Review - Fender Stratocaster Deluxe RoadHouse - 2013 MIM

Autor Mensagem
NeoRamza
Veterano
# dez/14


Recentemente comprei esta guitarra Fender Stratocaster Deluxe RoadHouse, na cor Sonic Blue, com escala em rosewood. Agora que estou há 4 meses com ela gostaria de fazer comentários a respeito. Não quero entrar em detalhes das especificações porque isso pode ser facilmente encontrado na internet (http://www.fender.com/guitars/stratocaster/deluxe-roadhouse-stratocas ter/0145010372.html). Também não vou fazer amostra de som pois não possuo equipamento para fazer isso com qualidade, e isso também pode ser encontrado facilmente no youtube. Quero mais dar um parecer pessoal que não vejo as pessoas comentando por aí, principalmente nos canais de youtube que na maioria são lojas querendo vender produtos. Aí vai:

Apesar dela ser feita no México e custar apenas 20% a mais que a standard ela é bem superior às standards mexicanas. Eu acho que valeu muito a pena pagar os 20% a mais para ter a mais os seguinte itens:
- Captadores Texas Special. (não descobri onde são fabricados, mas são bons).
- Braço de 22 casas.
- Pré amp S-1 Switch.
- Pickguard e tampa traseira perolados, e partes plástica com amarelamento vintage.
- Melhor construção do corpo.

O braço possui um acabamento muito bem feito, trastes bem colocados, nivelados e sem arestas. E 22 casas é algo raro em mexicanas. Os sadles e as alturas dos captadores vieram muito mal configurados para o meu gosto, mas isso é coisa que dá pra resolver fácil, não é defeito, é falta de ajuste. Achei a escala extremamente áspera, mas com o tempo foi suavizando, acho que se eu der uma hidratada deve melhorar ainda mais. O nut foi muito bem colocado, numa altura excelente e com os trilhos abertos nas medidas exatas.

A pintura do corpo e o verniz do braço são muito bem feitos. Não encontrei defeitos ou detalhes na pintura não. Inclusive a camada de tinta do corpo é bem fina, e dependendo de como a luz bate, olhando de perto dá pra ver alguns veios da madeira. Inclusive dá para ver um risco perfeitamente reto no centro, o que é claramente a junção de duas partes do corpo (em fotos não dá pra ver). Pensando nisso eu investiguei tentando achar mais emendas e descobrir a quantidade de peças do corpo. Não consegui achar nenhuma outra emenda. Tirei a tampa traseira para averiguar melhor, e sem a tinta dá pra ver a emenda muito bem, perfeitamente reta e bem colada, mas nenhuma outra emenda foi encontrada por ali. Nessa busca pelas emendas eu tirei o pickguard, tirei a cavidade da bateria, e tirei o jack de saída, e NADA de encontrar nenhuma outra emenda. Seria possível que esta guitarra foi feita com apenas 2 partes no corpo? É o que parece pesar de não ter certeza. A emenda do centro é fácil de ver dependendo de como a luz bate pela pintura ser bem fina, e apesar de eu conseguir ver alguns veios da madeira não consegui ver nenhuma outra emenda. Ao tirar o pickguard foi possível ver as cavidades padrão (nada de piscinão) com a tinta de blindagem muito bem aplicada.

A ponte veio configurada de maneira a ficar flutuante, com apenas 3 molas. Não alterei isso, e ao tentar usar a alavanca acontece o inevitável da maioria das stratos: desafina tudo. Para tentar resolver comprei uns string trees do tipo roller. E o negócio melhorou demais, ficou quase perfeito, mas em uso extremos ainda desafinava. Foi então que eu grilei e resolvi tirar, e fiquei sem string trees nenhum. Ficou simplesmente perfeito, não desafina NADA, nem usando a alavanca pra traz nem pra frente, nem com bends gilmorianos de 5 semitons. Sinceramente não sei pra que colocar aquilo. Dizem que é pra evitar o tal som de cítara, mas mesmo assim isso não aconteceu.

Na parte elétrica foi onde apareceram os problemas. Logo no primeiro mês de uso o captador do braço parou de funcionar. E de vez em quando ele voltava a funcionar. Então desmontei para ver se achava o tal mal contato e simplesmente o problema desapareceu. Não sei onde era o mal contato, mas nunca mais apareceu, provavelmente por eu ter mexido nos fios para procurar o mal contato. O segundo problema, foi no jack de saída, depois de 2 meses começou com mal contato. Acredito que o material dele é de má qualidade pois começou a oxidar bem na parte onde encosta na ponta do cabo, logo vou trocar.

Tirando esses problemas elétricos o som é muito bom, e o tal do S-1 switch é útil em algumas situações para uma melhor variação de timbres. Ele serve tanto para deixar o som mais estalado e agudo ainda, como para deixar o som com muito mais ganho e peso, lembrando de leve um humbucker, e pode ser facilmente desligado para um som puro.

Parecer Geral:
- Construção e acabamento: Bons, nível de Fender AM.
- Ferragens: Boas, mas não excelentes. A ponte AM é melhor, mas para uma ponte vintage esta é muito boa sim. E é algo passível de troca. As tarrachas são comunzinhas mas fazem o trabalho bem.
- Parte elétrica: Apesar da boa qualidade dos captadores ela parece ser montada com um controle de qualidade ruim, e o jack é de má qualidade. Novamente são coisas fáceis de resolver. O revestimento de blindagem é muito bem aplicado.

Modificações:
Apesar de boa não é uma guitarra para ficar sempre original como uma uma PRS, pode ser melhorada em vários aspectos. De início removi os string trees, coloquei algodão dentro das molas, veda-rosca na alavanca e coloquei straplocks originais fender. Futuramente pretendo colocar um mag-lok, acho que será muito bom. Talvez eu troque as tarrachas por alguma com locktuners, mas mais por questões estéticas do que funcionais já que as tarrachas originais funcionam bem. Não pretendo fazer nenhuma modificação que não dê para voltar facilmente como colocar roller nut, até porque pelo que estou vendo é desnecessário, basta manter o nut grafitado.

Conclusão:
Quase tudo é muito bom nessa guitarra em relação ao valor, e o que não é, é fácil de resolver. A Fender Mexico melhorou bastante nos últimos anos. Está longe de ser excelente mas estão muito melhores do que já foram, e isso sem aumentar os preços como andam fazendo por aí. Estou satisfeito com a aquisição e dificilmente vou querer trocar por uma outra strato.

Fotos:

Abaixo detalhes dos string trees removidos. Voltei o parafuso por questões estéticas, estava feio os buracos no headstock. Detalhe para a maneira que as cordas fora colocadas, muito importante para estabilidade da afinação ao usar alavanca:
https://dl.dropboxusercontent.com/u/11653770/Fender/20141215_151234.jp g
https://dl.dropboxusercontent.com/u/11653770/Fender/20141215_151240.jp g

Abaixo fotos dos captadores e pickguard.
https://dl.dropboxusercontent.com/u/11653770/Fender/20141215_151312.jp g
https://dl.dropboxusercontent.com/u/11653770/Fender/20141215_151416.jp g

Abaixo foto da parte de traz da guitarra mostrando o compartimento da bateria. Retirando-o deu pra ver que nenhuma emenda passa por ali.
https://dl.dropboxusercontent.com/u/11653770/Fender/20141215_151443.jp g

Abaixo detalhes do acabamento da escala:
https://dl.dropboxusercontent.com/u/11653770/Fender/20141215_151528.jp g
https://dl.dropboxusercontent.com/u/11653770/Fender/20141215_151536.jp g

ogner
Veterano
# dez/14
· votar


NeoRamza
Cara outro dia fui numa loja proxima aqui de casa e fiquei umas 2 horas tocando numa dessA..so q a amarela!!

Achei muuuiiitto boa!! Pensando seriamente em pegar..hehehe..ou fazer algum rolo... 2.300,00 no dinheiro eu acho q pego..

Nefelibata
Veterano
# dez/14
· votar


NeoRamza

Cara, eu já tive uma mim Deluxe LoneStar (do modelo anterior com headstock pequeno e humbucker na cor normal).

Realmente guitarra muito boa e muito bem construída. Timbreira! Texas special e um seymour pearly gates. Hoje tenho uma fender supostamente superior, mas digo que aquela não perdia pra MiM não. Tenho saudades as vzs.

Pelo preço acho q vale muito a pena e as vzs aparece nuns preços bons! A minha comprei nova por R$ 2300,00.

Abraço

Fisherman
Veterano
# dez/14
· votar


NeoRamza
Legal o teu review. Tenho uma modelo 2008. As de 2008 não tinham Big Headstock como essas atuais. também não tinham Pré amp S-1 Switch.
Mas em um quesito as nossas guitarras se parecem:
A minha também deu o mesmo defeito que a sua no cap do braço.
Esquisito não?
Abç.

NeoRamza
Veterano
# dez/14
· votar


ogner
A amarela era minha segunda escolha, muito bonita. Na verdade foi o maior conflito interno pra escolher a cor rsrs.

Nefelibata
A lonestar é praticamente a mesma coisa né, mas com humbucker e outras cores. Na linha 2013 eu gostei muito mais das cores da roadhouse, mas confesso que estou sentindo falta de um humbucker na ponte. Na verdade é minha primeira guitarra sem humbucker na ponte.

Fisherman
Eu prefiro o headstock tradicional a esse grandão, mas como no geral eu gostei bastante acabei levando assim mesmo. As 2008 tem essa vantagem, e tem cores sensassionais com o pickguard vermelho, acho lindo. Só é uma pena não ter a 22a casa, apesar de raramente eu usar. MUITO estranho a sua ter dado o mesmo problema, ainda mais que os captadores e a parte elétrica nem são parecidos. Mas você conseguiu resolver? Descobriu onde exatamente era?

Fisherman
Veterano
# dez/14
· votar


NeoRamza
Nem eu nem o luthier descobriu. Na 1ª vez o cara falou que era na chave seletora. Comprei uma chave original americana. Ele trocou e o cap voltou a funcionar. Mas foi a mesma coisa que aconteceu com vc. era algum mal contato, que na mexida, o cap voltou a funcionar. Então, o problema não era na chave. Levei de novo para o luthier. Ele falou que deu uma reforçada no pingo de solda do filamento e voltou a funcionar. Comprei outra guitarra e a Deluxe Roadhouse ficou encostada guardada no bag. Uns meses depois peguei ela para tocar e...
O problema voltou.
Estou procurando outro luthier.

ROo
Veterano
# dez/14
· votar


Nossa, só por ter o head anos 70 já fico muito mais afim hahahaha linda guitarra e excelente review, bro

NeoRamza
Veterano
# dez/14 · Editado por: NeoRamza
· votar


Fisherman
Muito estranho. O meu não voltou mais, espero que continue assim. Quando descobrir conta aqui pra gente.

ROo
Valeu. Sempre preferi o headstock 60, mas até que estou me acostumando com o 70.

Hells Bells
Veterano
# dez/14
· votar


Tenho uma guitarra exatamente igual a sua, mesma cor e tudo. Comprei a minha nos USA.

Excelente guitarra, nada a reclamar. O Pré amp S-1 Switch da uma versatilidade incrível, da pra tocar desde um blues até um hard rock com ganho moderado.

NeoRamza
Veterano
# dez/14
· votar


Hells Bells
Tenho uma guitarra exatamente igual a sua, mesma cor e tudo. Comprei a minha nos USA.

A minha também foi comprada lá. GuitarCenter de Orlando.

Jochims
Membro
# fev/15
· votar


Tem um cara vendendo uma aqui no Brasil por R$ 2700 + frete à vista, acham um bom preço?
Me interesse por essa guitarra, braço confortável?

ogner
Veterano
# fev/15
· votar


Pra pagamento a vista em loja ja vi por 2400,00
Inclusive acho q ainda tem numa loja aqui de copa por esse preço..a vista em dinheiro..2400,00

Jochims
Membro
# fev/15
· votar


ogner

É permitido tu me dizer o nome da loja aqui?
Queria dar uma olhada. Eu procurei bastante já pelo google sobre lojas mas nunca encontrei nada tão barato...
Abraço.

ogner
Veterano
# fev/15
· votar


Jochims
e uma loja que esta anunciando uma amarela no ML. mas na loja em cash eles faem preço melhor. Em copacabana

Nao pode falar o nome da loja...

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# fev/15
· votar


NeoRamza
Acho que este problema na parte elétrica, poderia ser algum fio encostando no terra. Depois que mexeu na fiação este contato no terra parou.
Pode ser uma pontinha de fio que ficou soldada na chave ou potenciômetro, maior e acabava dando contato as vezes.
Minha guitarra ficava dando mal contato na chave seletora, por causa de um parafuso nela que afrouxava conforme eu fazia a seleção. Depois que apertei a chave não deu mais problema. Assim mesmo eu abro a parte elétrica e aperto este parafuso sempre que troco de cordas.

NeoRamza
Veterano
# fev/15
· votar


Luiz_RibeiroSP

Deve ser algo do tipo. De qualquer maneira o problema nunca mais apareceu.

Jochims
Membro
# fev/15
· votar


ogner

hehe, é a mesma que eu falei no início. Sim, agora fui ver que é do Rio de Janeiro. Á vista falando direto com a loja me fez 2700 + frete, no ML está 2900.
Só se ele faz um preço diferente dependendo da pessoa, haha. Se eu for comprar, vou dar uma tentada em reduzir.

Abraços. Obrigado!

ogner
Veterano
# fev/15 · Editado por: ogner
· votar


Jochims
Saquei..

Fogo que vc nao é do Rio. Indo la na loja com a bufunfa na mão, e outra historia... Hehehehe!! Sempre é...

Toquei nessa guitarra e falei de valores com ele em Novembro do ano passado acho... Nao sei tb se com o dollar alto como esta agora mudou algo. Se nao me engano ela estava 2700 no ML, na época...

Nao é uma boa hora pra comprar agora!! Mas a grande duvida é: Vai melhorar??? ahuehuahuehua

rafael_cpu
Veterano
# fev/15
· votar


ogner

Nao é uma boa hora pra comprar agora!! Mas a grande duvida é: Vai melhorar??? ahuehuahuehua


Hahahahaha
Falou tudo!

T+

Jochims
Membro
# fev/15
· votar


ogner
Imagino que seja isto mesmo! Na frente ali é outra história. Tu que tocou nela, me da a tua opinião, achou boa? Confortável?

Pois é, não é o momento exatamente, mas a tendência é piorar! Então, fazer o que né... é triste.

ogner
Veterano
# fev/15 · Editado por: ogner
· votar


Jochims
Tu que tocou nela, me da a tua opinião, achou boa? Confortável?
Cara, achei ANIMAL essa guitarra!!

Muito boa, toquei durante bastante tempo somente com o clean num amp SS mas era bem bom, nao me lembro o modelo/marca.

Achei o esquema do knob que faz tipo uma variaçao de frequencias ( como um tone ) bem desnecessario, mas o esquema do outro knob que da um gas ( preamp) bem bacana. Achei guita muito legal e bonita demais com head 70's!!! Os caps sao otimos.
Essa e minha opiniao.

NeoRamza
Veterano
# fev/15
· votar


ogner
Achei o esquema do knob que faz tipo uma variaçao de frequencias ( como um tone ) bem disnecessario, mas o esquema do outro knob que da um gas ( preamp) bem bacana

Na verdade esse knob de tone (v6 rotary switch) está diretamente relacionado ao pré amp (s1 switch). Esse botão v6 só funciona com a opção do preamp ligado, ou seja ele serve para definir o tom do preamp. Na minha opnião eu achei muito útil , na posição 1 o tom da guitarra fica mais agudo e clean do que qualque single coil que eu já ouvi, enquanto na posição 6 o ganho de graves é grande o suficiente para chegar bem próximo a um humbucker.

ogner
Veterano
# fev/15
· votar


NeoRamza
está diretamente relacionado ao pré amp (s1 switch). Esse botão v6 só funciona com a opção do preamp ligado, ou seja ele serve para definir o tom do preamp

É me liguei nisso depois que esquevi. Deve ser algo da eletrica que nao tem como um potenciemetro comum faer o papel de tone com o S1 acionado...

Pq quando o S1 e acionado o unico controle de tonalidade e esse rotary né???

NeoRamza
Veterano
# fev/15
· votar


ogner
É me liguei nisso depois que esquevi. Deve ser algo da eletrica que nao tem como um potenciemetro comum faer o papel de tone com o S1 acionado...

Na verdade a impressão que eu tenho é que esse knob v6 não é um seletor de tone não, na verdade ele é um switch para você selecionar entre 6 tipos de preamps diferentes, cada um com sua característica timbrística. E esses 6 pré-amps ficam ordenados de acordo com seus agudos/graves por questão de organização. Se o v6 fosse um tone realmente não haveria porque usarem uma chave de 6 posições, colocariam um potenciômetro normal, primeiro porque seria mais barato, segundo porque haveria a possibilidade de selecionar infinitas tonalidades intermediárias entre um preamp e outro.

Pq quando o S1 e acionado o unico controle de tonalidade e esse rotary né???

Não, o outro tone continua funcionando normalmente, são independentes.

ogner
Veterano
# fev/15
· votar


NeoRamza
Na verdade a impressão que eu tenho é que esse knob v6 não é um seletor de tone não, na verdade ele é um switch para você selecionar entre 6 tipos de preamps diferentes, cada um com sua característica timbrística. E esses 6 pré-amps ficam ordenados de acordo com seus agudos/graves por questão de organização. Se o v6 fosse um tone realmente não haveria porque usarem uma chave de 6 posições, colocariam um potenciômetro normal, primeiro porque seria mais barato, segundo porque haveria a possibilidade de selecionar infinitas tonalidades intermediárias entre um preamp e outro.

Pq quando o S1 e acionado o unico controle de tonalidade e esse rotary né???

Não, o outro tone continua funcionando normalmente, são independentes.

Uhmmmm, saquei!!

Pq a primeira impressão parece mesmo que ele e apenas um selecionador de frequencias fixas, um tone com 6 posioçoes pré estabelecidas... Mas acho que ele esta realmente ligado diretamente ao pré, ate pq vc disse que o outro Tone continua funcionando noemalmente.

o/

Jochims
Membro
# fev/15
· votar


ogner
NeoRamza

Legal as considerações de vocês. Me ajudaram a ter mais noção dessa guitarra! Eu to com um tesão para comprar uma Strato, eu tenho uma Les Paul e ultimamente tem aumentado muito meu interesse em ter a strato, pela mudança de estilo ao longo dos anos. Como minha grana após a venda da minha guitarra será de em torno R$ 2.400, então pesquisei e encontrei essa guitarra que gira perto disto. Me interessei...

MauricioBahia
Moderador
# fev/15
· votar


NeoRamza

Ahhhh! Demais cara. Senti até o cheiro da madeira naquela foto em close da escala! :D

Parabéns!

NeoRamza
Veterano
# fev/15
· votar


Jochims
Aproveita, porque quando chegar estoque novo com certeza vai ser mais caro, o dolar só tá subindo.

MauricioBahia
Ahhhh! Demais cara. Senti até o cheiro da madeira naquela foto em close da escala! :D

Haha, valeu. Esses cheiros de madeira são maravilhosos, cada um com seu perfume, conseguiria distinguir todas minhas guitarras só com o olfato hehe.

megiddo
Membro
# jun/15
· votar


ogner
Pra pagamento a vista em loja ja vi por 2400,00

Ainda se acha por esse preço? O mais barato que encontrei foi aqui, mas suspeito de que seja das antigas Roadhouses, sem o sistema de pré-amp.

ogner
Veterano
# jun/15
· votar


megiddo
Nao sei velho! Na loja q tinha o cara vendeu!
So pesquisando, mas com o dolar assim desanima comprar...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Review - Fender Stratocaster Deluxe RoadHouse - 2013 MIM