum em teoria e aplicaçao disso,ou mesmo nao ter o chamado ouvido musical, nao ter feeling e no fim vai ser uma merda o resultado, vai saber apenas copiar sem expressao nenhuma, assim como tem musicos q nao escolheram estudar tecnica e sao genios , ou os estudam muita tecnica e q sao muito musicais , nesse caso a tecnica so amplia as possibilidades de expressao deles, mais e um assunto sem ponto final visto q o clapton, gilmor, b.b king etc, etc, etc nao tem limitaçao musical no estilo q tocam(por mais q nao dominem inumeras tecnicas existentes) e suas obras sao geniais
    editei so pra reforçar um lance q ja foi citado,dependendo do estilo q vc vai tocar fica bem dificil separar a tecnica pq vc nao vai conseguir tocar sem ela, citando outros instumentos fica dificil um violinista q quer tocar pagannini e nao quer estudar tecnica , um saxofinista q quer tocar jazz no estilo do coltrane ou mesmo o violao flamenco,erudito, guitarra country,fusion, neo classico, etc( mais com certeza sempre e possivel aparecer otimos musicos em varios estilos e q nao priorizam em nada a tecnica)

    minha opiniao sobre a pergunta do topico , ter tecnica nao e igual tocar bem

    DenerSena
    Membro Novato
    # dez/14
    · votar


    Engraçado... Logo quando eu tava começando com o violão, eu assisti um vídeo e ouvi um cara falando: "Ah, tem jovens por aí que começam a tocar e em pouco tempo já estão arpejando na velocidade da luz, mas eles não tem feeling."
    Amanhã completarei 11 meses que toco violão/guitarra e posso dizer que nesse tempo eu evoluí muito. Hoje já consigo solar rápido e tocar várias músicas (base/solo), por exemplo, NIB do Black Sabbath (primeira que veio na cabeça rs).
    Nos improvisos eu até consigo me sair bem, mas não sei se é por falta de experiencia e MUITA coisa que ainda tenho que aprender, que eu acho que me falta o tal feeling.

    krixzy
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    DenerSena
    Feeling você consegue com o tempo, no inicio você ta dominando as técnicas e fica meio robótico na execução, com um tempo você vai conseguindo isso, ou não, só depende de você passar um sentimento no que está tocando, feeling é tão importante quanto técnica, afinal, música é sentimento.

    cafe_com_leite
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Como a palavra feeling foi deturpada, tá louco.

    Rachmaninoff
    Veterano
    # dez/14 · Editado por: Rachmaninoff
    · votar


    DenerSena
    eu acho que me falta o tal feeling.

    Cara, isso que chamam de feeling é o sentimento, o jogo de cintura, o "sentir" qual nota vai soar melhor e como tocar esta nota. É o lado mais artístico. Sempre gosto de exemplificar o que é feeling usando o quadro "O Grito", do pintor norueguês Edvard Munch. Ele estava caminhando e se sentindo muito angustiado, daí foi pra casa e pintou. A expressão desesperada da figura, com a paisagem que parece girar e as outras pessoas que não dão à mínima, a emoção que isto provoca em quem vê o quadro, tudo isto foi feeling que ele teve na hora de pintar. Existe a técnica: a combinação das tintas, o jeito com o pincel... mas o sentimento que ele provoca, isso o cara teve o feeling.

    EDIT: o quadro aqui.

    RafaelBernatto
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    cafe_com_leite
    Como a palavra feeling foi deturpada, tá louco.

    Discorra.

    Rednef2
    Veterano
    # dez/14 · Editado por: Rednef2
    · votar


    Rachmaninoff
    Falou bem cara. Penso que feeling é justamente isso: o artista conseguir passar para o público a mesma emoção que sentia ao criar a arte em questão.

    DenerSena
    Membro Novato
    # dez/14
    · votar


    Rachmaninoff
    Perfeito cara, você associou muito bem! Vlw

    Estudante eterno
    Membro Novato
    # jan/15
    · votar


    Bom dia!

    Resolvi ao invés de criar um novo tópico usar este mesmo para tirar uma pequena dúvida sobre a técnica "Roll"
    Digo, não é exatamente uma técnica, é quando você precisa atingir melodicamente duas notas em cordas vizinhas e na mesma casa, e usa o mesmo dedo, "rolando" ele sobre as cordas...

    Eu montei os modelos de arpejos que pretendo utilizar, e em várias situações é preciso fazer este movimento com o dedo mínimo (4), e é claro que é algo bem difícil , além de não ser muito comum...
    E aí vocês costumam a usar este movimento com o dedo 4? Compensa eu treinar e me habituar a faze-lo ou devo adaptar as digitações?

    Obs: Diferente dos demais dedos eu limito o dedo 4 ao "roll" de apenas 2 cordas.

    ALF is back
    Veterano
    # jan/15 · Editado por: ALF is back
    · votar


    Estudante eterno
    cara, sua dúvida sai um pouco do assunto, mas é possível retomá-lo para te responde-la.
    Quando vc fala em "adaptar" a digitação seria exatamente o que? seria alterar o padrão melódico? em vez de fazer o roll, vc adaptaria o lick mudando de casa (e dedo) ao passar pra proxima corda, é isso?
    Se for isso, te digo que já me vi nesta situação e alterei o padrão melódico por muitas vezes, não só quando esbarrei na dificuldade do roll, mas em outras tantas situações. Vivia "adaptando" os licks para minha forma (limitada) de tocar. O que se ganha ao fazer isso? pouco. Pense que vc tem facilidade com alguns padrões e ao se deparar com algo diferente, adapta-o para a sua forma para ficar mais fácil. Assim, vc estará sempre tocando aqueles licks manjados com os quais está familiarizado. Na hora de aprender algo novo, opta por ficar na zona de conforto. Puxando o gancho para o assunto deste tópico, vc perde o "feeling". Em vez de pegar AQUELA nota específica, muda o padrão melódico, facilitando pra VOCE, e dificultando pro ouvinte. O ouvinte queria (sem saber, claro) ouvir AQUELA nota e vc ficou devendo. Assim, vc executou bem a sua tarefa. Tocou bem, mas não trouxe o feeling que todos esperavam.

    Então fica no ar, o que vc pretende com a guitarra?

    Na minha opiniao, vc deve treinar TUDO. Cedo ou tarde alguma musica vai pedir AQUELA nota e vc tem que estar pronto para busca-la.
    Hoje eu toco totalmente diferente dessa época a qual me refiro. Se a musica pede a nota, eu tenho que dar. E se não dou conta de buscá-la, treino até conseguir, custe o que custar. Treinando os resultados sempre vem, sem exceções. É o único jeito que trará resultados com absoluta certeza.

    Estudante eterno
    Membro Novato
    # jan/15
    · votar


    ALF is back

    Excelente resposta!

    Mas eu não tenho a intenção de mudar a nota alvo, quando disse adaptar seria apenas a digitação mesmo, usar os dedos 3 e 4 em cordas vizinhas ao invés de realizar o Roll como dedo 4 por exemplo...

    Você consegue fazer este movimento com fluência?

    Obs: acho que fugi bastante do assunto, mas me pareceu algo insignificante para criar um novo tópico.

    renatocaster
    Moderador
    # jan/15
    · votar


    Técnica seria igual a tocar bem?

    Infelizmente é isso o que a maioria pensa.

    Estudante eterno
    Membro Novato
    # jan/15
    · votar


    Peço desculpas por desvirtuar o tópico, deveria criar outro?

    ALF is back
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Estudante eterno
    entendi, a adaptação seria da execução!
    Sinceramente, não acho que vale a pena vc usar 2 dedos pra fazer algo que um roll resolveria. No final das contas, rolar o dedo te salva do trabalho de dedicar um dedo. Vc consegue 2 notas com um unico dedo. Quando supera a dificuldade inicial da tecnica, ela passa a se aliar a você. Mas aí entra outra questão. Há diferenças de sonoridade quando comparamos um lick usando o roll com o mesmo lick sem usar o roll. Rolando o dedo, as 2 notas tendem a ter um mínimo momento em que soam juntas, sem o roll, ficam mais separadas. E se sua intenção for fazer que soe separadas mesmo? Não necessariamente é melhor ou mais limpo o fato das notas soarem separadas. Depende do contexto. Vejo a sobreposição das 2 notas como uma articulação. Vc ganha uma informação a mais no lick, deixando-o menos robótico, quadrado. Podemos comparar isso com a palhetada alternada vs ligados, por exemplo. A palhetada alternada tende a soar mais mecânica, mas as vezes é isso que se deseja para o lick. Ao passo que o ligado soa mais fluido e novamente vai variar dependendo do contexto. Quase que literalmente, temos que "dançar conforme a musica"...hehe

    comentando sobre o título do tópico, "Técnica seria igual a tocar bem?":
    "tocar bem" é algo extremamente subjetivo. uma mesma pessoa tocando causa diferentes impressões aos "julgadores". Uns dirão que toca bem, outros dirão que não. É polêmica inclusive a definição de "técnica". Por exemplo, Chris Impellitteri. Sem dúvidas é um cara extremamente rápido. Uns dizem que ele é extremamente técnico. Não sei, é?
    Pra mim, velocidade é UMA técnica, e um cara técnico precisa de MUITAS técnicas. Então fica uma subjetividade imensa sobre essa pergunta que, pra mim, não tem resposta! =p

    daimon blackfire
    Membro Novato
    # jan/15
    · votar


    Chris Impellitteri Quem é esse?

    Estudante eterno
    Membro Novato
    # jan/15
    · votar


    ALF is back

    Valeu, sanou minha dúvida!

    renatocaster
    Moderador
    # jan/15
    · votar


    daimon blackfire

    Chris Impellitteri Quem é esse?

    https://www.youtube.com/watch?v=MLZj681UBLI

    daimon blackfire
    Membro Novato
    # jan/15
    · votar


    renatocaster Me parece ser só mais um malmsteen da vida.

    renatocaster
    Moderador
    # jan/15
    · votar


    daimon blackfire

    Me parece ser só mais um malmsteen da vida.

    Basicamente, é isso mesmo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Técnica seria igual a tocar bem?