Tantos rollers numa guitarra!

    Autor Mensagem
    EuFemismo
    Membro Novato
    # dez/14


    Po galera, quanto rolamento hein! Nos carrinhos, no nut, nos rebaixadores de corda (gaivotas)... E isso realmente ajuda? Quais vocês possuem nos seus instrumentos? Se bem que só "serve" pra quem usa alavanca.

    Qual é a tua opinião?

    krixzy
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    EuFemismo
    Não sei o que vc quis dizer mas E isso realmente ajuda?

    Sim, e
    Se bem que só "serve" pra quem usa alavanca.

    Não, definitivamente não.

    Leia e entenda:
    http://www.frudua.com/guitar_strings_tension.htm

    EuFemismo
    Membro Novato
    # dez/14
    · votar


    krixzy
    Esses texto me ajudou a entender uma outra coisa, entender o porque das cordas ficarem presas bem no final bloco da ponte XD. Mas eu ainda não saquei em relação aos "rollers".

    Will Bejar
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    krixzy
    http://www.frudua.com/guitar_strings_tension.htm
    Putz, tava vendo uns videos desse cara na internet... dei uma regulada na altura dos saddles e parece que melhorou bem... vou ver se esse final de semana pego pra testar com mais calma!!!

    Sobre os rollers, não sei se tantos assim ajudam... mas um ou outro sei que é bom!!!

    krixzy
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    EuFemismo
    Você se refere as rodinhas que vem em alguns nuts e pontes?

    Acho que o objetivo é facilitar a passagem da corda por cima do nut e ponte, evitando que desafine em um bend ou quando usar a alavanca.

    Quando vc dar um bend vc puxa a corda, estica e folga passando pelo nut, se tiver aderência ali, vai ficar prendendo a corda, por isso em alguns casos se coloca pó de grafite nos nuts de osso, acho que o objetivo dos rollers é exatamente deixar as cordas mais livres.

    Will Bejar
    Cara, essa parada de string tree é muito massa, eu diminuí o angulo da ponte da minha LP e enrolei as cordas mais em cima das tarraxas pra diminuir o angulo tbm, cara ficou super suave pra tocar, a força que preciso colocar na mão esquerda pra sair as notas é quase zero.

    Will Bejar
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    krixzy
    Um Luthier que leveiinha guitarra tirou o segundo string free, disse que era só mais um ponto de atrito e não precisava... Falei: OK. Ajahahahahahahhs

    LeandroP
    Moderador
    # dez/14
    · votar


    O objetivo é reduzir o atrito nos pontos de apoio das cordas, colaborando com a estabilidade da afinação. Outro ponto onde o atrito interfere diretamente está no desgaste das cordas nesses pontos, impactando na durabilidade.

    Nesses pontos é interessante utilizar o "grafite em pó", como disse o krixzy.

    Pra facilitar a aplicação em pontos tão pequenos e não correr o risco de cair muito pó e sujar a guitarra toda, recomendo fazer uma mistura caseira de grafite em pó com pasta de vaselina. Faça a mistura e armazene em um pequeno recipiente. Com o auxílio de um palito aplique um pouco em cada ponto de contato com as cordas. Limpe o excesso com um cotonete.

    rcorts
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    LeandroP
    Faça a mistura e armazene em um pequeno recipiente. Com o auxílio de um palito aplique um pouco em cada ponto de contato com as cordas. Limpe o excesso com um cotonete.


    Interessante o método, obrigado.

    EuFemismo

    Já tive roller nut instalado durante algum tempo numa strato. Na prática o que mais facilita em termos de técnica é tirar um harmônico natural e fazer bends na porção de corda entre o nut e as tarraxas, fica bem macio.

    Outro detalhe é que como o atrito no nut após bends fica quase zero as cordas ficam melhor afinadas após vários bends e até mesmo alavancadas com uma ponte tremolo vintage.

    A desvantagem que eu achei é que o roller nut deu uma "metalizada" forte no timbre, justamente pela influência do metal do nut. Hoje voltei ao velho nut convencional e a diferença no timbre é muito presente (mais "macio").

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tantos rollers numa guitarra!